exerciocs exame de direito fiscal empresarial.doc

2
UNIVERSIDADE SÃO TOMÁS DE MOÇAMBIQUE FACULDADE DE DIREITO Exercícios Prepração ara o Exame Normal de Direito Fiscal das Empresas 4º ANO TURMA: 4L8LDR3 Responda as seguintes questões de forma clara, concisa e objectiva, usando, sempre que necessário uma justificação legal. 1. A fiscalidade das empresas é um tema complexo porque determinadas obrigações fiscais nem sempre têm em conta os rendimentos ou a despesa do sujeito passivo. Comente. 2. A problématica de elementos de conexão é uma temática de discusão permamanente, visto que pode levantar a ocorrência de conflitos Tributários negativos ou conflitos tributarios positivos. a) aborde esta temática, mostrando que Moçambique adopta uma certa posição. 3. Em 10 linhas disserte sobre os objectivos que levam um país a cobrar impostos. 4. O nº 1 do artigo 161 da LGT (Lei nº 2/2006, de 22 de Março) o patrimonio do devedor é garantia geral que o credor do imposto dispõe. a) aborde a temática em causa tendo em atenção as garantías especiais do sujeito activo e as garantías do Sujeito Passivo. 5. o artigo 177 da LGT prevé acções de reconhecimento de um direto. Que pode ser no interesse protegido ou simples acção de intimação de um comportamento. a) explique de forma suscinta e justificando com base na lei.

Transcript of exerciocs exame de direito fiscal empresarial.doc

UNIVERSIDADE SO TOMS DE MOAMBIQUE

FACULDADE DE DIREITOExerccios Preprao ara o Exame Normal de Direito Fiscal das Empresas 4 ANO TURMA: 4L8LDR3 Responda as seguintes questes de forma clara, concisa e objectiva, usando, sempre que necessrio uma justificao legal.

1. A fiscalidade das empresas um tema complexo porque determinadas obrigaes fiscais nem sempre tm em conta os rendimentos ou a despesa do sujeito passivo. Comente.

2. A problmatica de elementos de conexo uma temtica de discuso permamanente, visto que pode levantar a ocorrncia de conflitos Tributrios negativos ou conflitos tributarios positivos. a) aborde esta temtica, mostrando que Moambique adopta uma certa posio.3. Em 10 linhas disserte sobre os objectivos que levam um pas a cobrar impostos.4. O n 1 do artigo 161 da LGT (Lei n 2/2006, de 22 de Maro) o patrimonio do devedor garantia geral que o credor do imposto dispe. a) aborde a temtica em causa tendo em ateno as garantas especiais do sujeito activo e as garantas do Sujeito Passivo.5. o artigo 177 da LGT prev aces de reconhecimento de um direto. Que pode ser no interesse protegido ou simples aco de intimao de um comportamento.a) explique de forma suscinta e justificando com base na lei.6. a obra de Direito fiscal de Teodoro Waty, aborda a problemtica do concurso de leis que pode trazer a dupla tributao.

a) aborde o conceito de dupla tributao

b)fale dos requisitos da dupla tributao

c) causas da dupla tributao e suas consequencias

7. conceptualize .

a) Evaso fiscal

b) Paraso fiscais