Fabulas conecta escola

17
E.E.ADVOGADO DEMOSTHENES MARTINS CAMPO GRANDE DE OUTUBRO DE 2011. ALUNO(A): PROfESSORA: CLAUDIA TECNOLOGIA: WALkIRIA

Transcript of Fabulas conecta escola

Page 1: Fabulas conecta escola

E.E.ADVOGADO DEMOSTHENES MARTINS

CAMPO GRANDE DE OUTUBRO DE 2011.

ALUNO(A):

PROfESSORA: CLAUDIA

TECNOLOGIA: WALkIRIA

Page 2: Fabulas conecta escola

Podemos viver num mundo sem violência,preservando as boas amizades,evitando o Bulliyng. Fugindo das más companhias.

Desde que entramos nas escola aprendemos através de textos a importância dos valores morais.

E uma maneira interessante de abordarmos alguns temas do nosso dia a dia serão vistos nas próximas aulas onde utilizaremos entre outros textos :as fábulas.

Page 3: Fabulas conecta escola

A fábula é uma narrativa, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. A fábula pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, que aparecerá na conclusão da história.

A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nesta narrativa alegórica, como por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade” em “A cigarra e as formigas”.

Page 4: Fabulas conecta escola

Quando alguém vai redigir uma fábula deve lembrar-se de ter um ensinamento em mente. Além disso, o diálogo deve estar presente, uma vez que se trata de uma narrativa.

A fábula pode ser exposta oralmente, muitas vezes, a fábula tem apresentado diversas versões para uma mesma história e, por este motivo, o escritor ou interlocutor dá ênfase a um princípio ou outro conforme sua intenção.

Page 5: Fabulas conecta escola

O gato, o galo e o ratinho

Um ratinho vivia num buraco com sua mãe. Depois de sair sozinho pela primeira vez, contou a ela: - Mãe, você não imagina os bichos estranhos que encontrei! Um era bonito e delicado, tinha pêlo muito macio e um rabo elegante, um rabo que se movia formando ondas. O outro era um monstro horrível. No alto da cabeça e debaixo do queixo ele tinha pedaços de carne crua, que balançavam quando ele andava. De repente os lados do corpo dele se sacudiram e ele deu um grito apavorante. Fiquei com tanto medo que fugi correndo, bem na hora que ia conversar um pouco com o simpático. - Ah!, Meu filho! – respondeu a mãe. – Esse seu monstro era uma ave inofensiva; o outro era um gato feroz, que num segundo teria te devorado. (Fábulas de Esopo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1.994. p. 46)

Page 6: Fabulas conecta escola

1-Quanto ao gênero, o texto é

(a) uma fábula (b) um conto tradicional (c) um conto moderno (d) uma carta

2-No texto há quatro personagens:

(a)rato, gato, mãe rata e o gavião.(b)Rato,gato, mãe gata e o pássaro.(c)Rato,mãe rata, gato e o pássaro.(d)Rato mãe pata, gato e o pássaro.

3-As palavras em negrito no texto são sinônimo de:

( a) medroso, valente e culposo. (c) medroso, simples e valente (b) valente, meigo e caridosa. (d) medroso, bondosa e valente

Page 7: Fabulas conecta escola

4- O moral da historia poderia ser:(a) Jamais engane alguém. (c) Jamais faça mal alguém.(b) Jamais confie nas aparências (d) Jamais seja amigo dos animais.

5-No trecho: “Um era bonito e delicado, tinha pêlo muito macio e um rabo elegante.” As palavras sublinhadas no texto indicam:

(a) verbo (b) adjetivo (c) advérbio

6-No trecho: “Esse seu monstro era uma ave inofensiva; o outro era um gato feroz, que num segundo teria te devorado.” Expressa que:

(a) O monstro não faria mal algum e que o gato seria o animal perigoso.(b) O monstro seria um animal feroz e o gato um animal dócil.(c) O monstro não traria medo e o gato também não.(d) O monstro devoraria e o gato o trataria bem.

Page 8: Fabulas conecta escola

7-“...ele deu um grito apavorante.” A palavra sublinha no trecho está referindo-se:

(a) ao gato (b) ao rato (d) ao pássaro (c) a mãe rata

8- “- Ah! Meu filho! – respondeu a mãe.” Os sinais de pontuação que aparecem no trecho são respectivamente:

(f) ponto final, travessão e virgula, ponto de interrogação. (b) aspas, travessão, ponto de exclamação, travessão, ponto final e

aspas. (c) travessão, ponto de interrogação, ponto de exclamação e aspas.

Page 9: Fabulas conecta escola

"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos."

Page 10: Fabulas conecta escola

A FORMIGA E O GRÃO DE TRIGO

Durante a colheita, um grão de trigo caiu no solo. Ali ele esperou que a chuva o enterrasse.Então surgiu uma formiga que começou a arrastá-lo para o formigueiro.– Por favor, me deixe em paz! – protestou o grão de trigo.– Mas precisamos de você no formigueiro – disse a formiga – se não tivermos você para nos alimentar, vamos morrer de fome no inverno.– Mas eu sou uma semente viva – reclamou o trigo. – não fui feito para ser comido. Eu devo ser enterrado no solo para que uma nova planta possa crescer a partir de mim.– Talvez – disse a formiga –, mas isso é muito complicado para mim. E continuou a arrastar o trigo.– Ei, espere – disse o trigo. Tive uma idéia. Vamos fazer um acordo!– Um acordo? – perguntou a formiga.– Isso mesmo. Você me deixa no campo e, no ano que vem, eu lhe dou cem grãos.

Page 11: Fabulas conecta escola

– Você está brincando – disse a formiga, descrente.– Não, eu lhe prometo cem grãos iguais a mim no próximo ano.– Cem grãos de trigo para desistir de apenas um? – disse a formiga, desconfiada. – Como você vai fazer isso?– Não me pergunte – respondeu o trigo –, é um mistério que não sei explicar. Confie em mim.– Eu confio em você – disse a formiga, que deixou o grão de trigo em seu lugar.E, no ano seguinte, quando a formiga voltou, o trigo tinha mantido sua promessa.

FÁBULAS do mundo todo: Esopo, Leonardo da Vinci, Andersen, Tolstoi e muitos outros...São Paulo: Melhoramentos,2004.

Page 12: Fabulas conecta escola

1. O grão de trigo caiu no solo esperando que:(A) a formiga o levasse para o formigueiro.(B) outros grãos de trigo fossem procurá-lo.(C) o vento o levasse para longe dali.(D) a chuva o enterrasse.

2. O desentendimento entre os personagens da história inicia quando:(A) o grão de trigo cai no solo.(B) o trigo diz que é uma semente viva.(C) a formiga começa a arrastar a semente.(D) a formiga aceita fazer um acordo com o trigo.

3. Quando a formiga diz ao trigo “você está brincando”, ela:(A) acredita que o grão vai cumprir o acordo.(B) desconfia da promessa do grão.(C) está se divertindo com a situação.(D) está propondo ao trigo uma brincadeira.

Page 13: Fabulas conecta escola

4-A formiga resolve deixar o grão em seu lugar porque:(A) ele lhe promete cem grãos de trigo.(B) já tem comida suficiente no formigueiro(C) quer o grão como amigo(D ) Sente pena dele.

5- Quando o trigo diz que “O trigo tinha mantido sua promessa”, podemos entender que o trigo:

(A) germinou e se tornou uma planta que gerou outros g(B) ficou rico e comprou cem grãos para dar à formiga.(C) tinha permanecido o tempo todo em seu lugar á espera da formiga.(D) recebeu cem grãos da plantação vizinha

6. Esta história trata principalmente de um acordo baseado em:(A) trapaça e mentira.(B) confiança e fidelidade.(C) amizade e companheirismo(D) desconfiança e engano

Page 14: Fabulas conecta escola

Existem muitas outras fábulas maravilhosas e em breve veremos outras.

Mas no momento vamos lembrar das mensagens encontradas nestas duas que você leu agora.

A primeira fala sobre não se enganar com as aparências e a segunda fala que devemos plantar boas sementes na nossa vida e também ensina a confiar no outro ,ser parceiro,amigo de verdade.

PARE E PENSE :Você é um amigo de confiança?

Você tem plantado boas sementes no seu caminho?

Você consegue fazer aos outros aquilo que você quer que façam a você?

Page 15: Fabulas conecta escola
Page 16: Fabulas conecta escola

Eu deixei algumas frases pra você continuar:

O ABC dos Valores

...que oAMOR una as pessoas.BONDADE seja constante em nós.CONFIANÇA em Deus e no homem seja infinita e sem reservas DENTUSIASMO FGARRA de viver, viva em nós, destruindo a ganância.HUMILDADE I permaneça em nós, destruindo toda forma de preconceito.JUVENTUDELMORALIDADE e os bons costumes nos cerquem sempre.NOTIMISMO faça-nos cada dia mais fortes.

Page 17: Fabulas conecta escola

O

PAZ seja uma promessa de vida vivida em todos os momentos por todos os povos do planeta.QRAZÃO seja mais uma vez seguida por todos.S

TERNURA volte a encontrar morada no coração dos homens.U

VERDADE esteja em nossos lábios todos os dias.Xis da questão: sejamos nós construtores de um mundo melhor e mais fraterno.Z