FAMA & TV - DestakMorris em exposição A exp o siçã vai complet ar curiosi d a e equ m le u o...

16
Sexta-feira 20 Janeiro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1738 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa Loures já tem hospital, mas faltam urgências ACTUALIDADE PÁGINA 05 Ministro das Finanças acredita que «o ponto de viragem» está próximo ACTUALIDADE PÁGINA 05 Mais de dez mil novos processos de insolvência durante o ano passado ACTUALIDADE PÁGINA 06 Indústria de cruzeiros garante que naufrágio do Concordia é caso isolado GRANDE LISBOA PÁGINA 03 Sugestões grátis para aproveitar o fim de semana CUSTO ZERO PÁGINA 02 TVI avança com 26 telefilmes Intriga Fatal é a primeira história a passar no canal. FAMA & TV PÁGINA 14 Vida difícil DESPORTO PÁGINA 07 Partida marcada por um penálti falhado que Bojinov não deixou ninguém bater. Leões têm de vencer último jogo na Taça da Liga. Sporting 1 Moreirense 1 ANTONIO COTRIM/LUSA LL Cool J vai apresentar os prémios Grammy FAMA & TV PÁGINA 15 ‘Bacantes’ de José Celso estreia no S. Luiz ARTE & LAZER PÁGINA 08 Erro continua a penalizar milhares de trabalhadores a recibos verdes A Segurança Social já admitiu o erro mas, de acordo com o grupo dos Precários Inflexíveis, são muitos os que continuam a ter que pagar um valor superior ao do seu escalão de contribuições. Isto porque, dois meses depois, a correcção devida ainda não foi feita. ACTUALIDADE PÁGINA 04 Tarifas dos transportes podem subir quase 4% ACTUALIDADE PÁGINA 05

Transcript of FAMA & TV - DestakMorris em exposição A exp o siçã vai complet ar curiosi d a e equ m le u o...

Sexta-feira 20 Janeiro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1738 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

Loures já tem hospital, mas faltam urgências

ACTUALIDADE PÁGINA 05

Ministro das Finanças acredita que «o ponto de viragem» está próximo ACTUALIDADE PÁGINA 05

Mais de dez mil novos processos de insolvência durante o ano passado

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Indústria de cruzeiros garante que naufrágio do Concordia é caso isolado

GRANDE LISBOA PÁGINA 03

Sugestões grátis para aproveitar o fim de semana

CUSTO ZERO PÁGINA 02

TVI avança com 26 telefilmesIntriga Fatal é a primeira história a passar no canal.

FAMA & TV PÁGINA 14

Vida difícilDESPORTO PÁGINA 07

Partida marcada por um penálti falhado que Bojinov não deixou ninguém bater. Leões têm de vencer último jogo na Taça da Liga.

Sporting 1 Moreirense 1

ANTONIO COTRIM/LUSA

LL Cool J vai apresentar os prémios Grammy

FAMA & TV PÁGINA 15

‘Bacantes’ de José Celso estreia no S. Luiz

ARTE & LAZER PÁGINA 08

Erro continua a penalizar milhares de trabalhadores a recibos verdes A Segurança Social já admitiu o erro mas, de acordo com o grupo dos Precários Inflexíveis, são muitos os que continuam a ter que pagar um valor superior ao do seu escalão de contribuições. Isto porque, dois meses depois, a correcção devida ainda não foi feita.

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Tarifas dos transportes podem subir quase 4%

ACTUALIDADE PÁGINA 05

6ª Feira · 20 de Janeiro de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptCusto Zero

De 27 de Janeiro a 4 de Março, está

patente no Centro Cul-tural de Cascais a expo-sição que acompanha o lançamento do livro Artefactos Importantes e Objectos Pessoais da Colecção de Lenore Doolan e Harold Mor-ris, incluindo livros, roupa e acessórios. A obra foi escrita pe-la canadiana Leanne Shapton, e é lançada em Portugal pela Bertrand Editora. A exposição mos-tra alguns dos objectos que contam a história da re-lação entre Lenore Doolan e Harold Morris e propor-

Um mercado vintage de perder a cabeça vai nascer na capital

MÚSICA CLÁSSICA

Museu do Oriente com Quartetos de Mozart

Ouvir música de Mo-zart é sempre um

bom pretexto para sair de casa. Nada substitui a es-cuta presencial de um re-pertório. Com entrada li-vre, o concerto de amanhã, às 17h, no Auditório do Mu-seu do Oriente, é o pretex-to ideal para ouvir Mozart ao vivo. Em palco estão os Solistas da Metropolitana Nuno Inácio (flauta), Ana Pereira (violino), Ágnes Sárosi (violino), Irma Sken-deri (viola) e Ana Cláudia Serrão (violoncelo), que interpretam o Quarteto de Cordas nº15, Quarteto com Flauta nº3, o Quarteto com Flauta nº4, de Wolfgang Amadeus Mozart.

OPORTUNIDADE

O Mercado da Ribeira oferece um renovado espaço vintage

Se tem milhares de coi-sas que já não usa acu-

muladas em casa e não sabe o que fazer, esta iniciativa é para si. Com o My Stock vai poder desfazer-se das inutili-dades, seja no guarda-roupa, acessórios, máquinas obsole-tas, mobiliário, brinquedos, fe-rramentas ou filmes em VHS. O objectivo é lançar um mer-cado original, com oferta di-versificada de qualidade. A iniciativa Mercado Vinta-ge My Stock costuma decorrer no Stockmarket, mas este ano,

Dar o que já não precisa também é uma forma de ajudar nesta nova iniciativa de entrada livre. Além do My Stock, sugerimos ainda dois concertos, uma exposição, um debate sobre o tempo e actividades para crianças. Nos próximos dias, ajude os outros e/ou divirta-se sem gastar dinheiro. POR FILIPA ESTRELA

CIÊNCIA VIVA

Mesa Redonda para falar sobre o tempo Como queremos medir o tempo no século XXI? Que impacto terá a adopção de novos padrões nas nossas vidas? E, afinal, o que é o Tempo? Estas e outras perguntas são o mote da Mesa Redonda: O Tempo, a 24 de Janeiro, às 18h. O Pavilhão do Conhecimento recebe ilustres filósofos, físicos e engenheiros. Entrada livre, sujeita a inscrição.

CONCERTO ANO NOVO

Música na Igreja de São Vicente de Fora A Althum.com e o Patriar-cado de Lisboa levam o melhor da música sacra portuguesa, à Igreja de São Vicente de Fora, Lisboa, no próximo dia 22 de Janeiro, às 19h. O programa é composto pelas Matinas de São Vicente, e todas as peças são de compositores por-tugueses. Entrada livre.

ANIMAÇÃO

Saltar e pular no LoureShopping Amanhã e domingo, as palavras de ordem são pular, saltar e descarregar toda a adrenalina. O LoureShopping instalou para o fim de semana um insuflável e um trampo-lim, para as brincadeiras dos mais pequenos. As actividades são no piso 1, das 14h30 às 16h e das 16h30 às 19h30.

DE

BORLA

No fim do segundo dia, algumas associações são convidadas a levar o que cada um quiser dar

devido ao aumento de interes-sados, surgiu a oportunidade de fazer num espaço diferen-te e com maior regularidade. Assim, o Mercado da Ribei-ra abre uma sala com 700m2, para receber tudo o que já não precisa, usado ou novo. Para não perder nada, e ter tempo de levar o que não quer, marque já as datas: 28 e 29 de Janeiro, 25 e 26 de Fevereiro, 24 e 25 de Março e 28 e 29 de Abril. O horário é entre as 10h e as 18h. Entrada livre. Infor-mações: [email protected]

Solistas da Metropolitana vão tocar Quartetos de Mozart

CULTURA

Lenore Doolan e Harold Morris em exposição

A exposição vai completar a curiosidade de quem leu o livro

Este ano, há um novo espaço

para vender tudo o que já não precisa

no Mercado da Ribeira

DR

NUNO INÁCIO

DR

ciona aos leitores a oportuni-dade de os verem de perto e, desta forma, aproximando-os dos protagonistas. A entrada é livre para a exposição.

6ª Feira · 20 de Janeiro de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

Servindo uma popu-lação de 272 mil habitan-

tes, o novo hospital de Loures abriu ontem ao público, por enquanto só para as consultas externas de pediatria, patolo-gia clínica e imagiologia.

O equipamento foi criado para atender residentes nos concelhos de Loures, Mafra, Odivelas e Sobral de Monte Agraço, e inicia, a 1 de Feve-reiro, cirurgias programadas, Novo Hospital conta com 1200 trabalhadores, dos quais 290 médicos e 370 enfermeiros

SAÚDE Hospital Beatriz Ângelo abriu ontem portas sem urgências e ainda com algumas críticas

Hospital de Loures já funcionaNovo equipamento responde a quase oito décadas de reivindicações de moradores.

SÉRGIO LEMOS/CM

PATRÍCIA NAVES [email protected]

Providência Cautelar. Ordem dos Engenheiros Técnicos avançou com uma

providência contra o Director-Geral da Actividade Tributá-ria e Aduaneira, Azevedo Pereira, que acusam de não

cumprir a lei e de excluir aqueles técnicos nas avaliações.

PALHAIS

A Câmara do Barreiro autorizou a construção de uma unidade industrial do ramo alimentar que poderá criar 300 postos de trabalho. O terreno em causa fica localizado na freguesia de Palhais, perto da Mata Nacional da Machada, mas o autarca explicou que essa questão foi acautelada.

LISBOA/LOURES

De 10 a 12 de Fevereiro, a FIL (Feira Internacional de Lisboa) vai estar literalmente entregue à bicharada e aos seus ami-gos. Cães, gatos, aves exóticas, répteis, peixes, cavalos e roe-dores vão estar no PET Festi-val, o maior salão nacional dedicado aos animais de estimação, onde serão os principais protagonistas.

MARX EM MAIO

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa acolhe, de 3 e 5 de Maio, o Congresso Internacional Marx em Maio – Perspectivas para o Séc. XXI, no qual participarão especialistas da Europa do Sul, da Rússia e do Brasil.

PUB

Vinho leve, só em Lisboa? Uma portaria que pretende alargar a designação “vinho leve” a todo o País está a ser contestada pelas regiões vitivinícolas de Lisboa e Tejo, que nos últimos 20 anos tiveram exclusividade da produção.

1,6 A Câmara de Lisboa vai aumentar em 1,6 M€ as trans-ferências para freguesias após negociação com PSD.

2 A PJ deteve dois elementos de um grupo que agia de forma violenta contra elementos da sua rede de tráfico de droga.

10 SEGUNDOS

e cuidados intensivos. A 22 de Fevereiro abrem as urgências de obstetrícia e de pediatria. As unidades de internamento (pediatria, cuidados intensi-vos, médico-cirúrgicas) só estarão disponíveis dia 26 de Fevereiro e as urgências gerais no dia seguinte.

O Beatriz de Ângelo (a pri-meira mulher a votar em Por-tugal e a primeira médica a rea-lizar uma cirurgia), é um hospi-tal público, regido por uma par-ceria entre o Estado português e duas sociedades. O edifício terá 424 camas de internamen-to, oito blocos operatórios, 44 gabinetes de consulta externa e 64 postos de hospital de dia. O equipamento responde a oi-to décadas de reivindicações de moradores dos concelhos que serve, mas continua envolto em algumas críticas, já que a sua abertura coincide com o fecho das urgências do Curry Cabral, estando muitos habitantes da zona Oriental de Lisboa a ser encaminhados para S. José.

O hospital de Santa Maria e este criaram uma comissão para definir transferências

O deputado José Luís Ferreira, d’ Os Verdes, entregou na

Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o Hospital de Loures, que entrou ontem em funcionamento, e a «falta de atendimento a cerca de 100 mil utentes do concelho».

Partido Os Verdes questiona ministro

LUÍS ANICETO

6ª Feira · 20 de Janeiro de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

não poupa críticas ao ministro da Segurança Social.

«Acreditamos que milha-res de pessoas estejam a ser afectadas, já que foi um erro generalizado. E ainda não ou-vimos o ministro Mota Soares, que aparece todos os dias na comunicação social, a falar sobre o assunto», refere.

Na véspera da data limite de pagamento das contri-buições dos trabalhadores a recibos verdes relativas ao mês de Dezembro, tudo conti-nuava na mesma. Os escalões não foram corrigidos, embora o alerta tenha sido dado em Novembro. «Há quem tenha recebido uma carta a corrigir a situação, mas muitos conti-nuam na mesma. E estamos

Segundo o esclarecimento inicial da Segurança Social,

«aos trabalhadores que já efectuaram o pagamento de contribuições e se verifique que o valor devido não é o correcto, serão efectuados acertos para regularização da situação». O que muitos ainda esperam.

Mais de um mês depois do comunicado da Segu-

rança Social, que reconhecia a existência de «incorrecções» no posicionamento dos es-calões de muitos trabalhado-res a recibo verde e prometia resolver a situação, continuam os problemas. A denúncia foi feita ao Destak por Rui Maia, dos Precários Inflexíveis, que

EMPREGO Segurança Social admitiu o erro, mas ainda não o corrigiu

Independentes pagam valor acima do seu escalão mais um mês

Solução prometida, mas tarda a chegar

Associação diz que há milhares de pessoas afectadas, que têm que pagar mais do que o devido.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

DR

a falar de pessoas que recebem 400 ou 500 euros e que têm que desembolsar, no geral, mais 60 euros». O Destak con-tactou o Ministério da Solida-riedade e Segurança Social, mas não obteve resposta.

Em alguns casos, os trabalhadores têm que desembolsar mais 60 euros, correspondente ao escalão acima

Novas regras contemplam os independentesAno novo, regras novas para o subsídio de desem-

prego. E embora não sejam totalmente novidade, uma vez que já muito sobre elas foi dito, a decisão é agora oficial, depois da aprovação em Conselho de Ministros. Estipulada fica então a redução da prestação para 18 meses, embora se admita o alargamento até aos 26 meses

para quem tenha mais de 50 anos. Salvaguardados ficam os trabalhadores independentes que recebam 80% ou mais do seu salário através de uma úni-ca entidade, assim como os desempregados com filhos, que beneficiam de um regime «transitório e excepcional», com uma majoração de 10% do montante do subsídio.

Quanto aos actuais desem-pregados e trabalhadores no activo, segundo o ministro Pedro Mota Soares, estes «mantêm os seus direitos» de acesso à prestação, que para os restantes terá um período mínimo de cinco meses (em vez dos nove). O tempo de descontos mínimo necessário reduz de 450 para 360 dias.

Sou a favor do Banco de Horas de Sono

Querem que os portugueses trabalhem mais horas por dia, e mais dias por

ano, ao ponto de discutirem “pontes” e abo-lições de feriados. Mas toda a gente parece ter esquecido de que os portugueses adultos já trabalham mais horas do que os seus congéneres europeus, para a pior produtividade da Zona Euro, e os portugueses mais pequenos já vão mais à escola do que quaisquer outros, ficando também eles muito aquém dos objectivos que os outros atingem com menos tempo enfiados entre as quatro paredes de uma sala de aulas. A explicação, digo eu, além dos maus chefes e dos trabalhadores irrespon-sáveis, é da falta de sono. Se dormíssemos todos mais e melhor, tenho a certeza absoluta de que o caso mudava de figura. Porque, afinal, somos o país onde se dormem menos horas por noite, dos mais novos, aos mais velhos, com particular incidência nos pais de filhos pequenos, que passam semanas, meses e anos, sem uma noite de sono ininterrupta. E os efeitos da privação de sono explicam

a incapacidade de produzir mais: falta de concentração, cabeça aérea, falta de noção da reali-dade, irritabilidade, raiva e por aí adiante. Quem é que é capaz de encontrar soluções criativas, gerir conflitos ou pura e simplesmente trabalhar mais, se nem sabe bem se está cá ou lá? Gasta o dobro das horas, repete o que já fez e comete erros dramáticos, que lhe custam a vida, a si e aos outros. Afinal, os sintomas são equivalentes em tudo aos de uma intoxicação com álcool ou outras drogas. Ou seja, trabalhar mais

tempo só por si não resolve nada. Se é que não faz pior. Mais cansa-dos, com menos horas de sono, uma crescente sensação de injus-tiça, sem que haja alternativas nomeadamente de onde deixar os filhos, não é nada provável que nos tornemos nem mais criativos, nem mais competentes, nem mais coisa nenhuma. Por isso, eram mais inteligentes se implementassem um Banco de Horas de Sono, e pedissem a cada trabalhador que com-prasse uma almofada nova.

Trabalhamos mais horas e produzimos menos. A única solução é dormir mais e melhor.

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

PGR diz que houve melhorias na prevenção da violência

Aprovada na Assem-bleia da República na

generalidade, a proposta de lei que criava o crime de violência escolar não sobre-viveu ao fim do governo PS e acabou por caducar. No entanto, ainda pode vir a ser recuperada. Entretan-to, a Procuradoria-Geral da República disse que há uma «clara melhoria na prevenção e punição dos crimes relacionados com a violência escolar». Em 2011, houve 140 casos de violên-cia nas escolas nacionais.

LEGISLAÇÃO

Não há nenhum problema entre intersindicais

O secretário-geral da CGTP, Carvalho da

Silva, garantiu ontem que «não existe um problema» entre a central sindical e a UGT, apesar do «dispara-te dito por uma pessoa». Carvalho da Silva referia- -se às declarações do líder da UGT, João Proença, que disse ter sido «incentivado» por altos quadros dirigen-tes da CGTP a negociar o acordo de concertação social com o Governo. Afir-mações que mereceram o repúdio da CGTP e um processo por calúnia con-tra João Proença.

CGTP E UGT

JORGE PAULA/CM

Carvalho da Silva garante normalidade das relações

JORGE PAULA/CM

Proposta de lei contra violência escolar caducou

Encontro informal junta Passos e Merkel Pedro Passos Coelho esteve ontem reunido com a chanceler alemã, para «uma troca de ideias informal», em que o tema foi o futuro da Europa e, claro, da moeda única, o euro.

CLICKEPA

Actualidade · www.Destak.pt · 056ª Feira · 20 de Janeiro de 2012

Ainda em relação à CP, o Governo aprovou a alteração dos estatutos que vai permitir à empresa autonomia em ter-mos de património, orçamento e contabilidade face ao Estado.

Subidas até 25% com fusão Entre as conclusões do grupo de trabalho, há ainda a assina-lar a fusão da Carris e do Me-tro de Lisboa e a eliminação dos títulos de transporte de cada um dos operadores. De salien-tar que, segundo o jornal i, esta medida poderia provocar au-mentos entre os 10% e os 25%.

A Junta Metropolitana de Lisboa deu um parecer

positivo às alterações nos transportes que o Governo quer desenvolver na capital, depois de o documento inicial ter sido «alterado profunda-mente». Segundo o responsá-vel, «as carreiras suburbanas rodoviárias mantêm-se todas e os transportes fluviais mantêm-se tal como existem».

Apesar do Governo ter desconvocado a reunião

de ontem com as empresas de transportes, o Jornal de Negó-cios prevê que a actualização das tarifas ronde os 3,7% e o anúncio deve ser hoje porque a lei exige que as empresas de transportes divulguem pu-blicamente os preços dez dias antes da entrada em vigor.

Recorde-se que, tradicional-mente, o preço dos transportes é revisto a 1 de Janeiro, mas a reestruturação do sistema de transportes que está a ser pensada pelo Governo fez com que os aumentos fossem adia-dos para 1 de Fevereiro.

No que respeita às principais conclusões do grupo de traba-lho que esteve a avaliar a rees-truturação do sistema de trans-portes, destaque para a inexis-tência de uma reformulação do sistema de bilhética dada «a sua extrema complexidade». Esta mudança apenas seria possível no caso da CP com «a introdu-ção de um novo zonamento tarifário que permita eliminar as incongruências do actual sistema»: diferentes preços para as mesmas distâncias em diferentes linhas.

ECONOMIA Governo desconvocou a reunião de ontem com as empresas de transportes

Transportes podem aumentar 3,7% a partir do próximo mês

Junta Metropolitana de Lisboa aprova

Junta Metropolitana de Lisboa dá parecer positivo a mudanças que vão ser aplicadas na oferta disponível.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

LUÍS ANICETO

Aumentos devem ser revelados hoje para que empresas os divulguem 10 dias antes de entrarem em vigor

CP passa a ter autono-mia de contabilidade, orçamento e patrimó-nio face ao Estado

Cerca de 44% gostava de ter alternativas à democracia

Os portugueses estão insatisfeitos com o ac-

tual regime político. De tal maneira que quase metade (44%) prefere outra forma de Governo que não a demo-cracia. A conclusão é de um estudo, ontem apresentado em Lisboa, sobre a Qualida-de da Democracia em Portugal onde, segundo os autores, é visível «que os portugueses têm fraca con-fiança nos agentes políticos e nas instituições políticas da nossa democracia». O trabalho foi realizado em Julho do ano passado e con-tou com a participação de 1207 inquiridos.

SONDAGEM

Portugal foi dos países com mais reembolsos

Portugal é o quarto país comunitário que

mais fundos recebeu no âm-bito do Quadro de Referên-cia Estratégico Nacional (QREN). Ao todo, segundo o Observatório do sector, foram arrecadados 6,5 mil milhões de euros desde o início do programa. Ainda de acordo com a mesma fonte, citada pela agência Lusa, no conjunto dos 27 Estados-membros, Portu-gal recebeu 7,6% do total de reembolsos da Comissão Europeia (85,5 mil milhões de euros). A Polónia lidera com 18,8 mil milhões.

QREN

LUÍS ANICETO

Arrecadados 6,5 milhões desde o início do programa

DR

Metade dos lusos prefere outra forma de governo

Para o ministro das Finanças, a incerteza

sobre a dívida nacional «já foi substancialmente reduzida», podendo mesmo, acredita Vítor Gaspar, «estarmo-nos a aproximar de um ponto de viragem». Isto depois do sinal dado na quarta-feira, dia em que Portugal colocou dívida nos mercados. O governante recordou a colocação de bilhe-tes do tesouro a 11 meses, «pela primeira vez desde Abril de 2011», quando foi feito o pe-

FINANÇAS

Ministro acredita que «ponto de viragem» está próximo

dido de ajuda financeira ao Fundo Monetário Internacio-nal e à Comissão Europeia, com uma «procura elevada em todas as maturidades».

O ano passado foi rico em insolvências.

De acordo com os dados do Departamento de Gestão de Risco da Crédito y Cau-ción, que acompanha de perto os processos de insol-vência publicados no Diá-rio da República, em 2011 registaram-se quase 10 800 novos processos, mais 65% que em 2010. Quatro em cada dez processos são relativos a empresas, num total de 4731 casos, com um

ECONOMIA

Insolvências aumentaram 65% durante o ano passado

crescimento em 2011 (+14%) muito semelhante ao regista-do em 2010. Os restantes cer-ca de 6065 processos são re-lativos a pessoas físicas.

Vítor Gaspar está confiante

TIAGO PETINGA/LUSA

Contaram-se 10 800 processos

123RF

PATERNIDADE

Feitos mais de 5700 exames em 2011 Mais de 5700 exames de paternidade foram reali-zados no Instituto Nacio-nal de Medicina Legal (INML) em 2011, a esma-gadora maioria dos quais a pedido dos tribunais. No ano anterior (2010) tinham sido realizados 5595 exames, no âmbito de 1379 processos.

DINHEIRO

Remessas caíram no primeiro trimestre As remessas dos emigran-tes caíram 22,8 milhões de euros nos primeiros 11 meses de 2011 em relação ao período homólogo anterior, situando-se nos 2138 milhões, avançou o Banco de Portugal. A maior queda registou- -se nas remessas enviadas de França.

AMNISTIA

Petição para que País ratifique Pacto A Amnistia Internacional Portugal foi recebida ontem em audiência no Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde entre-gou uma petição com mais de 3500 assinaturas a favor da ratificação do Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais, que vai permitir que indivíduos e grupos procurem justiça através da ONU, apresen-tando queixas, caso os seus direitos sejam violados no seu país de origem e não consigam obter justiça localmente.

CASO ESCUTAS

Optimus notificada para pagar multa A Optimus pode ter que pagar uma multa até 7,5 milhões de euros na sequência do caso que envolveu as alegadas escutas ao jornalista do Público pelos serviços secretos. A Comissão Nacional de Protecção de Dados notificou a Optimus, segundo o site do Expresso, para o pagamento de um valor considerado recorde.

10 SEGUNDOS

6ª Feira · 20 de Janeiro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 06

PUB

A indústria internacio-nal de cruzeiros defen-

deu ontem em Londres os «altos padrões de segurança» deste tipo de transporte de lazer e qualificou o incidente do Costa Concordia como um caso «realmente isolado».

No mesmo dia, as buscas pelos desaparecidos no nau-frágio – destaque para uma menina de cinco anos que viajava com o pai no Costa Concordia – foram retomadas, enquanto os familiares espe-

Buscas pelos desaparecidos no naufrágio recomeçaram ontem

ITÁLIA Responsáveis garantem que navios cumprem altos padrões de segurança

Indústria de cruzeiros diz que naufrágio é caso isolado

MASSIMO PERCOSSI/EPA

ram com ansiedade os resul-tados das operações e nutrem uma grande raiva contra o co-mandante do navio, que se en-contra em prisão domiciliária.

No extremo oposto está a moldava Domnika Cemorta, uma jovem bailarina que via-

java sem registo com Frances-co Schettino. Segundo o de-poimento da moldava, o co-mandante foi um verdadeiro herói e «a tripulação está em solidariedade com ele e acha que ele salvou mais de três mil pessoas».

Moldava que viajava com comandante defende-o e garante que Schettino foi um verdadeiro herói.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

MUNDO

Catástrofes naturais fazem 29 mil mortos

O ano passado foi mar-cado por 302 desastres

naturais, que fizeram 29 782 vítimas mortais no mundo, sobretudo na Ásia. De acordo com as estimativas das Nações Unidas, estas catástrofes fizeram 285 mil milhões de euros de prejuízo.

MUNDO

Aumento dos casos de abortos clandestinos

A Organização Mundial de Saúde está preocu-

pada com o aumento do número de casos de abortos clandestinos à escala global, um problema particularmen-te sentido na América do Sul. No entanto, em Portugal, nos últimos dois anos os valores desceram de 1400 para 300.

CHINA

Interesse chinês revela que há boas empresas

O embaixador portu-guês na China, José

Tadeu Soares, afirmou à agência Lusa que o interesse chinês por Portugal mostra que o país «tem empresas muito boas» e que Pequim «está atento às oportunida-des do mercado» português.

COREIA DO NORTE

Líder inspecciona pela segunda vez as tropas

O novo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un,

realizou nesta quarta-feira uma nova inspecção às tropas, a segunda do ano. De acordo com a agência norte-coreana Yonhap, este é outro aparente movimento para Kim reafirmar o seu poder sobre o Exército.

Romney com milhões em paraíso fiscal Segundo o canal de televisão ABC, Mitt Romney, até aqui favorito à vitória nas

primárias republicanas, terá milhões de dólares em fundos financeiros off-shore.

NO

GLOBO

UNIÃO EUROPEIA

PE quer cortar em 50% desperdício de comida

O Parlamento Europeu aprovou um relatório

pedindo à Comissão que tome medidas urgentes para reduzir para 50% o desperdí-cio alimentar até 2025. As medidas visam evitar que em 2020 haja 126 milhões de toneladas de desperdício.

IRÃO

Agência nuclear exige livre acesso a fábricas

O director-geral da Agência Internacional

de Energia Atómica, Yukiya Amano, exige que os inspec-tores que vão viajar para o Irão no final do mês tenham livre acesso a todas as fábricas de enriquecimento de urânio, inclusive às que possam ter fins militares.

6ª Feira · 20 de Janeiro de 2012 · 07

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Depois do campeonato, onde está a 11 pontos do

líder Benfica, depois da Taça de Portugal, onde precisa de vencer o Nacional na Madei-ra para seguir em frente, ago-ra o Sporting ficou também numa situação difícil na Taça da Liga, depois de ontem ter empatado com o Moreirense.

Em segundo lugar do gru-po, a dois pontos do Gil Vicen-te, os leões precisam agora de

TAÇA DA LIGA Sporting tem de, obrigatoriamente, vencer o último jogo e esperar que o Rio Ave não faça melhor

Mais uma taça tremida

Bojinov falha penálti que impediu outros colegas de marcar. Domingos analisa caso «internamente».

JOÃO MONIZ [email protected]

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

vencer os gilistas no último jo-go, em Alvalade, para chega-rem à liderança, quando Ben-fica e FC Porto só precisam de um empate para chegarem às meias-finais. Mas mesmo a vi-

ses a ficarem com o primeiro lugar, uma vez que passam a ter melhor diferença de golos.

Uma situação de aperto que os leões podiam ter evita-do ontem se Bojinov não tives-

se falhado um penálti já nos descontos – erro agravado pe-lo facto de o búlgaro ter impe-dido outros colegas de cobra-rem o castigo máximo. O em-pate acaba por penalizar no-va entrada em falso da equipa de Domingos Paciência, que mudou dois jogadores logo ao intervalo. Mas Matías Fernán-dez e Bojinov não alteraram a dificuldade leonina em criar ocasiões de golo, perante um Moreirense bem organizado e afoito no contra-ataque. E o Sporting continua sem vencer este ano ao fim de cinco jogos.

Daniel Carriço voltou à posição de trinco, mas saiu ao intervalo, para dar criatividade ao meio-campo

Foram 45 minutos perdidos. A segunda parte foi melhor, mas exprimida não dá situações para ganhar» DOMINGOS PACIÊNCIA TREINADOR DO SPORTING

Concluída a primeira volta do campeonato,

começa este fim de semana a última metade da prova com o Benfica como líder isolado, mas com uma vantagem ma-gra e alcançável em apenas uma jornada pelos portistas.

Pela primeira vez desde 9 de Maio de 2010 que o Ben-fica não era líder isolado. Por isso, domingo, na Luz, frente ao Gil Vicente, a equipa de Jor-ge Jesus não quer perder a vantagem de dois pontos sobre o FC Porto. Aimar, Car-dozo e Garay estão em dúvida para o jogo de domingo.

Já o FC Porto, que já pode contar com Danilo (o certifi-

Sp. Braga assume o objectivo de chegar à Liga dos Campeões

LIGA

Águias defendem liderança frente ao Gil

da Liga – joga em Aveiro com o Beira-Mar. Tudo indica que Hulk já estará disponível para o jogo de domingo e Cris-tian Rodríguez, com uma mial-gia, fica de fora do encontro.

A jornada termina na se-gunda-feira, com o Sporting a ir a Olhão defender o 4º lugar

LUSA

Marcelo Boeck João Pereira Onyewu Rodriguez Insúa Carriço (M. Fernandez, 46’) Elias Schaars Capel Carrillo (Jeffren, 70’) Seba Ribas (Bojinov, 46’) Técnico: Domingos Paciência

Ricardo Ribeiro Chico Anilton Pinto (Ricardo Fernandes, 77’) Augusto Pintassilgo Tales Filipe Gonçalves Bru (Júlio César, 67’ ) Luís Pinto (Wagner, 74’) Ghilas Técnico: Jorge Casquilha

Disciplina: Amarelos: Augusto (65’ e 90’), Júlio César (66’), Pintassilgo (67’), Tales (79’), Ghilas (81’), João Pereira (84’) Golos: Capel (28’), Ghilas (35’)

SPORTING 1 - 1 MOREIRENSEEstádio de Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Marco Ferreira (Madeira)

2.ª JORNADA GRUPO A RIO AVE 1-1 GIL VICENTE SPORTING 1-1 MOREIRENSE JOGOS PONTOS

GIL VICENTE 2 4 SPORTING 2 2 RIO AVE 2 2 MOREIRENSE 2 1

tória nesse jogo poderá não bastar. É que, caso o Rio Ave vença o Moreirense por um resultado superior ao que o Sporting alcance frente ao Gil Vicente, serão os vilaconden-

(o Marítimo está a dois pon-tos) e tentar alcançar nova-mente o Sp. Braga, 3º, que tem mais três pontos e recebe do-mingo o Rio Ave. Os minhotos celebraram ontem 91 anos com um discurso ambicioso da direcção, que quer ir à Li-ga dos Campeões.

OLIMPÍADAS

Lesão deixa Évora fora das Olimpíadas

Era a principal esperança portuguesa para ganhar ‘Ouro’ nos Jogos Olímpi-cos de Londres de 2012, mas Nelson Évora está fora do evento e sem hipóteses de revalidar o título olímpico no triplo salto. O atleta lesionou-se quarta-feira num treino e após os exames de ontem anunciou que «por uma questão de tempo de recuperação» não vai po-der ir a Londres, embora a lesão não seja tão grave quanto pensava. O Comité Olímpico de Portugal já lamentou a lesão.

TÉNIS

Gil faz história no Open da Austrália Frederico Gil continua a fazer história no ténis português, com vitórias improváveis. Gil bateu o espanhol Marcel Granol-lers e conseguiu um feito inédito para um portu-guês: a presença na 3.ª ronda de um Grand Slam, neste caso no Open da Austrália. Na próxima ronda defronta o francês Jo-Wilfried Tsonga, que nunca venceu.

ESPANHA

Pepe ‘condenado’, menos por Schuster Central luso-brasileiro do Real Madrid tem sido cri-ticado por personalidades em Espanha e até pelo jornal Marca pela pisadela à mão de Messi. Só o ex- -treinador do Real, Schus-ter, desvalorizou o gesto «feio»: «é normal, todos os grandes centrais o fazem, sempre fizeram». Pepe defendeu-se ontem das acusações, pedindo desculpa a Messi por um «acto involuntário».

10 SEGUNDOS

EPA

LIGA JORNADA 16 SEXTA-FEIRA

ACADÉMICA 20H15 U. LEIRIA *

SÁBADO

BEIRA-MAR 20H30 MARÍTIMO

DOMINGO

P. FERREIRA 16H V. SETÚBAL NACIONAL 16H FEIRENSE SP BRAGA 16H15 RIO AVE FC PORTO 18H15 V. GUIMARÃES + BENFICA 20H15 GIL VICENTE * SEGUNDA-FEIRA OLHANENSE 20H15 SPORTING * *SPORT TV +TVI

cado já chegou), vai ter um dos encontros mais aliciantes da jornada 16, no Dragão, frente ao V. Guimarães. Os vimara-nenses, sob o comando de Rui

Vitória, têm vindo a subir na classificação e chegam ao Dragão no 6º lugar, embora estejam a distantes seis do Marítimo, “dono” do 5º posto

91 anos de ‘vida’ do Sp. Braga, come-morou ontem o clube

6ª Feira · 20 de Janeiro de 201208 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

José Celso e a sua com-panhia Teatro Oficina

Uzyna Uzona levam até do-mingo à Sala Principal a tra-gédia grega de Eurípides. Bacantes reconstitui, em 25 cantos e cinco episódios, o ritual de origem do Teatro.

José Celso assina a autoria, a encenação e a música desta tragédia grega de Eurípides, «aqui encenada como ópera de Carnaval para cantar o nas-cimento, a morte e o renasci- Um espectáculo orgástico e canibalesco a não perder até domingo

ESPECTÁCULO Companhia brasileira invade a Sala Principal este fim de semana

‘Bacantes’ de José Celso no S. LuizO S. Luiz transforma-se a partir de hoje para receber das mais importantes figuras do teatro brasileiro.

MARILIA HALLA

FILIPA ESTRELA [email protected]

mento de Dionísios, Deus do Teatro, do Vinho e do Car-naval», explica.

São cinco horas de espec-táculo partilhadas entre acto-res – nos quais o encenador se inclui – e público, uma vez que é também chamado a par-ticipar no ritual, que se esten-de a partir do palco.

Esta é a primeira vez em 37 anos que a histórica com-panhia e o encenador vêm a Portugal. O trabalho de José Celso (nascido em 1937) é considerado por vezes orgástico e canibalesco. – – TOME NOTA Horário 20 a 22 de Janeiro, sexta e sábado, às 20h e domingo às 16h Local Sala Principal, no São Luiz Teatro Municipal Preço 15 euros

Não perca esta sangrenta e hilariante comédia de terror

DR

‘Tucker & Dale Contra o Mal’ ainda em exibição

Realizado por Eli Craig, Tucker & Da-

le Contra o Mal fez parte da selecção oficial de inú-meros festivais em 2010, como o Sundance Film Festival ou ainda o Fanta-sia Film Festival.

Esta sangrenta e hila-riante comédia de terror conta a história de dois amigos inofensivos, que acabam por ser confundi-dos com psicopatas homi-cidas, por um grupo de estudantes uni-versitários. O fil-me teve estreia comercial em Portugal no passado dia 12 de Janeiro, nas salas Lusomun-do (Alvalaxia em

CINEMA

Lisboa, Parque Nas-cente em Gondo-mar e Almada Fó-rum) e nas salas Cinema City (Ale-gro Alfragide, Lei-

ria, UCI Arrábida no Porto e Cinemas

de Portimão).

PASSATEMPO O Destak oferece 10

bilhetes para qualquer sessão de hoje, no

Alvaláxia. Saiba como concorrer no nosso

Facebook.

Nas sessões Green Ray, o Lux e a Hei-

neken juntam um cartaz de excepção. Para este ano, há cúmplices, que assumem o papel de programadores, por uma noite. Nessa lógica, Caribou teve carta branca para construir o cartaz de sonho, em ambos os pisos com concertos e DJ. Hoje, o Green Ray

2012/Lux curated by Caribou conta com os concertos de The Pyramids e Four Tet e os DJ sets de Caribou e Floating Points.

Caribou e Four Tet

Orelha Negra na capital

É já amanhã, às 21h, que os Orelha Negra

vão subir ao palco do Gran-de Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lis-boa, no âmbito do CCBeat. O grupo vai levar na baga-gem o novo single A Luta, entre muitos outros temas inéditos, que vão estar disponíveis no próximo álbum. A noite promete ser divertida e estar cheia de surpresas. Preço de 5 a 20 euros

CONCERTO

Cantata pop na Trindade

Começa hoje e pro-longa-se até dia 29

de Janeiro, Missa do Galo, uma cantata pop de Carlos Tê e Manuel Paulo, com encenação de Luísa Pinto. Interpretado por António Durães, Flora Miranda, Isabel Carvalho, João Miguel Mota e Rui David, o espectáculo segue livre-mente a estrutura dramá-tica e litúrgica de uma mis-sa católica romana. Preço de 8,50 a 15 euros

‘MISSA DO GALO’

As sessões Green Ray são noites fora do comum. Hoje há uma!

DR

GREEN RAY 2012 NO LUX

CICLO ISTO É JAZZ?

Satoko Fujii actua hoje ao vivo na Culturgest Esta noite, às 21h30, o Pequeno Auditório da Cultur-gest recebe um concerto no âmbito do Ciclo Isto é Jazz?, comissariado por Pedro Costa. Ao palco, sobe Satoko Fujii, uma pianista com linguagens que vão da música erudita contemporânea ao rock alternativo, do jazz à música japonesa. Preço 5 euros.

MÚSICA CLÁSSICA

Orquestra Gulbenkian no Teatro de Almada A Sala Principal do TMA recebe hoje, às 19h30, a Orquestra Gulbenkian que interpreta obras de Bottesini, Mouquet, Rossini e Piazzolla, sob a batuta de Pedro Neves. Preço 6 a 13 euros.

AO VIVO

Os Alucina na Baixa- -Chiado PT Bluestation Para continuar a promover a proximidade entre as bandas e o público, a Baixa-Chiado PT Bluestation recebe os

Alucina hoje, às 21h. Também está programado Músicas com Alma, amanhã, das 15h às 18h, com a actuação de músicos, vestidos por Dino Alves. Entrada livre. CICLO

Concertos modernos começam já amanhã A orquestra de cordas Con-certo Moderno, formada por jovens, inicia amanhã, às 18h30, no São Luiz, um ciclo de concertos, que só termina em Junho. Neste espectáculo, o solista convidado é Otto Pereira, que propõe Jogos Venezianos, com obras de Vivaldi. Preço 7 euros

TOME

NOTA‘Maior’ em cena no TMA

O Teatro de Almada recebe ‘Maior’, de Clara Ander-

matt, com artistas de mais de 60 anos, nos dias 21 e 22.

‘O Vagabundo’ é um projecto do

cantautor açoriano Nanook, que actua hoje, às 22h30, na

Fábrica Braço de Prata.

CONFIRMAÇÃO

Duas noites no Muscibox

Hoje, o Musicbox celebra o primeiro

aniversário do projecto de Tiago Pereira, A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, com os concertos de Elisa Rodrigues (um jovem talento do jazz nacional), Velha Gaiteira e Manuel Fúria. Amanhã, a rubrica Musicbox Heineken Series está de volta para a quarta sessão, com a estreia do trio britânico Male Bonding, às 00h. A banda apresenta o segundo disco de originais Endless Now, cheio de canções pop punk de dança acelerada. Para o clubbing da mesma noite, foi convo-cada a vanguarda electró-nica norte-americana de Machinedrum, também em estreia, pela 1h. Preço 8 euros

INICIATIVASDR

O trio britânico Male Bonding estreia-se amanhã, às 00h

DR

The Cure no Optimus Alive

Os The Cure vão ser cabeças-de-cartaz dos

maiores festivais europeus e entre eles está o Optimus Ali-ve’12. A banda britânica actua no Palco Optimus, dia 14 de Julho. Depois da aclamada actuação em 2011 no Bestival e do espectáculo Reflections no Royal Albert Hall, os The Cure vão tocar um alinhamen-to que ultrapassa as duas ho-ras, em que vão estar incluí-das músicas dos 14 álbuns de estúdio. Robert Smith (voz e guitarra), Simon Gallup (baixo), Jason Cooper (bate-ria) e Roger O’Donnell (tecla-do) vão também tocar canções do épico Wish, que comemo-ra este ano o 20º aniversário. Local Passeio Marítimo de Algés (Oeiras) Preço 53 euros (um dia); 105 euros (passe de três dias)

A banda britânica actua no Palco Optimus no dia 14 de Julho

6ª Feira · 20 de Janeiro de 2012 09

6ª Feira · 20 de Janeiro de 201210

6ª Feira · 20 de Janeiro de 2012 11

6ª Feira · 20 de Janeiro de 201212

6ª Feira · 20 de Janeiro de 2012 · 13

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Pas-satempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tava-res; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Lu-ís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau,

N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Concertação social Relativamente ao famigerado acordo de concertação social recentemente assinado entre patrões, sindicatos e governo, gostaria de fazer o seguinte comentário. Após assinatura do acordo, logo se apressaram os protagonistas em manifestar, nos órgãos de comunicação social, o seu regozijo pela consumação do evento, até Durão Barroso, que também tem muitas culpas no cartório em relação às dificuldades que o país atravessa, veio a terreiro, congratular-se com o aconteci-mento.

Já todos nós ouvimos os prin-cipais intervenientes do evento intitular o dito de acordo histó-rico. Uma completa aberração, poder-se-á chamar de acordo histórico, mas no sentido mais negativo da palavra. Se não ve-jamos: vantagens para os tra-balhadores, nenhumas, só per-das; banco de 150 horas para o patrão dispor quando bem en-tender; redução no valor das horas extraordinárias; redução nos dias de férias; despedimen-tos mais facilitados; indemniza-ções mais baixas e menos dias por cada ano de trabalho, etc...

Quanto aos patrões, são só vantagens, cedências, nem uma, daí o sorriso de orelha a orelha exibido pelos representantes

das organizaçães patronais, PUDERA!!!! Chamar isto de acor-do histórico é mistificar todo o espírito deste acordo, relegando todo o sector produtivo do país para um caminho sem volta.

António Palma VIA E-MAIL

Vergonha social

No programa “Agora é que Con-ta” que passa na TVI, Fátima Lopes aparenta dar o seu me-lhor. Mas apenas aparenta, por-que de inovadora nada tem.

Factura da luz e telefone por pagar? Fátima resolve! Basta que os carenciados se subme-tam a um qualquer papel de figuras de circo e, por artes má-gicas, a dívida está saldada. Com a motivação dos dourados 40.000 euros, a apresentadora obrigava-se a superior imagina-ção.

Ao invés, e porque é mais fá-cil, recua no tempo para repes-car e nos fazer lembrar a triste e aterradora película da depres-são americana dos anos 20, “Os Cavalos Também se Abatem”. O termo vergonha, na apresen-tação deste tipo de programa, é puro apelido. E, pior que vergo-nha, é cada um de nós não con-seguir descortinar no dicionário o nome próprio que configure e se ajuste na análise a esta “coi-sa” de nome entretenimento.

Deus não faria mais do que a sua obrigação ao penalizar uma qualquer Fátima que se arrogue a tamanha humilhação. E tam-bém aqui, a palavra humilhação não passa de apelido.

Fernando Marques MOITA

No nascer e no morrer todos nós somos iguais A máxima popular ‘no nascer e no morrer todos nós somos iguais’ tem-nos acompanhado ao longo dos tempos e da vida e eu até esperava ‘bater as botas’ ciente que tal pensamento exis-tencial se mantivesse intocável por mais séculos.

No entanto, num programa televisivo de há dias, a ‘magnâ-nima’ acólita da funerária social--democracia veio, do alto da sua humanística cátedra, dizer que tal lei de vida está com os dias contados. Isto é, eu, por exem-plo a dois anos da meta de vida proposta pela ínclita dama de ferro, que são os 70 anos, es-pero solenemente, como todos aqueles compatriotas que nada têm onde cair de mortos, ao menos sejamos ‘reconhecidos e obrigados’ e sirvamos de re-pasto e iguaria a todos aqueles abutres que nos levaram a tão negro estado de vida.

José Amaral VILA NOVA DE GAIA

BRAGA

AMANHÃ 3º MÍNIMA

18º MÁXIMA

HOJE 4º MÍNIMA

18º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 6º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

16º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 3º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 5º MÍNIMA

16º MÁXIMA

FARO

HOJE 6º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 10º MÍNIMA

18º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 8º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 9º MÍNIMA

17º MÁXIMA

PORTO

HOJE 8º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 8º MÍNIMA

16º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE***

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Despedida. Terceiro estômago dos ruminan-tes. 2. Preservar. 3. Sociedade Anónima (abrev.). Nome da letra N. Prep. que indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações. 4. Vazio. Que não é militar. 5. Túnica talar para mulheres. Tempo Médio de Greenwich. 6. Utensílio em forma de leque que serve para agitar o ar. Tomar com violên-cia. 7. Caminhai. Animal. 8. Punir com açoite. Pref. que exprime a ideia de separação, afastamento. 9. Contr. da prep. em com o art. def. a. Emissão de voz. Contr. da prep. a com o artigo ou pronome o. 10. Revestimento de paredes com trepa-deiras, espaldar. 11. Amarelo. Frade que não exerce cargos superiores Verticais: 1. Descoloração da pele. Relativo a pessoa velha. 2. Contr. da prep. de com o art. def. o. Desejo veemente de possuir. 3. Sonolento. Extraterrestre (abrev.). 4. Serve-se de. Gnaisse. 5. A si mesmo. Devoto. Cume. 6. Que tem de facto existência. Espécie de feijão (Moçambique). 7. Designação geral de objectos voadores não identificados. Prep. designativa de várias relações tais como causa, modo, tempo, meio, etc.. Medida itinerária chinesa. 8. Regente de orquestra ou orfeão. Pref. que exprime a ideia de ar, vento. 9. O espaço aéreo. Planta tropical oleaginosa. 10. Acto de seduzir. Batráquio anfíbio aquático, anuro, da família dos raní-deos. 11. Ulmo. Acto ou efeito de ressoar

CRUZADAS Horizontais: 1. Adeus, Omaso. 2. Con-servar. 3. SA, Ene, Em. 4. Oco, Paisano. 5. Mongil, TMG. 6. Abano, Prear. 7. Ide, Zoonte. 8. Açoitar, Des. 9. Na, Som, Ao.

10. Espaleiro. 11. Lúteo, Irmão Verticais: 1. Acroma, Anil. 2. Do, Cobiça.

3. Ensonado, ET. 4. Usa, Gneisse. 5. Se, Pio, Topo. 6. Real, Zama. 7. Ovni, Por, Li.

8. Maestro, Aer. 9. Ar, Amendoim. 10. Engate, Rã. 11. Olmo, Ressoo

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Cavaco homenageia Souto de Moura. O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecora hoje às 18h30, no Porto, o arquitecto Eduardo Souto de Moura, prémio Pritzker 2011, com o título de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

6ª Feira · 20 de Janeiro de 201214 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Um novo fôlego na ficção nacional

A terceira temporada será maior que as anteriores

A 3ª temporada da série The Walking

Dead, ainda sem data de estreia, terá 16 episódios, anunciou a cadeia AMC. As boas audiências permiti-ram que a história ganhas-se mais três episódios face às anteriores temporadas. A 13 de Fevereiro a histó-ria inspirada na BD de Ro-bert Kirkman regressa ao pequeno ecrã nos EUA. A série continua a ser a mais vista por adultos entre os 18-49 anos na história da TV por cabo.

‘THE WALKING DEAD’

Humanidade em 2 horas

Hoje, às 21h00, o ca-nal História desafia

os espectadores a reservar 120 minutos para ingressar numa surpreendente e educativa viagem desde a formação da Terra ao desenvolvimento da civili-zação. Tudo acontece no documentário em estreia exclusiva A História do Universo em Duas Horas. Eis uma forma absoluta-mente inovadora de obser-var 14 mil milhões de anos de história, recorrendo a in-fografias e outros truques técnicos. Repete amanhã, às 06h00 e às 13h25.

CANAL HISTÓRIA

DR

O documentário duplo é exibido hoje, às 21h00

DR

Episódios aumentarão

CONCURSO

‘Corte Perfeito’ estreia hoje na SIC Mulher O concurso Shear Genius: Corte Perfeito regressa amanhã à SIC Mulher, pelas 23h30. Nesta que é a terceira temporada do formato, a apresentação fica a cargo da modelo brasileira Camila Alves, a noiva e mãe dos dois filhos do actor Matthew McCo-naughey. Os concorrentes metem mãos à obra e criam o estilo de cabelo mais original e cheio de estilo. Enfrentando a contagem decrescente do cronómetro, eles terão que dar asas à criatividade. No final de cada etapa, os concorrentes são julgados e o pior é expulso do programa.

JENNIFER LOPEZ

Namorado comenta diferença de 18 anos

«A idade, o estatuto e a opi-nião dos outros são irrelevan-tes. Os nossos corações e almas são infinitos», escreveu no Twitter Casper Smart, o novo namorado de Jennifer Lopez, 18 anos mais novo. «As idades são meras referências das horas acumuladas nesta terra e do precioso tempo que

nos resta», ditou o bailarino de 24 anos. «Tapem os ouvi-dos e abram os corações», concluía a inspiradora men-sagem também publicada pela artista de 42 anos.

100 MILHÕES

Família Jackson já não quer indemnização

A família do falecido Michael Jackson desistiu do pedido interposto em tribunal para que o médico Conrad Murray – condenado a 4 anos de prisão efectiva pelo homicídio do cantor – fosse obrigado a pagar uma indemnização de 100 milhões de dólares por danos e prejuízos. Não foram avançadas quaisquer razões para tal desistência mas, segundo o site TMZ, o clã Jackson não estava interes-sado em gastar mais energias no caso.

RTP1

Nico convida Moita Flores e Luís de Matos

Hoje, o talk show da RTP1 Nico à Noite recebe o escri-tor, investigador e edil de Santarém, Francisco Moita Flores. À conversa junta-se também José Henrique Azevedo, o proprietário do famoso Peter’s Café, e o mágico Luís de Matos.

NAS

ESTRELAS‘Real World’ em San Diego

No dia 6 de Fevereiro, às 18h45, estreia na MTV

Portugal o reality show ‘Real World: San Diego’.

«Deram-me, sem eu saber,

a droga do amor» JOSÉ CASTELO BRANCO

(depoimento no caso das orgias)

Intriga Fatal é a primeira história a ser servida, uma ideia de Rui Vilhena e João Sequeira partindo do mote “e se a sua vida mudasse de re-pente?”. Para Bárbara, numa personagem entregue a Ma-ria João Bastos, a mudança é tal que a única solução que lhe resta é matar o marido. Albano Jerónimo e Sandra Celas também brilham no elenco deste telefilme inaugural ainda sem data de estreia definida.

Os rostos de sempre Na manga, e com a promessa de exibição até ao final de 2012, estão ainda O Que As Mulheres Querem, Regras de Três e Um Pequeno Desvio. Marco Delgado, Lúcia Moniz, Sofia Ribeiro e Sofia Aparício

A lista de 26 produtos de ficção nacional fica completa

com Noiva Precisa-se, Os Abu-tres, O Dia Em Que a Minha Vida Se Tornou Num Reality Show, Orfã do Passado, Primeira Dama, Vestida para Casar, O Perfeito Ideal, Não Desistas de Mim e Até Que a Vida nos Separe.

Filmes TVI é uma série de 26 telefilmes na qual

diferentes autores, actores e realizadores contam histó-rias com temáticas e géneros diversos, da comédia ao dra-ma, sem esquecer o thriller, o romântico ou o policial. António Borges Correia é o di-rector de projecto, enquanto Karla Muga e Sofia de Portu-gal garantem a Direcção de Actores.

CINEMA ‘Intriga Fatal’ é a primeira história a ser servida ao longo de 2012

TVI produz 26 telefilmes

Esta série de filmes feita com a prata da casa contempla dramas, comédias, thrillers e policiais.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

DR

brilham no primeiro destes tí-tulos, um drama. Já no segun-do participam Rui Unas, Pe-dro Giestas, Diana Nicolau e Renato Godinho. Marco Del-gado é protagonista do tal pe-queno desvio que remete pa-ra uma traição entre amigos.

Maria João Bastos e Albano Jerónimo protagonizam a história de Rui Vilhena e João Sequeira

DR

Fama & TV · www.Destak.pt · 156ª Feira · 20 de Janeiro de 2012

O músico de 44 anos é um dos detectives de serviço na série ‘Investigação Criminal: Los Angeles’

Bastou uma mensa-gem no Twitter para

que o boato dando conta que Reynaldo Gianecchini não resistira ao autotrans-plante de medula, fosse aceite como um facto con-sumado. Em choque, ami-gos e familiares do galã rea-giram de imediato à falsa notícia. O hospital onde o actor está internado, em isolamento, emitiu um comunicado desmentindo o caso e reiterando que o estado de Gianecchini é «estável». A amiga do ac-tor, Adriane Galisteu, dis-se que «tudo não passou de uma notícia de muito mau gosto».

TWITTER

dos detectives da série Inves-tigação Criminal: Los Ange-les, na qual contracena com a portuguesa Daniela Ruah – conta com dois prémios Grammy no currículo. Além disso, desde 2008, tem sido o animador do concerto do anúncio das nomeações para os reputados galardões.

«Estou deliciado por par-ticipar na maior noite da mú-

Pela 1ª vez em sete anos, a cerimónia dos prémios

de música Grammy terá direi-to a um anfitrião. E a escolha da organização recaiu no rapper LL Cool J que, por si-nal, celebrou o seu 44º aniver-sário esta semana. O músico que também é actor – é um

MÚSICA Há sete anos que a maior festa da música não tinha um apresentador

LL Cool J é o anfitrião dos prémios GrammyO rapper, cujo nome artístico é uma abreviatura para Ladies Love Cool James, conduz a 54.ª gala a realizar a 12 de Fevereiro, em Los Angeles.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

DR

PUB

sica. Estar na companhia de tantos artistas incríveis, é um sonho tornado reali-dade.»

A 54ª gala anual dos troféus será exibida a 12 de Fevereiro na CBS e conta-rá com as actuações de Kelly Clarkson, Foo Figh-ters, Bruno Mars e Taylor Swift. Queen Latifah foi a mais recente anfitriã da festa, corria o ano de 2005. Jon Stewart, Billy Crystal, Elle Degeneres e Rosie O’Donnell também já exer-ceram tais funções.

TVI24 convida Anjos para acrobacias no ar ‘Take-Off: Ordem para Descolar’ é o título do novo programa da TVI24, emitido às 18h00, de domingo. Na emissão do dia 22, Sérgio Rosado é convidado a fazer piruetas acrobáticas.

CLICKDR Notícia da morte

de Gianecchini é totalmente falsa

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: Saiba com segurança aquilo que está a sentir por essa pessoa nova que entrou de rompante na sua vida. Saúde: Possíveis dores de estômago. Evite fazer refeições pesadas à noite. Dinheiro: Época favorável.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: Siga o que o seu coração lhe dita. Saúde: Previna-se contra otites. Tenha atenção às mudanças de temperatura. Dinheiro: Não se esperam alterações significativas neste sector.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: Uma relação à distância nem sempre é um obstáculo, pense positivo e lute por aquilo que quer. Saúde: Poderá surgir uma infecção urinária, procure o seu médico. Dinheiro: Nada o preocupará.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: A harmonia reina na sua rela-ção afectiva. O amor cristão consiste mais em dar do que em receber! Saúde: A saúde está em plena forma. Dinheiro: O equilíbrio financeiro faz parte da sua vida neste momento.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: Cuidado com opiniões deturpadas de quem não é digno da sua confiança, esteja vigilante. Saúde: Possível descontrolo a nível intestinal. Dinheiro: Poder financeiro estável.

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: Irá sentir uma energia sensual e muito positiva. Cultive a alegria no seu coração e ela dar-lhe-á frutos de Paz. Saúde: Pratique exercício físico. Dinheiro: Poderão surgir oportunida-des de melhorar financeiramente.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: Uma discussão poderá abalar o seu estado de espírito. Saúde: Tudo dentro da normalidade. Dinheiro: Poderá colocar em marcha um projecto muito importante para a sua carreira profissional.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: Se der ouvidos ao que terceiros dizem, poderá ter de enfrentar alguns problemas na sua relação. Saúde: Cuide mais da sua saúde. Dinheiro: Nada o perturbará nesta área da sua vida.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: A família precisa da sua presen-ça, não falte quando o chamarem. Saúde: Possíveis dores de estômago. Dinheiro: Poderá ter de enfrentar um período de crise a nível de finanças, previna-se antecipadamente.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: Não queira ser sempre o centro das atenções no seu grupo de amigos. Saúde: Possível desequilíbrio na sua circulação sanguínea. Dinheiro: Não gaste mais do que realmente pode.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: Não questione os seus sentimentos, entre de cabeça num novo amor. Saúde: Cuide da sua alimentação. Dinheiro: Momento pouco oportuno para gastos supérfluos.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: Tente demonstrar com maior intensidade os seus sentimentos. Saúde: Agasalhe-se mais, o sistema imunitário não está na melhor forma. Dinheiro: Procure empenhar-se a fundo num projecto mais sólido.

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

PUB