Expedição Pantanal Sul

2
Fernando Lara PÁGINA 4 Suplemento semanal do DIÁRIO DO AÇO Quinta-feira, 19 de junho de 2014 Turismo Pelas trilhas do Bonito e Pantanal A Fauna e Flora Documentários já prepara o próximo Curso de Forma- ção de Expedicionários. Estão abertas as inscrições para a Expedição Do- cumental Bonito/Pantanal Sul. Durante 20 dias, alunos de todo o Brasil terão a oportunidade de aprender com o documentarista de natureza Fer- nando Lara diversas técnicas relacionadas ao planejamento de uma expe- dição e de documentação de vida selvagem em um dos ambientes com uma das maiores biodiversidades do planeta: o Pantanal. PÁGINA 3 As muitas belezas de Cartagena das Índias

description

De 5 a 25 de janeiro de 2015 - 20 dias em duas Toyotas Bandeirantes pelo Pantanal do Mato Grosso do Sul

Transcript of Expedição Pantanal Sul

Page 1: Expedição Pantanal Sul

Fernando Lara

PÁGINA 4

Suplemento semanal do DIÁRIO DO AÇO Quinta-feira, 19 de junho de 2014

TurismoPelas trilhas do Bonito e Pantanal

A Fauna e Flora Documentários já prepara o próximo Curso de Forma-ção de Expedicionários. Estão abertas as inscrições para a Expedição Do-cumental Bonito/Pantanal Sul. Durante 20 dias, alunos de todo o Brasil terão a oportunidade de aprender com o documentarista de natureza Fer-nando Lara diversas técnicas relacionadas ao planejamento de uma expe-dição e de documentação de vida selvagem em um dos ambientes com uma das maiores biodiversidades do planeta: o Pantanal.

PÁGINA 3

As muitas belezas deCartagena das Índias

Page 2: Expedição Pantanal Sul

Quinta-feira, 19 de junho de 2014 3Turismo

Expedição B

onito/P

anta

nal S

ul

por Edlayne de Paula

Apertem os cintos! A Fauna e Flora Documentários está preparando mais um grande destino para o próximo Curso de Formação de Expedicioná-rios. Estão abertas as inscri-ções para a Expedição Docu-mental Bonito/Pantanal Sul. Durante 20 dias, alunos de todo o Brasil terão a oportu-nidade de aprender com o do-cumentarista de natureza Fer-nando Lara diversas técnicas relacionadas ao planejamen-to de uma expedição e de do-cumentação de vida selvagem em um dos ambientes com uma das maiores biodiversi-dades do planeta: o Pantanal.

A expedição vai aconte-cer entre 5 e 25 de janeiro do próximo ano, a bordo de duas pick-ups Toyota Bandeirantes 4X4: a Onça-Preta e a Lobo-Guará. Os veículos têm ca-pacidade para até 8 pessoas cada um e estão equipados e preparados para todos os ti-pos de terreno. Durante o tra-jeto, os alunos irão acampar, fazer a própria comida em campo e conhecer vários ro-teiros alternativos. O percur-so compreende unidades de conservação nas cidades de Bonito e Bodoquena, etnias indígenas e fazendas panta-neiras.

Além das águas cristali-nas da região, os alunos da Expedição Bonito/Pantanal Sul também poderão ver e registrar uma fauna riquíssi-ma, como o lobo-guará, ara-ra-azul, arara-canindé, on-ça-pintada, gavião-caboclo, urubu-rei e jacarés, entre ou-tros. “Documentar o Pantanal

tem um sabor especial, por-que você vê espécies de des-taque da fauna brasileira em quase todos os momentos”, destaca o documentarista.

As aulas serão ministradas por Fernando Lara, com 14 anos de experiência e expedi-ções realizadas em todos os estados brasileiros e países da América Latina e África. O curso tem uma carga de 480 horas e compreende módulos de trabalho em equipe, lide-rança, psicologia da sobrevi-vência, técnicas de acampa-mento e outros.

Nesse ambiente, a nature-za e os desafios da expedi-ção vão colocar à prova os in-tegrantes da jornada, física e psicologicamente. Os alunos dormirão acampados duran-te toda a expedição e cada in-tegrante terá uma função no grupo, tendo que cumprir ro-tineiramente o que lhe foi proposto, seja de navegação, preparação de alimentos, lo-nagem de acampamento, pro-dução do diário de bordo e outros. “O objetivo do curso é exercitar o comportamen-to em equipe e a liderança no grupo, fazendo com que os alunos tenham um novo olhar sobre si mesmos e sobre a re-lação do homem com a natu-reza, levando ensinamentos para a vida pessoal e profis-sional”, destaca Fernando Lara.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser acessa-das pelo site www.rotasver-desbrasil.com.br, no e-mail [email protected], facebook.com/rotas.brasil ou pelos telefones (31) 8508-9201/8875-5041.

Onça-Preta e Lobo-Guará, os veículos da expedição

Rio da Prata, no Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Arara-canindé na Floresta Nacional do Rio Preto (ES)

O jacaré-do-papo-amarelo no Pantanal

Lobo-guará no Parque Nacional da Serra da Bodoquena O tuiuiú é a ave-símbolo do Pantanal Mato-grossense

Fotos: Fernando Lara

Coordenação: Edilene Lopes Fonseca

Edição: Nivaldo Resende Revisão: Rilson Bicalho

Diagramação: Athos Silva

Suplemento Semanal do Jornal Diário do Aço

Turismo