FACULDADE DINÂMICA - d3du0p87blxrg0.cloudfront.net · Falado numa língua curumim ...

28
MEDICINA TIPO 03 - AMARELA FACULDADE DINÂMICA PONTE NOVA-MG PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 02/2017

Transcript of FACULDADE DINÂMICA - d3du0p87blxrg0.cloudfront.net · Falado numa língua curumim ...

MEDICINA

TIPO 03 - AMARELA

FACULDADE DINÂMICA PONTE NOVA-MG

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 02/2017

   

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 3 -

PROVA DE REDAÇÃO Texto I

Haviam contraído, na verdade, a doença da insônia. [...] No princípio, ninguém se alarmou. Pelo contrário, alegraram-se de não dormir porque havia então tanto o que fazer em Macondo que o tempo mal chegava. [...] Foi Aureliano quem concebeu a fórmula que havia de defendê-los, durante vários meses, das evasões da memória. Descobriu-a por acaso. Insone experimentado, por ter sido um dos primeiros, tinha aprendido com perfeição a arte da ourivesaria. Um dia, estava procurando a pequena bigorna que utilizava para laminar os metais, e não se lembrou do seu nome. Seu pai lhe disse: “tás”. Aureliano escreveu o nome num papel que pregou com cola na base da bigorninha: tás. Assim, ficou certo de não esquecê-lo no futuro.

(MÁRQUEZ, Gabriel Garcia. Cem anos de solidão. Disponível em: http://aestirpe.blogspot.com.br/2010/01/capitulo-iii_23.html. Fragmento.)

Texto II

Estamos acostumados a medir a qualidade de vida de um indivíduo pela quantidade e qualidade de bens que possui, assim como pelo tipo de atividade que desenvolve. Se frequenta certos ambientes, come ou faz certas coisas, etc. Mas a verdade é que qualidade de vida, atualmente, vai muito além do que podemos ver, atinge o que sentimos, como estamos, o que vivemos...

Não importa se você trabalha 4, 8, 12 ou 18 horas, 1, 2 ou 7 dias na semana. Se mora numa casa de taipa ou cobertura com vista para o mar. Se ganha 1 ou 50 salários mínimos, em resumo qualidade de vida está em – como você se sente ao fazer algo neste exato momento! Isso sim, acredite, é mais complicado do que parece.

O dinheiro não é mais sinônimo de satisfação e felicidade. Nós, humanos, estamos aprendendo a valorizar mais as pequenas coisas que nos fazem felizes. Existem pessoas adeptas até do nadismo, ou seja, o momento de não fazer nada. A verdade é que estamos aprendendo, ainda que na força, a reconhecer necessidades antes ignoradas em prol da aparência numérica de sucesso e de um estereótipo de “bem-estar padrão”.

(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2016/04/06/uma-em-cada-dez-pessoas-tem-insonia-conheca-dez-causas-para-o-disturbio.htm.)

Texto III

A qualidade de vida, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é definida como a “percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Assim, esta condição pode ser alcançada nas diferentes dimensões da pessoa e do meio, que se compensam e se harmonizam entre si, na própria interpretação da vida.

A qualidade de vida da população ou de um indivíduo é passível de ser mensurada, através de alguns indicadores preestabelecidos. É um conceito bastante amplo e subjetivo, com inúmeras variáveis. Por isso, qualquer tipo de avaliação do grau de satisfação é basicamente qualitativa, com alguns dados quantitativos. Estas variáveis podem ser: a saúde, o lazer, a cultura, as artes, o estilo de vida, a atividade física, entre outros.

A saúde, de acordo ainda com a OMS, pode ser definida muito além de uma simples ausência de doença, incluindo também alguns fatores, que se confundem com a qualidade de vida. São integrantes deste conceito mais amplo o lazer, uma habitação condigna e com saneamento básico, uma alimentação adequada, o acesso à cultura e às artes, uma renda compatível com a vida humana, trabalho e transporte condignos e a necessidade de uma atividade física regular.

(Por Gilson Edmar, vice-reitor da UFPE. [email protected]. Disponível em: https://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view= article&id=32874:ciencia-e-qualidade-de-vida&catid=7&Itemid=80.)

A partir dos textos motivadores e do texto utilizado na prova de língua portuguesa “De desempregado a Nobel de Medicina”, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

“Qualidade de vida no século XXI, seu real significado diante de conceitos diferenciados”.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 4 -

REDAÇÃO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 5 -

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Texto para responder às questões de 01 a 05.

Solidariedade

O gesto não precisa ser grandioso nem público, não é necessário pertencer a uma ONG ou fazer uma campanha. Sobretudo, convém não aparecer.

O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, nem convite nem sugestão vinda de fora.

Assim devíamos ser habitualmente, e não somos, ou geralmente não somos: cuidar do que está do nosso lado. Cuidar não só na doença ou na pobreza, mas no cotidiano, em que tantas vezes falta a delicadeza, a gentileza, a

compreensão; esquecidos os pequenos rituais de respeito, de preservação do mistério, e igualmente da superação das barreiras estéreis entre pessoas da mesma casa, da família, das amizades mais próximas.

Dentro de casa, onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo, do generoso, do delicado, do respeitoso, do agradável e do acolhedor, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigações. Tão fácil atualmente desculpar-se com a pressa: o trânsito, o patrão, o banco, a conta, a hora extra... Tudo isso é real, tudo isso acontece e nos enreda e nos paralisa.

Mas, por outro lado, se a gente parasse (mas parar pra pensar pode ser tão ameaçador...) e fizesse um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, frívolo, dispensável.

Uma hora a mais em casa não para se trancar no quarto, mas para conviver. Não com obrigação, sermos felizes com hora marcada e prazo pra terminar, mas promover desde sempre a casa como o lugar do encontro, não da passagem; a mesa como lugar do diálogo, não do engolir quieto e apressado; o quarto como o lugar do afeto, não do cansaço.

Pois se ainda não começamos a ser solidários dentro de nós mesmos e dentro de nossa casa ou do nosso círculo de amigos, como querer fazer campanhas, como pretender desfraldar bandeiras, como desejar salvar o mundo – se estamos perdidos no nosso cotidiano?

Como dizer a palavra certa se estamos mudos, como escutar se estamos surdos, como abraçar se estamos congelados? Para mim, a solidariedade precisa ser antes de tudo o aprendizado da humanidade pessoal. Depois de sermos gente, podemos – e devemos – sair dos muros e tentar melhorar o mundo. Que anda tão, tão

precisado. Melhor seria se conseguíssemos. (Lya Luft. Caminhos de solidariedade. São Paulo, Gente, 2001.)

01 A relação estabelecida entre o 2º e o 3º parágrafos do texto por meio do emprego da conjunção “assim” indica a mesma relação expressa pelo(s) termo(s)/expressão destacado(s)(a) em: (A) Ora mostra desespero, ora reflete sofrimento. (B) Assim que o projeto for aprovado poderemos comemorar. (C) O resultado já foi publicado, sua posse será, pois, em breve. (D) A mulher conquistou seu espaço porque lutou pelos seus direitos.

02 Acerca do trecho: “[...] como querer fazer campanhas, como pretender desfraldar bandeiras, como desejar salvar o mundo − se estamos perdidos no nosso cotidiano?

Como dizer a palavra certa se estamos mudos, como escutar se estamos surdos, como abraçar se estamos congelados?” pode-se afirmar que: (A) A falta de paralelismo sugere o emprego de anacoluto, contribuindo para dar ênfase à ideia da autora. (B) As construções empregadas contribuem para a expressividade da frase demonstrando implicações estilísticas. (C) A forma da construção apresentada no trecho é aceitável no discurso oral e informal, mas condenada pela norma padrão. (D) Para que o paralelismo gramatical seja estabelecido, é necessário que apenas a primeira ocorrência da conjunção “como”

seja mantida, substituindo as demais por termo de valor semântico equivalente.

03 A partir do desenvolvimento das ideias e informações apresentadas no texto, pode-se afirmar que a autora defende como sua tese: (A) O cuidado com o outro em todas as situações, sem exceção. (B) O fato de que não somos solidários habitualmente, mas apenas quando tal tipo de atitude for requerida. (C) A transformação das pessoas por meio da solidariedade, evitando enfrentamentos desnecessários e desgastantes. (D) A prática do ato de solidariedade, primeiramente com os que estão próximos, sem que a motivação seja a obrigatoriedade.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 6 -

04 De acordo com a norma-padrão da língua, assinale uma possível reescrita que mantenha o sentido original do trecho do

último parágrafo do texto: “Depois de sermos gente, podemos − e devemos − sair dos muros e tentar melhorar o mundo.”

(A) Para sermos gente, podemos − e precisamos − sair dos muros e tentar melhorar o mundo.

(B) Podemos e devemos sairmos dos muros e tentarmos melhorarmos o mundo, depois de sermos gente.

(C) Podemos, depois de sermos gente – e devemos – sairmos dos muros e tentarmos melhorarmos o mundo.

(D) Depois de sermos gente, não só podemos, mas também devemos sair dos muros e tentar melhorar o mundo.

05 “No discurso __________________, frequentemente a validade de um __________________ se realiza como uma

construção lógica ou também firmada em valores sociais.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a

afirmativa anterior, de acordo com os elementos estruturais apresentados no texto.

(A) injuntivo / conceito

(B) narrativo / pensamento

(C) argumentativo / argumento

(D) expositivo / contra-argumento

06 A estética parnasiana possui características próprias como:

1. Religiosidade.

2. Apuro formal.

3. Busca da objetividade.

4. Uso recorrente de sinestesias.

5. Valorização acentuada do ritmo e da rima.

Considerado o poema a seguir, é possível reconhecer

Arte suprema

Tal como Pigmalião, a minha ideia

Visto na pedra: talho-a, domo-a, bato-a;

E ante os meus olhos e a vaidade fátua

Surge, formosa e nua, Galateia.

Mais um retoque, uns golpes... e remato-a;

Digo-lhe: “Fala!”, ao ver em cada veia

Sangue rubro, que a cora e aformoseia...

E a estátua não falou, porque era estátua.

Bem haja o verso, em cuja enorme escala

Falam todas as vozes do universo,

E ao qual também arte nenhuma iguala:

Quer mesquinho e sem cor, quer amplo e terso,

Em vão não é que eu digo ao verso: “Fala! ”

E ele fala-me sempre, porque é verso. (Júlio César da Silva. Arte de amar. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1961.)

(A) todas as características mencionadas.

(B) apenas 1 das características mencionadas.

(C) apenas 3 das características mencionadas.

(D) apenas 4 das características mencionadas.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 7 -

Texto para responder às questões 07 e 08.

O poeta come amendoim

a Carlos Drummond de Andrade

Noites pesadas de cheiros e calores amontoados... Foi o sol que por todo o sítio imenso do Brasil Andou marcando de moreno os brasileiros.

Estou pensando nos tempos de antes de eu nascer...

A noite era pra descansar. As gargalhadas brancas dos mulatos... Silêncio! O Imperador medita os seus versinhos. Os Caramurus conspiram na sombra das mangueiras ovais. Só o murmurejo dos cre’m-deus-padre irmanava os homens de meu país... Duma feita os canhamboras perceberam que não tinha mais escravos, Por causa disso muita virgem-do-rosário se perdeu...

Porém o desastre verdadeiro foi embonecar esta República temporã. A gente inda não sabia se governar... Progredir, progredimos um tiquinho Que o progresso também é uma fatalidade... Será o que Nosso Senhor quiser! ... Estou com desejos de desastres...

Com desejos do Amazonas e dos ventos muriçocas Se encostando na canjerana dos batentes... Tenho desejos de violas e solidões sem sentido Tenho desejos de gemer e de morrer.

Brasil... Mastigado na gostosura quente do amendoim... Falado numa língua curumim De palavras incertas num remelexo melado melancólico... Saem lentas frescas trituradas pelos meus dentes bons... Molham meus beiços que dão beijos alastrados E depois remurmuram sem malícia as rezas bem nascidas...

Brasil amado não porque seja minha pátria, Pátria é acaso de migrações e do pão-nosso onde Deus der... Brasil que eu amo porque é o ritmo do meu braço aventuroso, O gosto dos meus descansos, O balanço das minhas cantigas amores e danças. Brasil que eu sou porque é a minha expressão muito engraçada, Porque é o meu sentimento pachorrento, Porque é o meu jeito de ganhar dinheiro, de comer e de dormir. (ANDRADE, Mário de. Poesias Completas. São Paulo: Martins/Itatiaia, 1980.)

07 No Romantismo, o amor pela pátria é expresso a partir de um sentimento ufanista. Em “O poeta come amendoim”, o amor pelo Brasil (A) reflete uma necessidade de retomada do sentimento romântico. (B) é expresso de forma patriota, em defesa de uma poesia autenticamente brasileira. (C) demonstra o gosto pelas coisas simples, do cotidiano, próprias de uma pessoa do povo. (D) persiste na segunda fase do modernismo no Brasil, mais agressiva e mais preocupada com a realidade brasileira.

08 O poema “O poeta come amendoim”, de Mário de Andrade, representa a primeira fase da poesia modernista. De acordo com suas características pode-se afirmar que: (A) A construção do poema é inovadora associada à irreverência, à coloquialidade e ao livre curso das ideias. (B) São marcas da poesia modernista a desvalorização de uma cultura brasileira primitiva, valorizando o contemporâneo. (C) A partir da mistura de culturas diversas, a tradição literária é retomada, valorizando-se todo o tipo de produção artística. (D) O título do poema demonstra a aproximação entre a literatura e a cultura europeia, em uma tentativa de aproximá-la da

cultura nacional.

09 “[...] Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai, logo que teve aragem dos onze contos, sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil.”

(MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias póstumas de Brás Cubas. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.)

Machado de Assis, considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos, apresenta na fala do narrador do trecho destacado (A) ironia machadiana evidenciada na escrita modernista. (B) prevalência do Materialismo, uma das temáticas presentes no Realismo. (C) oposição de características em relação ao desfecho dos romances realistas. (D) predomínio da dissertação, característica própria da escola literária anterior à que pertenceu Machado de Assis.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 8 -

10 Texto I

Nel mezzo del camin...

Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada E triste, e triste e fatigado eu vinha.

Tinhas a alma de sonhos povoada, E a alma de sonhos povoada eu tinha…

E paramos de súbito na estrada Da vida: longos anos, presa à minha A tua mão, a vista deslumbrada Tive da luz que teu olhar continha.

Hoje, segues de novo… Na partida Nem o pranto os teus olhos umedece, Nem te comove a dor da despedida.

E eu, solitário, volto a face, e tremo, Vendo o teu vulto que desaparece Na extrema curva do caminho extremo.

(BILAC, Olavo. In: MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. São Paulo: Cultrix, 2006.)

Texto II

No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho

Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra

Nunca me esquecerei desse acontecimento Na vida de minhas retinas tão fatigadas Nunca me esquecerei que no meio do caminho Tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de Janeiro: Record, 2002.)

Considerando-se os textos I e II, de Olavo Bilac e Carlos Drummond de Andrade, respectivamente, leia as afirmativas a seguir. I. É possível identificar que Drummond estabelece um diálogo intertextual com o texto de Bilac. II. Olavo Bilac tece uma crítica aos modernistas, grupo do qual Drummond fazia parte, em seu texto. III. A repetição do título do texto de Drummond nos versos indica uma possível crítica ao formalismo parnasiano. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) (A) I. (B) II. (C) I e III. (D) II e III.

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

Analyse the sentence in the image to answer 11.

(Available: ttps://www.google.com.br.image.)

11 The word DO in the sentence stands for:

(A) Love.

(B) Make. (C) Reason. (D) Accomplish.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 9 -

Read and anlyse the sentences 12. I. Mom ________ grilled salmon for lunch tomorrow. II. Sarah isn’t used to __________ bathrooms, it’s hard for her to do it. III. I _________ do the dishes immediately, or mom may ground me. IV. If Phil ___________ the instructions, he would put the toy together.

12 The correct senquence to fill in the blanks is. (A) makes / clean / will / has read (B) will make / clean / must / had read (C) is making / cleaning / should / read (D) is going to make / cleaning / might / would read Read the text to answer 13, 14 and 15.

Young Adolescents as Likely to Die From Suicide as From Traffic Accidents

(By Sabrina Tavernise.)

WASHINGTON — It is now just as likely for middle school students to die from suicide as from traffic accidents. That grim fact was published on Thursday by the Centers for Disease Control and Prevention. They found that in 2014, the most recent year for which data is available, the suicide rate for children ages 10 to 14 had caught up to their death rate for traffic accidents. The number is an extreme data point in an accumulating body of evidence that young adolescents are suffering from a range of health problems associated with the country’s rapidly changing culture. The pervasiveness of social networking means that entire schools can witness someone’s shame, instead of a gaggle of girls on a school bus. And with continual access to such networks, those pressures do not end when a child comes home in the afternoon. Death is a rare event for adolescents. But the unprecedented rise in suicide among children at such young ages, however small the number, was troubling and federal researchers decided to track it. In all, 425 children ages 10 to 14 killed themselves in 2014. In contrast, 384 children of that age died in car accidents.

Far more boys than girls killed themselves in 2014 — 275 boys to 150 girls — in line with adults in the general population. American men kill themselves at far higher rates than women. But the increase for girls was much sharper — a tripling, compared with a rise of about a third for boys.

The reasons for suicide are complex. No single factor causes it. But social media tends to exacerbate the challenges and insecurities girls are already wrestling with at that age, possibly heightening risks, adolescent health experts said. (The data published Thursday did not include methods, but an earlier report gave those details.) “Social media is girl town,” said Rachel Simmons, the author of “Odd Girl Out: The Hidden Culture of Aggression in Girls.” “They are all over it in ways that boys are not.” Statistically, girls dominate visual platforms like Facebook and Instagram where they receive instant validation from their peers, she said. It also is a way to quantify popularity, and take things that used to be private and intangible and make them public and tangible, Ms. Simmons added. “It used to be that you didn’t know how many friends someone had, or what they were doing after school,” she said. “Social media assigns numbers to those things. For the most vulnerable girls, that can be very destabilizing.” Another profound change has been that girls are going through puberty at earlier ages. Today girls get their first period at age 12 and a half on average, compared with about 16 at the turn of the 20th century, according to “The New Puberty,” a 2014 book that describes the phenomenon. That means girls are becoming young women at an age when they are less equipped to deal with the issues that raises — sex and gender identity, peer relationships, more independence from family. Girls experience depression at twice the rate of boys in adolescence, Ms. Simmons said, a pattern that continues into adulthood.

There are many groups that help people having suicidal thoughts. One, Crisis Text Line, inspired by teenagers’ attachment to texting but open to people of all ages, provides free assistance to anyone who texts “help” to 741-741. If you prefer to talk on the phone, N.I.H. recommends the National Suicide Prevention Lifeline: 1-800-273-TALK (8255).

(Available: https://www.nytimes.com. Adapted.)

13 It is NOT true, according to the text that: (A) Boys’ suicide has boosted to a lesser extent than girls’ ones. (B) Social media alone is to be blamed for the growth in suicide. (C) Female adolescent suicide is happening three times as much. (D) Male adolescent suicide rate follows adult populace patterns.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 10 -

14 Death rate for traffic accidents among adolescents: (A) Has excelled suicide rate. (B) Was lessened by suicides. (C) Is on par with suicide one. (D) Had increased suicide rate.

15 One of the features characterizing girls’ issues currently is: (A) Social media endorsement is evident. (B) Girls’ popularity is assessed randomly. (C) Girls start the high school term earlier. (D) Peers overlook what girls do at school.

LÍNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL)

Veneno de abeja contra el sida

La abeja “Apis mellifera” segrega una potente toxina con el potencial de destruir no solo el virus VIH, sino también ciertos tipos de tumores.

Los venenos aparecieron en el planeta cuando la vida animal se diversificó y se hizo necesario competir por unos recursos limitados. Los habitantes de la Tierra aprendieron que la diferencia entre comer o ser comido radicaba, en muchos casos, en contar con uno de estos ases químicos en la manga. Y como en la carrera armamentística biológica las especies que secretaban toxinas sacaron ventaja sobre las demás, la evolución favoreció el desarrollo de sustancias cada vez más sofisticadas.

Avispas, escorpiones, caracoles marinos, serpientes, peces, medusas y hasta pulpos las han incorporado como táctica de guerra. El resultado es que en el planeta hay unas 100.000 especies que producen millones de toxinas distintas. Juntas forman una librería molecular inmensa de la que la biomedicina tiene mucho que aprender. ¿Por qué tienen interés médico si son mortales? En esencia porque resultan dañinas en ciertas cantidades pero terapéuticas en otras.

Un ejemplo es la abeja Apis mellifera. Este insecto secreta una toxina llamada melitinaque puede destruir el virus de la inmunodeficiencia humana (VIH) sin dañar las células del organismo. Para comprobarlo, científicos de la Universidad de Washington, en EE. UU., bombardearon con nanopartículas de esta sustancia al virus. El ataque consiguió agujerear la envoltura protectora que lo rodea hasta destruirlo.

“A diferencia de los fármacos clásicos, que impiden que el VIH se reproduzca pero no lo matan, nuestro tratamiento ataca a una parte esencial de su estructura y acaba con él”, destaca Joshua L. Hood, coautor del hallazgo. Y lo hace sin efectos secundarios, ya que para evitar dañar a las células sanas, mucho más grandes, Hood añadió unas estructuras protectoras en la superficie de las nanopartículas que hacen que el medicamento rebote cuando contacta con los tejidos normales.

El poder de la melitina ha sido empleada también para destruir tumores. De momento, ha permitido reducir un 88 % el tamaño de un melanoma. “Las células cancerosas se adaptan y se hacen resistentes a muchos agentes antitumorales, pero es difícil que encuentren un mecanismo para esquivar a esta mortífera sustancia”, dice Paul Schlesinger, el biólogo de la citada universidad artífice de estos logros.

Otras investigaciones se centran en la apamina, una molécula del veneno de la abeja que por sus efectos neuronales podría usarse contra la depresión y la demencia.

(Disponible en: http://www.muyinteresante.es/revista-muy/noticias-muy/articulo/veneno-de-abeja-contra-el-sida-471480065034.)

11 El sustantivo “segrega” (1º pár) puede ser sustituido, sin alterar el sentido, por, EXCETO: (A) Gasta. (B) Suelta. (C) Arroja. (D) Expele.

12 El verbo reproducir, en el texto, sufrió alteración, en su radical, porque está en el (5º pár): (A) Presente del Modo Indicativo. (B) Presente del Modo Subjuntivo. (C) Pretérito Imperfecto del Modo Subjuntivo. (D) Pretérito Pluscuamperfecto del Modo Indicativo.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 11 -

13 Lea el fragmento: “… con el potencial de destruir no solo el virus VIH, sino también ciertos…” (1º pár) Los conectores

subrayados establecen, en el fragmento, una relación de:

(A) Adición.

(B) Oposición.

(C) Concesión.

(D) Alternancia.

14 Clasifica las declaraciones como V (verdaderas) o F (falsas) de acuerdo con el texto y marca la alternativa que contiene la

secuencia correcta.

( ) La toxina de la abeja “Apis mellifera” es capaz de reducir todos los tumores.

( ) La toxina de la abeja “Apis mellifera” es capaz de reducir la depresión.

( ) La toxina melitinaque es capaz de eliminar el virus y las células del organismo.

( ) El tratamiento con las toxinas das abejas es capaz de acabar con el VIH.

(A) V, F, F, F.

(B) F, F, F, V.

(C) F, V, F, V.

(D) V, V, V, F.

15 Lea el texto Las palabras destacadas en las frases están correctamente asociadas a las referencias entre corchetes, MENOS

en

(A) su {VIH}.

(B) sus {apamina}.

(C) destruirlo {virus}.

(D) las {Avispas, escorpiones, caracoles marinos, serpientes, peces, medusas}.

BIOLOGIA

16 “Fase em que cada cromossomo duplicado emparelha-se com seu homólogo; esse emparelhamento garante que cada

célula-filha receba um cromossomo de cada par, podendo ocorrer a troca de pedaços entre os homólogos.” (Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder. Biologia, volume único, editora ática, 1ª edição. São Paulo, 2009.)

As informações epigrafadas anteriormente se referem a qual divisão celular e fase, respectivamente?

(A) Mitose e prófase.

(B) Mitose e metáfase.

(C) Meiose I e prófase I.

(D) Meiose I e anáfase I.

17 Sobre os ciclos biogeoquímicos, analise as afirmativas a seguir.

Ciclo que se distingue em duas escalas de tempos diferentes, um curto, o ciclo de tempo ecológico, e um longo, o ciclo de

tempo geológico.

É um ciclo complexo, utilizado e liberado pelos seres vivos em diversas substâncias.

Essas descrições estão relacionadas respectivamente aos seguintes ciclos biogeoquímicos:

(A) Fósforo e água.

(B) Água e oxigênio.

(C) Água e nitrogênio.

(D) Fósforo e oxigênio.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 12 -

18 Observe a figura a seguir.

Os caules observados na figura, encontrados no bambu e na cana-de-açúcar, são eretos do tipo: (A) Estipe. (B) Colmo. (C) Tronco. (D) Volúveis.

19 As mudanças fisiológicas ocorridas na puberdade são controladas pelos hormônios FSH e LH, produzidos pela parte anterior da glândula hipófise. Esses hormônios apresentam funções distintas tanto no homem quanto na mulher. Enquanto o FSH no homem estimula a formação de espermatozoides, na mulher: (A) É responsável pela liberação do óvulo. (B) Estimula a transformação no corpo lúteo. (C) É responsável pelo rompimento do folículo maduro. (D) Promove o desenvolvimento dos folículos ovarianos.

20 Analise as figuras a seguir.

1 2 3

As interações observadas nas figuras são, respectivamente: (A) Colônia, herbivoria e inquilinismo. (B) Colônia, herbivoria e comensalismo. (C) Sociedade, parasitismo e inquilinismo. (D) Sociedade, parasitismo e comensalismo.

21 Analise as afirmativas a seguir sobre as características encontradas nos anelídeos. I. Os hirudíneos possuem uma estrutura denominada rádula. II. Todos apresentam sistema circulatório fechado. III. Todos apresentam segmentação em anéis e sistema digestório com boca e ânus. IV. Os poliquetas apresentam expansões laterais do corpo conhecidas por forcípulas. V. As minhocas são hermafroditas, porém não conseguem se reproduzir sozinhas. Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s) (A) I e IV. (B) II e V. (C) III e V. (D) I, II e IV.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 13 -

22 Uma mulher normal e portadora do gene para o daltonismo, casada com homem normal, teve duas filhas. Uma dessas

filhas que é portadora do alelo mutante para daltonismo irá se casar com um homem normal. Quais as chances desse casal

não ter descendentes daltônicos?

(A) 25%.

(B) 50%.

(C) 75%.

(D) Nenhuma chance.

23 O fígado participa da digestão produzindo a bile que, por sua vez, desempenha duas funções principais: eliminar do corpo

substâncias indesejáveis e atuar na emulsão das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ação de uma enzima produzida

pelo pâncreas conhecida por:

(A) Lipase.

(B) Tripsina.

(C) Amilopsina.

(D) Aminopeptidase.

24 “O bulbo raquidiano, originário do mielencéfalo embrionário, é a última porção do encéfalo, constituindo a parte dilatada

localizada na base do tronco encefálico. Ela contém importantes centros controladores de funções vitais, como –

_________________________________________.” (Amabis, J. M. e Martho, G. R. Biologia das populações, volume 3. Editora Moderna, 3ª edição. São Paulo, 2010.)

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

(A) os que coordenam os movimentos e orientam a postura corporal

(B) os que regulam os batimentos cardíacos e os movimentos respiratórios

(C) os que controlam a temperatura corporal, do apetite e do equilíbrio hídrico no corpo

(D) os envolvidos na recepção e coordenação de informações sobre o grau de contração dos músculos

25 Bioma brasileiro com vegetação arbórea esparsa, formado por pequenos arbustos, muitos deles com casca espessa, e

árvores geralmente de casca grossa e troncos retorcidos. O solo, na época de chuvas, é relativamente rico em gramíneas,

que secam quando ocorre a estiagem. E dentre as espécies mais comuns está a Dalbergia sp, também conhecida por

caviúna. Essas características descrevem que bioma brasileiro?

(A) Pampas.

(B) Cerrado.

(C) Floresta de araucárias.

(D) Floresta pluvial costeira.

QUÍMICA

26 Sabendo que existem inúmeros compostos orgânicos, utiliza-se classificá-los de acordo com sua função orgânica. Cada

composto possui uma massa molecular e uma fórmula estrutural, o que faz com que se diferenciem. Quando ocorre a

existência de dois compostos de mesma massa e fórmula molecular, mas diferente fórmula estrutural, chamamos de

compostos isômeros. A isomeria de equilíbrio ceto-enólico, em que a forma enólica é a mais estável, é conhecida por:

(A) Cadeia.

(B) Posição.

(C) Metameria.

(D) Tautomeria.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 14 -

27 Vários são os fatores que influenciam na pressão de vapor, dentre eles a temperatura e o tipo de força intermolecular.

Analisando esta situação, assinale a alternativa que corresponde ao composto que possui a maior pressão de vapor a

menor temperatura:

(A) Éter.

(B) Água.

(C) Álcool.

(D) Acetona.

28 Quando um sistema em equilíbrio é submetido a uma força, ele tenderá se reajustar, no caso, deslocar, reagindo de

maneira a minimizar o efeito dessa força. Considerando o reajuste de equilíbrio em uma reação A + B ↔ C, quando A sofre

diluição, é correto afirmar que:

(A) Há excesso de B na reação.

(B) Não haverá modificação, pois, C terá menor formação.

(C) O sistema sofrerá deslocamento no sentido dos produtos.

(D) O sistema sofrerá deslocamento no sentido dos reagentes.

29 Assinale a alternativa que contém o composto cujo metal possui o maior NOx.

(A) Sulfato de cobre.

(B) Cloreto de manganês.

(C) Dicromato de magnésio.

(D) Permanganato de potássio.

A afirmativa a seguir contextualiza as questões 30 e 31. Leia-a atentamente.

“Para a produção industrial de fenol e propanona é necessário realizar a oxidação de isopropilbenzeno, conhecido também

como cumeno.”

30 Assinale a alternativa que corresponde à quantidade necessária, em kg, de isopropilbenzeno para produzir 8,7 kg da

cetona.

(A) 1,5.

(B) 8,7.

(C) 17,2.

(D) 18.

31 A soma dos menores coeficientes estequiométricos inteiros para esta reação balanceada é:

(A) 4.

(B) 5.

(C) 6.

(D) 7.

32 Sabe-se que a variação de entalpia da quebra de ligação do ácido clorídrico é de 431 kJ/mol, do gás cloro é de 243 kJ/mol e

do gás hidrogênio é de 436 kJ/mol. Assinale a variação de entalpia na formação do ácido clorídrico a partir do gás

hidrogênio e gás cloro, indicando se a reação é exotérmica ou endotérmica.

(A) +90 / exotérmica.

(B) –431 / endotérmica.

(C) –183 kJ / exotérmica.

(D) +248 kJ / endotérmica.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 15 -

33 Um composto é considerado ácido quando o seu pH é menor que 7 e básico quando seu pH é maior que 7. Outros compostos podem ser considerados anfóteros, ou seja, podem se comportar como ácidos e bases. Para saber o potencial hidrogeniônico de uma substância, precisamos calcular a concentração de íons H+ do composto. Sendo assim, qual a alternativa que corresponde ao valor de pOH de um composto com concentração de H+ igual a 0,003 mol . L–1? (Considere: Log 3 = 0,477.)

(A) 3. (B) 4,77. (C) 9,23. (D) 11.

34 As propriedades das substâncias moleculares estão relacionadas à polaridade ou a não polaridade de suas moléculas, e também às forças intermoleculares, que são de natureza elétrica. Qual das alternativas a seguir corresponde à interação que ocorre entre moléculas apolares de intensidade fraca, porém, se torna intensa em moléculas maiores e mais pesadas? (A) Ligantes. (B) Dispersão. (C) Hidrogênio. (D) Dipolo-dipolo.

35 Lei é considerado aquilo que segue um preceito, uma norma criada para seguir as regras estabelecidas. Analise as afirmativas a seguir acerca das leis ácido-base e os cientistas responsáveis pela sua formulação. I. Ácido é uma espécie que em água ioniza e gera íons H+ ou H3O+. Base é uma espécie que em água se dissocia, gerando

íons OH–. II. Ácido é uma espécie com carga positiva ou com deficiência de elétrons. Base é uma espécie com carga negativa ou com

par de elétrons disponível para estabelecer ligação covalente dativa. III. Ácido é uma espécie capaz de doar prótons (íons H+). Base é uma espécie capaz de receber prótons (íons H+). ( ) Bronsted-Lowry. ( ) Lewis. ( ) Arrhenius. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a lei com seu respectivo cientista. (A) I, II, III. (B) II, I, III. (C) III, II, I. (D) I, III, II.

FÍSICA

36 De acordo com o comportamento óptico das lentes quando nlente < nmeio, as lentes de borda grossa são consideradas: (A) Insurgentes. (B) Divergentes. (C) Refringentes. (D) Convergentes.

37 João estudava em seu quarto de frente para a janela quando percebeu que um corpo de massa 5 Kg caíra em queda livre de uma altura igual a 20 m do prédio a frente. João pensou: “Uma pessoa que passa pela calçada do prédio à sua frente agora e anda a uma velocidade constante de 70 m/s, durante o tempo de queda desse corpo a pessoa terá andado quantos dm”? (Considere: g = 10 m/s2.) (A) 1,4. (B) 14. (C) 140. (D) 1400.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 16 -

38 Um míssil é lançado com uma velocidade inicial V0, formando um ângulo α com a direção horizontal e descreve uma trajetória parabólica. O alcance máximo desse míssil em relação a V0 será: (A) V0 . t. (B) V0 . tg α . t. (C) V0 . cos α . t. (D) V0 . sen α . t.

39 Entre dois planetas hipotéticos A e B atua uma força atrativa F. Se a massa do planeta A for duplicada, a massa do planeta

B for triplicada e a distância entre eles passar a ser 5

2 da distância inicial, qual será o novo valor da força atrativa F’, entre

os planetas A e B?

(A) .2

75F

(B) .75

2F

(C) .5

12F

(D) .12

5F

40 Um terreno de 60 m de largura por 20 m de comprimento foi totalmente cercado. Para isso seu proprietário gastou 640 m de um fio metálico que foi muito bem esticado. Sabe-se que a cerca foi feita no período da manhã. No final do dia o proprietário voltou ao terreno e percebeu que a cerca já não estava mais tão esticada e que a temperatura da hora que terminou de esticar a cerca até aquele momento havia variado 41°F. Sabendo que o coeficiente de dilatação superficial do fio metálico é 1,24 . 10–6°C–1, qual foi a dilatação sofrida pelo fio metálico em cada volta da cerca? (A) 0,00406 m. (B) 0,00813 m. (C) 0,000496 m. (D) 0,000992 m.

MATEMÁTICA

41 De acordo com o sistema a seguir, a soma dos valores de x, y e z será:

3z2yx

10z3y2x

5zyx

(A) 5. (B) 8. (C) 10. (D) 16.

42 Um edifício de altura x metros é observado por uma pessoa distante y metros sob um ângulo de 30°. Quando essa pessoa se aproxima mais 5 metros, passa a observar o edifício sob um ângulo de 60°. Considerando que a distância dos olhos do observador ao solo é 1,70 metros, a altura do prédio será:

(Considere: 3 = 1,8.)

(A) 4,5. (B) 6,2. (C) 7,2. (D) 7,5.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 17 -

43 A secretaria de saúde de um município de Minas Gerais fez uma pesquisa com os 800 enfermeiros efetivos para saber em qual, ou quais, dos três hospitais da rede municipal os enfermeiros prestam serviço. A pesquisa mostrou que:

400 enfermeiros trabalham no Hospital Central;

300 enfermeiros trabalham no Hospital Norte;

200 enfermeiros trabalham no Hospital Sul;

110 enfermeiros trabalham no Hospital Central e no Hospital Norte;

90 enfermeiros trabalham no Hospital Norte e no Hospital Sul; e,

50 enfermeiros trabalham nos três hospitais.

Quantos enfermeiros trabalham no Hospital Central e no Hospital Sul? (A) 50. (B) 60. (C) 70. (D) 80.

44 Os alunos da Faculdade Dinâmica terão seu número de matrícula elaborado da seguinte maneira:

os quatro primeiros dígitos correspondem ao ano de ingresso na Faculdade Dinâmica;

os dois dígitos seguintes indicam o semestre de ingresso na Faculdade Dinâmica; e,

os quatro dígitos seguintes devem ser algarismos distintos escolhidos entre 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0.

Quantos números de matrículas podem ser gerados por ano na Faculdade Dinâmica? (A) 5.040 matrículas. (B) 6.040 matrículas. (C) 10.080 matrículas. (D) 12.080 matrículas.

45 Os pontos (–2; 3), (1; 4) e (0; 2) representam os vértices de um triângulo. A área desse triângulo vale: (A) 4,5. (B) –4,5. (C) 9. (D) –9.

ATUALIDADES

46 “A Operação Lava Jato, deflagrada em 17 de março de 2014, chega a seu terceiro aniversário com múltiplas frentes dentro e fora do Brasil que rivalizam em importância com Curitiba, onde a investigação nasceu. Até agora, foram cerca de 170 suspeitos presos e 24 permanecem detidos. No fim de 2016, com a divulgação do acordo da Odebrecht com autoridades do Brasil, Estados Unidos e Suíça, a Lava Jato foi exportada para países da América Latina e da África, gerando crises políticas e novas investigações fora do Brasil.”

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/03/1867332-nos-tres-anos-da-lava-jato-veja-quais-sao-as-principais-frentes-da-operacao.

shtml.)

Sobre a operação Lava Jato, analise as afirmativas a seguir. I. É a maior investigação sobre corrupção conduzida até hoje no Brasil. II. Ela começou investigando os problemas com as facções criminosas dos presídios que atuavam em vários Estados. III. Através dessa operação, descobriu-se um esquema de corrupção na Petrobras. IV. Segundo o MPF, havia cobrança de propina de empreiteiras e outros fornecedores para facilitar os negócios com a

Petrobras. Estão corretas apenas as afirmativas (A) I e II. (B) III e IV. (C) I, III e IV. (D) II, III e IV.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 18 -

47 A 89ª cerimônia de entrega dos Academy Awards foi uma transmissão televisiva, produzida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, para premiar os melhores atores, técnicos e filmes de 2016. Nessa edição do Oscar, na entrega do último prêmio, o de melhor filme, aconteceu algo inédito: o prêmio foi entregue para o filme errado. A troca foi a seguinte: (A) “Mindenki” foi escolhido melhor filme após a confusão que anunciou anteriormente o filme “Os capacetes brancos”. (B) “Um limite entre nós” foi escolhido melhor filme após a confusão que anunciou anteriormente o filme “Mogli, o menino

lobo”. (C) “Manchester à Beira-mar” foi escolhido melhor filme após a confusão que anunciou anteriormente o filme “O

apartamento”. (D) “Moonlight – sob a luz do luar” foi escolhido melhor filme após a confusão que anunciou anteriormente o filme “La La

Land, cantando estações”.

48 “O WhatsApp ficou fora do ar entre o fim da tarde e a noite desta quarta-feira (03/05/17). Usuários de diversas partes do mundo relataram uma queda de conexão no popular mensageiro – o problema ainda persistiu por mais de duas horas até por volta das 19h30, quando o app passou a funcionar novamente... A falha afetou a conexão dos usuários, que não conseguiram se comunicar com seus contatos tanto na rede wi-fi quanto nos dados móveis. O problema a princípio não parecia geral, mas cresceu e atingiu usuários do mundo todo.”

(Disponível em: https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/05/03/whatsapp-caiu-usuarios-relatam-instabilidade-no-aplicativo.htm?cmpid= copiaecola.)

Esse aplicativo, que ganhou uma notoriedade e popularidade mundial, tem como um de seus criadores: (A) Bill Gates. (B) Jan Koum. (C) Steve Jobs. (D) Mark Zuckerberg.

49 “A Marinha dos Estados Unidos lançou na noite de quinta-feira, 6 de abril, um bombardeio contra a base de Shayrat, em Homs, uma das principais da força aérea de Bashar al-Assad, no primeiro ataque de Washington que teve como alvo a liderança do regime sírio. A ofensiva se deu em represália a um ataque químico realizado em Khan Sheikhun, província de Idlib, dominada por rebeldes, que a Casa Branca atribui a forças de Assad. Trata-se de um novo e importante agravamento na guerra civil Síria, que em seis anos deixou centenas de milhares de mortos e 5 milhões de refugiados.”

(Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/internacional/trump-ordena-ataque-dos-eua-a-siria-o-que-vem-pela-frente.)

Em relação ao ataque empreendido pelos EUA à Síria é correto afirmar que: (A) Diz respeito à intenção de Washington de coibir o uso de armas químicas ou nucleares e como uma resposta direta ao

ataque químico atribuído a Assad. (B) Está relacionado à tentativa infrutífera dos EUA de impedir o domínio russo na região, num dos desdobramentos da

Guerra Fria ainda presentes no mundo atual. (C) Refere-se a um protesto velado dos EUA pelo grande contingente de refugiados sírios que vem invadindo

sistematicamente o território estadunidense. (D) Demonstra que a intolerância religiosa, étnica e econômica dos norte-americanos continua sendo a tônica de Trump,

como foi no de seu antecessor, Barack Obama.

50 “A decisão da segunda turma do Supremo Tribunal Federal de soltar o ex-ministro José Dirceu foi comemorada, e gerou protestos de grupos em Brasília. Condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba, ele deve ter o processo analisado em breve pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. Caso o tribunal ratifique a decisão de Moro – que sentenciou Dirceu a penas que superam 30 anos de prisão – ele deve voltar para o cárcere.”

(Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/03/politica/1493825631_658608.html.)

Sobre José Dirceu, é correto afirmar que: (A) Tornou-se nacionalmente conhecido como o “Menestrel das Alagoas” por defender as “Diretas já”, na década de 1980. (B) Foi vice-presidente no primeiro governo de Dilma Rousseff e o idealizador do PAC, Programa de Aceleração do

Crescimento. (C) Foi o fundador do partido PTB, que mais tarde deu origem ao atual Partido dos Trabalhadores (PT), onde era um dos

acessores do ex-presidente Lula. (D) Foi um dos 15 presos políticos de esquerda libertados sob exigência dos sequestradores do embaixador dos EUA no país à

época da ditadura militar no Brasil.

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 19 -

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 20 -

PROVA DISCURSIVA Questão 01 Leia o texto a seguir. “As ações antrópicas podem afetar a qualidade do ambiente para os organismos aquáticos ou mesmo para a saúde humana, por meio da ingestão de águas contaminadas. As últimas décadas foram marcadas pela crescente preocupação com o efeito das atividades humanas sobre o meio ambiente. A sociedade organizada está cada vez menos tolerante aos problemas associados à poluição hídrica. No Brasil e na maioria dos países em desenvolvimento, a maior parte do esgoto bruto (tanto doméstico, industrial como efluentes de sistema de cultivo) é lançado sem tratamento prévio nos cursos d’água. Esses grandes aportes de matéria orgânica e poluentes têm sido relatados como principais responsáveis pela eutrofização de grande variedade de ambientes aquáticos, gerando preocupação crescente com alto grau de poluição em que se encontram hoje os rios e ambientes de água doce.”

(BARRETO, L. V. et al, 2013. Eutrofização em rios brasileiros. Enciclopédia biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v. 9, n. 16; p. 2179.)

Portanto, descreva como ocorre esse processo citado no texto, pelo qual o ecossistema aquático adquire altas taxas de nutrientes.

01 02 03

04 05 06 07 08 09 10

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 21 -

Questão 02 Observe a figura a seguir.

Descreva como é o sistema excretor (citar o órgão) e como ocorre a excreção nos invertebrados na figura.

01 02 03

04 05 06 07 08 09 10

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 22 -

Questão 03 Leia atentamente as afirmativas a seguir que indicam tipos de reação envolvendo o gás cloro.

“O gás cloro, amarelo esverdado, é altamente tóxico. Ao ser inalado, reage com a água que existe nos pulmões, formando ácido clorídrico, um ácido forte capaz de proporcionar graves lesões internas, e o ácido hipoclórico.”

“Ao reagirmos o dicromato de potássio com ácido clorídrico, temos como produtos formados, o cloreto de potássio, cloreto de cromo (III), água e gás cloro.”

Após a análise das afirmativas determine: (A) A representação das reações descritas, com seus respectivos balanceamentos e a soma dos coeficientes para cada reação. (B) A quantidade, em kg, de ácido clorídrico produzido quando se é produzido 3,6 mols de ácido hipoclórico. (C) O volume de água produzido quando há 300 g de dicromato de potássio a 90% m/m. (Considere: volume molar = 22,4 L.)

01 02 03

04 05 06 07 08 09 10

2º PROCESSO SELETIVO 2017 – FACULDADE DINÂMICA – PONTE NOVA/MG

MEDICINA (BACHARELADO) TIPO 03 – AMARELA

- 23 -

Questão 04 A figura demonstrada a seguir é a fórmula estrutural de uma substância produzida por um fungo e usada como antibiótico no tratamento de diversas infecções, que contém funções orgânicas mistas e carbonos de hibridação sp3 e SP, este composto é a aureomicina.

Sobre esse composto determine: (A) As funções nitrogenadas e oxigenadas existentes e suas respectivas quantidades. (B) A fração mássica correspondente ao elemento cloro. (C) O número de carbonos de hibridação sp3. (D) A massa molar do composto.

01 02 03

04 05 06 07 08 09 10

   

   

   

INSTRUÇÕES

1. Material a ser utilizado: caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.

Não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite e borracha.

2. Não é permitido, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de

máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de

consulta, protetor auricular, corretivo, brincos, boné, anéis, colares, pulseiras, relógios de qualquer

modelo, aparelho de surdez, bipe, walkman, agenda eletrônica, notebook, netbook, palmtop, receptor,

gravador, telefone celular, máquina fotográfica, protetor auricular, MP3, MP4, controle de alarme de

carro, pendrive, fones de ouvido, Ipad, Ipod, Iphone ou qualquer outro aparelho eletroeletrônico.

Especificamente, não é permitido o candidato ingressar na sala de provas sem o devido recolhimento,

com respectiva identificação, dos equipamentos descritos anteriormente.

3. Não será permitido ao candidato realizar anotação de informações relativas às suas respostas (cópia de

gabarito) no comprovante de inscrições ou em qualquer outro meio.

4. A duração da prova é de 05 (cinco) horas, já incluindo o tempo destinado à entrega do Caderno de Provas

e à identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento do Cartão de Respostas

(Gabarito) e Folhas de Textos Definitivos.

5. O Caderno de Provas consta de Prova de Redação e Prova Objetiva/Discursiva constituída de 50

(cinquenta) questões de múltipla escolha e 04 (quatro) questões abertas de biologia e química. Leia-o

atentamente.

6. As questões da prova objetiva são do tipo múltipla escolha, com 04 (quatro) opções (A a D) e uma única

resposta correta.

7. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de

Provas, bem como se os dados constantes no Cartão de Respostas (Gabarito) e nas Folhas de Textos

Definitivos que lhe foram fornecidos, estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material

esteja incompleto, ou tenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal.

8. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas.

Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

9. O candidato somente poderá ausentar-se do local de provas após decorridas 3h30min do início das

mesmas, ou seja, só a partir de 16h30min, contudo, sem levar consigo o caderno de questões.

10. Não serão concedidas, em nenhuma hipótese, vistas e revisão de correção de provas, sendo concedido ao

candidato recurso do resultado do gabarito das 19h30min do dia 20 de maio de 2017 às 19h30min do dia

22 de maio de 2017.

11. A relação em ordem alfabética dos 30 (trinta) candidatos classificados para o 2º Processo Seletivo 2017

para o Curso de Medicina será afixada nos quadros de avisos existentes no Campus da Faculdade

Dinâmica – Ponte Nova/MG e nos sítios: www.faculdadedinamica.com.br e www.consulplan.net, no dia

02/06/2017, a partir das 14h00min.

12. Os candidatos aprovados e classificados devem efetuar suas matrículas entre os dias 05/06/2017 a

07/06/2017, nas dependências da Faculdade Dinâmica – Ponte Nova/MG, no endereço da Rua G, nº 205,

Bairro Paraíso, Ponte Nova – MG, CEP: 35430-302, no horário de 8h00min às 12h00min e das 13h00min às

17h00min.