Fatores de inundação na cidade Cachoeira do Sul, RS-Brasil (1).pdf · E-mail:...

5
Fatores de inundação na cidade Cachoeira do Sul, RS-Brasil Rafaela Rigotti Ribeiro(1) Thaís Kern (2) Valesca Cristina Kliemann (3) Alcindo Neckel (4) (1) Escola de Arquitetura e Urbanismo, IMED, Brasil. E-mail: [email protected] (2) Escola de Arquitetura e Urbanismo, IMED, Brasil. E-mail: [email protected] (3) Escola de Arquitetura e Urbanismo, IMED, Brasil. E-mail: [email protected] (4) Escola de Arquitetura e Urbanismo, IMED, Brasil. E-mail: [email protected] Resumo: Cachoeira do Sul é a 22ª cidade mais populosa e está localizada no centro do Rio Grande do Sul, suas atividades giram em torno do comércio e agricultura. Seu relevo é basicamente planícies com poucos morros e cerros. Cachoeira do Sul é a maior cidade banhada pelo Rio Jacuí, possui também outros rios, arroios, lagos e açudes. A maior parte da população está localizada perto do rio Jacuí e seus afluentes, tendo como consequência graves alagamentos, os bairros mais prejudicados são: Aldeia, Beco, do Amorim, Bom Retiro e Cristo Rei. O objetivo desse trabalho é analisar as consequências desses desastres e verificar quais foram as prevenções tomadas para diminuir a destruição da cidade. Palavras-chave: Cachoeira do Sul, destruição, prevenção, segregação. Abstract: Cachoeira do Sul is the 22th most populous city and is located in the center of Rio Grande do Sul, its activities revolve around trade and agriculture. Its relief is basically plains with few hills and hills. Cachoeira do Sul is the largest city overlooking the River Jacuí also has other rivers, streams, lakes and ponds. Most of the population is located near the Jacuí and its tributaries, resulting in serious flooding, the worst affected districts are:. Village Alley Amorim, Bom Retiro and Cristo Rei. The aim of this study is to analyze the consequences of such disasters and check what were the precautions taken to reduce the destruction of the city. Keywords: Cachoeira do Sul, destruction, prevention, segregation. 1. INTRODUÇÃO A maior causa do desequilíbrio ambiental abrange temas econômicos, sociais, sustentáveis, políticos, entre outros. Pode-se citar um exemplo básico de segregação de colonos e agricultores pequenos que

Transcript of Fatores de inundação na cidade Cachoeira do Sul, RS-Brasil (1).pdf · E-mail:...

Fatores de inundação na cidade Cachoeira do Sul, RS-Brasil

Rafaela Rigotti Ribeiro(1) Thaís Kern (2) Valesca Cristina Kliemann (3) Alcindo Neckel (4)

(1) Escola de Arquitetura e Urbanismo, IMED, Brasil. E-mail: [email protected]

(2) Escola de Arquitetura e Urbanismo, IMED, Brasil. E-mail: [email protected]

(3) Escola de Arquitetura e Urbanismo, IMED, Brasil. E-mail: [email protected]

(4) Escola de Arquitetura e Urbanismo, IMED, Brasil. E-mail: [email protected]

Resumo: Cachoeira do Sul é a 22ª cidade mais populosa e está localizada no centro do Rio Grande do Sul, suas atividades giram em torno do comércio e agricultura. Seu relevo é basicamente planícies com poucos morros e cerros. Cachoeira do Sul é a maior cidade banhada pelo Rio Jacuí, possui também outros rios, arroios, lagos e açudes. A maior parte da população está localizada perto do rio Jacuí e seus afluentes, tendo como consequência graves alagamentos, os bairros mais prejudicados são: Aldeia, Beco, do Amorim, Bom Retiro e Cristo Rei. O objetivo desse trabalho é analisar as consequências desses desastres e verificar quais foram as prevenções tomadas para diminuir a destruição da cidade.

Palavras-chave: Cachoeira do Sul, destruição, prevenção, segregação.

Abstract: Cachoeira do Sul is the 22th most populous city and is located in the center of Rio Grande do Sul, its activities revolve around trade and agriculture. Its relief is basically plains with few hills and hills. Cachoeira do Sul is the largest city overlooking the River Jacuí also has other rivers, streams, lakes and ponds. Most of the population is located near the Jacuí and its tributaries, resulting in serious flooding, the worst affected districts are:. Village Alley Amorim, Bom Retiro and Cristo Rei. The aim of this study is to analyze the consequences of such disasters and check what were the precautions taken to reduce the destruction of the city. Keywords: Cachoeira do Sul, destruction, prevention, segregation.

1. INTRODUÇÃO

A maior causa do desequilíbrio ambiental abrange temas econômicos, sociais, sustentáveis, políticos, entre outros. Pode-se citar um exemplo básico de segregação de colonos e agricultores pequenos que

desistem da vida rural e mudam para a cidade, que na maioria das vezes mantem um valor imobiliário e um custo de vida muito elevado. Sendo assim, essas pessoas são obrigadas a abrigar lugares mais em conta, como bairros e locais inapropriados para moradia, ocasionando precipitações anômalas que extravasam a capacidade de receptação dos corpos hídricos (rios, lagos, etc.), fazendo com que a água transborde para áreas adjacentes, causando danos. Ou seja: com o passar dos anos, a demanda por terra urbana cresce desenfreadamente e as pessoas com menor poder aquisitivo são deslocadas para áreas com problemas geográficos, onde o preço é menos valorizado.

Levando em conta que esse assunto envolve o poder público municipal que deveria fazer a sua parte e fiscalizar esse tipo de moradia em encostas de rios e seus afluentes, já que não podemos prever ou simplesmente modificar a ação da natureza que necessita do seu espaço.

Não é à toa que o estado tem o nome de Rio Grande do Sul, já que as primeiras cidades que surgiram eram basicamente desenvolvidas pura e exclusivamente pela agricultura e agropecuária. Cachoeira do Sul possui, como o nome já diz, um relevo de coxilhas levemente onduladas, com muitas planícies, e algumas áreas com moradias inapropriadas, segundo a Defesa Civil Nacional.

O desenvolvimento urbano sustentável impõe o desafio de refazer a cidade existente, reinventando-a. De modo inteligente e inclusivo. Assim, analisando os dados planialtimétricos e o solo de Cachoeira do Sul, pretende-se identificar e sugerir soluções para essa área ocupada, que apresenta risco de novas enchentes. Intende-se tornar possível determinar as áreas com maior índice de alagamentos e prioridade de remoção e reassentamento dos moradores, bem como, uma solução apropriada para está área.

A percepção acerca das áreas não habitualmente submersas de Cachoeira do Sul define-se por regiões que sofrem inundações graduais ou enchentes cíclicas e nitidamente sazonais. Segundo o IPT (2004), os alagamentos e as enxurradas, são classificados como processos hidrológicos que podem ocorrer associados, ou não, com os de natureza fluvial.

2. METODOLOGIA

Com o intuito de alcançar o objetivo proposto de trazer melhorias para a localidade e dar uma finalidade adequada para os moradores desta cidade, utilizaremos a ferramenta de geoprocessamento no software Surfer 12. Com o auxilio deste programa será gerado o perfil da cidade, pelo qual se pode averiguar as características físicas, geográficas, as declividades, bem como, as áreas de risco na cidade de Cachoeira do Sul.

A utilização dessa ferramenta para criar mapas de inundações, torna-se um instrumento de suma importância para a prevenção e o controle das áreas de risco.

Inicialmente para obter o mapa da cidade de Cachoeira do Sul, acessamos ao site do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, onde é disponibilizado desde a recepção, gravação, processamento, armazenamento até a distribuição de imagens e dados de satélites de sensoriamento remoto,

meteorológicos e científicos. Após realizar cadastro no site, e pesquisar a cidade escolhida, nos é encaminhado a imagem escolhida por e-mail para download. Entretanto, as imagens de satélites disponibilizadas pelo site, estão desatualizadas, e com isso buscamos o mapa via Google Earth.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A cidade de Cachoeira do Sul possui um grande histórico com enchentes provocadas pelo Rio Jacuí, já foram localizados relatos de grandes enchentes nos anos de 1896, 1899, 1905, 1941 e 1984. Conforme pode ser visualizado nas Figuras 1, 2 e 3, a maior enchente já registrada ocorreu no ano de 1941, sendo que a segunda maior ocorreu no ano de 2015.

Fonte:gvmfm.com.br

Figura 1 - Foto das águas da enchente atingindo o primeiro pavimento do Engenho Central.

Fonte- Foto do Museu Municipal (2016).

Figura 3 - Enchente de 2015. Fonte: gaúcha.clicrbs.com.br

Figura 2 - Enchente de 1941. Fonte – Foto do Museu Municipal (2016).

As principais causas dos alagamentos em Cachoeira do Sul são:

Habitação imprópria: Muitas regiões são habitadas sem planejamento e licitações e quando ocorre em áreas próximas a rios aumenta o risco de enchentes.

Agressões à natureza: A interferência do homem por meio de ações como desmatamento, eliminação de vegetação e urbanização, visto que a natureza segue um ciclo que quando alterado pode trazer diversos prejuízos para a área.

Falta de consciência ambiental: A população ainda descarta lixo em locais errados, que acabam sendo arrastados pelas chuvas. O governo por sua vez, ainda não conseguiu regularizar a coleta de lixo em muitos municípios, o que agrava o problema.

As principais consequências:

Ameaça à saúde pública: A água proveniente de enchentes é contaminada e o contato com ela pode transmitir doenças diversas.

Contaminação: Com a invasão da água da enchente nas casas, os alimentos que entram em contato com a água contaminada ficam inadequados para o consumo.

Prejuízos Financeiros: Muitas casas são derrubadas ou interditadas, perdem-se móveis, alimentos, objetos e a atividade econômica é prejudicada.

4. CONCLUSÕES

Após análises realizadas com auxilio do programa Surfer, constatamos que tais áreas são impróprias para moradia, sendo necessário estabelecer uma delimitação mínima de distância do Rio Jacuí. Sabe se que já existe uma lei delimitando tal área, porém não há fiscalização adequada para evitar tais atrocidades.

O objetivo da pesquisa destaca a importância do planejamento urbano de Cachoeira do Sul, com o intuito de servirem de ferramenta-base de auxilio ao município, a fim de que os gestores e planejadores possam compreendê-las e começarem a atuar junto às áreas definidas com “áreas de risco”.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Arquivo histórico do sul - “A enchente de 1941”:

http://arquivohistoricodecachoeiradosul.blogspot.com.br/2015/10/a-enchente-de-1941.html - Acesso

em: 16/09/2019.

Defesa Civil de Cachoeira do Sul. “3º inundação em Cachoeira do sul ano 2014”:

http://defesacivilcachoeira.blogspot.com.br/2014/10/3-inundacao-em-cachoeira-do-sul-ano-2014.html

- Acesso em: 23/09/2016;

DIHL, Bibiana. “Rio Jacuí transborda e 100 famílias estão fora de casa em Cacoeira do Sul”:

http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/rio-jacui-transborda-e-100-familias-estao-fora-de-casa-

em-cachoeira-do-sul-149520.html - Acesso em: 23/09/2016;

.