Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

14
FATORES DE RISCO E FATORES DE PROTEÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DOS 3 AOS 6 ANOS DE VIDA Área Vocacional de Psicologia

Transcript of Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

Page 1: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

FATORES DE RISCO E FATORES DE PROTEÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DOS 3 AOS 6 ANOS DE VIDA

Área Vocacional de Psicologia

Page 2: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

O QUE SÃO FATORES DE RISCO?Fatores de risco são todos os fatores que podem por em risco a vida humana, como por exemplo:Hereditários;Ambientais;Comportamentais.

Page 3: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

Ambientais e ComportamentaisOs fatores de risco podem ser classificados como biológicos e ambientais, provocando problemas no desenvolvimento da criança.

Fatores de risco ambientais: o saúde débil;o falta de recursos sociais e educacionais;o a educação materna ;o o stress dentro da família, como violência, abuso, maus-tratos;o problemas de saúde mental da mãe ou de quem cuida;o as práticas inadequadas de cuidado e educação.

Page 4: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

No caso de uma criança ser mal tratada irá influenciar no desenvolvimento da criança, porque as sequelas atingem os domínios do desenvolvimento, sobretudo nas áreas do conhecimento, linguagem, desempenho escolar e desenvolvimento sócio emocional.

Page 5: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

A falta de afeto e de amor nos primeiros anos de vida deixa marcas definitivas no desenvolvimento da criança, constituindo-se num dos fatores de risco mais importante no desenvolvimento da criança.

Page 6: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

HereditáriosDiabetes melitus;Obesidade;Hiperatividade;Défice de atenção e isolamento, que tornam as crianças potencialmente vulneráveis aos acontecimentos stressantes, consideradas, portanto, crianças em situação de risco.

Page 7: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

O QUE SÃO FATORES DE PROTEÇÃO?

Os fatores protetores são aqueles que protegem o indivíduo de fatos que poderão agredi-lo fisicamente, psicologicamente ou socialmente, garantindo um desenvolvimento saudável. Estes fatores reduzem, abrandam ou eliminam as exposições aos fatores de risco, seja reduzindo a vulnerabilidade ou aumentando a resistência das pessoas aos riscos.

Page 8: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

QUAIS OS FATORES DE PROTEÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA?

A existência de vínculo afetivo, o apoio e monitorização parental são indicativos de fatores protetores que reduzem a probabilidade das crianças praticarem infrações. Desse modo, a família pode ser identificada como fator protetor.

Page 9: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

A família deve sempre de garantir a totalidade segurança da criança, como por exemplo, levar sempre à vacinação e ter sempre uma nutrição adequada.

Page 10: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

Mais alguns deles, tais como:

Atributos da criança - actividades, autonomia, orientação social positiva, auto-estima, preferências, características da família

coesão, afectividade e ausência de discórdia e negligência;

relacionamento da criança com pares e pessoas de fora da família;

suporte cultural; atendimento individual como atendimento médico ou

psicológico;

Page 11: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

A família pode ser destacada como responsável pelo processo de socialização da criança.-Se hostilidade e negligência parental contribuem para um bom funcionamento familiar, a existência de vínculo afectivo, o apoio e monitoramento parental são indicativos de factores protectores que reduzem a probabilidade de adolescentes se engajarem em actos infracionais. Desse modo, a família pode ser identificada como factor de risco ou como factor de protecção, dependendo do estilo parental utilizado

Page 12: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

Três padrões que podem ser identificados como essenciais na interacção da família:

o A qualidade da interacção dos pais com a criança; a medida em que a família fornece à criança experiências diversas e apropriadas com o ambiente físico e social ao seu redor;

o O modo pelo qual a família garante a saúde;

o A segurança da criança, como, por exemplo, levando a mesma para ser vacinada e dando-lhe nutrição adequada.

Page 13: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

Sugerindo que os pais possuem um maior impacto nos comportamentos de saúde dos adolescentes, apesar da influência dos pares ser a principal razão para o adolescente iniciar comportamentos negativos, uma análise mais cuidadosa apontou para a preocupação dos adolescentes com a desaprovação dos pais referente ao uso de álcool ou drogas, como principal razão para não usá-los. 

Page 14: Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da criança

FIMTrabalho Realizado Por:o Anabela Silva;o Daniela Pinto;o Diana Sousa;o Rita Fernandes.