Exposição Filatélica - Tema mar

8
ffitu furn 17 de, rrbrfl de^ 2Ol4 Ar.nregõo de Pânei

description

Organização Núcleo de Filatelia Juvenil de Armação de Pêra

Transcript of Exposição Filatélica - Tema mar

Page 1: Exposição Filatélica - Tema mar

ffitufurn

17 de, rrbrfl de^ 2Ol4Ar.nregõo de Pânei

Page 2: Exposição Filatélica - Tema mar

Exposições

Exposiçõo Filqtélicq luvenil de Armoçõo dePêrq:

- Mqr (Núcleo de Filotelio e Colecionismo do Escolq E.8.2/3 Dr.António do Costo Contreiros de Armoção de Pêro - AgrupomentoSilves sul- "O Bichinho do Selo")

- Religiõo (Alexondro lorq)

-Comido (Alexondro loro)

-Cinemo (Alexondro Joro)

-Poíses "Foroguoi" (Ano Vieiro)

-Músico (Ariono Dios)

-Cosmos (Ariono Dios)

-Conqdq (Ariono Dios)

-Poisogens (Ariono Dios)

-Borboletqs (Luono Chicqmbi)

-Flores (Luono Chicombi)

-Flores (Mqrgqrido Corvolho)

-Animqis morinhos (Tomós Ferreiro)

-Aves (Tomós Ferreiro)

Page 3: Exposição Filatélica - Tema mar

Exposiçõo Filqtélico Infqnto-luvenil de Estoi:

-Selos de Portugql (Diogo Fernondes)

-S<ilos (Ano Vorelo)

- Selos (Leondro Boiõo)

-Animqis Domésticos (Letíciq Brito)

-Animqis no Filqtelio (Evo Anjos)

- Borboletos o inseto exótico (Evo Anjos)

- Morcofiliq de PoÈugol (Coleçõo do Núcleo Filqtélico

Infqnto-Juvenil "Os omiguinhos dos Selos")

Dqtq e Horório:

17 De Março a21,de Março de2014, no seguinte horár io de 5sfeira

das th3Omin às L2h30min e nos restantes dias das 10h00 às 18h00

Page 4: Exposição Filatélica - Tema mar

O Mqr

Em sent ido largo, "mar" é um conjunto deáguas salgadas do globo terrestre integradas,na sua maÍor parte, nos oceanos. Em restr i tosent ido ut i l iza-se aquele termo para designar todaa massa de água salgada que se opõe aooceano por alguma forma de descont inuidade,como, por exemplo: uma parte ident i f icada de umoceano, como o mar de Sargaços; uma partecosteira do oceano (mar de Ber ing e mar daIslândia) uma extensão marí t ima relat ivamenteisolada do oceano (mar Mediterrâneo e mar doNorte) ou uma toalha de água salgadaintercont inental (mar Cáspio e mar Morto).

As Importância dos Oceanos.

As águas oceânicas ocupam 7Lo/o da superfície daTerra, o que signi f ica que desempenham um papelextremamente importante na regulação da vida doplaneta.As interações entre o oceano e a atmosferacondic ionam o cl ima mundial . Não só peladistr ibuição de calor no globo, através dascorrentes marinhas, como também pela suaimportância no ciclo da água, pois no oceano existe97o/o de toda a água.

Page 5: Exposição Filatélica - Tema mar

Neste ciclo contínuo, pode-se inferir que uma gotade água permanece, em média, 9 dias numanuvem, 2 horas num r io e 5000 anos no oceanoantes de se evaporar novamente.Por outro lado, o oceano é fundamental para oequi l íbr io ecológico do planeta, pois cerca de 7Oa/odo oxigénio l ibertado para a atmosfera é produzidopelo f i toplâncton durante o processo fotossintét ico.

Recursos mineraisDo fundo do mar são extraídos minerais, como omagnésio que é ut i l izado em l igas metál icas,especialmente com o alumínio.O bromo é ut i l izado na indústr ia al imentar,farmacêutica e fotográf ica.O sal de cozinha (c loreto de sódio) é o mineralmais importante obt ido diretamente a part i r daágua do mar.

Fonte de energiaA energia da água do mar é aprovei tada dediversos modos. Em alguns locais, a força dasmarés é convert ida em energia elétr ica.Noutros, a água fr ia é ut i l izada para arrefecer asturbinas de centrais térmicas:- No túnel que atravessa o Canal da Mancha atemperatura dos carr is tende a aumentar, devidoao atr i to provocado pela passagem do comboio.

Page 6: Exposição Filatélica - Tema mar

A f im de evitar possíveis incêndios, uff i complexosistema de arrefecimento com água do marmantém a temperatura dentro dos níveis deseg u ra nç4.

Recursos vivosAnualmente, cerca de 100 mi lhões de toneladas depescado, são a principal fonte de proteína para

2.000 mi lhões de pessoas.Muitas algas e animaÍs marinhos são ut Í l izadospara os mais var iados f ins. As algas são ut i l izadasna indústr ia do papel , fotográf Íca, a l imentar,farmacêutica e vinícola, Da carapaça doscrustáceos ret ira-se quit Ína, QUe é ut i l izada notratamento de queimaduras e reconstrução devasos sanguíneos.Do peixe ret iram-se diversos compostos, commúlt ip las apl icações desde a pintura, lubr i f icantes eindústr ia da borracha.Das esponjas ret iram-se substâncias que sãoempregues no fabrico de fármacos para combaterdoenças, como o cancro e a SIDA.

Page 7: Exposição Filatélica - Tema mar

Núcleo de Filotelio e Colecionismo dq Escolq E.8.2/3 Dr.António do Costo Contreirqs de Armoçõode Pêrq - Agrupomento Silves sul"O Bichinho do Selo"

O nosso núcleo formou-se o 12 de dezembro de2C12.

Atuolmente, o núcleo contq com o poÉicipoção dos seguinteselementos Anq Vieiro, Alexondro Joro, Eduordq Sorqivo e MorgqrídoCqrvolho do 598; Tomós Ferreirq do 6aE; Luqnq Chicqmbido 898 eAriono Dios do 8sC.

O núcleo reúne-se à segundo-feirq nq escolo E.B.zl3 Dr. António doCosto Contreiros e òs sextos-feirqs no sede do ogrupqmento 598.

Este estó o ser opoiodo pelq Federoçõo Portugueso de Filqtelio

Page 8: Exposição Filatélica - Tema mar

engunize.çãe

^6peÍes,,sÉGut.ü5,

."* 4)t

Ëtffii3\*ro,r:''l

"#5=if f i . ::w4f;*-