Falas baleeis?

2
Salvador, SÁBADO, 3 de outubro de 2009 EDITOR-COORDENADOR Adalberto Meireles Ano 5 n° 208 * * Suplemento infantil de A Tarde. Não pode ser vendido separadamente As baleias Jubarte estão na área! Fomos até o mar de Praia do Forte atrás desse mamífero gigante Margarida Neide / Ag. A TARDE Roberta Lima, 10, emocionada ao ver as baleias de pertinho Páginas 4 e 5 * Olha elas ali, ó!

description

Jubartes vem namorar no Litoral Norte. Fotos de Margarida Neide, ilustrações e infografia de Flávia Marinho e montagem de Ludmila Cunha

Transcript of Falas baleeis?

Page 1: Falas baleeis?

Salvador, SÁBADO, 3 de outubro de 2009 EDITOR-COORDENADOR Adalberto MeirelesAno 5 n° 208* *Su

plem

ento

infa

ntil

de A

Tar

de. N

ão p

ode

ser

vend

ido

sepa

rada

men

te

As baleias Jubarte estão

na área! Fomos até o mar

de Praia do Forte atrás

desse mamífero gigante

Mar

gar

ida

Nei

de

/ A

g. A

TA

RD

E

Roberta Lima, 10,emocionada ao ver asbaleias de pertinho

Páginas 4 e 5

*

Olhaelas ali, ó!

Page 2: Falas baleeis?

BAHIA

ANTÁRTIDA

PRAIA DOFORTE

ABROLHOS

ILHAGEÓRGIADO SUL

6 milquilômetrosde distância

é como nadar120 milpiscinas

olímpicas!

Entre os meses de junho e julho, as baleias jubarte chegam ao litoral do Nordeste brasileiro. É aqui, em águas morninhas, que elas vem namorar e ter filhotes. O Oceano Atlântico vira um berçário: as jubartes são baianas!

oceano

atl â

ntico

Em dezembro, quando é verão no hemisfério sul, as jubartes migram para a Antártida. Elas vão atrás de um camarãozinho chamado krill (Euphausia superba): comem mais de 1 tonelada por dia. O banquete dá ao corpo gigante das baleias uma grossa camada de gordura. É daí que vem a energia para a longa viagem que farão outra vez em julho, de volta ao Brasil.

Salvador, SÁBADO, 3 de outubro de 20094e5

CA PA

D i ve r s ã oem baleiêsAs baleias jubarte são gigantes, adoram camarão, nascem na Bahia eviajam todos os anos. Ainda dá tempo de vê-las em nosso litoral

[ vá lá]

Onde: Instituto BaleiaJubarte (3676-1463)baleiajubarte.org.brOnde: PortoMar PasseiosTurísticos (3676-0101)p o r t o m a r. c o m . b rPraia do Forte, Mata deSão João, BA

FOTOS MARGARIDA NEIDE / ARTE FLÁVIA MARINHO

Fila para pegar o saco plástico e limpar a praia.A maratona é para catar a maior quantidade delixo. “A gente limpa para ter praia no futuro”,defendeu a bióloga Carolina Soares. ParaIasmim Mel, 10, “sujar a areia ou o mar é umagrande porcaria. Mata os peixes e as baleias”.Mariana da Silva, 11, disse: “Sou consciente”.

CARLA BITTENCOURTa t a rd i n h a @ g r u p o a t a rd e . c o m . b r

Sol, vento bom, tudo certo para a aventura. EmPraia do Forte, a 80 quilômetros de Salvador,fomos ver as baleias jubarte, que nadam naBahia nesta época do ano. Fomos fazer turismode observação. A ideia é preservar o animal,caçado desde o século 12. “Desde 1987, uma leiproíbe a caça no Brasil”, contou a zoólogaLuena Fernandes. No passeio, adultos e criançasaprenderam que os machos cantam paranamorar as fêmeas. Lembra do baleiês do filmeProcurando Nemo? Existe! “A cada ano, eles

vão colocando mais uma frase até chegar auma composição completa”, ensinou o biólogoSérgio Cipolotti.

Para Roberta Lima, 10, a viagem foi especial.Ela mora na Beira Rio, em Barra do Pojuca,comunidade que luta por direitos básicos, comoluz elétrica. Educação ambiental eles já têm.“Quero ser policial para proteger a natureza”.

Marinheiro de segunda viagem, Paulo Alvim,13, do Colégio Vila Lobos, já sabia: a jubartenão tem glândula mamária (peito) para o ladode fora. Ela lança o leite na água e, como ele égorduroso, não se mistura. O filhote mama nomar. “Elas são tão grandes e tão graciosas”.

Um domingode educaçãoambiental

Jo g u eLimpo!

Visita aoInstituto

O Instituto Baleia Jubarte cuida da preservaçãodeste animal, que está no planeta há 60milhões de anos! Também educa a comunidade,com oficinas e teatro. No jardim do IBA, oesqueleto de um macho de 13, 7 metros lembraum dinossauro. O biólogo Guilherme Ribeiroensinou: “Temos que respeitá-las”.

O barcono mar

Como Praia do Forte é uma área deproteção ambiental, não há píer. Foipreciso colocar os pés no mar e pegar umbarquinho até o barco maior, uma escuna.As ondas altas fizeram do passeio umaaventura. Vinte quilômetros além da costa,atrás de gigantes, lá fomos nós!

É lindodemais

O barco subia e descia. Todos os olhosatentos. A dica era procurar por borrifos,aquele vapor que sai das baleias quandoelas respiram. Finalmente, olha lá: quatroadultos e um filhote, com direito a mamãee bebê passando por debaixo do barco,mergulhos e caudas para cima. “Deu umavontade de desmaiar de tão bonito”,contou Guilherme Magalhães, 6. Na volta,todos tinham uma memória para guardarcom carinho. Elas são lindas mesmo.

10:00 h9:00 h 11:00 h

12:00 h

13:00 h

Baleias Jubarte

Nome científico

Megaptera

novaengliae

Ta m a n h o

16 metros

Peso

40 toneladas

Cur iosidade

Em grego, jubarte

que dizer “grandes

asas”, as

nadadeiras

peitorais. A cor da

cauda é como uma

impressão digital