Exercício para melhorar o humor. A Tribuna

1

Click here to load reader

description

Ter alimentação balanceada e dormir bem ajudam. Mas se a pessoa for muito ansiosa deve procurar ajuda médica.

Transcript of Exercício para melhorar o humor. A Tribuna

Page 1: Exercício para melhorar o humor. A Tribuna

Reportagem Especial

4 ATRIBUNA VITÓRIA, ES, DOMINGO, 03 DE MARÇO DE 2013

SAÚDE EMOCIONAL

Exercício para melhorar o humorTer alimentaçãobalanceada e dormirbem ajudam. Masse a pessoa for muitoansiosa deve procurarajuda médica

Nem sempre é possível evitarproblemas no trabalho ouum motorista imprudente

no trânsito. Mas especialistas afir-mam que todos podem mudar aforma como veem os problemas eevitar doenças desencadeadas porquestões emocionais.

Meditação, fazer atividades físi-cas, manter-se calmo e ter bomhumor são algumas das dicas quepodem mudar um dia estressante.

O psiquiatra Fausto Amaranteafirmou que é preciso aprender a li-dar com os problemas. “Sempre quetiver estabilidade no humor, vai li-dar melhor com tudo, ter mais con-dição de se manter calmo. Quem seirrita menos, se frustra menos.”

O psiquiatra Antônio Faria afir-mou que fazer com frequência ati-vidade física ajuda a melhorar hu-mor. Caso algum quadro clínico es-teja presente, como ansiedade, de-pressão ou estresse, é preciso teracompanhamento médico. “O ex-cesso de trabalho prejudica assimcomo alimentação irregular e alte-

rações no sono.”Ele ressaltou que os momentos

de diversão ajudam. “Tirar férias émuito importante para se manteremocionalmente saudável, alémde ter sempre uma alimentaçãosaudável, incluindo frutas, verdu-ras, legumes, e excluindo doces egordura em excesso.”

O psicólogo coordenador doPrograma de Avaliação do Estres-se do Hospital Beneficência Portu-guesa de São Paulo Armando Ri-beiro das Neves frisou que, quan-do a doença tem fundo emocional,é preciso buscar um psicólogo.

“Atuamos com terapia e indica-mos meditação e ioga para ajudarno tratamento. Ensinamos técni-cas de respiração para ajudar norelaxamento do paciente.”

Outra dica é enxergar os proble-mas como distantes, em uma telade cinema. “Brinque com aquiloque te faz mal. Imagine o gerente

APRENDA O EXERCÍCIO DA RESPIRAÇÃO PROFUNDA

Prática mistura ioga e meditaçãoOlhos fechados> O PACIENTE deve ficar de preferência

sentado e com os olhos fechados pa-ra prestar atenção no movimento to-ráxico e abdominal da respiração, pa-ra saber onde acontece sua respira-ção, se na região do peito ou barriga.Deve fazer isso por alguns segundos.

> EM PESSOAS ansiosas, a respiraçãotende a ser toráxica ( peito).

Mãos> O PACIENTE deve colocar a mão di-

reita na altura do umbigo e a esquer-da na altura do coração, com palmasabertas. Então comece a inspirar.Quando sentir que a mão do umbigose deslocou, comece a soltar o ar pe-lo nariz ou pela boca, como se asso-prasse o canudinho, de forma lenta.Assim, é ativado o relaxamento.

> ISSO É PARA ensinar o paciente a le-var a respiração para o diafragma. Apessoa muito ansiosa geralmente sesente desconfortável com esse exer-cício. Quando muda o movimento da

LEONE IGLESIAS - 19/02/2013

ANTONIO FARIA diz que excesso de trabalho prejudica e que momentos de descanso e diversão evitam problemas

O QUE ELES DIZEM

“A raiva prejudicaa própria pessoa

que sente e aumenta aviolência social. Tente semanter de bom humor”Armando Ribeiro, psicólogo

D I V U LG AÇ ÃO

“É preciso pensarse a raiva tem

fundamento e se possívelmudar a forma comose encara a vida”Marilice Rubbo, psicóloga

D I V U LG AÇ ÃO

“Não dá para evitaralguns problemas,

mas é preciso manter acalma para saber lidarcom a situação”Fausto Amarante, psiquiatra

RODRIGO GAVINI - 24/09/2012

do banco com nariz de palhaço, es-tique, na imaginação, o nariz do seucolega chato. Isso vai tirar sua rai-va, para lidar melhor com o caso.”

A psicóloga Marilice Rubbo deCarvalho, especialista em compor-

respiração do tórax para a barriga, apessoa se sente sonolenta.

> O IDEAL é que o paciente muito an-sioso pratique o exercício por dois acinco minutos diariamente ou quan-do surgir algum problema.

Mudança> ESSA técnica ajuda a mudar a produ-

ção de hormônios da raiva, tristeza emedo. É impossível mudar a respira-ção e não mudar a emoção, segundoo psicólogo Armando Ribeiro.

Novos medicamentosque combatem doenças

Os sintomas e doenças causadospelos sentimentos de raiva, impa-ciência e problemas com o endivi-damento ganham a cada dia novosm e d i c a m e n t o s.

O mais recente é o Fisioton, doano passado, do Aché, que é um fi-tomedicamento (não precisa deprescrição) que ajuda a manter oânimo diante de problemas. Ele éindicado para situações de de-manda física ou mental excessivaque resultem em sintomas de fadi-ga, cansaço, diminuição no rendi-mento do trabalho e redução daagilidade física e mental.

Outra novidade é o fitomedica-mento Sintocalmy do Aché, de2010, que pode ajudar a diminuirsituações estressantes. Ele é volta-do para o tratamento de ansiedade.

O gerente de marketing da Ap-sen Marcelo Guedes citou o medi-camento Donaren Retard, aprova-do pela Agência Nacional de Vigi-lância Sanitária em 2009.

Ele explicou que o remédio é in-dicado para tratamento da depres-são com ou sem episódios de an-siedade, dor neurogênica (neuro-patia diabética) e outros tipos dedores crônicas e insônia.

Guedes comentou ainda que oMiosan Caf também é um ótimomedicamento da Apsen, lançadoem 2009, para o tratamento de es-pasmos musculares associados ador aguda e de etiologia músculo-esquelética, como nas lombalgias,torcicolos e fibromialgia.

A RT R I T ERecentemente, o País produziu

o primeiro medicamento 100%nacional para tratar artriteumadas doenças desencadeadas porproblemas emocionais. É o Eta-nercepte, cujo nome comercial éRe u m a t o c e p t .

O remédio é da BioNovis (quereúne Hypermarcas, Aché, UniãoQuímica e EMS) e vai tratar, alémda artrite, outras doenças crônicasque afetam as articulações. O pro-duto vai custar, em cinco anos, 50%menos que o importado.

Com o registro da Anvisa, os la-boratórios têm autorização paraconstruir no Brasil uma fábricapara começar os ensaios clínicoscom o medicamento. Para a co-mercialização do produto, a Anvi-sa deve conceder um segundo re-gistro. A previsão é que o medica-mento seja vendido em 2016.

tamento cognitivo pela USP e emestresse, certificação obtida no Ca-nadá, ressaltou que é preciso pen-sar se a raiva ou qualquer sensaçãoruim é realmente necessária.

“Fazemos o paciente refletir se o

que ele sente tem embasamento, seé realmente necessário sentir aqui-lo. Muitas vezes, o sentimento podeter sido potencializado sem tantanecessidade. Por isso, deve-se mu-dar a forma como se encara a vida.”

“Sempre que tiverestabilidade no

humor, a pessoa vai termais condição de semanter calma.Quem se irrita menos,frustra-se menos”Fausto Amarante, psiquiatra

D I V U LG AÇ ÃO

FISIOTON é um novo remédio