exercicios de materiais polimericos

3
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES DOS POLÍMEROS? São usados em embalagens, utensílios domésticos, eletrodomésticos, automóveis, indústria de brinquedos, material de consumo em geral, peças diversas para indústria mecânica, elétrica, química,… QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS PROPRIEDADES DOS POLÍMEROS? Tem baixo custo de produção, peso reduzido (3x mais leve que o Al), baixa temperatura de processamento, possibilidade de seu uso na fabricação de peças nas mais variadas formas, tamanhos e cores. Possibilidade de obter um produto final sem operações de acabamento, elevada relação resistência/peso, facilidade de processamento e possibilidade de escolha em termos de cor. QUAIS SÃO AS DESVANTAGEM DOS POLÍMEROS? Os polímeros levam muito tempo para se degradarem e tem necessidade de reciclar, possuem temperatura de serviço baixa e elevada contração. O QUE É UM POLÍMERO? A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas de milhares) unidades de repetição denominadas meros, ligados por ligação covalente. A matéria- prima para a produção de um polímero é o monômero, isto é, uma molécula com uma (mono) unidade de repetição. COMO SÃO CLASSIFICADOS OS POLÍMEROS? São classificados quanto ao tipo de estrutura química, às características de fusibilidade, ao comportamento Mecânico, à escala de fabricação e ao tipo de aplicação. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROCESSAMENTOS DE PLASTICOS? Extrusão, moldagem por injeção, moldagem por sopro, moldagem por termoenformação, moldagem por compressão e moldagem por transferência. EM RELAÇÃO À FORMA DA CADEIA POLIMÉRICA, COMO SÃO CLASSIFICADAS? LINEARES: Cadeia não possui ramificação RAMIFICADOS: O polímero apresenta pequenas cadeias laterais RETICULADOS: O polímero possui estrutura tridimensional CLASSIFIQUE OS POLIMEROS QUANTO A FUSIBILIDADE TERMOPLASTICOS: São polímeros que fundem ao serem aquecidos e que solidificam ao serem resfriados, apresentam cadeia flexível e entrelaçada (tipo spagetti). Ex: Polietileno , Nylon,… TERMORIGIDOS: São polímeros que formam ligações cruzadas ao serem aquecidos, tornando-se infusíveis e insolúveis. Ex: resina fenol-formol ,resina uréia-formol,…

Transcript of exercicios de materiais polimericos

Page 1: exercicios de materiais polimericos

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES DOS POLÍMEROS?

São usados em embalagens, utensílios domésticos, eletrodomésticos, automóveis, indústria de brinquedos, material de consumo em geral, peças diversas para indústria mecânica, elétrica, química,…

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS PROPRIEDADES DOS POLÍMEROS?

Tem baixo custo de produção, peso reduzido (3x mais leve que o Al), baixa temperatura de processamento, possibilidade de seu uso na fabricação de peças nas mais variadas formas, tamanhos e cores. Possibilidade de obter um produto final sem operações de acabamento, elevada relação resistência/peso, facilidade de processamento e possibilidade de escolha em termos de cor.

QUAIS SÃO AS DESVANTAGEM DOS POLÍMEROS?

Os polímeros levam muito tempo para se degradarem e tem necessidade de reciclar, possuem temperatura de serviço baixa e elevada contração.

O QUE É UM POLÍMERO?

A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição).Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas de milhares) unidades de repetição denominadas meros, ligados por ligação covalente. A matéria-prima para a produção de um polímero é o monômero, isto é, uma molécula com uma (mono) unidade de repetição.

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS POLÍMEROS?

São classificados quanto ao tipo de estrutura química, às características de fusibilidade, ao comportamento Mecânico, à escala de fabricação e ao tipo de aplicação.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROCESSAMENTOS DE PLASTICOS?

Extrusão, moldagem por injeção, moldagem por sopro, moldagem por termoenformação, moldagem por compressão e moldagem por transferência.

EM RELAÇÃO À FORMA DA CADEIA POLIMÉRICA, COMO SÃO CLASSIFICADAS?

LINEARES: Cadeia não possui ramificação

RAMIFICADOS: O polímero apresenta pequenas cadeias laterais

RETICULADOS: O polímero possui estrutura tridimensional

CLASSIFIQUE OS POLIMEROS QUANTO A FUSIBILIDADE

TERMOPLASTICOS: São polímeros que fundem ao serem aquecidos e que solidificam ao serem resfriados, apresentam cadeia flexível e entrelaçada (tipo spagetti). Ex: Polietileno , Nylon,…

TERMORIGIDOS: São polímeros que formam ligações cruzadas ao serem aquecidos, tornando-se infusíveis e insolúveis. Ex: resina fenol-formol ,resina uréia-formol,…

CLASSIFIQUE OS POLIMEROS QUANTO AO TIPO DE APLICAÇÃO?

Plásticos de uso geralèsão para os mais diversos fins

Plásticos de engenharia èsão polímeros empregados em substituição de materiais clássicos usados em engenharia

Page 2: exercicios de materiais polimericos

CLASSIFIQUE OS POLIMEROS QUANTO AO COMPORTAMENTO MECÂNICO?

PLASTICOS: São materiais em que algum estágio da fabricação são fluídos, podendo ser moldados por aquecimento, pressão, ou ambos. Ex: polietileno, polipropileno, poliestireno .

ELASTOMEROS OU BORRACHAS: São materiais de origem natural ou sintética que, após sofrerem deformação sob ação de uma força, retornam a sua forma original quando esta força é removida, apresentam cadeia linear ramificada. Ex: Polibutadieno, borracha nitrílica, poliestireno-co-butadieno.

FIBRAS: São corpos em que a razão entre comprimento e as dimensões laterais são muito elevadas, geralmente são formadas macromoléculas lineares orientadas longitudinalmente. Ex: Poliésteres, poliamidas.

CLASSIFIQUE OS POLIMEROS QUANTO À ESCALA DE PRODUÇÃO?

PLASTICOS DE COMODIDADE: Constituem a maioria dos plásticos fabricados no mundo. Ex: Polietileno, polipropileno, poliestireno

PLASTICOS DE ESPECIALIDADE: São plásticos que possuem um conjunto incomum de propriedades, são produzidos em menor escala. Ex: Poli(óxido de metileno)

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE EXTRUSÃO?

O polímero, na forma de grãos ou em pó, é alimentado, através do funil de alimentação, para o canhão ou cilindro que está aquecido. O movimento da rosca promove o transporte do polímero, levando-o até a matriz. Durante este deslocamento, o material é progressivamente aquecido, plastificado, homogeneizado, comprimido e finalmente é forçado a sair, através do orifício da matriz. À medida que o polímero flui através da matriz, o material adquire a forma da seção transversal. Desta maneira, quando o polímero deixa a matriz, a sua forma corresponderá aproximadamente á seção transversal desta.

CONCEITUE PLASTICOS.

Os polímeros são conjuntos de macromoléculas constituídas por unidades estruturais que se repetem (monômeros), um monômero é um pequeno segmento de uma cadeia, que consiste em moléculas de carbono e hidrogênio, entre outras. Quando na formação de moléculas participam mais que um tipo de monômero, obtém –se plásticos copolímero.

O QUE É POLIMERIZAÇÃO?

É o processo químico pelo qual os monômeros se combinam quimicamente formando: polímeros com cadeias longas lineares e polímeros com ligação cruzada.

QUAIS AS CARACTERISTICAS DOS PLASTICOS?

Apresentam baixa densidade, baixa rigidez, baixa condutividade elétrica e térmica, baixa resistência mecânica, elevado coeficiente de expansão térmica e boa resistência química.

COMO SE CLASSIFICAM OS TERMOPLASTICOS?

Os termoplásticos podem ser classificados em amorfos, semicristalinos e cristalinos, dependendo da morfologia e conformação das cadeias poliméricas.

O QUE ACONTECE QUANDO O POLIMERO CRISTALIZA E QUANDO ELE SOLIDIFICA?

Se o composto cristaliza ao solidificar, há uma variação abrupta no volume do material devido a ordenação atômica para formar o cristal compacto de alta densidade.

Se o composto vitrifica ao solidificar, não há esta variação no espaço, mantendo uma estrutura não ordenada similar a fase líquida.

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE INJEÇÃO?

Este processo consiste basicamente em forçar o polímero amolecido ou fundido, através de uma rosca - pistão, para o interior da cavidade de um molde. Após o resfriamento a peça é então extraída.