Farias Brito

4
OSG.: 00000/08 ENSINO P-UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO PORTUGUÊS TURNO DATA ALUNO(A) TURMA Nº SÉRIE PROFESSOR(ES) INTENSIVO SEDE ___/___/___ EXERCÍCIOS PROPOSTOS CLASSES GRAMATICAIS VOLUME 01 PÁGINA 35 1. RESPOSTA: E Substantivo é toda a palavra que é determinada por um artigo, pronome ou numeral, ou modificada por um adjetivo. Os pronomes demonstrativos demonstram a posição de um elemento qualquer em relação às pessoas do discurso, situando-os no espaço, no tempo ou no próprio discurso. Eles se apresentam em formas variáveis (gênero e número) e não-variáveis. 2. RESPOSTA: C O verbo encaminhar que na oração está no pretérito perfeito do indicativo, a palavra cópia é um substantivo simples e o termo autêntica é um adjetivo que qualifica o substantivo cópia. 3. RESPOSTA: E Pois há uma qualificação do substantivo vizinhos. 4. RESPOSTA: D Conjunções coordenativas explicativas são aquelas que unem duas orações, das quais a segunda explica o conteúdo da primeira. As conjunções coordenativas explicativas são: porque, que, pois, porquanto. Exemplos: Não entrou no teatro porque esqueceu os bilhetes; Entre, que está muito frio. 5. RESPOSTA: D Pois substitui a preposição “de” quando acompanhada dos verbos ter e haver. 6. RESPOSTA: E Pois é aquela que introduz uma oração que indica finalidade. O nome dessa oração é subordinada adverbial final. Os termos que introduzem a oração subordinada adverbial final são conjunção e locuções conjuntivas (mais de um termo): que, para que, a fim de que, porque. 7. RESPOSTA: B A expressão de propósito é um adjunto adverbial de modo 8. RESPOSTA: B Conjunções subordinativas concessivas são as conjunções que, iniciando uma oração subordinada, se referem a uma ocorrência oposta à ocorrência da oração principal, não implicando essa oposição em

Transcript of Farias Brito

Page 1: Farias Brito

OSG.: 00000/08

ENSINO PRÉ-UNIVERSITÁRIO

RESOLUÇÃO PORTUGUÊS TURNO DATA

ALUNO(A)

TURMA

SÉRIE

PROFESSOR(ES)

INTENSIVO

SEDE

___/___/___

EXERCÍCIOS PROPOSTOS CLASSES GRAMATICAIS

VOLUME 01 PÁGINA 35

1. RESPOSTA: E

Substantivo é toda a palavra que é determinada por um artigo, pronome ou numeral, ou modificada por um adjetivo.

Os pronomes demonstrativos demonstram a posição de um elemento qualquer em relação às pessoas do discurso, situando-os no espaço, no tempo ou no próprio discurso. Eles se apresentam em formas variáveis (gênero e número) e não-variáveis.

2. RESPOSTA: C

O verbo encaminhar que na oração está no pretérito perfeito do indicativo, a palavra cópia é um substantivo simples e o termo autêntica é um adjetivo que qualifica o substantivo cópia.

3. RESPOSTA: E

Pois há uma qualificação do substantivo vizinhos.

4. RESPOSTA: D

Conjunções coordenativas explicativas são aquelas que unem duas orações, das quais a segunda explica o conteúdo da primeira. As conjunções coordenativas explicativas são: porque, que, pois, porquanto. Exemplos: Não entrou no teatro porque esqueceu os bilhetes; Entre, que está muito frio.

5. RESPOSTA: D

Pois substitui a preposição “de” quando acompanhada dos verbos ter e haver.

6. RESPOSTA: E

Pois é aquela que introduz uma oração que indica finalidade. O nome dessa oração é subordinada adverbial final. Os termos que introduzem a oração subordinada adverbial final são conjunção e locuções conjuntivas (mais de um termo): que, para que, a fim de que, porque.

7. RESPOSTA: B

A expressão de propósito é um adjunto adverbial de modo

8. RESPOSTA: B

Conjunções subordinativas concessivas são as conjunções que, iniciando uma oração subordinada, se referem a uma ocorrência oposta à ocorrência da oração principal, não implicando essa oposição em

Page 2: Farias Brito

- PORTUGUÊS -

2 OSG.: 00000/08

impedimento de uma das ocorrências (expressão das oposições coexistentes). As conjunções subordinativas concessivas são: embora, mesmo que, ainda que, posto que, por mais que, apesar de, mesmo quando, etc. Exemplos: Acompanhou a multidão, embora o tenha feito contra sua vontade; A harmonia do ambiente daquela sala, de súbito, rompeu-se, ainda que havia silêncio.

9. RESPOSTA: C

Uma regra prática para empregar corretamente o advérbio meio ou o adjetivo meia é tentar substituir esses termos pelas palavras mais ou menos e metade, respectivamente. Onde couber a palavra mais ou menos, emprega-se o termo meio (advérbio); onde couber a palavra metade, emprega-se o termo meia (adjetivo).

10. RESPOSTA: C

Substantivo concreto é aquele que designa seres que existem por si só ou apresentam-se em nossa imaginação como se existissem por si. Por exemplo ar, som, Deus, computador, Ester. Substantivo abstrato é aquele que designa prática de ações verbais, existência de qualidades ou sentimentos humanos. Por exemplo saída (prática de sair), beleza (existência do belo), saudade.

11. RESPOSTA: A

Adjetivo é a classe gramatical que modifica o substantivo ou pronome substantivo. Locução adjetiva, portanto, é a junção de duas ou mais palavras que modifica o substantivo. A única frase que contém isso é a primeira: o substantivo torneira é modificado pela locução adjetiva água quente. Os outros substantivos são modificados por só palavra cada: lâmpada vermelha; piano alemão; boneca feia; mulher corajosa.

12. RESPOSTA: B

Pronome é classe de palavra (variável em gênero, número e pessoa) que acompanha ou representa o substantivo, serve para apontar uma das três pessoas do discurso ou situá-lo no espaço e no tempo.

Preposição é uma palavra invariável que liga dois elementos da oração, subordinando o segundo ao primeiro. Isso significa que a preposição é o termo que liga substantivo a substantivo, verbo a substantivo, substantivo a verbo, adjetivo a substantivo, advérbio a substantivo, etc. Só não pode ligar verbo a verbo: o termo que liga dois verbos (e suas orações) é a conjunção.

Artigo é a palavra que precede o substantivo, servindo para classificá-lo quanto ao gênero e ao número. O artigo pode especificar ou generalizar o substantivo classificando-o em definido ou indefinido. Atuam sempre como adjuntos adnominais dos substantivos que os precedem.

13. RESPOSTA: A

Locução Adverbial é quando duas ou mais palavras exercem a função de um advérbio.Na oração em destaque há uma circunstância de modo e outra de lugar respectivamente.

Locução adjetiva é a expressão formada de preposição + substantivo (ou advérbio), com valor de adjetivo.

Page 3: Farias Brito

- PORTUGUÊS -

3 OSG.: 00000/08

14. RESPOSTA: B

Uma regra prática para empregar corretamente o advérbio meio ou o adjetivo meia é tentar substituir esses termos pelas palavras mais ou menos e metade, respectivamente. Onde couber a palavra mais ou menos, emprega-se o termo meio (advérbio); onde couber a palavra metade, emprega-se o termo meia (adjetivo).

15. RESPOSTA: D

A conjunção que poderia ser utilizada seria a conjunção pois, já que na oração em destaque há uma circunstância explicativa.

16. RESPOSTA: C

Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre os elementos ligados pela preposição não há sentido dissociado, separado, individualizado; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos que a preposição vincula.

Conjunções subordinativas causais são as conjunções que subordinam uma oração a outra, iniciando uma oração que exprime causa de outra oração, a qual se subordina. As conjunções subordinativas causais são: porque, pois, que, uma vez que, já que, como, desde que, visto que, por isso que, etc. Exemplo: Os balões sobem porque são mais leves que o ar.

Conjunções subordinativas conformativas são as conjunções que, iniciando uma oração subordinada a outra, expressam sua conformidade em relação ao fato da oração principal. As conjunções subordinativas conformativas são: conforme, segundo, consoante, como (utilizada no mesmo sentido da conjunção conforme). Exemplos: O debate se desenrolou conforme foi planejado; Segundo o que disseram, não haverá aulas.

As conjunções coordenativas aditivas possuem a função de adicionar um termo a outro de mesma função gramatical, ou ainda adicionar uma oração à outra de mesma função gramatical.

Advérbios Interrogativos são as palavras: onde? aonde? donde? quando? como? por que? nas interrogações diretas ou indiretas, referentes às circunstâncias de lugar, tempo, modo e causa.

17. RESPOSTA: B

Os pronomes relativos têm por função básica unir orações diferentes fazendo com que as ideias nelas expressas complementem-se, evitando assim repetições desnecessárias. Como funciona como adjunto adverbial de modo, de maneira. Ex: O modo como a reunião foi conduzida deixou todos os participantes tranqüilos.

18. RESPOSTA: B

A 1ª palavra móvel na oração em destaque é um substantivo comum, pois designa os seres de uma espécie de forma genérica. Já a 2ª palavra móvel é um adjetivo, pois o adjetivo é a palavra que atribui características aos seres, objetos, lugares, sentimentos, ações, qualidades etc, ou seja, ao substantivo. Assim, dizemos que o adjetivo modifica o substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade ou expressando sua aparência, aspecto ou mesmo seu estado.

Page 4: Farias Brito

- PORTUGUÊS -

4 OSG.: 00000/08

19. RESPOSTA: B

Artigo , pois vem precedido do substantivo dificuldade na oração.

Pronome é classe de palavra (variável em gênero, número e pessoa) que acompanha ou representa o substantivo, serve para apontar uma das três pessoas do discurso ou situá-lo no espaço e no tempo.

Preposição é uma palavra invariável que liga dois elementos da oração, subordinando o segundo ao primeiro. Isso significa que a preposição é o termo que liga substantivo a substantivo, verbo a substantivo, substantivo a verbo, adjetivo a substantivo, advérbio a substantivo, etc. Só não pode ligar verbo a verbo: o termo que liga dois verbos (e suas orações) é a conjunção.

20. RESPOSTA: E

A classificação correta na alternativa e seria pronome relativo, já que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as orações subordinadas adjetivas.