exercicios de força de atrito universo

3
1-Sobre um piso horizontal, repousa uma caixa de massa 2,0 · 10 2 kg. Um homem a empurra, aplicando-lhe uma força paralela ao piso, conforme sugere o esquema abaixo: O coeficiente de atrito estático entre a caixa e o piso é 0,10 e, no local ,g = 10 m/s2. Determine: a) a intensidade da força com que o homem deve empurrar a caixa para colocá-la na iminência de movimento; b) a intensidade da força de atrito que se exerce sobre a caixa quando o homem a empurra com 50 N. 2-Na situação da figura, o bloco B e o prato P pesam, respectivamente, 80 N e 1,0 N. O coeficiente de atrito estático entre B e o plano horizontal de apoio vale 0,10 e desprezam-se os pesos dos fios e o atrito no eixo da polia. No local, |g| = 10 m/s 2 . Dispõe-se de 20 blocos iguais, de 100 g de massa cada um, que podem ser colocados sobre o prato P. a) Colocando-se dois blocos sobre P, qual a intensidade da força de atrito exercida em B? b) Qual o número de blocos que deve ser colocado sobre P, para que B fique na iminência de se movimentar? 3-Na situação da figura, os blocos A e B têm massas mA = 4,0 kg e mB = 6,0 kg. A aceleração da gravidade no local tem módulo 10 m/s2, o atrito entre A e o plano horizontal de apoio é desprezível e o coeficiente de atrito estático entre B e A vale 0,50. Desprezando-se o efeito do ar, qual a máxima intensidade da força F, paralela ao plano, de modo que B não se movimente em relação a A? 4-Os blocos A e B da figura seguinte têm massas respectivamente iguais a 2,0 kg e 3,0 kg e estão sendo acelerados horizontalmente sob a ação de uma força F de intensidade de 50 N, paralela ao plano do movimento. Sabendo que o coeficiente de atrito de escorregamento entre os blocos e o plano de apoio vale 0,60, que g = 10 m/s 2 e que o efeito do ar é desprezível, calcule: a) o módulo da aceleração do sistema; b) a intensidade da força de interação trocada entre os blocos na região de contato. 5-O corpo A, de 5,0 kg de massa, está apoiado em um plano horizontal, preso a uma corda que passa por uma roldana de massa e atrito desprezíveis e que sustenta em sua extremidade o corpo B, de 3,0 kg de massa. Nessas condições, o sistema apresenta movimento uniforme. Adotando g = 10 m/s2 e desprezando a influência do ar, determine: a) o coeficiente de atrito cinético entre o corpo A e o plano de apoio; b) a intensidade da aceleração do sistema se colocarmos sobre o corpo B uma massa de 2,0 kg. FÍSICA PAULO FREITAS [email protected] 09 AK240510

Transcript of exercicios de força de atrito universo

Page 1: exercicios de força de atrito universo

1-Sobre um piso horizontal, repousa uma caixa de massa 2,0 · 102 kg. Um homem a empurra, aplicando-lhe uma força paralela ao piso, conforme sugere o esquema abaixo:

O coeficiente de atrito estático entre a caixa e o piso é 0,10 e, no local ,g = 10 m/s2. Determine:a) a intensidade da força com que o homem deve empurrar a caixa para colocá-la na iminência de movimento;b) a intensidade da força de atrito que se exerce sobre a caixa quando o homem a empurra com 50 N.

2-Na situação da figura, o bloco B e o prato P pesam, respectivamente, 80 N e 1,0 N. O coeficiente de atrito estático entre B e o plano horizontal de apoio vale 0,10 e desprezam-se os pesos dos fios e o atrito no eixo da polia. No local, |g| = 10 m/s2.

Dispõe-se de 20 blocos iguais, de 100 g de massa cada um, que podem ser colocados sobre o prato P.a) Colocando-se dois blocos sobre P, qual a intensidade da força de atrito exercida em B?b) Qual o número de blocos que deve ser colocado sobre P, para que B fique na iminência de se movimentar?

3-Na situação da figura, os blocos A e B têm massas mA = 4,0 kg e mB = 6,0 kg. A aceleração da gravidade no local tem módulo 10 m/s2, o atrito entre A e o plano horizontal de apoio é desprezível e o coeficiente de atrito estático entre B e A vale 0,50.

Desprezando-se o efeito do ar, qual a máxima intensidade da força F, paralela ao plano, de modo que B não se movimente em relação a A?

4-Os blocos A e B da figura seguinte têm massas respectivamente iguais a 2,0 kg e 3,0 kg e estão

sendo acelerados horizontalmente sob a ação de uma força F de intensidade de 50 N, paralela ao plano do movimento.

Sabendo que o coeficiente de atrito de escorregamento entre os blocos e o plano de apoio vale 0,60, que g = 10 m/s2 e que o efeito do ar é desprezível, calcule:

a) o módulo da aceleração do sistema;b) a intensidade da força de interação trocada entre os blocos na região de contato.

5-O corpo A, de 5,0 kg de massa, está apoiado em um plano horizontal, preso a uma corda que passa por uma roldana de massa e atrito desprezíveis e que sustenta em sua extremidade o corpo B, de 3,0 kg de massa. Nessas condições, o sistema apresenta movimento uniforme. Adotando g = 10 m/s2 e desprezando a influência do ar, determine:

a) o coeficiente de atrito cinético entre o corpo A e o plano de apoio;b) a intensidade da aceleração do sistema se colocarmos sobre o corpo B uma massa de 2,0 kg.

6-(Vunesp-SP) Na figura, o bloco I repousa sobre o bloco II, sendo que I está preso por uma corda a uma parede. mI = 3,0 kg e mII = 6,0 kg. O coeficiente de atrito cinético entre I e II é 0,10 e entre II e o plano é 0,20. Qual deve ser a força F que, aplicada em II, desloca esse bloco com aceleração de 2,0 m/s2? (g = 10 m/s2)

a) 15 N.b) 27 N.c) 30 N.d) 33 N.e) 40 N.

7- Na situação esquematizada na figura, um homem de massa 70 kg está deitado sobre uma mesa horizontal para submeter-se a uma terapia por tração:

FÍSICAPAULO FREITAS

[email protected]

09

AK240510

Page 2: exercicios de força de atrito universo

O fio e a polia são ideais e o coeficiente de atrito estático entre o corpo do homem e a mesa vale 0,40. Se o homem está na iminência de deslizar sobre a mesa, qual o valor da massa M?

8-No plano inclinado representado ao lado, o bloco encontra-se impedido de se movimentar devido ao calço no qual está apoiado. Os atritos são desprezíveis, a massa do bloco vale 5,0 kg e g = 10 m/s2.

a) Copie a figura esquematizando todas as forças que agem no bloco.b) Calcule as intensidades das forças com as quais o bloco comprime o calço e o plano de apoio.

9-Um garoto de massa igual a 40,0 kg parte do repouso do ponto A do escorregador esquematizado ao lado e desce sem sofrer a ação de atritos ou da resistência do ar.

Sabendo-se que no local a aceleração da gravidade tem intensidade10,0 m/s2, responda:a) Qual o módulo da aceleração adquirida pelo garoto? O valor calculado depende de sua massa?

10-No arranjo experimental esquematizado na figura, o fio e a polia são ideais, despreza-se o atrito entre o bloco A e o plano inclinado e adota-se | g | = 10 m/s2. Não levando em conta a influência do ar, calcule:

a) o módulo da aceleração dos blocos;b) a intensidade da força de tração no fio;

11-Sobre um plano inclinado, de ângulo variável, apoia-se uma caixa de pequenas dimensões, conforme sugere o esquema a seguir.

Sabendo-se que o coeficiente de atrito estático entre a caixa e o plano de apoio vale 1,0, qual o máximo valor de para que a caixa ainda permaneça em repouso?

12-(Puccamp-SP – mod.) Um bloco de massa 5,0 kg é arrastado para cima, ao longo de um plano inclinado, por uma força F , constante, paralela ao plano e de intensidade 50 N, como representa a figura abaixo.

Sabendo que o coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e o plano vale 0,40 e que a aceleração da gravidade tem módulo g = 10 m/s2, calcule a intensidade da aceleração do bloco.

13-Na situação esquematizada na figura, o fio e a polia são ideais;despreza-se o efeito do ar e adota-se g = 10 m/s2.sen = 0,60cós = 0,80

Sabendo que os blocos A e B têm massas iguais a 5,0 kg e que os coeficientes de atrito estático e cinético entre B e o plano de apoio valem, respectivamente, 0,45 e 0,40, determine:a) o módulo da aceleração dos blocos;b) a intensidade da força de tração no fio.

14-A situação representada na figura refere-se a um bloco que, abandonado em repouso no ponto A, desce o plano inclinado com aceleração de 2,0 m/s2, indo atingir o ponto B.Sabendo-se que, no local, |g| = 10 m/s2 e a influência do ar é desprezível, pede-se calcular o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano de apoio.

15-(ITA-SP) Na figura seguinte, os dois blocos A e B têm massas iguais. São desprezíveis as massas dos fios e da polia e esta pode girar sem atrito. O menor valor do coeficiente de atrito estático entre o plano inclinado de em relação à horizontal e o bloco B, para que o sistema não escorregue, é:

Page 3: exercicios de força de atrito universo