Explorando os gráficos da função quadrática

16
EXPLORANDO OS GRÁFICOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA Informática Educativa I Projeto de Execução Julio – Tutor Aluno: Thiago de Oliveira Costa

Transcript of Explorando os gráficos da função quadrática

Page 1: Explorando os gráficos da função quadrática

EXPLORANDO OS GRÁFICOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICAInformática Educativa I

Projeto de Execução

Julio – Tutor

Aluno: Thiago de Oliveira Costa

Page 2: Explorando os gráficos da função quadrática

CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA

MATEMÁTICA – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Page 3: Explorando os gráficos da função quadrática

JUSTIFICATIVA

OS ALUNOS NECESSITAM DE UMA BOA BASE DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU (NO 9º ANO) PARA QUE POSSAM COMPREENDER FUNÇÕES QUADRÁTICAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. EM TERMOS DE REVISÃO E REPARAÇÃO, INICIALMENTE, VAMOS DESENVOLVER UM TRABALHO DE APRESENTAÇÃO DAS FORMAS EM QUE AS EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU PODEM SER APRESENTADAS, E FALAR SOBRE A LIGAÇÃO DAS EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU E DAS FUNÇÕES DO SEGUNDO GRAU E EM CONSEQUÊNCIA, OS SEUS GRÁFICOS. SENDO UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA, OS ALUNOS PODERÃO VER OS DIFERENTES TIPOS DE GRÁFICOS ATRAVÉS DO PROGRAMA WINPLOT, CHEGANDO A CONCLUSÕES IMPORTANTES SOBRE O DELTA E OS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES.

Page 4: Explorando os gráficos da função quadrática

PRIMEIRA AULA

NA PRIMEIRA ETAPA SERÁ APRESENTADA, PELO PROFESSOR, AS FORMAS EM QUE AS EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU PODEM SER APRESENTADAS, ATRAVÉS DE UMA EXIBIÇÃO NO DATASHOW

Page 5: Explorando os gráficos da função quadrática

SEGUNDA AULA

NA SEGUNDA ETAPA EXECUTAREMOS UMA ABORDAGEM, COMENTÁRIO E DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO QUE HÁ ENTRE A EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU E A FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU E SEUS GRÁFICOS.

Page 6: Explorando os gráficos da função quadrática

TERCEIRA AULA

OS ALUNOS VISUALIZARÃO DIFERENTES TIPOS DE GRÁFICOS DE FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU ATRAVÉS DO PROGRAMA WINPLOT, UTILIZADO ATÉ O MOMENTO, SOMENTE PELO PROFESSOR.

Page 7: Explorando os gráficos da função quadrática

QUARTA AULA

O PROFESSOR APRESENTARÁ, ATRAVÉS DO WINPLOT, O QUE O OCORRE QUANDO HÁ A VARIAÇÃO DOS VALORES DOS COEFICIENTES A, B E C DA FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU E TAMBÉM INFORMAÇÕES SOBRE AS RAÍZES DA FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU E OS VALORES DO DELTA.

Page 8: Explorando os gráficos da função quadrática

VARIAÇÃO DOS VALORES DE A

Page 9: Explorando os gráficos da função quadrática

VARIAÇÃO DOS VALORES DE B

Page 10: Explorando os gráficos da função quadrática

VARIAÇÃO DOS VALORES DE C

Page 11: Explorando os gráficos da função quadrática

QUINTA AULAESTA ETAPA SERÁ REALIZADA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, DIVIDINDO A TURMA EM DUPLAS NOS COMPUTADORES. COM O WINPLOT JÁ INSTALADO EM TODAS AS MÁQUINAS, OS ALUNOS DEVERÃO PRIMEIRO SE FAMILIARIZAREM COM O PROGRAMA E LOGO APÓS CONSTRUIR ALGUNS GRÁFICOS DE FUNÇÃO QUADRÁTICA.

Page 12: Explorando os gráficos da função quadrática

ATIVIDADE

OS ALUNOS DEVERÃO, CONSTRUIR DIFERENTES GRÁFICOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA, NO PROGRAMA WINPLOT, EM DUPLAS, NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. OS VALORES DOS COEFICIENTES A,B, E C SERÃO DEFINIDOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS (COM A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR), DANDO A ELES A LIBERDADE DE CONSTRUIR QUAIQUER GRÁFICOS DE FUNÇÃO QUADRÁTICA, DIFERENTES, PARA QUE OS MESMOS PERCEBAM AS DIFERENÇAS E RELATEM.

Page 13: Explorando os gráficos da função quadrática

NESTE MOMENTO, OS ALUNOS IRÃO ANALISAR, ALÉM DA VARIAÇÃO DOS VALORES DOS COEFICIENTES, OS VALORES DO DELTA E ANALISAR TAMBÉM OS VALORES DAS RAÍZES, VERIFICANDO COMO ISSO SE REPRESENTA GRAFICAMENTE.

Page 14: Explorando os gráficos da função quadrática

ATIVIDADE 2

AO FINAL DESTA ÚLTIMA AULA, OS ALUNOS DEVERÃO, EM DUPLAS, ELABORAR UM PEQUENO RELATÓRIO SOBRE O QUE ELES ANALISARAM E CONCLUIRAM SOBRE A PARTICIPAÇÃO ATIVA DA PRÓPRIA DUPLA

Page 15: Explorando os gráficos da função quadrática

AVALIAÇÃO

SERÃO ANALISADOS, FATORES COMO RECONHECIMENTO DE UM COEFICIENTE, SABER TRABALHAR COM A QUANTIDADE DE RAÍZES DE UMA EQUAÇÃO DO SEGUNDO E SABER TRABALHAR COM O VALOR NUMÉRICO (RAIZ) DE UMA EQUAÇÃO. TAMBÉM SERÁ VERIFICADO O EMPENHO E O INTERESSE NO DESENVOLVIMENTO DAS RESPOSTAS AS PERGUNTAS APRESENTADAS E A ATIVIDADE LABORATORIAL (SALA DE INFORMÁTICA).A AVALIAÇÃO DO PROCESSO CONSISTE NA AUTO-AVALIAÇÃO E/OU AVALIAÇÃO MÚTUA. A AVALIAÇÃO DISPENSA QUALQUER PROCESSO FORMAL, TAIS COMO: PROVAS, NOTAS, ETC. ALÉM DO MAIS, NESTE PROCESSO, TANTO O PROFESSOR QUANTO O ALUNO SABERÃO SUAS DIFICULDADES E, TAMBÉM SEUS PROGRESSOS. O PROFESSOR PODE OBSERVAR A EVOLUÇÃO DO ALUNO, ISTO É, SE ELE CONSTRUIU SEU CONHECIMENTO COM RELAÇÃO AO QUE SE PROPÕE.