Exercícios Cartografia

7
Exercícios - Cartografia 1. (Unicamp 2012) Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator. É possível afirmar que, nesta projeção, a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas. b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador. c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais. d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações. 2. (Unesp 2011-adaptada) Em um recorte de parte da planta da cidade de São Paulo, onde foi traçado um segmento de reta AB , com 0,11 m. A distância real entre esses dois pontos é de 1 760 m. A escala da planta é a) 1:16 000. b) 1:10 500. c) 1:15 000. d) 1:25 000. e) 1:5 000. 3. (Fuvest 2011) Um viajante saiu de Araripe, no Ceará, percorreu, inicialmente, 1000 km para o sul, depois 1000 km para o oeste e, por fim, mais 750 km para o sul. Com base nesse trajeto e no mapa acima, pode-se afirmar que, durante seu percurso, o viajante passou pelos estados do Ceará, a) Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo. b) Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo. c) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo. d) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo. e) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.

Transcript of Exercícios Cartografia

Exercícios - Cartografia 1. (Unicamp 2012) Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.

É possível afirmar que, nesta projeção, a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando

ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.

b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.

c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.

d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.

2. (Unesp 2011-adaptada) Em um recorte de parte da planta da cidade de São Paulo, onde foi traçado um segmento de

reta AB , com 0,11 m. A distância real entre esses dois pontos é de 1 760 m. A escala da planta é

a) 1:16 000. b) 1:10 500. c) 1:15 000. d) 1:25 000. e) 1:5 000.

3. (Fuvest 2011) Um viajante saiu de Araripe, no Ceará, percorreu, inicialmente, 1000 km para o sul, depois 1000 km para o oeste e, por fim, mais 750 km para o sul.

Com base nesse trajeto e no mapa acima, pode-se afirmar que, durante seu percurso, o viajante passou pelos estados do Ceará,

a) Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.

b) Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo.

c) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.

d) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo.

e) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.

4. (Fuvest 2011) Observe o mapa abaixo, no qual estão representadas cidades africanas em que ocorreram jogos da seleção brasileira de futebol pouco antes e durante a Copa do Mundo de 2010.

As distâncias*, em linha reta e em km, entre Johannesburgo e as demais cidades localizadas no mapa, estão corretamente indicadas em:

Dar es Salaam

Harare Durban Porto

Elizabeth

a) 25.900 9.100 5.600 10.500

b) 18.900 5.380 870 4.600

c) 2.590 910 560 1.050

d) 259 91 56 105

e) 1.890 530 87 460

5. (Uerj 2011) Devido à dificuldade de representar o relevo terrestre sobre a superfície plana do mapa, os cartógrafos costumam empregar a técnica de mapeamento com curvas de nível. Observe a imagem a seguir, na qual esse recurso é utilizado.

Identifique, por meio dos pontos cardeais, o sentido para o qual está correndo o rio principal e indique qual das três rotas assinaladas é a ideal para atingir o ponto D pelo caminho com menor declividade. Justifique suas respostas com base na interpretação das curvas de nível.

6. (Unesp 2011) Observe o planisfério.

As coordenadas geográficas (latitudes e longitudes) dos pontos 1 e 2, indicados no planisfério, são, respectivamente, a) 30º L e 0º; 0º e 40º O. b) 30º N e 0º; 0º e 60º O. c) 0º e 30º N; 60º S e 0º. d) 30° N e 30° O; 60° S e 60° O. e) 30º S e 30º O; 60º N e 60º L.

7. (Uerj 2011)

Os mapas são representações da realidade confeccionados com base tanto em fundamentos técnicos quanto nos objetivos para os quais se destinam. Nos três planisférios acima utilizaram-se a mesma escala e a projeção de Gall-Bertin. As diferenças observadas nas três representações da superfície terrestre são explicadas pelo seguinte fator: a) limitação da tecnologia cartográfica b) deformação da planificação do globo c) estratégia da regionalização territorial d) diversidade de perspectivas geopolíticas

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

A abelha, no Brasil, é um híbrido das abelhas europeias com a abelha africana. Essa abelha, africanizada, possui um comportamento muito semelhante ao da abelha africana, em razão da maior adaptabilidade desta raça às condições climáticas do País. Muito agressiva, porém menos que a africana, a abelha do Brasil tem grande facilidade de enxamear, alta produtividade e tolerância a doenças.

(Adaptado de Embrapa Meio-Norte, http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/r acas.htm, acessado em 05/09/2008.)

8. (Unicamp simulado 2011) Indique a distância entre o ponto de origem e Fortaleza e a justificativa para as abelhas não colonizarem a área em destaque (área cinza no mapa):

a) A distância é de 2.400.000 m, e as abelhas não colonizaram a área porque é uma região muito quente e normalmente úmida.

b) A distância é de 2.400.000 m, e as abelhas não colonizaram a área porque é uma região muito fria e em grande parte extremamente seca.

c) A distância é de 240.000 m, e as abelhas não colonizaram a área porque é uma região fria e de elevadas altitudes.

d) A distância é de 240.000 m, e as abelhas não colonizaram a área porque é uma região fria e úmida.

9. (Uerj 2010) A obtenção de imagens aéreas da superfície terrestre representou um grande impulso para as técnicas de mapeamento, dando-lhes maior precisão e aplicabilidade. Essas inovações só se tornaram possíveis no século XX, com a invenção do avião e, posteriormente, com a utilização de satélites artificiais. Considerando o processo de representação cartográfica, indique duas vantagens da obtenção de imagens da superfície terrestre por satélites em comparação com as imagens obtidas por fotografias aéreas. Em seguida, aponte duas utilizações das imagens de satélite para o estudo da superfície terrestre.

10. (Fuvest 2010)

A personagem Mafalda, que está em Buenos Aires, olha o globo em que o Norte está para cima e afirma: “a gente está

de cabeça pra baixo”. Quem olha para o céu noturno dessa posição geográfica não vê a estrela Polar, referência do pólo

astronômico Norte, e sim o Cruzeiro do Sul, referência do pólo astronômico Sul. Se os pólos do globo de Mafalda

estivessem posicionados de acordo com os pólos astronômicos, ou seja, o pólo geográfico Sul apontando para o pólo

astronômico Sul, seria correto afirmar que,

a) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo e Mafalda estaria realmente de cabeça para baixo. b) o Norte do globo estaria para cima e o Sul para baixo, mas Mafalda não estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade. c) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo, e quem estaria de cabeça para baixo seriam os habitantes do hemisfério norte. d) o Sul do globo estaria para cima e o Norte para baixo, mas Mafalda estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade. e) o Sul do globo estaria para cima, o Norte para baixo e Mafalda não teria razão em afirmar que está de cabeça para baixo.

11. (Unesp 2010) Observe os mapas.

A respeito destas projeções cartográficas é correto afirmar que

a) na projeção de Mercator, os meridianos e os paralelos são linhas retas, que se cortam em ângulos retos, provocando distorções mais acentuadas nas áreas continentais de baixas latitudes. b) a de Peters é frequentemente apontada como uma projeção que expressa o poderio do Norte sobre o Sul, visto que super dimensiona as terras do Norte. c) a de Peters é muito útil na navegação, pois respeita as distâncias e os ângulos, embora não faça o mesmo com o tamanho das superfícies. d) a projeção de Mercator é, comumente, utilizada em cartas topográficas e, no Brasil, é adotada como base do sistema cartográfico nacional. e) a projeção de Peters utiliza a técnica de anamorfose, o que explica o alongamento dos continentes no sentido Norte – Sul, mantendo a fidelidade à proporção de áreas.

12. (Uerj 2009)

Para deslocar-se sequencialmente, sem interrupções,

pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor

distância física possível em rotas por via aérea, as

direções aproximadas a serem seguidas seriam:

a) Leste - Norte - Oeste b) Oeste - Norte - Leste c) Leste - Noroeste - Leste d) Oeste - Noroeste - Oeste

13. (Fuvest 2009)

Considere as frases a seguir:

I. Um dos usos das imagens de satélites refere-se à confecção de mapas temáticos de escala pequena, enquanto as

fotografias aéreas servem de base à confecção de cartas topográficas de escala grande.

II. Embora os produtos de sensoriamento remoto estejam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos eles são

disponibilizados para uso civil.

III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras características, as imagens de

satélite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopolítico valioso.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas. b) II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

14. (Unicamp 2009) Sobre a constelação de satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS) que orbitam em volta

da Terra, faça o que se pede.

a) Qual a finalidade do GPS? Como esses satélites em órbita transmitem os dados para os aparelhos receptores

localizados na superfície terrestre?

b) O que são"latitude" e "longitude"?

15. (Unifesp 2009) Observe o mapa.

A superfície terrestre está representada segundo a

projeção

a) de Peters, criada na época das navegações. b) de Mercator, elaborada no século XVI. c) azimutal, que permite uma visão estratégica. d) de Mercator, que facilita a navegação. e) de Peters, que privilegia a área em detrimento da forma.

16. (Uerj 2007)

A escala cartográfica é utilizada para estabelecer uma

correspondência entre as dimensões do terreno e as

da representação. As figuras 1 e 2 apresentam, em

diferentes escalas, recortes do espaço carioca.

Indique a figura cuja escala cartográfica é maior e

aquela na qual uma rua com 2 quilômetros de

extensão seria representada com um tamanho de 4

centímetros, justificando cada indicação.

17. (Unicamp 2006) Sobre as projeções cartográficas.

a) Indique as principais diferenças entre as projeções cilíndrica, cônica e plana.

b) Caracterize a projeção de Peters e a de Mercator.

18. (Enem 2002) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as bolsas de Nova York, Londres, Pequim e São Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, estão envolvidas com exportações e importações de mercadorias precisam conhecer os fusos horários para fazer o melhor uso dessas informações.

Considerando que as bolsas de valores começam a funcionar às 09:00 horas da manhã e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horários em que ele deve consultar as bolsas e a sequência em que as informações são obtidas estão corretos na alternativa:

a) Pequim (20:00 horas), Nova York (07:00 horas) e Londres (12:00 horas). b) Nova York (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas). c) Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova York (07:00 horas). d) Nova York (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00 horas). e) Nova York (07:00 horas), Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas).

19. (Uff 2001) No texto publicado na revista "Veja", em 12/4/2000, intitulado Senso de observação, o administrador

Stephen Kanitz propõe:

"Vamos começar uma vida nova, de início virando

esses nossos mapas para cima, para o Cruzeiro do

Sul. Vamos criar nossos referenciais, nossos pontos de

apoio, nossas formas de ver o mundo. Essa é a única

forma de criar uma nação. Vamos finalmente descobrir

o Brasil, mas, desta vez, com nossos próprios olhos."

Kanitz ilustra sua proposta criando a seguinte

representação cartográfica.

Sabe-se que os mapas constituem uma linguagem simbólica do espaço geográfico e revelam as intenções de quem os

cria. Assim sendo, a partir do fragmento do texto e da ilustração, entende-se que a representação cartográfica criada por

Stephen Kanitz:

a) deforma, bastante, o tamanho do nosso país, enfraquecendo sua expressão política em relação às demais áreas do hemisfério Sul; b) não é adequada, pois situa nosso país de cabeça para baixo, contrariando as normas de correção cartográfica; c) valoriza o papel geopolítico do Brasil, colocando-o no centro do globo terrestre, juntamente com a América do Sul; d) afasta o Brasil da América do Norte e da Europa, nossos parceiros incondicionais em acordos políticos e econômicos; e) iguala a América do Sul, territorialmente, à África e à Ásia, desvalorizando sua força estratégica nas políticas globais.

20. (Fuvest 1995) No mapa a seguir a distância, em linha reta, entre as cidades de Araçatuba e Campinas é de 1,5cm.

Na realidade, esta distância é de aproximadamente:

a) 150 km. b) 167 km. c) 188 km. d) 250 km. e) 375 km.

21. (Unesp 1990) Sobre um mapa, na escala de 1:500.000, tenciona-se demarcar uma reserva florestal de forma

quadrada apresentando 7 cm de lado. A área da reserva medirá no terreno

a) 12,25 km

2. b) 1.225 km

2. c) 12.250 km

2. d) 122,5 km

2. e) 12.255 km

2.