Exercícios Forças Intermoleculares

1
EXERCÍCIOS FORÇAS INTERMOLECULARES 1. A variação de entalpia para o processo M n+ (g) + xH 2 O (l) [M(H 2 O) x ] n+ (aq) é denominada entalpia de hidratação. Explique a tendência observada nas variações de entalpia dos íons Cs + , Na + e Mg 2+ , iguais, respectivamente, a –255, -397 e –1908kJmol -1 . 2. Explique como as ligações de hidrogênio são responsáveis pelo fato de, nas regiões muito frias da Terra, as águas dos rios e dos lagos só se congelarem na superfície. 3. Considere as temperaturas de ebulição do hidrogênio, do nitrogênio e do oxigênio, iguais a, respectivamente, 20,4 K, 77,4 K e 90,2 K. Explique a tendência observada. 4. Após decidir qual é o tipo de força envolvida em cada caso, ordene, segundo os valores crescentes das intensidades das interações intermoleculares, os seguintes sistemas: CH 4(l) , CH 3 OH (aq) , NaCl (s) e NaCl (aq). 5. Os comprimentos de ligação carbono-carbono no diamante, em uma camada da grafita e no etileno são iguais, respectivamente, a 154, 142 e 135pm. Que conclusão pode ser tirada quanto a ordem de ligação na grafita? 6. Cervejas e refrigerantes possuem dióxido de carbono dissolvido em água. Quando a garrafa ou a lata é aberta, ele se desprende na forma de bolhas, uma vez que sua solubilidade é menor à pressão atmosférica. Qual é o tipo de interação, que permite que o gás carbônico se dissolva em água? 7. Explique a tendência observada para a solubilidade (g/1000L) na água do mar dos seguintes gases: He (1,24), N 2 (15,1), O 2 (35,2) e Xe (407). 8. Em cada um dos seguintes grupos, preveja qual substância é mais volátil: a) SiH 4 , PH 3 , H 2 S b) I 2 , Cl 2 , Br 2 9. Explique, em termos de forças intermoleculars, o que ocorre durante o fenômeno da sublimação de um sólido como o iodo. 10. Considere os compostos abaixo e suas respectivas temperaturas de ebulição/ºC: SO 2 (-10), NH 3 (-33,4), CH 4 (-161,5) e H 2 O (100). Qual é a natureza das forças de coesão em cada caso? Ordene esses compostos segundo a ordem crescente dessas forças. 11. Carbono, como diamante, e o chumbo elementar são dois sólidos que se caracterizam, o primeiro pela sua dureza e o segundo pela sua maleabilidade. a) Que relação existe entre a “dureza” desses sólidos e o tipo de ligação química existente neles? b) Qual é a diferença mais marcante nesses dois tipos de ligação e como essa diferença afeta a condutividade elétrica dos dois sólidos? 12. Cloreto de estanho(IV), SnCl 4 , tem cristais do tipo “mole”, com ponto de fusão de –30,2ºC. O líquido apresenta baixa condutividade elétrica. Que tipo de sólido é formado pelo SnCl 4 ? Justifique sua resposta. 13. Considerando as ligações envolvidas entre as partículas constituintes, explique por que, à temperatura ambiente, o dióxido de silício é um sólido (temperatura de fusão de 1700ºC), enquanto o dióxido de carbono é um gás (sublima a -78,5ºC).

description

d

Transcript of Exercícios Forças Intermoleculares

  • EXERCCIOS FORAS INTERMOLECULARES

    1. A variao de entalpia para o processo Mn+(g) + xH2O(l) [M(H2O)x]n+ (aq) denominada entalpia de hidratao. Explique a tendncia observada nas variaes de entalpia dos ons Cs+ , Na+ e Mg 2+ , iguais, respectivamente, a 255, -397 e 1908kJmol-1 .

    2. Explique como as ligaes de hidrognio so responsveis pelo fato de, nas regies muito frias da Terra, as guas dos rios e dos lagos s se congelarem na superfcie.

    3. Considere as temperaturas de ebulio do hidrognio, do nitrognio e do oxignio, iguais a, respectivamente, 20,4 K, 77,4 K e 90,2 K. Explique a tendncia observada.

    4. Aps decidir qual o tipo de fora envolvida em cada caso, ordene, segundo os valores crescentes das intensidades das interaes intermoleculares, os seguintes sistemas: CH4(l) , CH3OH(aq) , NaCl(s) e NaCl(aq).

    5. Os comprimentos de ligao carbono-carbono no diamante, em uma camada da grafita e no etileno so iguais, respectivamente, a 154, 142 e 135pm. Que concluso pode ser tirada quanto a ordem de ligao na grafita?

    6. Cervejas e refrigerantes possuem dixido de carbono dissolvido em gua. Quando a garrafa ou a lata aberta, ele se desprende na forma de bolhas, uma vez que sua solubilidade menor presso atmosfrica. Qual o tipo de interao, que permite que o gs carbnico se dissolva em gua?

    7. Explique a tendncia observada para a solubilidade (g/1000L) na gua do mar dos seguintes gases: He (1,24), N2 (15,1), O2 (35,2) e Xe (407).

    8. Em cada um dos seguintes grupos, preveja qual substncia mais voltil: a) SiH4, PH3, H2S b) I2, Cl2, Br2

    9. Explique, em termos de foras intermoleculars, o que ocorre durante o fenmeno da sublimao de um slido como o iodo.

    10. Considere os compostos abaixo e suas respectivas temperaturas de ebulio/C: SO2 (-10), NH3 (-33,4), CH4 (-161,5) e H2O (100). Qual a natureza das foras de coeso em cada caso? Ordene esses compostos segundo a ordem crescente dessas foras.

    11. Carbono, como diamante, e o chumbo elementar so dois slidos que se caracterizam, o primeiro pela sua dureza e o segundo pela sua maleabilidade. a) Que relao existe entre a dureza desses slidos e o tipo de ligao qumica existente

    neles? b) Qual a diferena mais marcante nesses dois tipos de ligao e como essa diferena afeta a

    condutividade eltrica dos dois slidos?

    12. Cloreto de estanho(IV), SnCl4, tem cristais do tipo mole, com ponto de fuso de 30,2C. O lquido apresenta baixa condutividade eltrica. Que tipo de slido formado pelo SnCl4? Justifique sua resposta.

    13. Considerando as ligaes envolvidas entre as partculas constituintes, explique por que, temperatura ambiente, o dixido de silcio um slido (temperatura de fuso de 1700C), enquanto o dixido de carbono um gs (sublima a -78,5C).