F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

74
PACTO GLOBAL OBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011 F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

Transcript of F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

Page 1: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

1

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIOPRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A SINSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

Page 2: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

2

Mensagem do CEO

Caro Leitor,

Nestes mais de dez anos de Pacto Global e cinco de PRME, assistimos a evolução que o tema Sustentabilidade Corporativa tem desempenhado nos mais diversos segmentos do mercado. As organizações brasileiras já começam a dar exemplos de melhores práticas no que se refere a im-plementação a nível estratégico dos valores e princípios de responsabilidade empresarial.

Neste cenário, a Rio+20 surge com a promessa de ser o principal evento na agenda sustentável de 2012, quando reunirá, em junho, os principais chefes de estado do mundo, instituições acadêmi-cas e empresariais, ONGs e representantes da sociedade civil para debater a construção de uma nova economia, que consiga ser limpa e inclusiva.

Duas décadas depois da Eco 92, é satisfatório ver que já não identificamos apenas o lado “verde” como ponto crítico neste processo. Além dele, sabemos que os pilares social e econômico são es-senciais para que transformações realmente aconteçam. E mais do que isso, compreendemos que o grande desafio é centrar esforços na mudança de modelo mental inerente a qualquer processo envolvendo sustentabilidade.

Nesse contexto, o setor educacional representa um vetor importante. Somos formadores de cida-dãos, empresários e governantes. Somos nós que educamos os profissionais para o mercado de trabalho, lidando com todas transformações da tão aguardada Economia Verde. Nosso papel é de primeira importância – uma vez que princípios e valores, quando consolidados, não mudam de acordo com a flutuação do dólar ou com a inflação.

A nova economia só acontecerá se houver vontade genuína para isso. E este despertar é condi-cionado à mudança do massificado modelo educacional vigente – do ensino básico às escolas de negócio. É preciso educar de forma personalizada, potencializando características próprias e incentivando a reflexão que resultará em novos comportamentos, sob a ótica da responsabilidade de cada um com o futuro. Este Relatório de Progresso 2011 é a tradução do posicionamento que hoje faz parte da alma do ISAE – instituição que reconhece sua responsabilidade com o mundo.

Desejo a todos uma boa leitura.

Norman de Paula Arruda Filho CEO – ISAE/FGV

Page 3: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

3

Nossa Missão

Contribuir para o desenvolvimento global sustentável, promovendo evolução pessoal, empresarial e social por meio de inovação, geração, estimulação e disseminação de conhecimento em gestão.

• 16 anos de atividade

• Mais de 15 mil profissionais capacitados

• 19 parceiros internacionais em 6 países

• Signatário do Pacto Global

• Signatário PRME

• Signatário do Pacto Anti-Corrupção

ISAE/FGV

Page 4: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

4

Governança

O modelo de gestão do ISAE/FGV é descentralizado e participativo, permitindo que seus profis-sionais trabalhem de modo complementar com fornecedores e clientes na elaboração de políticas gerais e em seus desdobramentos.

Comitê de GestoresO ISAE/FGV tem um Comitê de Gestores para tratar de Assuntos Estratégicos, cuja missão é ofere-cer suporte aos processos de tomada de decisão da Diretoria. Esse comitê atua de forma integra-da, com vistas à sustentabilidade do Instituto.

Princípios / Eixos NorteadoresOs princípios que norteiam as ações do ISAE/FGV são: Sustentabilidade, Ética, Governança, Lide-rança, Empreendedorismo e Inovação. A descrição de cada um desses princípios consta em um documento formal amplamente divulgado para o público interno, sob a responsabilidade da coor-denação da área de Educação.

Esses princípios são o cerne da inteligência organizacional, fundamentando todas as estratégias utilizadas para a execução dos diferentes movimentos da organização. Estão inseridos em todos os treinamentos desenvolvidos para funcionários de todos os níveis hierárquicos.

Valores Os valores do ISAE/FGV são os pilares fundamentais que orientam as relações organizacionais. Assim, o processo de elaboração desses valores utilizou uma abordagem interativa, para que refletissem, ade-quadamente, a percepção dos funcionários e dirigen-tes quanto à responsabilidade corporativa. Foram estabelecidos quatro valores institucionais:

• Relacionamento Ético – honestidade, integridade, lealdade e respeito• Espírito de Equipe – colaboração, corresponsabili-dade e sinergia• Comunicação Clara e Completa• Transparência.

Atualmente, existe a necessidade de se desenvolver um modelo para a formação de líderes empresarias que seja fundamentado em valores como a responsabilidade social e a ética profissional.

Como formadoras de líderes, as Escolas de Negócio precisam usar sua esfera de influência e relacionamento com mercado, instituições, empresas e executivos para incentivar a adoção da sustentabilidade como princípio estratégico de gestão. Não menos desafiante, devemos procurar exercer o princípio da auto‐referência ao “olharmos para dentro” e adotarmos esses conceitos e valores em nossa própria realidade. Ou seja, não dá para ensinar aquilo que não se pratica.

Norman de Paula Arruda Filho

Page 5: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

5

CLADEA ISAE/FGV é membro do Conselho Latino Americano de Escolas de Administração (CLADEA). A organização internacional congrega as mais importantes Escolas de Negócios do mundo e oferece um sistema de cooperação em nível global, mantendo vínculos com as principais instituições acadêmicas do mundo. CLADEA tem mais de 140 faculdades afiliadas na América Latina, América do Norte, Europa e Oceania. Todas são instituições de ensino superior, dedicadas a docência e pesquisa na área de administração pública e privada.

EFMD ISAE/FGV se tornou membro da EFMD (European Foundation for Management Development), organização global dedicada ao desenvolvimento contínuo de gestão e que conduz programas de certificação, como CEL (Technology Enhanced Learning), EPAS-EFMD Programme Accreditation System, EQUIS (the world’s leading international accreditation for business schools) e CLIP (Corporate Learning Improvement Process). EFMD tem mais de 760 membros em 80 países e desempenha um importante papel na formação de uma abordagem internacional para gestão de educação. É referência de informação, pesquisa em rede e debate sobre inovação e melhores práticas no desenvolvimento de gestão.

Page 6: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

6

Os dez princípios do Pacto Global

ISAE/FGV é signatário do Pacto Global das Nações Unidas desde 2004. O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, refletidos em dez princípios.

Direitos Humanos1) As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e2) Assegura-se de sua não participação em violações destes direitos.

Trabalho3) As empresas devem apoiar a liberdade de associação e reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; 4) A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; 5) A abolição efetiva do trabalho infantil; e 6) Eliminar a discriminação no emprego.

Meio Ambiente7) As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; 8) Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e 9) Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Anticorrupção 10) As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

http://www.unglobalcompact.orghttp://www.pactoglobal.org.br

Page 7: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

7

Princípios para Educação Empresarial Responsável (PRME)

Os Princípios para Educação Empresarial Responsável (PRME) surgiram de uma iniciativa do Pacto Global da ONU para incentivar instituições de ensino superior a atuarem de modo responsável e de acordo com um conjunto de valores aceitos internacionalmente como fundamentais para alcançarmos sustentabilidade. ISAE/FGV participou da força-tarefa de criação dessas diretrizes em 2006 e, desde então, busca as melhores práticas para implementar os princípios, envolvendo sua esfera de influência e trabalhando em escala.

Princípio 1. Propósito: Desenvolveremos as capacidades de estudantes para serem futuros geradores de valor sustentável para negócios e sociedade em geral e para trabalharem por uma economia global inclusiva e sustentável.

Princípio 2. Valores: Incorporaremos em nossas atividades acadêmicas e currículos os valores de responsabilidade social global apresentados em iniciativas internacionais como o Pacto Global da Organização das Nações Unidas.

Princípio 3. Método: Criaremos estruturas, materiais, processos e ambientes educacionais que proporcionem experiências eficazes de aprendizado para liderança responsável.

Princípio 4. Pesquisa: Nos engajaremos em pesquisa conceitual e empírica que promova nossa compreensão sobre o papel, a dinâmica e o impacto de empresas na criação de valores sociais, ambientais e econômicos sustentáveis.

Princípio 5. Parceria: Interagiremos com gerentes de empresas de negócios para ampliar nosso conhecimento sobre seus desafios na promoção de responsabilidades sociais e ambientais e para explorar em conjunto abordagens efetivas para enfrentar esses desafios.

Princípio 6. Diálogo: Facilitaremos e apoiaremos diálogo e debate entre educadores, estudantes, empresas, governo, consumidores, mídia, organizações de sociedade civil e outros grupos e stakeholders interessados sobre questões críticas relacionadas a responsabilidade social e sustentabilidade global.

http://www.unprme.org

Page 8: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

8

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Em 2000, 189 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo Brasil, se reuniram na Cúpula do Milênio e assumiram o compromisso de construir um mundo mais pacífico, próspero e justo. Para isso, foram definidos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os quais fazem parte das estratégias corporativas do ISAE para desenvolver uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.

8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome2. Alcançar o ensino básico universal

3. Promover igualdade de gênero e fortalecer as mulheres4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde materna6. Combater HIV/AIDS, malária e outras doenças

7. Garantir a sustentabilidade ambiental8. Fomentar uma parceria mundial para o desenvolvimento

http://www.un.org/millenniumgoalshttp://www.objetivosdomilenio.org.br

Page 9: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

9

Page 10: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

10

Page 11: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

11

Formação Executiva Global

Page 12: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

12

Em 2000, ISAE/FGV instituiu o Núcleo de Ações Internacionais para promover e articular ações integradas da instituição com parceiros nacionais e internacionais no Brasil e no exterior. Com as atividades desenvolvidas pelo núcleo, estudantes e parceiros do ISAE/FGV têm a oportunidade de se relacionar com profissionais de renomadas instituições internacionais. Desse modo, o núcleo promove a educação global e multicultural e contribui para a formação de líderes mais preparados para enfrentar os desafios internacionais que têm sido impostos ao desenvolvimento sustentável. Falando a língua do ISAE/FGV você sente que a diversidade cultural trabalha a seu favor.

Módulo Internacional de Gerenciamento de Projetos

ISAE/FGV levou 21 executivos brasileiros para cursar o módulo de Gerenciamento de Projetos na George Washington University (GWU), que é reconhecida como a melhor dos Estados Unidos nessa área, signatária da iniciativa PRME. Realizada em parceria com a FGV e a GWU, a 3ª Edição do Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos aconteceu de 9 a 18 de agosto e teve a participação de pessoas de várias partes do Brasil.

O módulo tem o objetivo de proporcionar aos participantes contato com o que existe de mais avançado em Gerenciamento de Projetos. O programa possibilita agregar ao currículo profissional uma experiência internacional com sólido conteúdo acadêmico na área, promovendo também a rede de contatos entre profissionais do Brasil e do mundo.

Ações Internacionais

FORMAÇÃO EXECUTIVA GLOBALAções Internacionais

Objetivos do Milênio 8

Princípios do Pacto Global 1

PRME 1, 4, 5, 6

Page 13: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

13

O grupo foi liderado por Sérgio Póvoa Pires, do Núcleo de Ações Internacionais do ISAE/FGV, e pelos professores Pedro Carvalho de Mello e Wanderlei Marinho da Silva (ambos da FGV). O módulo teve a participação de 21 executivos brasileiros de empresas como Embraco, Foxlux, Volkswagen, Andrits Brasil, ALL, Siemens. Os alunos participaram de um extenso programa de aulas ministradas por professores da escola de negócios e de visitas técnicas em locais como NASA, Architects of the Capitol, International Finance Corporation (Word Bank Group), e Dulles Metrorail Corridor Project.

Formatura do Módulo Internacional da GWU, EUA, setembro 2011

Page 14: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

14

Doing Business in Brazil IX – Programa de Intercâmbio Cultural

Doing Business in Brazil é um programa de intercâmbio com duração de sete meses. Criado pelo ISAE/FGV, o programa é dividido em duas fases. Na primeira, os estudantes têm aulas de língua portuguesa em tempo integral. Na segunda, eles participam de aulas, seminários e visitas técnicas sobre diversos temas relacionados ao mundo corporativo brasileiro. É nessa fase que as interações entre estrangeiros, estudantes e executivos brasileiros ocorrem de forma mais intensa. Esses alunos vêm ao Brasil com o intuito de aprender o jeito brasileiro de fazer negócios.

Em janeiro de 2011, já na sua 9ª Edição, o programa recebeu 14 mestrandos da Moore School of Business, da Universidade de South Carolina – uma das principais escolas de negócios dos Estados Unidos. Os participantes tiveram aulas de português, palestras e estágios. As ações tiveram participação do assessor da diretoria do Sebrae/PR, Ricardo Dellaméa, do coordenador do Núcleo de Ações Internacionais do ISAE/FGV, Sérgio Pires, além dos professores e do gerente administrativo da escola de inglês Inter Americano, José Miquelam.

Alunos da Moore School of Business no ISAE/FGV: Allwardt, Melissa Alvarado, Nikola Quisenberry Budisavljevic, Christopher Cody, Benjamin Covar, Blair Deckard, Anastasia Feofanova, Hysong Benjamin, Jessica Jordan, Meghan Lynch, Aaron McCullough, Matthew Molony, Moon John, Juan Rubio, Kara Shanahan (janeiro 2011)

Para mais informação acesse: http://doingbusinessinbrazil.blogspot.com

Page 15: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

15

Parceiros Internacionais

Page 16: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

16

Liderança e Empreendedorismo

Page 17: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

17

Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo

LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMOPrêmio Ozires Silva de Empreendedorismo

Objetivos do Milênio 2, 8

Princípios do Pacto Global 1, 7, 8, 9

PRME 1, 3, 5, 6

O prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável foi criado em 2006 pelo ISAE/FGV e pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) para reconhecer empreendedores que promovem soluções inovadoras para desenvolvimento sustentável.

O nome do prêmio é uma homenagem ao ex-ministro Ozires Silva, fundador da EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e um dos maiores expoentes do empreendedorismo nacional.

Em sua 4ª edição, o evento teve apoio da Fundação Cultural de Curitiba. Com público de mais de 300 pessoas, estavam presentes representantes dos poderes públicos e de empresas de diversos portes, como Sanepar, Itaipu, Unopar, Forplas.

Nessa edição, 62 projetos foram enviados e selecionados nas seguintes categorias: Comércio e Turismo, Agronegócio, Cultural, Transporte e Logística, Cívico e Público, Industrial.

Page 18: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

18

Cátedras para Educação Empresarial Responsável

LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO Cátedras

Objetivos do Milênio 2, 8

Princípios do Pacto Global 1, 7, 8, 9

PRME 1, 3, 5, 6

A fim de contribuir para o desenvolvimento sustentado do país, ISAE/FGV propõe projetos de cátedras para expandir suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, em convergência de esforços com universidades e escolas de negócios nacionais e internacionais, empresas, terceiro setor, governos e sociedade civil em geral.

Este é nosso papel para a construção de um novo modelo civilizatório. É preciso criar mais práticas e novas iniciativas, assim como modelos educacionais inovadores que possam contribuir de maneira efetiva para sensibilização, formação e engajamento de líderes que serão os protagonistas das mudanças esperadas.

Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis

A Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis foi lançada em Curitiba, em 8 de fevereiro de 2011 durante a cerimônia de premiação da quarta edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, por ocasião do 15º aniversário do ISAE/ FGV. O patrono da cátedra é Ozires Silva, renomada personalidade no Brasil e no mundo.

A origem da palavra cátedra remonta à cadeira, colocada num plano elevado, na qual o professor universitário medieval lecionava. Enquanto projeto, é uma posição contratual de natureza permanente destinada a ensino e investigação em determinada disciplina científica de uma universidade e à coordenação desse ensino e investigação. Uma cátedra pode ser criada como uma nova unidade de ensino e pesquisa em uma universidade ou instituição de educação superior, ou em departamentos de uma universidade para fomentar programas de ensino e pesquisa já existentes, alcançando dimensão internacional.

Não podemos ver estes problemas como impedimentos, mas sim nos perguntar o que podemos fazer para melhorar nossa realidade. O Brasil é um país maravilhoso e esse tipo de iniciativa é muito importante para incentivar empresas e profissionais.

Ozires Silva, 2011

Page 19: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

19

Objetivos Específicos

• Intensificar a cooperação conjunta dos países latino-americanos para a organização de atividades acadêmicas, congressos, jornadas, colóquios entre outros• Incentivar a participação de alunos e professores em programas desenvolvidos pelas instituições parceiras ou universidades, nacionais ou estrangeiras, fomentando a discussão de temas e conteúdos nas diversas disciplinas acadêmicas• Incentivar a participação de colaboradores e demais stakeholders de instituições parceiras e outras organizações interessadas em programas, cursos e eventos desenvolvidos pela cátedra e por instituições parceiras, fomentando a discussão de temas e conteúdos• Organizar cursos e seminários nos campos de conhecimento da cultura de empreendedorismo e inovação• Fomentar o trabalho cooperativo por meio de utilização recíproca de centros e institutos de pesquisa, bibliotecas e arquivos, intercâmbio de acervos bibliográficos e pesquisa, programação de coedições e intercâmbio de publicações• Incentivar a formação da cultura empreendedora e inovadora integrando ambientes acadêmicos e empresariais.

O objetivo geral da cátedra é ser um centro de referência em empreendedorismo e inovação para disseminar essa cultura e desenvolver nas pessoas um perfil empreendedor para que criem, conduzam e implementem o processo criativo de elaborar novos planos de vida, de trabalho, de estudos e de negócios. A cátedra trabalha também a influência de políticas públicas em liberação de recursos, maiores incentivos à educação e outras iniciativas.

Cerimônia oficial de lançamento da cátedra durante o Prêmio Ozires Silva, com a presença de parceiros instituidores

Page 20: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

20

A Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis consiste em um programa de pesquisa, docência e troca de experiências, desenvolvido e implementado semestralmente por pesquisadores, professores, empreendedores, empresários e personalidades, brasileiros e estrangeiros, de comprovada competência e interesse em temas correlatos a empreendedorismo e inovação. O programa promove o desenvolvimento de atividades relevantes, mediante estudo sistemático da realidade econômica, cultural, histórica e política do Brasil e dos países latino-americanos.

Eixos TemáticosAs ações da Cátedra alinham-se em eixos temáticos, sempre relacionados a empreendedorismo e inovação. O primeiro eixo temático é “A internet como fronteira de potencialização de empreendedorismo e inovação”.

Indicadores em 2011Foram estabelecidos alguns indicadores para o primeiro ano das iniciativas da Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis:

Indicador Realizado

Eventos realizados (fóruns, seminários, palestras, conferências, workshops, etc.)

• Encontro Internacional de Educação e Sustentabilidade (13-14 setembro 2011)• Fórum Empreendedorismo e Inovação 2011 (17 novembro 2011)

Número de participantes em eventos

• Encontro Internacional de Educação e Sustentabilidade: 500 pessoas• Fórum Empreendedorismo e Inovação 2011: 700 pessoas

Publicações (teses, monografias, dissertações, entre outros)

• Artigo “Crowdspirit”, elaborado por Ricardo Dellaméa

Page 21: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

21

Cátedra UNESCO em Ética e Educação Responsável para o Desenvolvimento Sustentável e Rede UNITWIN

Instituições de ensino têm importante papel nas mudanças que esperamos ver na sociedade. São formadoras, conscientizadoras e seu produto final (o aluno/empresário) leva a experiência vivida para sua realidade organizacional. Reconhecendo a importância da atuação das universidades nos países em desenvolvimento, as redes de cooperação existentes entre universidades podem ser estreitadas e desenvolvidas com o apoio do programa de Cátedras da UNESCO.

Reconhecendo o valor dessa poderosa rede, ISAE/FGV instituiu a Cátedra UNESCO em Ética e Educação Responsável para o Desenvolvimento Sustentável, pela qual se propõe a ser um centro de excelência na área de educação em gestão responsável para sustentabilidade. O objetivo é formar líderes e gestores capazes de criar um mercado mais justo para toda sociedade. A cátedra aguarda a aprovação da UNESCO para dar início às atividades.

Objetivos

1) Criar um curso de mestrado na área de gestão responsável e sustentabilidade empresarial2) Consolidar a cátedra em um centro de excelência em pesquisas na área de gestão responsável e sustentabilidade organizacional, com no mínimo dez projetos em andamento3) Capacitar 4.000 pessoas em cursos de curto e médio prazo nas áreas de liderança responsável, desenvolvimento sustentável e áreas correlatas4) Consolidar uma rede de instituições com pelo menos 30 participantes (academias, empresas, instituições governamentais e organizações do terceiro setor)

O Programa de Cátedras e Redes UNITWIN tem como objetivo principal a capacitação através da troca de conhecimento e do espírito de solidariedade entre os países em desenvolvimento. Participam do programa centenas de universidades, em conjunto com instituições em geral, organizações governamentais e não-governamentais ligadas a educação superior. O programa envolve cerca de 500 cátedras e redes interuniversitárias. No Brasil, a UNESCO é responsável por 25 cátedras implementadas em conjunto com entidades de ensino superior de prestígio.

Page 22: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

22

Fórum Empreendedorismo e Inovação

EDUCAÇÃO RESPONSÁVELFórum Empreendedorismo e Inovação

Objetivos do Milênio 2, 8

Princípios do Pacto Global 1, 7, 8, 9

PRME 1, 3, 5, 6

A Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis e a Rede Educacional Pró-Empreendedorismo (REPE) realizaram em novembro o Fórum Empreendedorismo e Inovação, que discutiu a implantação da cultura empreendedora em diferentes níveis educacionais nas instituições paranaenses de ensino.

O evento aconteceu no teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e reuniu autoridades como o presidente do ISAE/FGV, Norman Arruda, o reitor da UFPR, Zaki Akel, e o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix. A pauta do encontro também incluiu apresentações de casos da Escola de Empreendedorismo e Inovação de Palotina da UFPR e do Projeto Coletivo sobre Social Business da Coca-Cola.

Educação e empreendedorismo não são privilégio das instituições de ensino. Todos precisam contribuir com a causa.

Norman de Paula Arruda Filho

Sozinho o empreendedor não empreende. Ele precisa do estímulo do sucesso. Por isso, há necessidade de todos se engajarem e criarem um ambiente favorável a inovação.

Ozires Silva

REPE ISAE/FGV se tornou membro da Rede Educacional Pró-Empreendedorismo e Inovação (REPE) em outubro de 2011. A rede tem como objetivo estimular a cultura empreendedora em diferentes níveis educacionais nas instituições paranaenses de ensino. A rede é formada por diversas instituições do Paraná e promove debate sobre a necessidade da discussão do tema, tendo em vista a implantação efetiva da disciplina de empreendedorismo nos cursos de graduação e pós-graduação. Busca também tornar o Paraná num centro de referência nesses temas.

Page 23: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

23 Inovação

Page 24: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

24

Centro de Inovação Empresarial

INOVAÇÃO Centro de Inovação Empresarial

Objetivos do Milênio 7, 8

Princípios do Pacto Global 7, 8, 9

PRME 4, 5, 6

Criado em 2001, o Centro de Inovação Empresarial (CIEM) foi a primeira incubadora do Brasil na área de serviços. O objetivo é apoiar a geração de inovação, seja por meio de produtos ou serviços, com aprimoramento de gestão empresarial e de aporte técnico e tecnológico.

Pesquisa Social

Entre as ações estratégicas do Centro de Inovação Empresarial há participação na Pesquisa Campo liderada pela Global Entrepreneurship Research Association (GERA). A pesquisa pode ser considerada única, pois enquanto a maioria dos dados sobre empreendedorismo mede novas e pequenas empresas, Global Entrepreneurship Monitor (GEM) estuda em nível detalhado o comportamento dos indivíduos em criação e gerenciamento de novos negócios.

Principais Resultados

• Incubação e graduação de 38 empresas que atuam no mercado• Convênios e parcerias com diversas organizações, como Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (SETI), Rede de Incubadoras e Parques Tecnológicos do Estado do Paraná (REPARTE), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fundação Araucária, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec)• Geração de mais de 140 postos de trabalho de base tecnológica• Apresentação de 112 palestras sobre temas como empreendedorismo, inovação, geração de empreendimentos sustentáveis, geração de produtos e processos, gestão de projetos, parcerias, etc.• Em 2010 a empresa incubada Foresee Solutions lançou o Software Com8s desenvolvido na incubadora do ISAE/FGV para o mercado educacional com o objetivo de criar uma rede funcional colaborativa entre professores e alunos• Em 2010 a empresa incubada Province Saúde implantou no ISAE o projeto piloto Programa da Saúde do Trabalhador

O programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) é uma avaliação anual do nível nacional da atividade empreendedora. Teve início em 1999, com a participação de dez países por meio de uma parceria entre London Business School, da Inglaterra, e Babson College, dos Estados Unidos. Atualmente GEM é o maior estudo contínuo sobre a dinâmica empreendedora.

Page 25: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

25

Exemplos de empresas incubadas:

ProvinceA empresa oferece consultoria em saúde, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, e desenvolve sistemas de informação para saúde

MH International Trade ResourcesA empresa é especializada em internacionalização de micro e pequenas empresas. Desenvolve um consórcio para exportação para uma rede de microprodutores de artesanato visando produção em maior escala, com o objetivo de comercializar produtos sustentáveis para clientes coorporativos.

ISAE/FGV, por meio de sua incubadora, fez parte da Semana Global do Empreendedorismo, que tem por objetivo inspirar, orientar, conectar e mobilizar para despertar a atitude empreendedora nas pessoas.

Publicações

Lopes, Regina. PVC Mobilier Pour L´Indépendance Et L´Inclusion Sociale des Enfants Souffrant de Troubles Neuromoteurs. International Education Congress AFIRSE. Paris, França, 2011.

Mendes, Lucia. Proposta de Criação de Cooperativas Comunitárias para Construção de Mobiliário em PVC para Crianças com Distúrbios Neuromotores – Foco na Sustentabilidade. Global Forum Latin America. Brasil, 2011.

Mendes, Luiz Claudio. Cooperativa Comunitária para Construção de Mobiliário em PVC – Foco na Sustentabilidade. Revista LOCUS Científica. Brasil, 2011.

Mendes, Luiz Claudio. Mobiliário em PVC para Independência e Inclusão Social de Crianças com Distúrbios Neuromotores – Foco na Sustentabilidade e na Inovação. Seminário da Anprotec. Brasil, 2011.

Índice de Custos Hospitalares

ISAE/FGV e Associação Médica do Paraná desenvolvem um projeto inovador no Brasil sobre índice de custos hospitalares com modelo de remuneração e contratualização na saúde complementar, taxa de comercialização para medicamentos em hospitais e clínicas e migração de margens, e o Programa de Qualificação/Acreditação – Consulta Pública ANS. Local: Associação Médica do Paraná Data: 31.03.2011

Page 26: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

26

Educação Responsável

Page 27: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

27

Modelo Educacional Perspectivação

EDUCAÇÃO RESPONSÁVEL Perspectivação

Objetivos do Milênio 7, 8

Princípios do Pacto Global 1

PRME 1, 2, 3, 4

Perspectivação é um modelo de aprendizagem híbrido criado pelo ISAE/FGV em 2003 e desenvolvido em programas educacionais na instituição. Este modelo proporciona a possibilidade de o aluno ampliar seu quadro de referências com atividades oportunizadas ao longo do curso de MBA.

A cada atividade proposta o aluno passa pelo processo de experimentação a partir do qual consegue avançar desenvolvendo novas competências, mudando sua atitude, ampliando e conhecendo novas possibilidades. Todas as atividades oportunizadas pelo Perspectivação visam atender aos princípios de Pacto Global e PRME.

O modelo é composto de 13 atividades que empregam diversas técnicas e estratégias voltadas para o aprimoramento de competências pessoais e profissionais, a fim de formar cidadãos preocupados com o desenvolvimento sustentável da sociedade. É reconhecido pela capacidade de aliar teoria a prática e pela contribuição para o desenvolvimento de uma visão sistêmica do ambiente corporativo.

Page 28: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

28

Mudanças de Currículos de MBAs

ISAE/FGV – além de implantar a transversalidade através de seus conceitos norteadores (ética, sustentabilidade, liderança, governança, inovação e empreendedorismo) – inseriu disciplinas relacionadas a liderança com responsabilidade e sustentabilidade corporativa em todos MBAs. As disciplinas variam de acordo com os eixos cognitivos dos cursos:

• Eixo específico: Inovação, Governança Corporativa, Ética, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável• Eixo estratégico: Liderança, Gestão de Pessoas e Empreendedorismo• Eixo de experimentação: Atividades do Modelo Educacional Perspectivação.

Trabalhos de Conclusão de Curso

ISAE/FGV incentiva seus estudantes a produzir artigos e trabalhos de conclusão de curso envolvendo a questão de educação empresarial responsável focada na sustentabilidade e na responsabilidade social corporativa.

Tabela 1 - Produção de trabalhos de conclusão de curso de MBA do ISAE/FGV no período 2009/2011 sobre temas relacionados a sustentabilidade e responsabilidade global.

Fonte: ISAE/FGV

EDUCAÇÃO RESPONSÁVELCurrículos

Objetivos do Milênio 7, 8

Princípios do Pacto Global 1–10

PRME 1, 2, 3, 4

EDUCAÇÃO RESPONSÁVELTrabalhos de Conclusão de Curso

Objetivos do Milênio 8

Princípios do Pacto Global 7, 8, 9

PRME 1, 2, 4

TemaTrabalhos Apresentados

2008 2009 2010 2011 TOTAL

Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade 17 13 20 27 67

Governança Corporativa 2 6 8 16

Políticas Sociais 2 2 3 7

Page 29: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

29

EDUCAÇÃO RESPONSÁVELGlobal Business Administration

Objetivos do Milênio 8

Princípios do Pacto Global 1, 3, 10

PRME 2, 3

Cursos de curta duração relacionados a sustentabilidade e responsabilidade corporativa ofertados foram:

1. Licenciamento Ambiental (24h), professor Cleverson Andreoli, abril 20112. Mercado de Carbono (8h), professor Julien Dias, maio 20113. Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA, 24h), professor Cleverson Andreoli, agosto 2011.

Pós-Graduação em Energias Renováveis

ISAE/FGV desenvolveu um programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis com ênfase em Biogás. O curso tem os seguintes objetivos:

• Identificar e analisar princípios, políticas e práticas voltadas para o desenvolvimento do uso de energias renováveis, com foco no aproveitamento de resíduos gerados na atividade agropecuária e agroindustrial • Capacitar profissionais de cooperativas no desenvolvimento de projetos para geração de energias renováveis com ênfase em biogás • Discutir o processo de geração de energias renováveis, entendendo a conexão do sistema energético, geração distribuída e biogás.

A primeira turma teve inicio em 5 de agosto. É composta por várias cooperativas e também pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Global Business Administration

Page 30: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

30

IISAE/FGV, em parceria com o Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração (CLADEA), promoveu o Encontro Internacional de Educação e Sustentabilidade. O evento, que aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro no Museu Oscar Niemayer em Curitiba, reuniu palestrantes e convidados das principais empresas nacionais para discutir a relação entre educação e sustentabilidade.

O encontro foi marcado pela presença do diretor geral dos Princípios para Educação Empresarial Responsável (PRME), Jonas Heartle. A iniciativa da ONU estabelece valores de sustentabilidade para escolas de negócio de todo o mundo.

Encontro Internacional de Educação e Sustentabilidade

EDUCAÇÃO RESPONSÁVEL Encontro Internacional de Educação e

Sustentabilidade Objetivos do Milênio 8

Princípios do Pacto Global 1

PRME 1, 5, 6

Durante o evento, diversas instituições de ensino e empresas brasileiras se tornaram signatárias dos princípios. As seguintes organizações entregaram os documentos de adesão em mãos a Jonas Heartle: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Positivo, Unibrasil, Grupo Uninter, Itaipu, Secretaria para Assuntos Estratégicos (SEAE), Universidade Livre do Comércio da Associação Comercial do Paraná, Conselho Regional de Administração do Paraná, Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), SEBRAE Paraná, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), Faculdade Santa Cruz, SENAI Paraná, Soluções Integradas em Tecnologia Educacional (SITE), Grupo de Professores e Consultores (GPCON), Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX), Global Marketing Network.

Page 31: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

31

O Núcleo de Pesquisa Científica tem por objetivo fomentar, organizar e divulgar a produção científica de alunos, professores e parceiros do ISAE/FGV. Com o núcleo, busca-se incentivar o comportamento ético e empreendedor fundamentado nos princípios do Pacto Global e de uma gestão empresarial responsável, de modo a articular o conhecimento teórico-científico às demandas empresariais e sociais.

Entre as oportunidades oferecidas pelo núcleo destacam-se: • Participação em pesquisas científicas tendo como eixo-condutor os princípios do Pacto Global• Participação em grupos de pesquisas cadastrados no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) • Possibilidade de apresentar trabalhos em eventos nacionais e internacionais.

Publicação na Revista Paraná Cooperativo

2ª Edição:

Alternativas de manejo economicamente sustentável da reserva legal nas áreas dos cooperados da cooperativa Agrária Agroindustrial. Alunos: MBAGEC INC AGRA GA 1/07, Emerson Milla, Gustavo Küster, Harald Peci, Paulinek Kuster, Sandra Remlinger. Orientadora: Denise Basgal

Produtor online: endomarketing. Alunos: MBACOPACOL 1/08, Gilmar Heinzen, Lenir Jasper de Paula, Luciane Cristiana Roessler da Cruz, Luiz Carlos Adami, Valderi Carlos Roessler. Orientadora: Denise Basgal.

Os desafios da sucessão familiar. Alunos: MBACOPACOL 1/08, Aparecido Antonio Rigobello, Aparecido Laertis Galli, Darci Mezzari, Edicarlos Grizotto de Oliveira, Luiz Antonio Della Valentina. Orientadora: Denise Basgal.

Decisões de investimentos e riscos no ambiente de cooperativas. Alunos: MBAGPJ INC SESCOOP 1/09, Edson Guilherme, Jorge Osawa. Orientador: Mário Luis Sampaio Pereira.

Praticas de negociação dos projetos nas cooperativas de crédito. Alunos: Ana Paula Corrêa, Luiz Fernando Woellner, Maria Otilia Carneiro Bronislawski. Orientador: Mário Luis Sampaio Pereira.

Núcleo de Pesquisa Científica

EDUCAÇÃO RESPONSÁVELNúcleo de Pesquisa Científica

Objetivos do Milênio 7, 8

Princípios do Pacto Global 1

PRME 4

Page 32: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

32

Uma reflexão das práticas de gestão de projetos nas cooperativas do Estado do Paraná. Alunos: MBAGPJ INC SESCOOP 1/09, Alex Kayser, Gilmar José da Silva Pinto, Liliane Carolina O. G. Dunetz, Luiz Augusto Tomczck, Maria Emília Pereira Lima. Orientador: Mário Luis Sampaio Pereira.

3ª Edição:

Logística reversa de embalagem de lubrificantes. O caso da Cooperativa Agrária. Alunos: POSGEAGRO INC AGRARIA GA 1/10, André Regis Adams, Douglas Kreuscher, João Maria Carvalho, Valdecir de Moraes, Walter Galvan. Orientador: Fredy Silva.

Os obstáculos enfrentados na implantação e na continuidade do processo de gestão de qualidade na propriedade rural. Alunos: Camila Illich, Evelyne Leh Klein, Manuela Korpasch, Margret Wild, Mireille Gartner Maroso. Orientador: Ferdy Silva.

Impacto das novas gerações no futuro da gestão empresarial. Alunos: POSGEAGRO INC AGRARIA GA 1/10, Aristides Anastácio Neto, Ayrton Guilherme Garozi, Djalma Lucio de Oliveira, Leonardo Marcello Lucas, Silvio Carlos Lopes. Orientadora: Denise Basgal.

Estudo para instalação de laboratório de analise de solo e foliar (COAMO). Alunos: MBAGESAGRO INC COAMO 1/09, Adir Pereira Lopes, Fernando Borba, Paulo Nicolau Mocci, Valdemir de Paula Barbosa, Vanilton de Nez Pereira. Orientadora: Denise Basgal.

Publicações

No Congresso Internacional de Administração, cujo tema em 2011 foi “Gestão Estratégica: Inovação Colaborativa e Competitividade”, alunos do ISAE/FGV contribuiram com as seguintes publicações:

O Microcrédito e o Desenvolvimento Econômico Financeiro dos Empreendimentos Beneficiados pelo Programa Banco Social. Alunos: MBA GFCA (Curitiba) – Ana Paula Prestes, Eduardo Soares Westphalen, Fernando Augusto Mazon. Orientador: Osvaldo Callegari.

Orçamento Base Histórico e Orçamento Base Zero – um Estudo de Caso. Alunos: MBA GFCA (Londrina) – Eduardo Tanno, Gilberto Cordovil de Almeida Filho, Marco Antonio de Oliveira, Osmar Martins Hiroki.

Page 33: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

33

Sustentabilidade Socioambiental

Page 34: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

34

Criado em 2001, o Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade é um espaço para reflexão, discussão e troca de experiências entre atores envolvidos no desenvolvimento de uma cultura comprometida com conceitos de responsabilidade global e sustentabilidade. Com o propósito de gerar e disseminar conhecimentos em gestão responsável, o núcleo atua na promoção de gestão ética de relacionamentos com stakeholders, articulando e viabilizando ações de educação, pesquisa e comunicação.

Programa Uaná de Voluntariado em Gestão

Desde 2003 o Programa Uaná, coordenado pelo Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade, tem engajado alunos, egressos, professores e colaboradores do ISAE/FGV para o desenvolvimento socialmente responsável. O nome uaná, que em tupi-guarani significa ”vaga-lume”, resume a proposta do instituto: levar a luz do conhecimento a organizações do terceiro setor e microempreendedores que têm dificuldades na gestão de seus negócios.

Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTALNúcleo de Responsabilidade e

SustentabilidadeObjetivos do Milênio 1, 2, 7, 8

Princípios do Pacto Global 1, 3, 6, 8

PRME 4, 5, 6

Page 35: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

35

A iniciativa é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e tem parceiras nacionais e internacionais. Seu objetivo é contribuir com a superação da pobreza e promover desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável e socialmente justo.

Em 2010 o Programa Uaná iniciou uma parceria com o Instituto RPC que oferece assessoria em gestão e comunicação gratuitamente na internet para organizações sem fins lucrativos que promovem inclusão social e cidadania. Essa iniciativa visa contribuir para o aprimoramento de gestão e sustentabilidade de organizações do terceiro setor, e também disseminar a cultura de responsabilidade social no Paraná.

Em 7 e 8 de novembro ISAE/FGV, em parceria com o Instituto GRPCOM e Aliança Empreendedora, promoveu a oficina “Inspiração, Investimento e Impacto”, cujo objetivo foi capacitar representantes de ONGs para mobilizar parceiros e gerar recursos.

Programa Uaná é reconhecido por UNESCO, Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Para mais informação acesse: http://programauana.blogspot.com

Organizações que tiveram assessoria do Programa Uaná em 2011:

Associação MarBrasil: Organização não governamental sem fins lucrativos instalada em Pontal do Sul (PR), comprometida na busca de soluções para harmonizar o desenvolvimento do litoral paranaense e brasileiro. Desenvolve projetos que visam promoção e resgate da cultura do litoral, complementação da educação formal, sensibilização e educação ambiental, conservação e manejo sustentado de recursos marinhos ao longo da costa brasileira.

Organização de Desenvolvimento do Potencial: Localizada na Comunidade da Vila das Torres em Curitiba (PR), essa ONG tem por objetivo tirar crianças das ruas e ensiná-las o valor que têm na sociedade. Oferece atividades como reforço escolar, aulas de informática e acesso à biblioteca comunitária.

Instituto Casa do Idoso Deficiente Visual: ONG que abriga deficientes visuais, esquecidos ou deixados em segundo plano por seus familiares.

Page 36: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

36

Associação Beneficente Encontro com Deus: Localizada no bairro Cajuru, a associação realiza atividades de contraturno escolar, atendendo diariamente 60 crianças. Também administra duas casas-lar, abrigando mães e filhos que estão em situação de vulnerabilidade, vítimas da violência doméstica, promovendo sua reintegração na sociedade.

Centro de Apoio Esperança: Organização que desenvolve atividades assistenciais, psicológicas e sociais à população de baixa renda para a realização de tratamentos de câncer nos hospitais do município de Londrina, Paraná.

Instituto Ecometrópole: Criado para desenvolver e implementar o programa Ecometrópole, que é concebido de forma multi-institucional por diversas entidades e regido pelo compromisso com desenvolvimento sustentável e engajamento da sociedade na gestão de espaços urbanos.

ONG E-lixo: A organização recebe resíduos eletrônicos e os encaminha ao fabricante, impedindo que sejam jogados diretamente no solo. Computadores, eletrodomésticos, calculadoras, rádios e televisões têm componentes reaproveitados e doados a outras instituições.

Os voluntários de Londrina do Programa Uaná se reuniram em dezembro para um almoço de confraternização. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de conhecer projetos em andamento em organizações assessoradas e trocar experiências sobre iniciativas. Entre as conquistas de 2011, destacam-se: os trabalhos realizados no Centro de Apoio Esperança – Assessoria em Gestão de Pessoas, pela voluntária Thaís Bruschi; o desenvolvimento de um Programa de Informações Gerenciais, pelo voluntário Ediclei Garcia; e assessoria para gestão de captação de recursos, pelo voluntário Nei Domiliciliano. Outra organização atendida em 2011 foi a ONG E-lixo, para a qual os voluntários Shigueru Taniguti Júnior e Maíra Gagg prestam assessoria para planejamento estratégico da organização recicladora de lixos eletroeletrônicos.

 

Page 37: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

37

Projeto Viabilizando Tecnologia para Mobiliário em PVC

SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTALMobiliário em PVC

Objetivos do Milênio 1, 3, 4, 7, 8

Princípios do Pacto Global 7, 8, 9

PRME 3, 5

O Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade e o Centro de Inovação Empresarial do ISAE/FGV desenvolvem um projeto de transferência de tecnologia para uma comunidade de baixo desenvolvimento socioeconômico.

O projeto é parte do programa Universidade Sem Fronteiras da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O objetivo é capacitar um grupo de pessoas de classes sociais menos favorecidas em gestão e produção de mobiliário de PVC adaptado para crianças com disfunções neuromotoras, contribuindo para a geração de renda e para o desenvolvimento regional.

Resultados do Projeto em 2011

30 mobiliários construídos entregues para crianças com paralisia cerebral

5 cursos de construção de mobiliário

1 curso de sensibilização em práticas inclusivas de pessoas com deficiência

230 pessoas capacitadas nos cursos

6 alunas fizeram estágio no Projeto PVC

3 recém formados fizeram parte do projeto, um deles foi contratado pelo ISAE/FGV

2 professores orientadores em todo o projeto

Exposição de móveis em PVC no 3º Encontro de Tecnologia em Maringá

Exposição de móveis em PVC na Apresentação dos Resultados do Programa Universidade sem Fronteiras em Londrina

Exposição de móveis em PVC na Semana do Empreendedorismo, no ISAE/FGV em Curitiba

Exposição de móveis em PVC no Fórum de Reabilitação, Inclusão e Tecnologia – REATIBA, na FIEP em Curitiba

6 artigos escritos

1 artigo aceito no Seminário Internacional de Educação Afirse 2011, em Paris

Page 38: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

38

Sinergia Responsável

SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTALVoluntariado Interno

Objetivos do Milênio 7, 8

Princípios do Pacto Global 1, 3, 10

PRME 6

O projeto Sinergia Responsável promove a atuação de colabores do instituto nas áreas de responsabilidade social e sustentabilidade. Pois para a sustentabilidade existir e acontecer precisamos de pessoas engajadas e que acreditam num futuro melhor. O projeto tem voluntários das áreas comercial, acadêmica, financeira e desenvolvimento de produtos, além do Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade.

O grupo é corresponsável pela criação e implantação de algumas políticas do ISAE/FGV:

• Política de Gestão Ambiental• Política de Relações no Trabalho• Política de Direitos Humanos e Ação Social• Programa ISAE de Integridade e Combate a Corrupção

Page 39: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

39

Preservação Ambiental

SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTALPreservação Ambiental

Objetivos do Milênio 7, 8

Princípios do Pacto Global 7, 8, 9

PRME 5

Sob muitos aspectos, pode-se dizer que as atividades de qualquer organização demandam e geram elementos que podem interagir e impactar o meio ambiente. Com o propósito de identificar, tomar ciência e controlar os passivos ambientais oriundos das atividades do instituto, o Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade reúne uma série de ações e programas direcionados a gestão ambiental. Essa questão é tratada por meio da Política Ambiental do ISAE/FGV, que descreve nossa responsabilidade com o meio ambiente em diretrizes que auxiliam a gestão em assuntos referentes aos impactos de nossas atividades. A intenção da Política Ambiental é orientar o tratamento das questões ambientais a partir de princípios de sustentabilidade.

EcoeficiênciaNo ISAE/FGV ecoeficiência é considerada filosofia de gestão da organização. Com esse conceito, busca-se reduzir progressivamente o impacto ecológico e a intensidade de utilização de recursos e o desenvolvimento de ações que neutralizem emissões de CO2. O Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade procura sensibilizar e engajar colaboradores, fornecedores, parceiros e público em geral para que adotem atitudes responsáveis que contribuam para redução, reutilização e reciclagem de resíduos.

Plano de Gerenciamento de Resíduos SólidosO Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um conjunto de procedimentos de gestão que visa o correto gerenciamento de resíduos produzidos no instituto. O plano aborda todas ações necessárias para minimizar a geração de resíduos, bem como todos procedimentos a serem adotados em segregação, coleta, classificação, acondicionamento, armazenamento, transporte, reciclagem, reutilização e disposição final de resíduos – ou seja, o ciclo completo. Todo lixo gerado no ISAE/FGV tem uma destinação final correta e certificada.

Inventário de Gases do Efeito EstufaO primeiro passo para que uma empresa colabore para o combate ao aquecimento global é a elaboração de um inventário de emissões de gases de efeito estufa. O desenvolvimento do inventário de gases do efeito estufa pelo Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade e Setor Administrativo, além de revelar o perfil de nossas emissões, fornece subsídios para o acompanhamento de nossa política ambiental.

Page 40: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

40

Programa Ecorrelações

SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTALPrograma Ecorrelações

Objetivos do Milênio 1–8

Princípios do Pacto Global 7, 8, 9

PRME 6

O programa visa ampliar as formas de relacionamento com os diferentes púbicos do ISAE/FGV com a promoção da sustentabilidade, contribuindo para a construção de uma rede articuladora do desenvolvimento sustentável pautado por ética, transparência, compromisso social e respeito ao meio ambiente, fortalecendo relações com stakeholders. Os projetos desenvolvidos pelo programa são:

Projeto Turma SustentávelBusca fomentar discussões sobre a problemática ambiental nas salas de aula. Foi iniciado por meio de um linha editorial publicada quinzenalmente nos murais de cada sala de aula. Os alunos são sensibilizados a adotar uma postura sustentável para minimizar o impacto ambiental de suas atividades. A perspectiva editorial contempla entrevistas com alunos, resultados de pesquisas, dicas e outros conteúdos relacionados a educação ambiental e cidadania corporativa.

Oficinas de Educação Ambiental As oficinas transmitem informação aos colaboradores sobre a questão ambiental e suas interfaces com o desenvolvimento sustentável. As discussões contribuem para promover integração entre áreas e propiciar um clima organizacional favorável a inovação e comprometimento com os propósitos de responsabilidade e sustentabilidade do instituto.

Em 2011 foram realizadas as seguintes oficinas:

• Educação Ambiental e a Responsabilidade Socioambiental. Facilitador: Lucilene Del Faro. Londrina, janeiro de 2011.• Matrizes Energéticas e Fontes Alternativas. Facilitador: Lucia Aparecida dos Santos Almeida. Londrina, abril de 2011.• O Gerenciamento de Resíduos Sólidos no ISAE. Facilitador: Rosalba Adriane da Rosa. Londrina, maio de 2011. • Oficina de Educação Ambiental. Facilitador: Lizandra Torres. Curitiba, outubro de 2011.

Page 41: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

41

Projeto Pegada Ecológica O projeto contribui para que colaboradores do ISAE/FGV adotem estilos de vida sustentáveis. Por meio dos canais de comunicação interna – em que são problematizadas questões como alimentação, consumo e transporte – os colaboradores são informados sobre como reduzir suas pegadas ecológicas e ter um estilo de vida equilibrado. O incentivo ainda acontece com entrevistas e depoimentos dos próprios colaboradores, os quais relatam estilos de vida que contribuem para a sustentabilidade do planeta.

Workshop Negociação SustentávelRealizado em novembro no ISAE/FGV Londrina, o evento foi conduzido a partir da metodologia do jogo Negócio Sustentável, que tem por objetivo estimular uma nova forma de pensar, agir e gerar riquezas no ambiente de negócio de uma economia global. No jogo, a lucratividade sustentável é a competência de negociar simultaneamente cinco recursos: pessoas, recursos naturais, moeda, conhecimento e tecnologia. O workshop é uma iniciativa do ISAE/FGV e da ADETEC (Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Londrina) para a Semana Global de Empreendedorismo.

Page 42: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

42

Campanhas Internas

SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTALCampanhas Internas

Objetivos do Milênio 7, 8

Princípios do Pacto Global 7, 8, 9

PRME 3

A cidadania corporativa é um conceito por meio do qual o ISAE/FGV estimula seus diferentes públicos para o engajamento em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento pessoal e social. Em 2011, o Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade articulou uma série de campanhas que possibilitaram a participação de colaboradores, alunos e professores em ações voltadas à responsabilidade ambiental e ao atendimento de instituições da comunidade do entorno. Entre as campanhas, destacam-se:

Qualidade Máxima Desperdício ZeroPara incentivar o consumo consciente e a racionalização no uso de recursos, ISAE/FGV promove a campanha Qualidade Máxima Desperdício Zero. Durante o segundo semestre de 2011, o instituto divulgou cartazes informativos que orientaram os colaboradores quanto a eficiência energética. Para estimular participação e engajamento interno, houve um sorteio para incentivar colaboradores a disseminarem ideias e dicas de ecoeficiência no ambiente de trabalho.

Campanha do Agasalho: O Negócio é Ser Solidário Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade lançou a campanha para unir esforços de colaboradores, alunos, fornecedores e parceiros em favor da população carente que sofre com os rigores do inverno. Em Londrina, os agasalhos foram encaminhados à Provopar, que doou-os a famílias carentes do município. Em Curitiba, as doações foram feitas para a Casa dos Pobres São João Batista – albergue que atende homens, mulheres e crianças e oferece hospedagem a doentes crônicos e carentes que estão na cidade para tratamento de saúde.

 

Hora do Planeta No dia 26 de março, durante uma hora ISAE/FGV apagou as luzes para ver um planeta melhor. A Hora do Planeta é um ato simbólico promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e população demonstram preocupação com aquecimento global a manter luzes apagadas durante 60 minutos.

Page 43: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

43

Campanha Pirulito MágicoPara comemorar o Dia das Crianças, o Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade, com o apoio da Secretaria Acadêmica, promoveu a campanha Pirulito Mágico. Vários pirulitos foram colocados na portaria do ISAE/FGV e cada um deles trazia o nome de uma criança. Alunos e colaboradores se engajaram na iniciativa e em dois dias todos os doces foram retirados. Mais de 160 presentes foram doados a crianças do Lar O Bom Caminho, Creche São João Batista, Lar Moisés e Núcleo Social Evangélico de Londrina.

Pesquisa Bibliográfica: A Comunicação como Processo Estratégico para a Sustentabilidade O artigo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar como as dimensões comunicacionais podem ser incorporadas por organizações no processo de gestão de sustentabilidade corporativa. O estudo enfatiza a importância do processo para o cumprimento da missão e da conquista dos objetivos organizacionais. O artigo foi submetido e aceito no evento The Ashridge International Research Conference no Reino Unido.

Estudo de Caso: Programa Cultivando Água Boa – Resultados, Modelo de Gestão e seu papel como Referência Mundial Relata a experiência da Itaipu Binacional, maior hidrelétrica do mundo, situada na fronteira entre Brasil e Paraguai. Considerado uma das maiores referências mundiais de sucesso em programas ligados a sustentabilidade, o Programa Cultivando Água Boa foi alvo desse estudo e contou com enfoque especial no modelo de gestão sistêmico participativo e matricial adotado e nos fatores que viabilizam seu sucesso. Em julho de 2011, o presidente do ISAE/FGV, Norman de Paula Arruda Filho, foi convidado a apresentar esse estudo de caso no evento International Conference on Managing in a Global Economy XIV: Global Web of Knowledge da Eastern Academy of Management (EAMI), em Bangalore, Índia.

Page 44: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

44

Agenda Rio+20

ISAE/FGV lançou um hotsite com sua agenda preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A intenção é conscientizar seus diversos stakeholders sobre a importância da conferência e a necessidade de abordar o tema Educação em seus calendário. A agenda foi lançada em novembro e tem divulgado

eventos, treinamentos e atividades envolvendo alunos, professores, parceiros e outros públicos que são diariamente impactados pelas atividades do instituto.

Publicação do artigo “Mais Educação na Rio+20” de Norman de Paula Arruda Filho no jornal Gazeta do Povo (11.11.2011).

Projeto Diálogos Para contribuir na gestão de relacionamento com diversos públicos e oportunizar mais uma ferramenta de diálogo com as partes interessadas, o Projeto Diálogos busca identificar interesses de diferentes públicos em relação às atividades do ISAE/FGV. Por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas, as pessoas têm um canal para que possam ser ouvidas e apreciadas – o que contribui para a melhoria das políticas de relacionamentos da instituição. Em 2011 foi iniciada uma pesquisa para identificar potencialidades e possibilidades de relacionamento com alunos egressos. A partir de um enfoque qualitativo, a pesquisa visa compreender os aspectos valorativos que devem nortear a atuação do ISAE/FGV na gestão de relacionamento com alunos egressos.

Projeto Sustentabilidade em Foco Procura dar visibilidade aos alunos de cursos de pós-graduação e MBAs em suas iniciativas no campo de sustentabilidade. A comunicação da sustentabilidade é exercida por meio da valorização de ações, atitudes e projetos acadêmicos nos veículos de comunicação da instituição. Além disso, para disseminar conhecimento à comunidade em geral, a área de Comunicação e Marketing procura ampliar discussões sobre o tema articulando o relacionamento dos alunos com a imprensa.

Projeto Faça seu Livro Rodar o Mundo Todos os meses, durante a comemoração dos aniversariantes, colaboradores trazem livros que são expostos para empréstimo a quem tiver interesse.

Para subsidiar as atividades preparatórias de participação das organizações que compõem a Rede Brasileira do Pacto Global na Conferência Rio+20, o Comitê Brasileiro do Pacto Global criou um Grupo de Trabalho temporário para apoiar as atividades preparatórias de participação do setor privado no evento. O presidente do ISAE/FGV, Norman de Paula Arruda Filho, é representante do Grupo de Trabalho do evento que é um dos principais acontecimentos na agenda sustentável dos últimos anos.

Page 45: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

45

Programa de Alavancagem de Resultados Sociais – PPRSO programa promove sinergia entre as áreas de trabalho, possibilitando participação no resultado operacional para que trabalhadores obtenham ganho social. Busca aumentar produtividade e desempenho da organização e distribuir resultados na comunidade.

Grupo Focal – Quais são as necessidades quanto à educação empresarial?Busca levantar e estudar atributos considerados importantes que são abordados na avaliação de satisfação de stakeholders em relação a conhecimento e utilização do modelo educacional Perspectivação, entrega de produtos e outros aspectos de interesse.

3º Benchmarking Paranaense de Recursos HumanosISAE/FGV, em parceria com Bachmann & Associados Ltda e Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR), desenvolveu um levantamento que traz resultados da comparação da área de Recursos Humanos das empresas do Paraná. Essa edição do Benchmarking avaliou 11 indicadores, como, por exemplo, absenteísmo, rotatividade e grau de terceirização. O resultado do estudo, que traz um panorama do mercado de recursos humanos das empresas paranaenses, foi baseado em dados de mais de 150 mil colaboradores, de 162 empresas do estado em 2010. O lançamento oficial do relatório ocorreu durante um café da manhã no ISAE/FGV com representantes das organizações envolvidas.

Page 46: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

46

O objetivo do escritório é propor soluções para organizações empresariais, governamentais e institucionais, especialmente nas áreas de Planejamento e Cenários, Gerenciamento de Projetos, Monitoramento e Processos, Melhoria de Desempenho, Governança e Sustentabilidade, e Fusões e Aquisições. A atuação é pautada nos princípios e melhores práticas de sustentabilidade corporativa.

Núcleo de Pensamento Estratégico do ParanáISAE/FGV, por meio de seu Escritório de Sustentabilidade, co-criou e é articulador do Núcleo de Pensamento Estratégico do Paraná, que tem como missão a promoção e a interação multissetorial sistemática entre profissionais da área de planejamento estratégico das principais empresas do Paraná. O principal objetivo é prospectar, disseminar conhecimento e permitir a elevação do nível de maturidade dos planejamentos estratégicos nas empresas, tendo a sustentabilidade como diretriz. O núcleo é formado pelas 15 empresas de maior relevância para os diferentes setores de atividade econômica do estado, sendo também um espaço de diálogo entre academia e empresas públicas e privadas.

Escritório de Sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTALEscritório de Sustentabilidade e

Núcleo de Pensamento Estratégico Objetivos do Milênio 7, 8

Princípios do Pacto Global 1

PRME 4, 5, 6

Page 47: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

47Valorização de Pessoas

Page 48: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

48

Gestão de Pessoas

VALORIZAÇÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas

Objetivos do Milênio 3, 5, 6, 7

Princípios do Pacto Global 1, 3–7, 10

PRME 1, 2, 3, 4, 6

ISAE/FGV defende uma organização humanizada e acredita que uma instituição que investe no desenvolvimento de seus colaboradores tem um diferencial competitivo que agrega valor em empresas bem sucedidas. O compromisso ético, o foco em pessoas e em ações sustentáveis são pressupostos de gestão para geração de resultados.

Código de Ética e Conduta Honestidade, dignidade, respeito amplo, ausência de qualquer conduta discriminatória, lealdade, decoro, zelo, eficácia e consciência dos princípios éticos – esses são os valores maiores que orientam a relação do ISAE/FGV com seus colaboradores e stakeholders. Lançado em agosto de 2010, o Código de Ética e Conduta é um documento que compõe o Manual de Integração do instituto e busca ser uma referência para conduta pessoal e profissional de todos colaboradores – independente de cargo ou função – de forma a tornar-se um padrão de relacionamento interno e com os diversos segmentos da sociedade.

Seleção Os critérios de seleção de novos talentos são baseados no princípio ético da transparência e defendem o ingresso de profissionais qualificados, que apresentam comportamentos alinhados

aos valores da instituição. Para ingresso e promoções, são realizados processos seletivos por competência nos quais se prioriza o recrutamento interno. Isso permite a valorização dos talentos e oportuniza o crescimento organizacional. Nos processos seletivos também é valorizado o “jeito ISAE de ser”: bom humor, respeito mútuo,

envolvimento, visão sistêmica e responsividade. O novo colaborador passa por um programa de integração que prevê alinhamento com os gestores de todas as áreas estratégicas, buscando visão global, entendimento do negócio e integração com a equipe interna.

ISAE/FGV acredita que, para a sustentabilidade existir e acontecer, é necessário um clima organizacional favorável ao desenvolvimento de pessoas engajadas com a temática e preocupadas com o futuro. Pensando nisso, novos colaboradores são informados sobre a participação da instituição em movimentos globais (como Pacto Global, PRME e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), e também sobre o papel dos funcionários no alcance das metas pactuadas. O momento é propício para engajar, integrar, informar e sensibilizar o colaborador.

Page 49: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

49

Programa Jovem AprendizEm 2011 ISAE/FGV aderiu ao Programa Jovem Aprendiz, contribuindo com o desenvolvimento e investimento no futuro das novas gerações de profissionais. Por meio do Programa CIEE Adolescente Aprendiz, o instituto contratou cinco jovens aprendizes com idades entre 15 a 16 anos. Essa iniciativa tem o objetivo de preparar os jovens profissionais para o mercado de trabalho e proporcionar inclusão social.

Treinamento e DesenvolvimentoOs programas de T&D são gerenciados por meio da Academia ISAE, que visa promover o desenvolvimento de competência dos colaboradores em um ambiente de aprendizado, construção, atualização e formação de novos talentos alinhados à excelência da empresa. Os programas são sustentados pelos objetivos estratégicos de Aprendizagem e Crescimento do ISAE/FGV: construir ambientes de aprendizagem e crescimento, aprimorar talentos, valorizar e reconhecer talentos. Em

2011 foram realizadas mais de 10 mil horas de treinamento – aproximadamente 100 horas por colaborador no ano.

Programas de Desenvolvimento de Liderança e EquipesISAE/FGV realizou o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) e o Programa de Desenvolvimento de Equipes (PDE). PDL envolve todos os níveis de gestão, trabalhando o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, com foco em excelência em gestão. PDE promove atividades voltadas para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho e busca participação de todos colaboradores do instituto. Após a realização do treinamento, considerando um período previamente determinado, é aplicada a avaliação de eficácia para mensurar resultado e aplicabilidade prática do conhecimento adquirido.

ISAE/FGV realiza treinamentos técnicos, comportamentais, culturais, de aperfeiçoamento profissional e multiplicação do conhecimento interno. Em 2011 foram realizados programas de desenvolvimento de equipes e lideranças, curso de idiomas, curso de Libras, comunicação escrita e oratória, incluindo participação em cursos de MBA e atividades voltadas a gestão do conhecimento.

Page 50: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

50

Desafio ISAEFerramenta de gestão do conhecimento corporativo que desenvolve aprendizagem organizacional e formação de competências. No ano de 2011 o programa teve foco em projetos estratégicos. Compartilhando com todos colaboradores os objetivos e ações realizadas, o Desafio ISAE estimulou a participação interna com contribuições para alcance de metas de projetos estratégicos.

BenefíciosISAE/FGV oferece a seus colaboradores os seguintes benefícios: • Plano de Saúde• Assistência Odontológica• Seguro de Vida, Emergências Médicas• Auxílio Refeição ou Alimentação• Auxílio Educação (Graduação e Pós-graduação)

Pesquisa de Satisfação do Cliente Interno Pesquisa aplicada anualmente que tem por objetivo avaliar satisfação em relação a processos e áreas, assim como construir ações que possibilitem melhorar relações de trabalho e o valor percebido por clientes internos e externos.

Avaliação de Competência e Desempenho ISAE/FGV realiza anualmente avaliação de desempenho dos colaboradores, os quais recebem feedback formal dos gestores, alinhando expectativas e oportunidades de crescimento com foco em desenvolvimento de competências. Além da avaliação anual, líderes são incentivados a realizarem feedback continuo com a equipe.

Page 51: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

51

Comunicação internaEntre os valores do ISAE/FGV estão Comunicação Clara e Completa, e Transparência. O colaborador tem acesso a todas as informações de campanhas, programas, projetos, ações, processos e estratégias da instituição. É assegurado um canal livre de comunicação com gestores e diretoria. As portas estão abertas para o diálogo e contribuições de todos colaboradores. Em 2011, o instituto deu início ao Programa de Desenvolvimento Pessoal em Comunicação.

Qualidade de Vida ISAE/FGV busca proporcionar um ambiente saudável para os colaboradores. A emrpesa oferece programa de ginástica laboral (Quick Massage e Pilates), sala de convivência e acompanhamento periódico preventivo da saúde do colaborador por órgãos competentes. Há também um programa de palestras orientadoras, que são pautadas em resultados evidenciados no acompanhamento de saúde de colaboradores, para proporcionar um clima de abertura e participação de todos na organização.

Sala de ConvivênciaISAE/FGV, pensando sempre no bem estar do colaborador, inaugurou a Sala de Convivência. Esse novo espaço tem função de proporcionar reposição de energias, relaxamento, leitura, acompanhamento de projetos estratégicos e integração entre colaboradores em horários de intervalo.

Para fortalecer os processos comunicativos no âmbito interno, em 2011 ISAE/FGV promoveu uma série de iniciativas com o objetivo de propiciar o diálogo e a efetividade comunicativa. Entre as ações, destaca-se o Programa de Desenvolvimento Pessoal em Comunicação, realizado em agosto e com participação de profissionais de diferentes áreas.

Page 52: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

52 Diálogo

Page 53: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

53

Comunicação com Stakeholders

DIÁLOGO Comunicação com Stakeholders

Objetivos do Milênio 1–8

Princípios do Pacto Global 1, 3

PRME 5, 6

Portal da SustentabilidadeCom foco no relacionamento ético e transparente com stakeholders, o portal reúne informações sobre eventos, notícias, ações, políticas e programas ligados a sustentabilidade. Ao deixar todos estes dados acessíveis na internet, a intenção é comunicar, prestar contas e possivelmente influenciar a gestão de outras organizações neste mesmo sentido. Além disso, pesquisas, estudos e relatórios de progresso relacionados ao Pacto Global e aos Princípios para Educação Empresarial Responsável estão disponíveis para servir de referência a instituições. O portal foi lançado em dezembro de 2010 e, durante o ano de 2011, foram realizadas alterações para maior eficácia comunicativa com públicos de interesse.

TV ISAE Criada no final de 2010, a TV ISAE é mais um canal de comunicação com públicos externos. Dirigida a parceiros, clientes, fornecedores, alunos, egressos, empresários, comunidade em geral, a TV visa informar ações, mostrar nossos talentos, expor opiniões e provocar reflexão. A

programação de 2011 teve 32 entrevistas realizadas com especialistas – professores, alunos ou egressos. Os temas são relacionados a gestão e cenário econômico e as edições são semanais.

Revista PerspectivaPublicação online bimensal dirigida a alunos e egressos do ISAE/FGV, a Revista Perspectiva é distribuída para mais de 60 mil contatos. Com o objetivo de divulgar o conhecimento produzido por professores, alunos, ex-alunos e empresas incubadas, o conteúdo aborda diversos temas relacionados a gestão, incluindo casos e pesquisas. Alunos e professores são fontes frequentes de reportagens, o que reforça a qualidade de profissionais que estudam e lecionam no instituto.

Page 54: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

54

Encontro MarcadoISAE/FGV realizou o 12º Encontro Marcado, com a palestra “Fusões e Aquisições para Empresas Familiares”, por Deodato Volpi Neto, CEO da consultoria Open Point Partners, especializada em prospecção, valuation e advising para empresas familiares que passam por processos de fusão e aquisição. Local: Teatro PaiolData: 13.07.2011

Case Story para PRME International Guide ISAE/FGV foi uma das escolas de negócio escolhidas para enviar um case ao Inspirational Guide, que está sendo produzido pela ONU e será divulgado durante Fórum Global PRME na Rio+20. A contribuição aborda implementação e disseminação do PRME no Brasil.

Rodada de NegóciosISAE/FGV promoveu a 4ª edição da Rodada de Negócios que abordou o tema rede de contatos. Ter uma extensa lista de contatos é o que garante o sucesso de um empresário. Para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho ou novos rumos para sua empresa, a ampliação da rede de relacionamento profissional pode ser o primeiro passo para alcançar esses objetivos. Local: ISAE/FGV CuritibaData: 21.09.2011

Page 55: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

55

Eventos Relacionados a Sustentabilidade

DIÁLOGO Eventos Relacionados a Sustentabilidade

Objetivos do Milênio 8

Princípios do Pacto Global 1, 7, 8, 9

PRME 1, 4, 5, 6

Palestra “Responsabilidade Global e Desenvolvimento Sustentável”, para alunos da Moore School of Business da University of South Carolina – mestrandos que cursam International Master of Business Administration (IMBA) para participar da nona edição do programa Doing Business in Brazil.Local: ISAE/FGVData: 11.04.2011

ISAE promoveu a institucionalização da Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação, cujo objetivo principal é ser um centro de referência disseminador dessa cultura. O objetivo é desenvolver nas pessoas um perfil empreendedor para que criem, conduzam e implementem o processo criativo de elaborar novos planos de vida, trabalho, estudos e negócios.Local: ISAE/FGVData: 13.04.2011

Palestra “A Globalização, a Tomada de Decisão e o Desafio da Gestão Empresarial no III Milênio”, ministrada pelo professor Luiz Fernando Silva Pinto. Local: ISAE/FGVData: 27.04.2011

Workshop de Projetos e Processos para todos colaboradores. A orientação baseada em processos envolve preocupação constante com otimização de recursos, tendo em vista alcance e superação de padrões referenciais de desempenho.Local: ISAE/FGVData: 28.04.2011

Solenidade de encerramento do programa Doing Business in Brazil IX – a Brazilian Cross‐Cultural Training Experience, fruto da parceria entre ISAE/FGV e Moore School of Business (EUA). Local: ISAE/FGVData: 29.04.2011

 

Page 56: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

56

Any Doubt. Evento promovido pelo Programa Uaná com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o programa de voluntariado a alunos e colaboradores do ISAE/FGV. O evento teve uma apresentação sobre o programa, seus objetivos e forma de inscrição. Local: ISAE/FGVData: 09 e 12.05.2011

Palestra “A Economia Mexicana e as Oportunidades de Negócios com o Brasil”. Ministrada por Miguel Montoya, diretor da Escola de Pós-Graduação do campus Guadalajara do Tec Monterrey. Local: ISAE/FGVData: 01.06.2011

Café da manhã “Prevenção e Planejamento na Gestão Trabalhista”. O evento foi promovido pelo ISAE/FGV e pelo escritório de advocacia Célio Neto Advogados, com o apoio da Operativa RH. Três palestras foram ministradas:- “Responsabilidade Civil Pré-Contratual em Direito do Trabalho” com o coordenador da Escola da Magistratura do Trabalho no Paraná, Luciano Augusto de Toledo Coelho. - “O exercício do poder de comando do empregador na execução do contrato”, ministrada pelo especialista em Direito e Processo do Trabalho, Iros Reichmann Losso. - “Responsabilidade do empregado e do empregador pós-contrato de trabalho”, por Célio Pereira Oliveira Neto, mestrando e especialista em Direito do Trabalho. Local: ISAE/FGVData: 10.06.2011

Gestão do Conhecimento Corporativo. Academia ISAE – Apresentação de tendências sobre sustentabilidade apresentadas na Conferência Internacional Cidades Inovadoras. Palestra aos colaboradores do ISAE, por Bárbara Dunin. Local: ISAE/FGVData: 19.06.2011

Evento “Conexões Empreendedoras”. Iniciativa para posicionar voluntários do Programa Uaná frente às demandas de jovens microempreendedores de comunidades carentes. Local: ISAE/FGVData: 19.06.2011

Almoço de Negócios. Colaboradores do ISAE/FGV Londrina se reuniram para o tradicional almoço de negócios da unidade, ocasião que promoveu engajamento para realizar campanha beneficente de arrecadação de agasalhos.Local: ISAE/FGVData: 22.06.2011

Page 57: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

57

“Diálogos da Cátedra”. Como pauta desta reunião da Cátedra Ozires Silva, o engenheiro Irajá Ribas, representante de Ozires Silva, ministrou palestra sobre “O Apagão de Talentos e o Desafio da Educação no Brasil”. Local: SENAI/SESI da Cidade Industrial de Curitiba (CIC)Data: 05.07.2011

Encontro Marcado com “Fusões e Aquisições para Empresas Familiares”. O evento teve palestra de Deodato Volpi Neto, CEO da consultoria Open Point Partners, especializada em prospecção, valuation e advising para empresas familiares que passam por processos de fusão e aquisição. O ingresso foi um quilo de alimento.Local: Teatro Paiol, CuritibaData: 13.07.2011

Reunião Extraordinária da Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis. O encontro teve a presença especial do Deputado Ângelo Vanhoni, relator no Plano Nacional de Educação.Local: ISAE/FGVData: 11.08.2011

Reunião da Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis. A primeira edição temática do encontro teve a palestra do representante do Sebrae, Ricardo Dellaméa, sobre o tema “Criação de um Ambiente Favorável ao Empreendedorismo e à Inovação”. Local: ISAE/FGVData: 01.09.2011

4ª Edição da Rodada de Negócios em Curitiba. Para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho ou novos rumos para sua empresa, a ampliação da rede de relacionamentos pode ser o primeiro passo para alcançar esses objetivos. As empresas convidadas são distribuídas em mesas redondas, nas quais cada uma delas se apresenta para as demais empresas participantes. Local: ISAE/FGVData: 21.09.2011

Palestra “Relações de Negócios entre o Brasil e os Estados Unidos”, por James Ferrer Jr., diretor do Centro para Assuntos da América Latina (CLAI). Local: ISAE/FGVData: 07.10.2011

“Inspiração, Investimento e Impacto – Ferramentas Estratégicas para Geração de Renda e Estabelecimento de Parcerias”, em parceria com Instituto GRPCOM e Aliança Empreendedora. Local: ISAE/FGVData: 07 e 08.11.2011

Page 58: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

58

Reunião da Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis. O encontro teve por objetivo alinhar a agenda dos projetos da Cátedra para 2012.Local: ISAE/FGVData: 10.11.2011

3º Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos. ISAE/FGV, em parceria com Bachmann & Associados Ltda e Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR), desenvolveu um levantamento que traz resultados da comparação da área de Recursos Humanos das empresas do Paraná. Essa edição do Benchmarking avaliou 11 indicadores, como, por exemplo, absenteísmo, rotatividade e grau de terceirização. O resultado do estudo, que traz um panorama do mercado de recursos humanos das empresas paranaenses, foi baseado em dados de mais de 150 mil colaboradores, de 162 empresas do estado em 2010. O lançamento oficial do relatório ocorreu durante um café da manhã no instituto com representantes das organizações envolvidas. Local: ISAE/FGVData: 10.11.2011

Primeiro Encontro da Rede Brasileira de Signatários PRME. O objetivo do encontro foi reunir todos signatários PRME do país para lançar uma agenda da rede brasileira, que tem objetivo de compartilhar informações, experiências, melhores práticas e estabelecer parcerias para pesquisa e produção científica.Local: ISAE/FGVData: 28.11.2011

Treinamento para Elaboração da Comunicação sobre o Progresso dos Princípios do Pacto Global. A capacitação foi promovida pelo Pacto Global e Global Reporting Initiative (GRI) e buscou promover um diálogo inicial sobre como as estratégias de relatoria podem ser beneficiadas conjuntamente. Local: ISAE/FGVData: 29.11.2011

Page 59: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

59

Participação de membros do ISAE/FGV em eventos externos nacionais e internacionais

Cerimônia de posse do novo CEO da Fundação Araucária, Paulo Brofman. Participante: Rebecca Giese.Local: CIETEPData: 01.02.2011

“Almoço Diálogo & Inovação”, com a palestra “Empreendedorismo de Alto Impacto – Condições que Fazem as Pessoas Empreenderem no Brasil por Necessidade ou Oportunidade”, ministrada por Lucas Melman, diretor de operações da Endeavor Brasil. Participante: Rebecca Giese.Local: Restaurante Tecnoparque ExecutivoData: 22.02.2011

Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade realizou visita no Instituto Ecometrópole com alunos de pós-graduação em Administração de Empresas e MBA em Gerenciamento de Projetos. A visita marcou o início da assessoria voluntaria pelo Programa Uaná. A organização londrinense atua norteada pelo conceito de ecocidadania, cuja proposta tem por objetivo mobilizar pessoas à gestão compartilhada dos principais problemas urbanos e ambientais do município.Local: Londrina, PRData: 02.03.2011

Primeira reunião do ano do Comitê Brasileiro do Pacto Global para discutir o Planejamento Estratégico do Comitê. Participante: Norman de Paula Arruda Filho. Local: Promon EngenhariaData: 16.03.2011

Workshop de lançamento do Índice de Sustentabilidade Empresarial 2011 (ISE), BM&FBovespa e GVces. Participante: Barbara Dunin.Local: São PauloData: 17.03.2011

Meio Ambiente e Comunicação: Desafios de um Mundo Sustentável – uma Encruzilhada Civilizatória”, ministrada por Rodrigo da Rocha Loures, presidente da FIEP. Participante: Tiago Garcia. Local: Universidade Estadual de LondrinaData: 25.03.2011

Lançamento da publicação “Relação de Gêneros na Indústria” Metodologia SESI em prol da equidade. Participante: Tiago Garcia.Local: Londrina, PRData: 29.03.2011

Page 60: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

60

CR3 – The Power of Responsibility. Evento realizado em parceria com Audencia Nantes School of Management e Hanken School of Economics. ISAE/FGV participou da mesa redonda Responsible Management Education: Beyond Complacency and Contestation. Participante: Lígia Martins. Local: Helsinki, FinlândiaData: 08 e 09.04.2011

Reunião do Comitê Brasileiro do Pacto Global. Participantes: Norman de Paula Arruda FilhoLocal: Park Suites – ITCData: 19.04.2011

O superintendente do ISAE/FGV, Norman Arruda Filho, visitou a Senadora da República Gleisi Hoffmann (PT-PR). A pauta do encontro – que ocorreu no gabinete da senadora em Brasília – incluiu políticas voltadas a iniciativas de intercâmbio entre executivos brasileiros e profissionais que atuam no exterior, e parcerias com instituições de ensino localizadas em diversos países. Essas ações têm objetivo de promover maior interação entre Brasil e outras economias, além de preparar executivos brasileiros para atuar em novos mercados.Local: Brasília, DFData: 27.04.2011

Seminário ISO 26000 – Uma Perspectiva Gerencial e Integrada da Responsabilidade Social. Evento promovido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas. Participante: Bárbara Dunin.Local: FGVData: 27.04.2011

Workshop de Projetos e Processos a todos colaboradores do ISAE/FGV. A orientação baseada em processos envolve a preocupação constante com a otimização de recursos, tendo em vista alcance e superação de padrões referenciais de desempenho.Local: ISAE/FGVData: 28.04.2011

Mesa Redonda “Comunicação, Educação e Cidadania Ambiental” promovida pelo Grupo de Estudos Avançados sobre Meio Ambiente (GEAMA) com participação da promotora do Meio Ambiente de Londrina, Solange Vicentin, o advogado Carlos Levy e o jornalista e representante da ONG MAE, Marcelo Frasão. Participante: Tiago Garcia.Local: LondrinaData: 29.04.2011

 

Page 61: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

61

Feira Paranaense de Negócios entre Empresas, Universidades e Instituições de Pesquisa – INOVATEC 2011. O tema do evento foi “Negócios para Transformar Conhecimento em Inovação”. Participante: Marcelo Reis.Local: CIETEPData: 04 a 06.05.2011

Solenidade de inauguração da Unidade de Transplante de Medula Óssea e da nova Ala de Internação do Serviço de Hematologia e Oncologia do Hospital Pequeno Príncipe. Participante: Rebecca Giese.Local: Hospital Pequeno Príncipe, CuritibaData: 09.05.2011

Reunião do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG), realizada na Braskem. Participante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: São PauloData: 10.05.2011

Café da Manhã 10 anos do Instituto GRPCOM. O evento teve palestra de José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho, sobre o tema “Papel Social da Mídia”. Participante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: Graciosa Country Club, CuritibaData: 11.05.2011

Palestra “O Impacto no Comércio e outros Segmentos”, ministrada por Mário Celso Cunha, Secretário de Estado de Assuntos da Copa do Mundo da FIFA de 2014. Participante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: Associação Comercial do Paraná, CuritibaData: 11.05.2011

Conferência Internacional Cidades Inovadoras (CICI) promovida pela FIEP. O evento envolveu palestrantes dos cinco continentes e reuniu mais de três mil participantes em prol da construção de um novo ambiente urbano. Participante: Norman de Paula Arruda Filho e Bárbara Dunin. Local: CuritibaData: 17 a 20.05.2011

Lançamento da Revista CRIE – Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Participante: Rebecca Giese.Local: CIETEP, CuritibaData: 19.05.2011

Page 62: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

62

II Jornada de Administração da FESP – Os Aspectos da Sustentabilidade na Administração. Participante: Angela Finck .Local: Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), CuritibaData: 19.05.2011

IV Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental – Novos Paradigmas para a Sustentabilidade. Evento promovido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento – ABTD/PR. Participante: Tiago Garcia.Local: LondrinaData: 20 e 21.05.2011

Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário - “Fazer para Mudar – Novas perspectivas para a responsabilidade social corporativa através do apoio do empreendedorismo comunitário. Palestra com Susy Yoshimura, da Natura, Rodrigo Brito da Aliança Empreendedora. Participante: Angela Finck.Local: CIETEPData: 24.05.2011

Café da Manhã da ADVB. Palestra: “Conteúdo Gerado pelo Consumidor e Novas Mídias: Impactos sobre o Branding, as Estratégias e as Relações de Mercado”, por Michael Solomon, professor de Marketing da Saint Joseph´s University (EUA). Participante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: Hotel PestanaData: 24.05.2011

Business Education in 2025 – EFMD (European Foundation for Management Development). O evento debateu sobre as principais tendências na gestão das Escolas de Negócio até 2025. Participante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: Bruxelas, BélgicaData: 05 a 08.06.2011

2011 PRME Summit. O evento contou com a presença de instituições de ensino para trocar experiências sobre a adesão aos Princípios para Educação Empresarial Responsável (PRME). Participante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: Bruxelas – BélgicaData: 05 a 08.06.2011

Lançamento do Movimento Vento Pró-UFPR. O movimento visa a remodelação do prédio da Universidade Federal do Paraná e comemoração dos seus 100 anos de existência. Participante: Dr. Norman de Paula Arruda Filho Local: Reitoria UFPRData: 13.06.2011

Page 63: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

63

Congresso Internacional de Educação AFIRSE (L’Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education). Na ocasião foi apresentado o artigo “PVC Mobilier Pour L´Indépendance Et L´Inclusion Sociale des Enfants Souffrant de Troubles Neuromoteurs”. Participantes: Regina Lopes.Local: AFIRSE, Paris Data: 14 a 17.06.2011

Eastern Academy of Management – International Conference on Managing in a Global Economy XIV: Global Web of Knowledge (EAMI). Neste evento, o presidente do ISAE/FGV foi convidado para apresentar o estudo de caso sobre o Programa “Cultivando Água Boa”, projeto da Itaipu Binacional. Participante: Norman de Paula Arruda FilhoLocal: Bangalore, ÍndiaData: 26 a 30.06.2011

I Encontro da Universidade Petrobras com a Comunidade Acadêmica do Paraná. O evento teve o objetivo analisar as tendências e necessidades da Companhia na formação e qualificação de seu corpo técnico e gerencial, bem como divulgar possibilidades das instituições paranaenses se consolidarem como parceiras de valor da Universidade Petrobras. Participante: Rebecca Giese, Simone Domorato.Local: REPARData: 29.06.2011

Lançamento do Movimento Paraná Educar para Sustentabilidade. Palestra proferida por Leonardo Boff. Participantes: Rebecca Giese, Angela Finck, Jakelyne Mota, Vera Carvalho.Local: CIETEPData: 02.08.2011 Kleber Puchaski: “(Re)inventar o negócio com Design Thinking”. Workshops Endeavor. Participante: Angela Finck.Local: CIETEPData: 03.08.2011

37º Edição do Congresso Nacional de Recursos Humanos, com a temática “Gente em Ação – Produzindo Resultados”. Participante: Danielle Hernandes, Marlon Souza e Tânia Lopes.Local: São Paulo Data: 15 a 17.08.2011

3rd Annual International Conference – A Dialogue on Emerging Economies, Enterprise and Society: What might make the music stop?. Participante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: Grand Hyatt Hotel, São PauloData: 16.08.2011

Page 64: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

64

Workshop Negociação Sustentável. Evento promovido pela Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região (ADETEC). Participante: Tiago Garcia.Local: SESI/FIEP Data: 17 e 18.08.2011

Workshop SEBRAE/PR 2022. O evento discutiu a formação de empreendedores de sucesso que possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Participante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: Hotel Mabu Parque ResortData: 26.08.2011

Reunião do Comitê Brasileiro do pacto Global (CBPG). Participante: Barbara Dunin.Local: Associação Comercial do Paraná (ACP)Data: 15.09.2011

Top Innovation 2011. Aprender a língua da inovação e discutir as tendências mundiais em tecnologia e novas soluções para processos inovadores eram as questões que estavam em pauta no evento deste ano. Participantes: Aneli Silva, Simone Domorato, Jakelyne Mota, Cristiana Moreira.Local: CIETEPData: 21 e 22.09.2011

Encuentro Iberoamericano sobre Desarrollo Sostenible. Participante: Norman de Paula Arruda Filho. Local: FGV, São PauloData: 17.10.2011

Prêmio Ser Humano Paraná 2011. Participante: Norman de Paula Arruda Filho. Local: ISAE/FGVData: 19.10.2011

XLVI Assembléia Anual do CLADEA. O tema do evento foi “Inovação e Desenvolvimento Empresarial: Futuro Econômico da America Latina”. Participante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: Porto RicoData: 20 a 23.10.2011

Reunião da ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade – Grupo Sul). Participante: Angela Finck. Local: Estação Business SchoolData: 24.10.2011

Page 65: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

65

10º Seminário em Gerenciamento de Projetos da UTFPR. Visão de Futuro para o Gerenciamento de Projetos e Empreendimentos. Participante: Angela Finck.Local: Museu Oscar Niemeyer Data: 26.10.2011

Lançamento do Livro “Ozires Silva – Um Líder da Inovação”. Elaborado por Décio Fischetti, a obra descreve os momentos do líder durante a criação da Embraer, na Escola da Aeronáutica, como Ministro do Governo Collor e sua ligação com a biotecnologia. Participante: Norman de Paula Arruda Filho. Local: São Paulo Data: 17.11.2011

Empreender é 10. O encontro foi organizado pelo Comitê Londrinense da Semana Global de Empreendedorismo (do qual ISAE/FGV é integrante) e teve participação de 10 empreendedores que descreveram suas trajetórias de sucesso. Participante: Tiago Garcia.Local: SESI, Londrina Data: 22.11.2011

VI Formatura das Miniempresas do Programa Junior Achievement Paraná. Representante do Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade do ISAE/FGV foi convidado para compor a mesa principal e fazer a entrega da premiação. Participante: Tiago Garcia. Local: Village Eventos, Londrina Data: 14.12.2011

 

Page 66: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

66

Palestras proferidas por representantes do ISAE/FGV

“Responsabilidade Social e Sustentabilidade – Pacto Global: Boas Práticas no Brasil” para alunos da Moore School of Business. Palestrante: Angela Finck. Local: ISAE/FGVData: 11.01.2011

“O Planejamento Urbano de Curitiba e o Papel da Escola de Negócios na Formação de Profissionais Comprometidos com a Sustentabilidade”. O evento foi dirigido a uma comitiva de alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Palestrante: Sérgio Pires – Núcleo de Ações Internacionais. Local: ISAE/FGVData: 19.05.2011

“O Papel da Liderança, Pacto Global, PRME”. Palestrante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: Empresa DuratexData: 16.06.2011

Apresentação de Estudo de Caso sobre o programa “Cultivando Água Boa”, a convite da Eastern Academy of Management International (EAMI), na Conference on Managing in a Global Economy XIV: Global Web of Knowledge, na Índia. A palestra apresentou a análise científica e avaliou resultados provenientes de inovações geradas pelo modelo de gestão do programa – que prevê ações que vão desde recuperação de microbacias e proteção de matas ciliares e biodiversidade até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos na concepção ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente. Palestrante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: Bangalore, ÍndiaData: 26 a 30.06.2011

Page 67: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

67

Encontro Executivo – Gestão para a Sustentabilidade Empresarial. O encontro visou propiciar reflexão e debate entre a alta liderança da Companhia para definir caminhos que contemplem a gestão socialmente responsável e sustentável nos negócios e nos diálogos com as partes interessadas. O tema foi “A Liderança do Presente responsável pelo Futuro” e “A Sustentabilidade como Fator de Geração de Valor ao Acionista e à Sociedade e Espaço para Diálogo” com o Conselho e Diretoria. Palestrantes: Norman de Paula Arruda Filho e Rubens Mazzali, economista chefe do Escritório de Sustentabilidade ISAE/FGV. Local: COPEL – Instituto Ermínia Sant’AnaData: 26.07.2011

“Caso ISAE/FGV: A Experiência de Gerenciar uma Instituição de Ensino que aderiu aos Princípios para Educação Empresarial Responsável da ONU”. Global Fórum América Latina (BAWA GFAL). Palestrante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: ISAE/FGV Data: 31.08.2011

Palestra “Educação – Métodos Capazes de Gerar Soluções em Escala” no 8º Seminário Internacional de Responsabilidade Internacional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Abordou o novo papel das instituições de ensino na formação de profissionais capazes de liderar transformações importantes para a consolidação da Economia Verde, e apresentou experiências do ISAE/FGV transmissão de valores de sustentabilidade a seus diversos stakeholders. Palestrante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: Belo HorizonteData: 19 a 21.10.2011

Palestra “Pacto Global e PRME”. A convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) o presidente do ISAE/FGV proferiu palestras às instituições de Londrina e Maringá, no interior do Paraná. As palestras abordaram a importância de proporcionar uma educação voltada aos valores da sustentabilidade e formar profissionais capazes de atuar em um mercado que cada vez mais premia organizações sustentáveis. Palestrante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: Maringá e Londrina Data: 08.11.2011

II Encontro de Educação para Sustentabilidade. O evento foi uma realização da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário Senac em parceria com PROCAM-USP e a Faculdade de Educação da USP. Teve por objetivo ampliar a discussão sobre o papel das escolas de administração na formação de uma geração de administradores com o desafio de enfrentar dilemas socioeconômicos e ambientais em um contexto de novas exigências que têm lugar de destaque na grade curricular das escolas de negócios. Palestrante: Norman de Paula Arruda Filho. Local: São Paulo Data: 01.12.2011

Page 68: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

68

Palestra “Pacto Global e PRME”. A convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) o presidente do ISAE/FGV proferiu palestra de sensibilização sobre o tema na última reunião do conselho no ano. Palestrante: Norman de Paula Arruda Filho.Local: CuritibaData: 09.12.2011

 

Da esquerda para direita: Jonas Haertle (diretor geral do PRME), Norman Arruda Filho (presidente do ISAE) e Miguel Gutierrez (membro do Conselho Internacional da Telefônica)

I Encontro Lationoamericano do PRME

O presidente do ISAE/FGV, Norman Arruda Filho, foi um dos palestrantes no I Encontro Latinoamericano dos Princípios para Educação Empresarial Responsável (PRME). O evento reuniu instituições de educacionais e empresas latino-americanas para debater a formação de profissionais conscientes e capazes de liderar as transformações necessárias para uma nova economia, baseada em valores sustentáveis. A convite do Diretor Geral do PRME, Jonas Haertle, Arruda Filho participou do painel de abertura “Educação Empresarial Responsável na América Latina – Perspectivas Diversas”. Local: IAE Business School, Buenos Aires Data: 06 e 07.12.2011

Page 69: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

69

Participações Institucionais

ISAE/FGV, através de seus gestores, é membro das seguintes iniciativas:

• Fórum de Mudanças Climáticas do Município de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba (PR)• Conselho na UNIETHOS – Educação para Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável• Conselho Editorial da Revista Gestão – ISCTE/INDEG• GT Ethos para a construção da ISO 26000• Conselho de Administração da Universidade Livre do Meio Ambiente do Paraná (UNILIVRE)• Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná (ACP)• Coordenador da Comissão de Educação do Comitê Brasileiro do Pacto Global• Conselho Editorial e de Capacitação na Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec)• Conselho Estratégico do Instituto Christiano Becker: Inovação e Empreendedorismo de Brasília (DF)• Conselho e Diretoria da Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos• Comissão de Avaliação de Projetos da Fundação Araucária • Banca Avaliadora da 9ª edição do Prêmio Ethos-Valor, concurso para Professores e Estudantes Universitários sobre Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável, São Paulo (SP)• Banca Avaliadora da 10ª edição do Prêmio Ethos-Valor, concurso para Professores e Estudantes Universitários sobre Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável, São Paulo (SP)• Conselho Consultivo da Universidade Livre do Comercio, Curitiba (PR)• Banca avaliadora do Start-up Lab, evento da Semana Global do Empreendedorismo, permite que empreendedores de negócios sociais testem suas ideias, Curitiba (PR)• Câmara Temática Estadual do Comércio e Promoção Tecnológica – Copa 2014• Conselho do WTC – Curitiba• Conselho Superior do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial da Federação das Indústrias do Estado do Paraná• Câmara Temática Comercial e de Tecnologia da Secretaria de Estado para Assuntos da Copa do Mundo FIFA 2014• Conselho de Serviços e Cidadania do Instituto GRPCOM

Page 70: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

70

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial do Sistema FIEP foi instalado em dezembro de 2004 com a missão de congregar as potencialidades e competências empresariais para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. O CPCE estabelece mecanismos de apoio às empresas que têm interesse em investir na área socioambiental, bem como orienta sobre o investimento social privado e apóia a formação de empresários paranaenses comprometidos com os Princípios do Pacto Global e dos Objetivos do Milênio. Em 2011, a superintendência do ISAE/FGV recebeu convite para participação no Conselho Superior do CPCE.

Fórum Desenvolve Londrina O Fórum é um movimento criado por força de decreto-lei, composto por entidades e pessoas de diversos segmentos, e que tem por objetivo aglutinar a sociedade organizada e mobilizar a comunidade para o desenvolvimento sustentável de Londrina e região, por meio de atividade permanente de prospecção de futuro e planejamento estratégico. O Fórum Desenvolve lança os cadernos: Manual de Indicadores de Desenvolvimento de Londrina – com dados estatísticos atualizados anualmente - e também um estudo específico, que, em 2011 foi realizado sobre “Adolescentes em Conflito com a Lei – Prevenção, Medidas Socioeducativas e Reintegração”.

Page 71: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

71

Premiações

ISAE/FGV foi premiado na categoria Práticas Inovadoras no 6º Encontro das Coordenações e Conveniadas da Pós-Graduação de Administração de Empresas da FGV. O evento teve por objetivo reunir todas as conveniadas do país e debater as melhores ações realizadas em cada lugar. A ação premiada do instituto foi a apresentação pública dos TCCs, que tem mesa composta por professor orientador, coordenação acadêmica e um profissional do mercado.

Estudantes do ISAE/FGV vencem Jogos de Negócios da FGVAlunos do ISAE Londrina são os vencedores dos Jogos de Negócios da Fundação Getulio Vargas. Para aprimorar a visão estratégica dos estudantes da Pós-Graduação em Administração de Empresas, a FGV organiza anualmente um duelo entre alunos de todo o Brasil da Instituição. A competição utiliza um software de simulação empresarial, o Strategy, que monta um desafio real de mercado para que os alunos solucionem.

Os alunos Barbara Vasconcelos, Jessica Gabriela, Gustavo Baba, Leandro Chiarotti e Marina Viotto, da turma de Pós-Graduação do ISAE/FGV de Londrina, sob a orientação do professor Ricardo Prochet, foram os grandes campeões dos Jogos de Negócios, onde concorreram com mais de 230 equipes do país.

ISAE é premiado no Encontro de Conveniadas da FGV

Page 72: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

72

ISAE/FGV Conquista Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão

Em novembro o instituto recebeu o Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão, do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). Durante a cerimônia, uma placa de reconhecimento foi entregue pelo “Compromisso com a Excelência” – categoria que reconhece organizações adeptas às práticas de gestão estabelecidas pelo Modelo de Excelência de Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O prêmio foi entregue ao presidente do ISAE/FGV, Norman de Paula Arruda Filho. Práticas utilizadas como Planejamento Estratégico, Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade, Auditoria Interna de Qualidade, TV ISAE, Avaliações (disciplinas, professor e infreestrutura), Treinamento e Desenvolvimeto de Colaboradores, Ginástica Laboral foram avaliadas e reconhecidas. A instituição alcançou 250 pontos.

Page 73: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

73

ISAE | BRASILINSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

N O R M A N D E P A U L A A R R U D A F I L H O Presidente

R O B E R T O P A S I N A T ODiretor de Negócios

A N E L I M A R T I N SGestão de Produtos e Soluções

V E R A C A R V A L H O Gestão Acadêmica

C A R L O S P E T E R S E NGestão Comercial

A N T O N I O R A I M U N D OPesquisa

C L E Y T O N C A E T A N O Gestão Administrativa

M A Y R A R U G G I Marketing

E D I N A L D O B A C H E G ATecnologia de Informação

E D U A R D O S C H E R M A KGestão Financeira

T A N I A L O P E SGestão de Pessoas

A N T O N I O R A I M U N D O D O S S A N T O S Gestão de Parcerias

R E B E C C A G I E S E e T I A G O G A R C I AResponsabilidade e Sustentabilidade

P E D R O G O N Ç A L V E SSoluções Corporativas

K A R O L I N Y J O R D Ã OSecretaria Executiva

R E G I N A M A R I A J O P P E R T L O P E SCentro de Inovação Empresarial

R U B E N S M A Z Z A L IEscritório de Sustentabilidade Corporativa

S É R G I O P Ó V O A P I R E SAções Internacionais

Page 74: F U N D A Ç Ã O     G E T U L I O     V A R G A S

PACTO GLOBALOBJETIVOS DO MILÊNIO PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2011

74

ISAE/FGV 2011 – direitos reservados