fazer download desta edição

11
Agosto/Setembro 2015 - Nº 154 - Ano 42 - www.ammg.org.br associação médica Jornal da de Minas Gerais Ensino Escolas poderão ter certificado de qualidade Página 7 Semana do Médico Programação vai de 20 a 22 de outubro Páginas 8 e 9 Especialidade Cenário de transplantes é tema de encontro Página 16 As entidades de classe pressionaram o Governo Federal e conseguiram mudar o Decreto 8.497/2015 que estabelece o cadastro de especialistas no Brasil e que poderia ameaçar a formação profissional. Um novo texto foi publicado após o incansável trabalho dos dirigentes de associações médicas, conselhos regionais de medicina e demais instituições do setor, deixando claro que mais uma batalha foi vencida. Páginas 10, 11 e 12 Médicos saem vitoriosos

Transcript of fazer download desta edição

Page 1: fazer download desta edição

Agosto/Setembro 2015 - Nº 154 - Ano 42 - www.ammg.org.br

associaçãomédica

Jornal da

de Minas Gerais

Ensino

Escolas poderão tercertificado de qualidadePágina 7

Semana do Médico

Programação vai de 20a 22 de outubroPáginas 8 e 9

Especialidade

Cenário de transplantesé tema de encontroPágina 16

As entidades de classe pressionaram oGoverno Federal e conseguiram mudar o

Decreto 8.497/2015 que estabelece ocadastro de especialistas no Brasil e que

poderia ameaçar a formação profissional. Umnovo texto foi publicado após o incansável

trabalho dos dirigentes de associaçõesmédicas, conselhos regionais de medicina edemais instituições do setor, deixando claro

que mais uma batalha foi vencida.

Páginas 10, 11 e 12

Médicos saemvitoriosos

Page 2: fazer download desta edição

Agosto/Setembro 2015 • Página 3

JORNAL DAassociação

médica

ACADEMIA

A Academia Mineira de Me-dicina (AMM) e a Associação Mé-dica de Minas Gerais (AMMG)promovem, nos dias 16 e 17 deoutubro, na sede da AMMG, o IFórum de Saúde Mental do Mé-dico. O evento é direcionado amédicos, acadêmicos e públicoem geral e tem como objetivoampliar o debate e a reflexão so-bre as vivências e as perdas, in-cluindo temas como dependên-cia química, sociopatia, Síndromede Burnout e suicídio.

Para o diretor científico daAMM, o psiquiatra José RaimundoLippi, além de lutar para salvar vi-das e prestar uma assistência ade-quada a seus pacientes, na maioriadas vezes, os profissionais não en-contram condições e recursos paraexercer a medicina, o que torna odia a dia desgastante, favorecendoo surgimento de problemas emo-cionais severos. “Os médicos pa-decem de estigmas e expectativassociais. Podem ser objeto de ado-ração e reconhecimento por aque-les que gozam imediatamente de

seus benefícios, mas são cobradosa nunca errar, como se estivesse aoalcance deles o próprio dom da vi-da”, explicou.

O Fórum tem início com aexibição do filme ‘Quase Deuses’,seguido de mesa redonda. A con-ferência de abertura será minis-trada por Lippi e coordenada pe-la diretora científica da AMMG,

Luciana Costa Silva. O tema é ‘Asaúde mental no ser humano’.No dia 17, os destaques incluema ‘Saúde mental na carreira mé-dica’ e ‘Perdas na saúde mentaldos médicos’.

Mais informações: (31) 32733287, 12h às 18h. Confira a agen-da completa da AMM no site:www.ammg.org.br

Fórum debate saúde mental do médicoClóvis Campos

Acadêmicos da AMM definiram programa do I Fórum de Saúde Mental doMédico, contemplando temas atuais e vivências

Medicina perdeJorge Paprocki

Sobramespromove jornada

Dia 17 de agosto, a medicinase despediu do psiquiatra Jorge Pa-procki, que faleceu aos 89 anos.Sua trajetória profissional foi mar-cada pela atuação vibrante em ati-vidades científicas, didáticas, asso-ciativas e artísticas. Em 2012, rece-beu das entidades médicas o títulode ‘Personalidade Médica Mineira’.Paprocki deixa esposa, dois filhos,três netos e dois bisnetos.

A Sociedade Brasileira de Mé-dicos Escritores (Sobrames) realiza,de 15 a 18 de outubro, a VIII Jor-nada Nacional de Médicos Escri-tores, em Tubarão (SC). Durante oevento acontece o ‘Concurso Lite-rário de Conto, Crônica e Poesia’.Informações: (31) 3247 1628.

Page 3: fazer download desta edição

Cartas

Página 4 • Agosto/Setembro 2015 Agosto/Setembro 2015 • Página 5

OPINIÃO OPINIÃO

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

Presidente:Lincoln Lopes FerreiraVice-Presidente:Gabriel de Almeida Silva JúniorSecretário Geral:Alcebíades Vitor Leal FilhoPrimeira Secretária:Regina Fátima Barbosa EtoDiretor Financeiro:Rogério Marques CaldeiraDiretor Financeiro Adjunto:Luiz Carlos Molinari GomesDiretor Administrativo:Mauro Gualberto CoelhoDiretor Administrativo Adjunto:Odilon Gariglio Alvarenga de FreitasDiretora Científica:Luciana Costa SilvaDiretor de Defesa do Exercício Profissional:Márcio Silva FortiniDiretora Adjunta de Defesa do Exercício Profissionalpara Assuntos Legislativos:Maria Inês de Miranda LimaDiretor Adjunto de Defesa do Exercício Profissionalpara Assuntos de Remuneração:Juraci Gonçalves de OliveiraDiretor de Benefícios:Fábio Augusto de Castro GuerraDiretora de Comunicação e Marketing:Ruth Borges DiasDiretor Adjunto de Comunicação e Marketing:Paulo BastianettoDiretora de Promoções Culturais:Maria Aparecida BragaDiretor de Assuntos do Interior:Paulo Roberto Repsold Diretor Adjunto de Assuntos do Interior:Lineu Henriques Camargos JúniorDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Manoel Torres Neves NetoDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Melicégenes Ribeiro Ambrósio

Jornal da AMMGReportagem e redação:Daniela Colen, Nétali Leite e Renata ClímacoAssessoria de Imprensa da AMMGAvenida João Pinheiro, 161, CentroCEP 30130-180 - Belo Horizonte/MGTelefone: (31) 3247 1600 - Fax: (31) 3247 1632E-mail [email protected] www.ammg.org.brEditoras e jornalistas responsáveis:Daniela Colen – MG 6966 JPNétali Leite – MG 07842 JPRenata Clímaco – MG 6341 JPProjeto gráfico: Carlos DomingosDiagramação e editoração:3R ComunicaçãoTelefone: (31) 3643 4423CTP e impressão: Rona EditoraDistribuição: Empresa Brasileira de Correios e TelégrafosPublicidade: 3R Comunicação – (31) 3643 [email protected] O Jornal da AMMG é uma publicação bimestral,com tiragem de 17.000 exemplares. É proibida a re-produção do conteúdo, sem autorização prévia. Osartigos assinados não refletem, necessariamente, aopinião da entidade. Produtos e serviços anunciadosnesta edição são de responsabilidade de seus anun-ciantes. A AMMG não se responsabiliza pelo con-teúdo ou a certificação dos eventos realizados porterceiros em suas dependências.

POSITIVO

Mais uma vez, a assistência mé-dica à população foi colocada sobgrave ameaça. Sob a égide de regu-larizar e cadastrar os médicos espe-cialistas, o Ministério da Saúde, jun-tamente com a presidência da Re-pública, editaram o Decreto8.497/2015, abrindo as portas parauma completa desestruturação deum dos pilares de excelência da me-dicina: a formação profissional.

O decreto poderia ter jogado porterra anos de primoroso processo deaperfeiçoamento, ao tentar arrogarpara si a prerrogativa de reconhecer como tal,os egressos de cursos variados, com cargas ho-rárias e conteúdo programático destoantes da-queles praticados pelos serviços de especializa-ção reconhecidos pelas sociedades de especia-lidades e pela Associação Médica Brasileira(AMB), e ainda dos preconizados pela residênciamédica. O Governo Federal certamente come-teria um enorme equívoco, gerando gigantescopotencial de danos ao cidadão.

O empenho e a efetividade das ações das en-tidades médicas nacionais, juntamente com assuas regionais e sociedades de especialidades,mobilizaram a classe. Esta, por meio de seus re-presentantes, não mediu esforços em abordar,explicar e sensibilizar os parlamentares, numaatitude cidadã, suprapartidária e sem tréguas, nadefesa de uma medicina de qualidade, exercidapor profissionais de formação adequada, e aces-sível para cada um dos brasileiros.

Destacamos também o fundamental papeldesempenhado pelos parlamentares estaduaise federais. Eles pressionaram e acompanharamo processo para que a Câmara dos Deputadosse posicionasse sobre o referido decreto, sendomediadora e fiadora do processo que culminouem novo texto, publicado sob a forma do De-creto 8.516/2015, no Diário Oficial da União,de 11 de setembro. A edição resguarda e insti-tucionaliza o papel da AMB na formação do es-pecialista brasileiro.

Finalmente, como resultado do esforço dasentidades médicas, remetemos-nos àqueles mo-mentos épicos em que nos convertemos em pro-tagonistas de nossa história, num momento espe-cialmente significativo para a medicina do Brasil.

*Presidentes da Associação Médica de MinasGerais, Sindicato dos Médicos de Minas Gerais eConselho Regional de Medicina de Minas Gerais

Expediente

Ao leitor

Car tas de vem ser en vi a das à As ses so ria de Im prensa daAMMG, po dendo ser pu bli ca das no todo ou em parte. En d.: Av. João Pi nheiro, 161, Cen tro, BH - MG. CEP 30130-180E-mail: [email protected]. Fax: (31) 3247 1632.

De 21 de junho a 31 deagosto, a Campanha do Aga-salho, realizada pela Associa-ção Médica de Minas Gerais,em parceria com a Cruz Ver-melha, arrecadou seis contai-ners de roupas e cobertores.As doações serão encami-nhadas ao Vale do Jequiti-nhonha, Minas Gerais.

AidsDe acordo com relatório, divulgado

em agosto, pelo programa das NaçõesUnidas sobre a Aids, de 2000 a 2014, onúmero de mortes provocadas pelo ví-rus caiu 41% no Brasil. Os resultados sãodevido ao tratamento mais eficaz ofere-cido em centros de referência de com-bate à doença.

EbolaNo dia 31 de julho, a Organização

Mundial da Saúde (OMS) publicou asconclusões do teste com a vacina VSV-EBO e indicou que o produto é “alta-mente eficiente contra o Ebola”. Os tes-tes continuam para permitir que, aindaneste ano, a vacina já possa ser colocadano mercado.

PlanosA Agência Nacional de Saúde Suple-

mentar (Anvisa) suspendeu, em 20 deagosto, 73 planos de saúde de 15 ope-radoras. A previsão é que mais de trêsmilhões de beneficiários sejam direta-mente protegidos, pois os problemas as-sistenciais terão que ser resolvidos paraa adesão de novos consumidores.

AçõesEm Minas, ações pedindo assistência

à saúde cresceram mil vezes em 12 anos.De acordo com dados divulgados, emagosto, pela Secretaria de Estado de Saúdede Minas Gerais, em 2002 foram gastosR$164,3 mil com pedidos na justiça e, em2014, o montante foi de 172,2 milhões.

PesoO Instituto Brasileiro de Geografia e

Estatística (IBGE) divulgou, dia 21 deagosto, a Pesquisa Nacional de Saúde2013 que revela que 56,9% dos brasilei-ros estão pesando mais do que deviame 20,8% têm obesidade. Os índices sãosuperiores aos constatados há dez anos.

SamuMinistério Público apurou, em agos-

to, que 43% dos municípios mineiros de-pendem de regiões vizinhas para usar oServiço de Atendimento Móvel de Ur-gência (Samu). Das 853 cidades, somen-te 486 contam com o serviço, que nemsempre é eficiente, e a espera demoraem torno de 13 minutos.

Editorial

Marco significativo

GENTE NOVA A As so ci a ção Mé dica de Mi nas Ge rais dá as boas-vindas a seus 163 no vos as so ci a dos:

Classimédico

Sócios quites com a AMMG interessados em anunciar gratuitamentenesta seção devem entrar em contato pelo telefone (31) 3247 1615 oupelo e-mail [email protected].

NEGATIVO

Marcos Gomes Lopes Marcos Salles Dias Pinto Marcos Vilela de Souza Marcus Antônio P. Marinho Maria Helena Coutinho Maria Raquel F. de Melo Vieira Mariana Pimenta Rocha Mariângela de Castro Pinto Marília Almeida Ferreira Marília Simões Bianchini Marina de Freitas Aguiar Mário Henrique C. Pedrosa Marluce Marques de Souza Matheus Lopes de Andrade Matheus Moura de Oliveira Matheus Rocha Fagundes Michelle Zaíra Maciel Menezes Michelline Guilherme C. Barbosa Naiara Cristina de O. Souza Natália de Carvalho Alves Natália Freitas de Pinho Tavares Natália Maria Valenzi Amorim Nayara Carvalho de Sá Noranei Delma de AraujoNúbia Cristina dos S. Gonçalves Patrícia Maria Fernandes de Pinho Paula Campolina C. Ferreira Paula Cardoso Diniz Paulo dos Reis Jardim Pedro Gibson Paraíso Pedro Henrique de A. e Oliveira Pedro Henrique Teodoro da Silva Pedro Nery Bersan Peter Felipe Silva Priscilla Maria Cardoso de Oliveira Rafael Fortes Rafael Souza Gomes Rafaela Andrade Nascimento Rafaela Cristina Brito Gonçalves Raíza Teixeira de Oliveira Raphaela Carvalho Uieda Murtha Renan Detoffol Bragança

Renata Reis de Oliveira Renata Valente Araújo Renato Correia Lima Renato Cruz de Sousa Ricardo Coelho Nascimento Ricardo Manne Ricardo Rocha Gerbassi Roberta Sacchetto Guimarães Roberto Silva Rocha Rodrigo Aleixo Chaves Rodrigo Ferretjans Alves Rodrigo Otavio de A. Aguiar Roldão Alves Campos NetoRômulo de Carvalho Q. Barros Rossine Simões Batista Sabrina de Souza Alves Sâmara Corrêa Silva Sarah de Morais Bispo Fidelis Sarah Maciel Augusta Morato Saulo Rosa Ferreira Sofia T. Sarantopoulos Sampaio Talita Rodrigues de Oliveira Talitha Cristina M. de Moura Thais Aparecida de Souza Silva Thales Henrique Viana Azevedo Thayse Izabela M. Nogueira Thiago Vinicius Muniz Santana Valeska de Brito Moreira Klein Verônica Anselmo Machado Victor Hugo Alves Cordeiro Victor Pimentel de Matos Victória Vitor Vinícius Coelho Machado Silva Vinícius Guilherme R. Batista Vinícius Lins Costa Melo Viviane Alves Caldeira Wagner José Ribeiro Junior Winston Joseph Ueda Yandra Doehler Martins Yuri Lobato Guimarães

*Filiados de 29 de abril a 6 de julho

Alessandra Morais Sousa Alice Duarte de Carvalho Aline Isabel Rodrigues Galvão Aline Márcia Alvarenga Alysson Higino G. da Silva Ana Carolina C. Fonseca Mendes Ana Carolina M. Barbosa Ana Flávia M. de Pádua Dias Ana Letícia Pires Mesquita Ana Luiza Araújo de Souza Ana Luiza Prandini Nunes Cota Ana Paula Siqueira Rezende André Costa Alencar Dias André Lourenço Pereira Ângela de Lima Procópio Duarte Bárbara Caetano Miranda Bransildes Barcellos Terra Bruno Franco Rossi Bruno G. da Silva Carneiro Carolina da Silva Cardoso Cássio Ferreira Guimarães Celios Rangel do Nascimento Cleiton Fernandes Cristian Eduardo Condack Cristiano Silveira Boaventura Daniel de Araújo Franca Danielle Marques Bicalho Danylo Moura Radael Débora Gambarti Gusmão Banks Diogo Assunção Silva Diogo Marcos Lopes de Almeida Erick Martins Faria de Abreu Fernanda Correia Santos BahiaFernanda Fagundes de Melo Fernando Gusmão Santiago Gabrielle Mendes Borges Geraldo Henrique C. Soares Germano Senna O. do Valle Gleisson Perdigão de Paula Guilherme Galvão B. Carneiro Gustavo Leal Barcellos Guimarães Pires

Isabella Armond Castro Isadora de Oliveira Jeha Israel Alves Rabello João Duarte de Carvalho José Andrade Franco Neto José Carlos Domingues Júnior Juliana Aparecida S. Jeremias Juliana Barbosa Julião Júlio César Arantes Maciel Karina Fonseca Mendes Kássia Dias Siqueira Kássia Rhegina Soares da Silva Laira Marion Laíssa Nascimento B. Souza Leandro Nogueira de Souza Leonardo França Antunes Letícia Guedes Ferreira Lopes Loyane Lisieux B. Vasconcelos Luis Fernando Rolim Sampaio Marcela Grobério Borba Marco Túlio Ribeiro P. Ferreira Maria Celme Coelho VieiraMariana Imbroisi dos Santos Michelle Santos Garcia Murilo Oliveira Dias Nara Cristina Faustino Marques Natalie Miranda Muniz Ribeiro Nayara Silva Ribeiro Jardim Odail da Silva Rezende Júnior Pablo Silva dos Anjos Patrícia Rodrigues da Silva Patrício Araujo da Silva Paula Cristina Ferreira Dias Philippe Kern Freire de Barros Rachel de Araújo Lacourt Rafael de Freitas Vasconcelos Rafaela Gontijo MansoRafael Patrício de Rezende Raíssa Amélia Silva Reis

**Filiados entre 7 de julho a 31 de

agosto de 2015

No dia dois de setembro, grupo criado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa deMinas Gerais (ALMG), com apoio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), ConselhoRegional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) e Federação das Santas Casas e HospitaisFilantrópicos de Minas Gerais (Federassantas), se reuniu para discutir a situação dos hospitaisfilantrópicos oncológicos. Foram ouvidos, nesse primeiro encontro, os representantes doshospitais da Baleia, Mário Pena, Samuel Libânio, São João de Deus, do Conselho de SecretariasMunicipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) e da Fundação Benjamin Guimarães.

Aluguel Consultório – Horário em consultórios equipadoscom computador, impressora e internet, banheiro e recep-cionista. Regiões dos Bairros Industrial, Lindeia, Durval deBarros, Regina e outras. Convênios com vários planos desaúde. Contato: Dr. Carlos Magno de Freitas: (31) 3333 8556.

Aluguel Consultório – Horários em consultórios na Rua Piu-mí, Bairro Anchieta, com sala de espera, computador, im-pressora, internet, banheiros, recepcionista, copa e centralde esterilização. Contato: Dra. Renata Zac (31) 8771 1010.

Aluguel sala – Sala com 32 m2. Primeira locação. Vaga degaragem e estacionamento rotativo para clientes no EdifícioAndradas Office, na Avenida dos Andradas, esquina com Con-torno. Contato: Dr. Marcelo Nogueira Reis: (31) 3224 8002.

Aluguel apartamento – Apto com 4 quartos,1 suíte, 2 salas,1 vaga, em frente ao clube Minas I. Rua plana e excelentepreço. Contato: Dr. Marcelo Nogueira Reis: (31) 3224 8002.

Mamógrafo – Vende-se um mamógrafo VMI Alta Frequênciae uma processadora de RX Macrotec mx2. Contato: Dr. Fla-viano de Pinho Amaral (33) 9988 1017.

Venda apartamento – Semi-novo, no Funcionários, BeloHorizonte, 145 m², 4 quartos com armários, suíte com clo-set duplo, sala em mármore branco para três ambientes,varanda, cozinha em granito cinza e armários brancos, trêsbanheiros, três vagas. Contato: Dr. Alexandro R. Vieira (31)9112 9501.

Nétali LeiteEm destaque

Arnaldo Athayde

Lincoln Lopes Ferreira, Amélia Pessôa, Fábio Augusto Guerra*

Page 4: fazer download desta edição

Em junho, o Conselho Federalde Medicina (CFM) e a AssociaçãoBrasileira de Educação Médica(Abem) lançaram o Sistema deAcreditação dos Cursos de Medi-cina no Brasil (Saeme). As escolasmédicas serão avaliadas em cincoquesitos: gestão educacional; pro-jeto pedagógico; corpos docentee discente e infraestrutura.

Para as entidades médicas, aacreditação “é o reconhecimentoformal da qualidade de serviçosoferecidos por uma instituição,baseado em avaliação padroniza-da por um organismo indepen-dente, comprovando que elaatende a requisitos previamentedefinidos e que tem competênciapara realizar seu papel de modoeficaz e seguro, dentro de um pro-cesso transparente”.

De acordo com o 1º vice-pre-sidente do CFM, Mauro Luiz deBritto Ribeiro, a acreditação abreum campo imenso, inclusive paraa formação médica, que é umapreocupação do Conselho Federalde Medicina. “Com a abertura in-discriminada de escolas, a qualida-de cai. As instituições são criadasem locais sem estrutura, sem pro-

fessores qualificados e sem hospi-tais escola.” Ele explica que quemautoriza novas escolas não deveavaliar, pois existe um conflito deinteresse, o que justifica a criaçãodo Saeme por outras entidades. “OSistema tem como base modelosinternacionais consagrados. OCFM e a Abem poderão sugeriradequações às escolas que tivereminteresse em ser acreditadas. E éimportante ressaltar que o projetoé de interesse dos médicos, doscursos de medicina, da sociedadee até do próprio Governo”, consi-dera Ribeiro.

Baseado em um trabalho de-senvolvido por um grupo de pes-quisa, o Sistema nasceu da deman-da de maior participação dos cur-sos de medicina, das entidadesprofissionais e da sociedade no de-senvolvimento de uma visão críti-ca sobre a qualidade da formação

médica no país, e da necessidadede apresentar aos cidadãos umprocesso com transparência e in-dependência. “O Saeme era umsonho da comunidade acadêmica.Eu estou muito feliz com essa ini-ciativa, não só enquanto médico,professor e presidente da Abem,mas como cidadão”, declarou opresidente da Abem, SigisfredoLuis Brenelli.

O roteiro do Saeme compreen-de etapas que incluem o preenchi-mento de um questionário onlinepelo corpo social da escola, análisedas respostas por três avaliadorese uma comissão de avaliação, visitade três dias à instituição de ensino,devolutiva da visita local e emissãoda decisão final. Vale frisar que aparticipação é espontânea e daráum certificado de qualidade aocurso de medicina avaliado, masnão há punição e apenas sugestões

de melhoria para aqueles que nãose adequarem aos critérios propos-tos pelo Sistema. Ou seja, o Saemenão tem poder de fiscalizar e/oude punir.

Na primeira etapa, que começaem outubro, dez cursos públicos edez cursos privados irão passar pe-lo processo. A seleção das escolasserá proporcional à distribuição re-gional, sendo seis do Sudeste, qua-tro do Nordeste, quatro do Sul, trêsdo Centro-Oeste e outras três doNorte, conforme dados do CFM.As primeiras visitas devem ocorrerentre novembro e dezembro, comexpectativa de divulgação até o pri-meiro trimestre de 2016. Nos anosseguintes, será iniciado o processode acreditação. Confira o crono-grama do Saeme e outras informa-ções nos sites www.saeme.org.br ewww.cfm.org.br.

Agosto/Setembro 2015 • Página 7

JORNAL DAassociação

médica

ENSINO

Instituições de ensino serão certificadasReprodução

Página 6 • Agosto/Setembro 2015

JORNAL DAassociação

médica

ENSINO

De 23 a 25 de outubro, a So-ciedade de Acadêmicos de Medi-cina de Minas Gerais (Sammg) rea-lizará, na sede da Associação Mé-dica de Minas Gerais (AMMG), oIV Congresso Sammg. O tema cen-tral deste ano é ‘ Medicina: O De-safio de Integrar’.

O evento, consolidado no ca-lendário da entidade, chega à suaquarta edição reunindo palestras,cursos práticos, aulas temáticas,apresentação de pôsteres e progra-mação cultural. “É um momentopara unificar a medicina às outrasprofissões da área da saúde, agregaras disciplinas e sociedades de espe-cialidades e propiciar a confrater-nização entre os alunos das diversasentidades de ensino”, afirma o pre-sidente da Sammg, Ronaldo Miran-da Batista Júnior. Para o presidentedo Congresso, Pedro Menezes, éuma oportunidade para ir além doaprendizado acadêmico e do con-teúdo científico, por meio de deba-tes, reflexões e experimentos.

Ao todo serão realizados seiscursos, seis aulas temáticas e nove

propostas culturais, workshops e ofi-cinas com temas variados e insti-gantes, como parto humanizado,desinibição e antroposofia, e coque-tel de congraçamento. Na ediçãoanterior foram mais de 600 acadê-micos participantes, com presençade estudantes mineiros e de outrasregiões do país. Segundo os orga-nizadores, a expectativa para esteano é de um público ainda maior.As inscrições podem ser feitas pelosite: www.sammg.org.br.

23 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA)

Conferência Magna 18h – Semiologia Médica no Século XXI,com o cardiologista, autor dos livros ‘Se-miologia Médica’ e ‘Exame Clínico’, Cel-mo Celeno Porto.

24 DE OUTUBRO (SÁBADO)

Cursos práticos simultâneos 8h às 12h – Urgências e emergências neu-rológicas (Salas 5, 6 e 7); ImprovisaçõesMédicas (Auditório Bolívar de Andrade);14h às 18h – Condutas básicas em situa-ções de emergência (Salas 5, 6 e 7); Ins-trumentação e paramentação cirúrgicas(Auditório Bolívar de Andrade).

Salas temáticas simultâneas8h às 12h – Desenvolvimento infantil(Teatro Oromar Moreira) e Manejo do pa-ciente com doenças crônicas (AuditórioBorges da Costa);14h às 18h – Dor: incômodo desneces-sário ou sintoma inevitável (Teatro Oro-mar Moreira); Avanços tecnológicos emmedicina (Auditório Borges da Costa).Conteúdo cultural8h às 10h – Cuidados paliativos (Sala 1)e Saúde mental (Sala 2)10h às 12h – Workshop transmissão demás notícias (Sala 1) e Oficina de desini-bição (Sala 2);14h às 16h – Médicos Sem Fronteiras(Sala 1) e Homeopatia, Acupuntura, An-troposofia (Sala 2);

16h às 18h – Sessão Médico-Cultural(Sala 1) e Oficina de Lian Gong (Sala 2);20h – Coquetel.

25 DE OUTUBRO (DOMINGO)

Cursos práticos simultâneos10h às 14h – Técnicas semiológicas (Sa-las 5 e 6) e Sutura (Auditório Bolívar deAndrade);Salas temáticas simultâneas10h às 14h – Paradigmas da saúde da mu-lher (Auditório Borges da Costa) e Emer-gências Traumatológicas: uma abordagemmultidisciplinar (Teatro Oromar Moreira).Conteúdo cultural10h às 12h – Parto humanizado (Sala 1)e Sessão médico-cultural (Sala 2).

Acadêmicos promovem IV CongressoAlexandre Guzanshe

Em 2014, mais de 600 acadêmicos participaram do evento na sede da AMMG

Programação

O Ministério da Educação(MEC), em parceria com o Minis-tério da Saúde (MS), autorizou,em julho, a abertura de 2.290 va-gas para alunos de medicina eminstituições particulares de dez es-tados brasileiros. Destas, quatrosão mineiras: Pontifícia Universi-dade Católica de Minas Gerais(Contagem e Posso de Caldas);Faculdade Atenas (Passos e SeteLagoas) e juntas oferecem 200 va-gas por semestre.

A diretora de Promoções Cul-turais da Associação Médica deMinas Gerais (AMMG), MariaAparecida Braga, questiona: “Co-mo garantir que os médicos for-mados nesses locais lá permane-cerão, sem um plano de carreirae o mínimo de estrutura de aten-dimento? Até quando permitire-mos que esses profissionais, apósformados sem a devida especia-lização, continuem a matar ou amutilar pessoas nos nossos pron-

to atendimentos e pronto socor-ros”?

De acordo com o MS, a medi-da faz parte do programa ‘MaisMédicos’ e tem o objetivo de ga-rantir atendimento a 36 municípiosconsiderados prioritários pelo Go-verno Federal. As cidades, selecio-nadas em setembro do ano passa-do, têm pelo menos 70 mil habi-tantes e não ofereciam a formaçãomédica, segundo o MEC. Mais in-formações: www.mec.gov.br.

No começo do mês deagosto, a Comissão Estadual deResidência Médica de MinasGerais (Cerem MG) voltou afuncionar na sede da Associa-ção Médica de Minas Gerais(AMMG), dividindo o espaçocom a Associação de Apoio àResidência Médica de MinasGerais (Aremg). A atual direto-ria executiva da Cerem MG,gestão 2014/2016, é compostapor Antônio Fernandes Lages(presidente); Adhemar Dias deFigueiredo Netto (vice-presi-dente); Estevão Ferreira Leite (wSecretário); Tânia Maria Marcial(2ª Secretária); e Sérgio Alexan-dre da Conceição (tesoureiro).

MEC autoriza mais cursos de medicina

Cerem voltaà AMMG

Responsável té

cnico

: Dr. Se

bastião M. Z

anforlin

Filho - C

RM: 57727

Page 5: fazer download desta edição

ALÍRIO MARTINS DA SILVAPATOS DE MINASGraduado, em 1968, pela Faculdade Federal deMedicina do Triângulo Mineiro (UFTM). Especia-lista em ginecologia e obstetrícia. Co-fundadordo Hospital Vera Cruz, de Patos de Minas, e di-retor por mais de 20 anos da instituição, ondecolaborou para a implantação dos serviços dealta complexidade. Foi secretário de saúde na ci-dade no período de 1989 a 1992, atuando incan-savelmente para melhorias no sistema de aten-dimento para a população e por condições maisjustas de trabalho para a classe médica.

ALOÍSIO CARLOS COURI GAMONAZJUIZ DE FORAFormou-se, em 1977, pela Universidade Federal deJuiz de Fora (UFJF). Especializado em dermatologia.É chefe do Serviço de Dermatologia do HospitalUniversitário de Juiz de Fora. Professor da cadeirana UFJF, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúdede Juiz de Fora (Suprema) e Universidade Presi-dente Antônio Carlos de Juiz de Fora (Unipac JF).Coordenador do curso de especialização em der-matologia do Hospital Santa Terezinha de Jesus.

ALOÍSIO DA SILVACONSELHEIRO LAFAIETE Graduou-se, em 1977, pela Faculdade de CiênciasMédicas de Minas Gerais (FCMMG). Especialistaem pediatria. Ocupou o cargo de secretário Mu-nicipal de Saúde da cidade. Integrou o Comitê dePediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira dePediatria (SBP) e foi presidente do Comitê de Pe-diatria Ambulatorial da Sociedade Mineira de Pe-diatria (SMP). Atuou 25 anos, ininterruptamente,na Associação Médica de Conselheiro Lafaiete(AMCL), onde foi diretor científico no período de1981 a 1983 e presidente, de 1983 a 1985.

CARLOS ALBERTO FILGUEIRA RESENDEVARGINHAConcluiu a graduação na Faculdade de CiênciasMédicas de Minas Gerais (FCM-MG), em 1978.Especializou-se em cardiologia. É coordenador eplantonista no Centro de Tratamento Intensivo(CTI) do Hospital Humanitas de Varginha, ondeatuou como diretor. Ex-conselheiro do HospitalRegional do Sul de Minas. Foi secretário da So-ciedade Sul Mineira de Cardiologia. Ocupou a pre-sidência da Associação Médica de Varginha(AMV), entre 1989 a 1991.

CARLOS HUMBERTO GONÇALVESITUIUTABAFormado, em 1968, pela Universidade Federal deUberaba (UFU). Fez residência em cardiologia pe-lo Hospital de Base, em Brasília. Título de espe-cialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia(SBC). Atuante na região em clínicas e hospitaisdesde 1970, sendo referência no Hospital NossaSenhora da Abadia.

CONCÉSSIO BATISTA DA COSTAFORMIGAGraudou-se, em 1968, pela Faculdade de Medi-cina da Universidade Federal de Minas Gerais(FM-UFMG). Fez residência em pediatria e exerceusuas atividades no Hospital Odilon Behrens. Tra-balhou no Hospital Santa Marta e exerce suasfunções, até hoje, em consultório particular e naSanta Casa de Misericórdia de Formiga. Foi pre-

sidente da Associação Médica de Formiga (AMF)1974 a 1976 e de 2011 a 2014, onde tambématuou como diretor em outras gestões.

DEODORO GONÇALVESGOVERNADOR VALADARESFormado, em 1982, pela Faculdade de Medicinada Universidade Federal de Minas Gerais (FC-UFMG). Especializou-se em ortopedia e trauma-tologia. Foi conselheiro ético no Hospital Regionalde Governador Valadares, onde atua como orto-pedista pediátrico. É conselheiro ético e fiscal daUnimed na cidade, onde faz parte do Conselho Ad-ministrador. Atuou como presidente da seccionalleste da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Trau-matologia – Regional Minas Gerais (Sbot-MG).

HERMILON CORREIAUBERLÂNDIAConcluiu o curso de medicina, em 1980, pela Fa-culdade de Medicina da Universidade Federal deMinas Gerais (FM-UFMG). Ginecologista e obs-tetra. Foi um dos pioneiros da especialidade naregião. Com mais de 20 mil partos realizados du-rante todo o exercício de sua profissão, atuoucom grande dedicação por mais de 60 anos noscuidados de suas parturientes e familiares. Exem-plo de conduta ética e de humanidade para a co-munidade e médicos da cidade.

JOÃO AMORIMALMENARAGraduado, em 1969, pela Faculdade de Medicinada Universidade Federal da Bahia (UFBA). Médicocirurgião e obstetra, com 46 anos de formaçãoe dedicação ao bem-estar de seus pacientes. Atuacomo médico no Programa Saúde da Família(PSF) e ainda como preceptor de residência mé-dica em clínica cirúrgica. Reconhecido pelo tra-balho humanizado no atendimento as gestantesda região.

JOÃO GUIMARÃES FILHOCATAGUASESTerminou a graduação em 1973, pela Universi-dade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especia-lista em clínica médica, endoscopia digestiva egastroenterologia. Atuou como secretário muni-cipal de saúde da região. É responsável pelo ser-viço de endoscopia do Hospital de Cataguases emédico do corpo clínico nas especialidades deendoscopia digestiva e gastroenterologia. Presi-diu a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cata-guases (SMCC), de 1981 a 1983.

JOÃO JAQUES GONÇALVES GODINHOMONTES CLAROSGraduou-se em 1968, pela Faculdade de CiênciasMédicas de Minas Gerais (FCMMG). É o neuro-cirurgião mais antigo da região. É professor noscurso de medicina da Universidade Estadual deMontes Claros (Unimontes) e das Faculdades In-tegradas Pitágoras (FIPMoc). É reconhecido pelosserviços prestados à comunidade.

JOÃO MARCUS FERRAZ DOS SANTOSPARÁ DE MINASFormou-se, em 1977, pela Universidade Federalde Juiz de Fora (UFJF). Concluiu sua residênciaem pediatria no Hospital do Andaraí, no Rio de Ja-neiro, de 1978 a 1979. Atua como médico no Hos-pital Nossa Senhora da Conceição desde 1982, no

setor de pediatria e berçário. Membro ativo na As-sociação Médica de Pará de Minas desde 1985.

JOSÉ CHARTUNI TEIXEIRABARBACENAGraduou-se, em 1974, pela Universidade Federalde Juiz de Fora (UFJF). Especialista em cirurgia ge-ral, lecionando na cadeira da Faculdade de Medicinade Barbacena (Fame). Atua na especialidade naSanta Casa de Misericórdia da cidade, desde 1997.Trabalhou como cirurgião geral na Escola Prepa-ratória de Cadetes da Força Aérea Brasileira de 1977a 1999. Profissional com vários trabalhos científicospublicados em congressos locais e regionais.

JOSÉ ROBERTO CORRÊATEÓFILO OTONIEspecialista em dermatologia, graduou-se emmedicina pela Faculdade de Medicina de Teresó-polis (FMT), no Rio de Janeiro, em 1975. Foi di-retor da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, de1985 a 1989 e de 1992 a 1995 e secretário mu-nicipal da saúde. É diretor clínico e técnico doHospital Santa Rosália, onde também coordenao pronto atendimento. Coordenador médico daUnidade de Pronto Atendimento da cidade. Pre-sidiu a Sociedade Mineira de Teófilo Otoni(SMCTO) de 1981 a 1983 e de 1989 a 1991.

JOSÉ RUBENS DO AMARALTRÊS CORAÇÕESGraduado pela Faculdade de Medicina de Barba-cena (Fame), em 1978. Especialista em pediatria.Dedica-se há 35 anos suas atividades nos cuida-dos e tratamentos na infância. Concursado pelaSecretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais(SES-MG). Atua no setor de saúde da prefeiturada cidade e em clínica particular. Foi presidenteda Associação Médica de Três Corações (AMTC),no período de 1997 a 1999, onde promoveu tra-balhos e encontros científicos, clínicos e sociais.

JÚLIO CÉSAR DE ABREU COTTAVIÇOSAGraduou-se, em 1980, pela Universidade Federalde Juiz de Fora (UFJF). Especialista em clínicamédica e acupuntura. Membro do corpo clínicodos hospitais São Sebastião e São João Batista,onde neste último atuou como diretor clínico. Foipresidente da Associação Médica de Viçosa(AMV), no período de 1986 a 1987, e coordenouo centro de saúde da cidade, de 1985 a 1986.Também foi secretário municipal de Viçosa entre1993 a 1995 e entre 2004 a 2009.

ODILON PAIVA CARVALHOMURIAÉFormou-se, em 1978, pela Faculdade de Medicinade Vassouras, Rio de Janeiro. Médico cardiolo-gista e clínico geral. Atuou na Santa Casa de SaúdeSanta Lúcia e no Hospital Prontocor, onde, nesteúltimo, foi diretor clínico e presidente. Em Muriaé,foi um dos pioneiros na estruturação no atendi-mento de cardiologia na cidade. Atuou como se-cretário da saúde no período de 1998 a 2000. Só-cio proprietário do Hospital Prontocor, é atuantejunto às lutas da classe médica na região.

OSMAR JORGE LEÃOJOÃO MONLEVADEConcluiu o curso de medicina em 1981, pela Fa-culdade de Medicina da Universidade de Minas

Gerais (FM-UFMG). Especialista em medicina in-terna e cardiologia. É médico concursado pelaSecretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais(SES-MG). Atua no Hospital Margarida e traba-lhou como cardiologista na empresa multinacio-nal Arcelor Mittal, de 1983 a 2014. Foi presidenteda Associação Médica de João Monlevade(AMJM), em 1989, e diretor científico no períodode 1993 a 2001.

OSWALDO FERREIRA DE REZENDEPOÇOS DE CALDASFormado, em 1970, pela Universidade Federal doRio de Janeiro (UFRJ). Especializado em psiquia-tria, com curso de extensão em psiquiatria foren-se. Atuou como secretário da saúde em defesada classe médica e em prol de melhores condi-ções de saúde para a população. Trabalhou naCasa de Caridade São Francisco, no Hospital San-ta Casa de Poços de Caldas, pronto atendimentodo Hospital da Unimed, da cidade, e no ambula-tório da Associação dos Pais e Amigos dos Ex-cepcionais (APAE).

RENATA PATRÍCIA DE SOUZA UNAÍTerminou o curso de medicina, em 1993, pelaUniversidade Federal do Triângulo Mineiro(UFTM). Ginecologista e obstetra atua com gran-de profissionalismo e dedicação em consultórioparticular e no Hospital Municipal de Unaí, alémde postos de saúde. É cooperada da Unimed doVale do Urucuia.

ROBERTO MUNDIM PORTOMONTE CARMELOGraduado, em 1976, pela Faculdade de Ciênciasda Saúde de Brasília (UnB). Especialista em gi-necologia e obstetrícia. Foi chefe geral dos mé-dicos residentes e ginecologistas e obstetras noHospital Regional Asa Sul, em Brasília, em 1978.Trabalhou nos Hospitais São Lucas e Santa Te-rezinha, em Monte Carmelo. Atua na MaternidadeVirgílio Rosa. Participante ativo em todos os con-gressos mineiros da especialidade no período de1982 a 2015.

SÉRGIO DIAS DUTRALAVRASFormou-se pela Universidade de Medicina do Riode Janeiro (UFRJ), em 1976. Especialista emanestesiologia, atuou como diretor clínico e vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Lavras.Concluiu curso de Lato Sensu em Farmacologiapela Universidade Federal de Lavras (UFLA), ins-tituição na qual foi membro do conselho superior.Foi presidente da Associação Médica de Lavras(AML) nos triênios, 2008/2011 e 2011/2014 emembro da diretoria de 1999 a 2014.

TADEU DAMÁSIO DOS REISTIMÓTEO Graduou-se, em 1970, pela Faculdade de Medi-cina da Universidade Federal de Minas Gerais(FM-UFMG). Foi professor auxiliar da cadeira detécnica operatória da Federal, de 1971 a 1972.Especialista em cirurgia geral. Médico cirurgiãono Hospital Vital Brasil, onde ocupa o cargo depresidente do conselho de ética. Faz parte da As-sociação Médica do Vale do Aço desde a sua fun-dação, com grande atuação frente a seus parese a comunidade.

No dia 21 de outubro acontece a cerimônia ‘Médico Mineiro emDestaque’. Receberão a honraria, 23 profissionais que se destacarampelo exercício digno da medicina no interior do estado. A celebraçãoacontece na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) econta com a presença de familiares, autoridades, amigos e colegas dediversas especialidades.

Para o presidente da AMMG, Lincoln Lopes Ferreira, a importânciados homenageados para a medicina em nosso estado e o papel de cadaum em sua comunidade é o que norteia a indicação desses nomes.

Em clima de alegria e grande emoção, familiares, colegas e autoridadesbrindam neste dia, os nomes de especialistas que fazem parte da históriada medicina em Minas e suas respectivas regiões. Confira o mini currículodos agraciados.

Nos dias 21 e 22 de outubro,no Teatro Oromar Moreira, sede daAssociação Médica de Minas Gerais(AMMG), profissionais de medicinado estado serão homenageados du-rante a ‘Semana do Médico 2015’.As festividades incluem o ‘TerçaCultura Especial’, ‘que será realizadano dia 20 de outubro, às 19h30,com o médico e mágico ArnóbioMoreira Félix, conhecido como BillMorélix. No dia 21, às 20h, aconte-cem as homenagens aos ‘MédicosMineiros em Destaque’ e ‘Persona-lidade Médica Mineira’. E no dia 22,às 20h, recebem as honras os ‘Jubi-lados de Ouro’, médicos que com-pletam 50 anos de formados em2015 (Confira no box abaixo o no-me dos homenageados). Promo-vem as solenidades a AMMG, oConselho Regional de Medicina deMinas Gerais (CRM MG) e o Sindi-cato dos Médicos de Minas Gerais(Sinmed MG).

No dia 21, serão agraciadas aspersonalidades médicas nas ativi-dades: Científica, Clínica, Docente,Saúde Pública e Associativa/Defe-sa Profissional, indicadas pelasprincipais entidades de saúde doestado. Nesta mesma data, serãohomenageados os médicos do in-terior de Minas Gerais que se des-tacaram pelo trabalho realizadojunto à comunidade científicae/ou na assistência à população.Até o final desta edição ainda nãohavia sido divulgados os nomesdos escolhidos. Confira no site:www.ammg.org.br.

Para o presidente da Associa-ção, Lincoln Lopes Ferreira, sãolembrados nomes de ilustres cole-gas que se dedicam com grandedignidade à causa médica e queservem de bons exemplos de com-petência e conduta ética para osjovens médicos mineiros, em ummomento de complexas dificulda-

des para a prática da medicina epara a saúde pública. Ferreira aindaressaltou a importância do traba-lho da classe médica mineira naprodução do conhecimento e nocuidado com o bem-estar da po-pulação. “Não podemos nos res-ponsabilizar pelas mazelas da saú-

de. Receber os colegas para estahomenagem é motivo de muitoorgulho”, afirmou Ferreira.

A lista completa com os nomese outros detalhes da programaçãopodem ser obtidos pelo telefone(31) 3241 1608 ou pelo e-mail [email protected].

Página 8 • Agosto/Setembro 2015 Agosto/Setembro 2015 • Página 9

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

SEMANA DO MÉDICOSEMANA DO MÉDICO

Médicos do interior recebem honrariaClóvis Campos

Clóvis Campos

Na foto, receberam as homenagens os ‘Jubilados de Ouro’, médicos quecompletaram 50 anos de formados em 2014

Personalidades da medicina sãohomenageadas em outubro

Personalidades médicas do interior receberam o carinho de familiarese colegas pela atuação junto a seus pares e comunidade, em 2014

Abrão Mohallen RezekAdélio Alves de MendonçaAdelpho Fernandes de Miranda FilhoAdilton Toledo OrnellasAfrânio M. de Freitas AzevedoAgenor de Campos SantosAgildo MagalhãesAlberico Salazar NetoAlencar Peixoto JúniorAlmir Geraldo PintoAloísio Gentil PimentaAloísio Prado MarraAltamiro Efigênio dos SantosAlyrio Umbelino TerraAmair GomidesAnísio NunesAntônio Alves Corgozinho FilhoAntônio Augusto Senra Alvares da SilvaAntônio Cândido de Lara DucaAntônio de Pádua Gandra SantiagoAntônio José das ChagasAntônio Lima de AguiarAntonio Nestor de Oliveira FilhoAntônio Roberto Lopes de CarvalhoAntônio Sérgio AlvesAntônio Vicente RiccioAristides Telles FilhoArlindo Luiz Henrique AmaralArnaldo Luiz Larcher de AlmeidaAroaldo Altair de AraújoAscânio Barros de Figueiredo SilvaAssad Aun NettoAugusto ParanhosCarlos Affonso Carvalho VillasCarlos Alberto Franco FariaCarlos Eduardo Carvalho CoelhoCarlos IgnacchitiCastinaldo Brasil SantosCélia Lopes de FigueiredoChafy BaraCid Gibson Hoffmann FóscoloCláudia Lucia Carneiro MatosCláudio PereiraConceição NogueiraDagoberto de Castro BrandãoDalmo José de OliveiraDorinato Jorge

Dyonísio Saad José BicharaEduardo Carlos QueirozEfigênia Lúcia de Oliveira CaldeiraEliane Maria Coutinho RochaEnrique Antenor Therpim MontoyaErasmo de OliveiraÉsio José GuedesEunápio Antunes de OliveiraEvandro Ferreira HostalácioFausto CaldeiraFernando Rodrigo de Souza CoutinhoFlávio Aluizio Xavier CançadoFrancisco das Chagas Lima e SilvaFrancisco de Assis AunFrancisco de Assis CarneiroFrancisco de Assis MachadoFrancisco José Freire de OliveiraFrancisco Juarez Ramalho PintoFrancisco Leôncio CerqueiraFrancisco Mauro Nunes ReisFrancisco Otaviano Lima PerpétuoFrancisco Paes BarretoFrederico Ozanan de FúccioGabriel Antônio de OliveiraGeraldo de Moura SantosGerson Patron SzklarzGetúlio RinconGil Fábio de Oliveira FreitasGildásio Vieira de AssunçãoGladstone Rodrigues da Cunha FilhoGuilherme Junqueira ReisGuino Gaethe Arrunátegui CarvalhoGustavo Miguel Gontijo TostesHaroldo DiasHassib DabienHelson de Oliveira Henrique da Veiga Lôbo Henrique Neves NettoHildegardo Luna de AlmeidaHomero Santoro NeivaIvo Gonçalves Brasileiro Jacintho Erasmo ToledoJáder de Souza BarbedoJamil Manjud MalufJamil NahassJary Soares de MendonçaJeová Lopes

Joana Mafalda GiordanoJoão Agostini NettoJoão Antônio PrataJoão Lima GontijoJoão Wilson Fernandes PradosJosé Alves Leonel José André de Almeida JúniorJosé Augusto Vieira NettoJosé Carlos Câmara José Carlos Ribeiro Resende AlvesJosé Félix de AzevedoJosé Getúlio Duarte PintoJosé Henrique de Alencar FontesJosé HigaJosé Lagares BarbosaJosé Maurício SoaresJosé Rafael Guerra Pinto CoelhoJose Raimundo da Silva LippiJosé Silveira CamposJosé Valentim FerreiraJosé Vieira do AmaralLaércio Alcântara VelosoLindolfo de BarrosLourenço de Freitas Neto Lourival Maurílio CortesLuciano Alberto de Faria Motta Luiz Bernardo de Almeida Luiz Carlos Ferreira DrummondLuiz Carlos Mendes FaleiroLuiz de Oliveira de Freitas Luiz Fernando CorrêaLuiz Fernando Rodrigues da CunhaLuiz Mauro de Souza Vasconcellos Luiz Oliveira de FreitasMarcelo Valadares AbreuMárcio de OliveiraMárcio José de Moura ReisMarcos Guimarães SoutoMaria Clarice Jorge MottaMário Oswaldo Vrandécic PeredoMarly Guedes CoutoMauro LacerdaMauro ReisMilton Luiz de FreitasNadim DahbarNadim FerzemNelson Almeida Monteiro

Nelson AssisNicodemos José Alves de SouzaNilzo Ribeiro MacielOlavo Geo VercozaOrlando Xavier PinheiroOsmar de Araújo BelloOswaldo Carlos Lacerda CamposOswaldo Gomes de SouzaOthoniel da Cruz CerqueiraPaulo BoriniPaulo Kleber Avelar AraújoPaulo Roberto Dias de BarrosPaulo Uchôa CostaPedro de Moura BritoPedro Sebastião CruvinelPlínio Caldeira BrantRafic DabienRaimundo Nonato De PaivaRegina da Costa ValRêne SalumRimmel Amador Guzmánn Heredia Roberto Assis FerreiraRoberto Assumpção GontijoRoberto Carlos DuarteRoberto César de Góes MonteiroRoberto Pimentel DiasRoberto RamosRoberto Sakamoto FalcónRoberto VellosoRocival Lyrio de Araújo Romeu Cardoso GuimarãesRonaldo FerreiraRubens FerrariRuy Gripp BauerSalomão PolakiewiczSérgio Nogueira DrumondSílvio Lisboa de OliveiraUlysses Alves França FilhoVenâncio Alberto Messeder de CastroVera Lucia Junqueira Monteiro deBarrosVicente de Paula BarbosaWaldir Teixeira do PradoWalter Guimarães PintoWellington Aurélio Abreu Wither de Souza GamaYonne Marques Martins

Zane Andrade Miranda

In MemorianAdalto Ferreira da RochaAdilson MorandiÂngelo Murgel TaveiraAntônio Bento de CastroAntônio da RochaBoabdil Vieira SalgadoCarlos Garcia MostajoCarlos Wagner NogueiraCelso Borges CordeiroDirceu Melgaço BarbosaEduardo Carvalho DillyExpedito Nancy Marques Fábio de Mendonca PortoGlaucus de Oliveira AndradeHaroldo Alves TimponiHumberto CrivellariJosé Carlos de Almeida BasquesJosé Carlos MafraJosé Guilherme Miranda da SilvaJosé Limar de OliveiraJosé Maria Lombardi FilgueirasJosé Tarcísio PortelaJosé Teubner FerreiraLeogenes Horácio PereiraLeonardo Vieira PeretLucas Ribeiro da LuzLúcio Flávio AlbuquerqueLúcio Flávio de Souza MesquitaLuiz Carlos BrantMarco Aurélio BaggioMário Augusto Freitas AzevedoMário de Figueiredo SoaresMarisalva CamposMaurício Ladeira de MoraesNey da Costa AraújoOdília Miguel FerreiraOdir Attademo VasconcelosOscar Ribeiro Neto Rigoberto A. Rodrigues ZepedaSebastião Casemiro FigueiredoSebastião Jordão de O. MeloStanislawa Sofia GoldbergVitor Monteiro

Fonte: Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG), Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) e Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais (FM-UFMG).

Page 6: fazer download desta edição

Agosto/Setembro 2015 • Página 11

JORNAL DAassociação

médica Página 10 • Agosto/Setembro 2015

JORNAL DAassociação

médica

As entidades de classe têm se mostrado incansáveis na tarefa de defender e garantir os direitos dos médicos brasileiros.A ação mais recente é a discordância do Governo Federal em relação ao Decreto nº 8.497/2015 que estabelece umcadastro com o número de especialistas no país e que representaria uma ameaça à formação médica. A batalha foivencida com o novo Decreto nº 8.516/2015, que revoga o anterior, publicado no Diário Oficial da União (DOU),no dia 11 de setembro e que vigora a partir desta data. A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), a AssociaçãoMédica Brasileira (AMB), demais associações médicas filiadas, sociedades de especialidades e o Conselho Federalde Medicina (CFM) consideram que a redação antiga poderia comprometer a assistência à população.

Criado no dia quatro de julhodeste ano e publicado em cinco deagosto, o primeiro texto do decre-to trazia em seus segundo e tercei-ro artigos o que seria a justificativapara sua aprovação. O segundoafirmava que “o Cadastro Nacionalde Especialistas subsidiará o Minis-tério da Saúde na parametrizaçãode ações de saúde pública e de for-mação em saúde, por meio do di-mensionamento do número demédicos, sua especialização, suaárea de atuação e sua distribuiçãono território nacional”. No artigoterceiro constava que o Cadastroseria “a base de informação públi-ca oficial na qual serão integradasas informações referentes à forma-ção médica especializada, incluídasas certificações de especialistas ca-racterizadas ou não como residên-cia médica”.

As entidades médicas entende-ram as justificativas do Governo,no entanto, discordaram quandoo texto versava sobre “concederestímulos à formação de especia-listas para atuação nas políticas pú-blicas de saúde do país e na orga-nização e no funcionamento doSistema Único de Saúde (SUS). Opresidente da Associação Médicade Minas Gerais (AMMG), LincolnLopes Ferreira, explica que um dosproblemas estava exatamente notipo de estímulo que seria dadoaos futuros médicos: “O Governoacredita que abrir, de forma indis-criminada, mais vagas em cursosde medicina suprirá a demanda dealgumas regiões e resolverá os de-mais problemas que envolvem oSUS. Porém, a realidade não é bemassim. O Ministério da Saúde nãopode avaliar a qualidade da forma-ção e tampouco tem dado condi-ções adequadas para os especia-listas atuarem em sua plenitude”.

Ferreira pondera que qualqueração do Governo deve ser pauta-da, primeiramente, visando o bem

da população. “Criar um bancode dados, sem sanar as discrepân-cias no setor de saúde, de nadaadianta para melhorar o atendi-mento às pessoas. O cidadãoquer, simplesmente, ter garantidoo seu direito à uma saúde de boaqualidade. E os médicos que sedispõem à árdua tarefa de atuarno SUS desejam cumprir com oseu dever profissional de maneiraética, servindo ao seu país, masatendendo dignamente os anseiosda comunidade.”

Também foi alvo de críticados profissionais de medicina, ofato do cadastro servir para aten-der o ‘Mais Médicos’. “Desde queo lançamento do programa, dei-

xamos claro o risco de trazer, aopaís, profissionais que irão atuarcom bolsas, sem direitos traba-lhistas, sem a possibilidade decrescimento e, tanto quanto osmédicos brasileiros, sem as con-dições necessárias para se fixa-rem, futuramente, em locais ondehá carência de especialistas”, aler-ta o presidente da AMMG. Eleacompanhou a discussões noCongresso Nacional e junto aosdemais representantes das enti-dades de classe, esteve em Brasíliaem reunião com o presidente daCâmara de Deputados, EduardoCunha (PMDB RJ). Este, além deouvir os médicos, apoiou a edi-ção do texto do decreto.

Nova redação

O presidente da AssociaçãoMédica Brasileira (AMB), Florenti-no Cardoso, declarou que a publi-cação do novo texto acordadopreserva a qualidade da saúde parapopulação brasileira. “Houve bomsenso para solução do problemae a contribuição dos deputados foifundamental neste processo. Con-seguimos evitar que a saúde brasi-leira desse um grande passo atrás.Infelizmente, tivemos que gastarmuita energia para chegar ao pon-to onde estávamos há algumas se-manas atrás. Muito trabalho paracorrigir um decreto que podia tersido conduzido de outra forma. Olado bom foi ver que quando háunião e diálogo transparente, po-demos fazer coisas importantes epositivas pela saúde brasileira”.

Em relação às regras sobre oaproveitamento acadêmico das es-pecialidades médicas, item tambémcriticado, ficou definido que o Ca-dastro não tratará desse tema. Adecisão de retirar o artigo reafirmaa intenção do documento, que éreunir as informações sobre núme-ro de profissionais e locais de atua-ção de maneira transparente parapermitir aprimorar a assistênciamédica, orientar o investimento naqualificação profissional, ampliaros serviços especializados e, ainda,corrigir a insuficiência de especia-listas em determinadas regiões.

O novo decreto deixa clarotambém que o modelo atual deconcessão e registro do título deespecialista continuará sendo prer-rogativa das sociedades de espe-cialidades, por meio da AMB, oupelos programas para residentescredenciados pela Comissão Na-cional de Residência Médica(CNRM). Esta atribuição em ne-nhum momento foi alterada, sejana redação anterior ou na publi-cada oficialmente.

Conforme a Associação MédicaBrasileira (AMB), toda a negociaçãocom o Governo Federal, que resul-tou na criação de um novo decretoque substitui o de número8.497/2015, só foi possível graçasao envolvimento das entidades mé-dicas e dos deputados que fizeramparte do Grupo de Trabalho, forma-do no dia 12 de agosto, por deter-minação do presidente da Câmarados Deputados, Eduardo Cunha(PMDB RJ). Entre os parlamentaresque apoiaram a classe, está o tam-bém profissional da medicina depu-tado federal Luiz Henrique Mandet-ta (DEM MS). Sensibilizado com ospossíveis danos que o decreto cau-saria ao setor de saúde do país, Man-detta foi o autor do Projeto de De-creto Legislativo 157/2015, que pro-pôs um acordo para construção deum novo texto em consenso comos médicos e os deputados.

Representantes de entidadesmédicas de todo o Brasil se fizerampresentes em Brasília e, ainda,acompanharam de suas regiões to-do o esforço dos colegas que pu-deram se ausentar de seus consul-tórios para lutar por uma legislaçãoque reflita nos anseios da popula-ção e em melhorias para o SistemaÚnico de Saúde (SUS). O presiden-te da Associação Médica de MinasGerais (AMMG), Lincoln Lopes Fer-reira, participou ativamente dasreuniões na capital federal e desa-bafou após o resultado: “O médicoassume riscos pessoais quando res-ponde por responsabilidades queseriam do Governo. Por isto, preci-samos estar atentos e lutar de for-ma incessante contra abusos e leisque prejudicam a saúde”.

Essa primeira batalha vencidapela categoria, trouxe satisfação pa-ra os médicos mineiros que segui-ram e apoiaram os colegas de pro-fissão. O presidente da SociedadeBrasileira de Dermatologia – Regio-nal Minas Gerais, Glaysson Tassara,parabenizou o presidente daAMMG e os demais representantesdo estado pela disponibilidade eação na defesa dos médicos brasi-leiros: “Ações como essa são exem-plos que nos estimulam a continuara lutar”, pontuou. Presidindo a So-ciedade Mineira de Coloproctolo-

gia, Sinara Mônica de Oliveira Leite,disse que todas essas conquistas dei-xam clara a necessidade da catego-ria arregaçar as mangas e sair de suazona de conforto para impedir acrescente desvalorização que estãovivendo. “Não podemos nos furtarde exercermos uma política cidadãe lutarmos por valorização, melho-res honorários e condições de tra-balho. Obrigada a vocês que já es-tão exercendo essas atividades enos inspirando a seguir em frentecom esperança”, afirmou Leite.

O cardiologista Marconi Go-mes da Silva, que preside a Socie-dade Mineira de Medicina do Exer-cício e Esporte, falou em nome doscolegas especialistas: “Lincoln e osdemais que participaram dessa ver-dadeira odisseia, nossos parabéns!Ficamos muito satisfeitos e impres-sionados com o empenho de to-dos que atuaram tão ativamentepor essa conquista. Sinal de que vo-cês representam de forma exem-plar os médicos de Minas e do Bra-sil”. A presidente da Sociedade deRadiologia e Diagnóstico por Ima-gem de Minas Gerais, Cibele Alvesde Carvalho, que também respon-de pela terceira vice-presidênciado Conselho Regional de Medicinade Minas Gerais (CRM MG), con-siderou muito bom assistir à vitóriade toda a classe e felicitou os líde-res das entidades médicas.

De acordo com o novo texto,os títulos de especialistas conti-nuam a ser registrados no Conse-lho Regional de Medicina de cadaestado, e o Conselho Federal deMedicina (CFM) informará ao Go-verno as práticas históricas de es-pecialização na área médica comobase para a criação de políticas pú-blicas. “Essa foi sem dúvida umagrande vitória para a classe, masainda temos uma grande luta pelafrente para garantirmos a nossacarreira e uma saúde de qualidadenesse país”, destacou o deputadofederal Luiz Henrique Mandetta.No dia 26 de agosto, data em queos médicos se reuniram na CâmaraFederal para celebrar o novo de-creto, Mandetta aproveitou a

oportunidade e reforçou com odeputado Eduardo Cunha a neces-sidade da aprovação de um planode carreira médica e a PEC 01/15,que dispõem sobre o valor mínimoa ser aplicado anualmente pelaUnião em ações e serviços públi-cos de saúde. “Cunha se mostrousolícito às nossas reivindicações einformou que irá ajudar no que forpossível”, garantiu o parlamentar.

A atualização do Cadastro,conforme o que foi decretado, re-caí sobre a AMB, as demais asso-ciações médicas e a Comissão Na-cional de Residência Médica (Ce-rem), sempre que concederem cer-tificação de especialidade médica,em qualquer modalidade, enviarãoao Ministério da Saúde (MS) infor-

mações sobre a quantidade de cer-tificações e sobre os profissionaisbeneficiados. Para tal, as entidadesdeverão se submeter a critérios pu-blicados no decreto. A base de da-dos dos sistemas de informaçãoem saúde do SUS também serãoutilizadas na atualização cadastral.

Além da AMMG, AMB, CFM esociedades de especialidades a Fe-deração Nacional dos Médicos (Fe-nam), Associação Nacional dosMédicos Residentes (ANMR), As-sociação Brasileira de Ligas Acadê-micas de Medicina (Ablam) e a As-sociação dos Estudantes de Medi-cina do Brasil (Aemed-BR) assina-ram a carta enviada aos deputadosfederais e senadores e seus repre-sentantes.

ESPECIAL

Profissionais de medicina pressionam e barram decisões do Governo

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, recebeurepresentantes das entidades médicas para acordarem nova redação do Decreto 8.497/2015

Classe aplaude entidades médicas

Apoio parlamentar continua

AMB

Liderança do Democratas

O deputado federal e médico, Luiz Fernando Mandetta, foi o autor do projetoque propôs ao Governo a mudança do decreto sobre o cadastro deespecialistas

Decreto 8.516/2015 publicado dia 11 de setembro

Reprodução

Page 7: fazer download desta edição

Falta de financiamento, proble-mas de gestão, abertura indiscri-minada de escolas médicas, ausên-cia de carreira de médico, má re-muneração para profissionais dosetor, infraestrutura precária depostos e hospitais são algumas dasmuitas questões, ainda sem solu-ção eficaz, que atingem o SistemaÚnico de Saúde (SUS) e refletemno atendimento ruim destinado apopulação.

O quadro tem se agravado ecom o anúncio feito pelo Ministé-rio da Fazenda (MF) no último dia30 de julho, tudo tende a piorar.Nessa data, decreto publicado, emedição extra do Diário Oficial daUnião, mostrou que os investimen-tos do Programa de Aceleração doCrescimento (PAC) e os ministériosda Saúde e da Educação foram osprincipais alvos de um corte adi-cional de R$ 8,4 bilhões no orça-mento federal — parcela de res-ponsabilidade do Executivo, nocorte total de R$ 8,6 bilhões.

Segundo tabela divulgada peloMF, a Saúde teve o maior corte: R$1,703 bilhão. Em seguida veio a Edu-cação, com R$ 1,165 bilhão. Já osdesembolsos do PAC, que estão dis-tribuídos entre vários ministérios, fo-ram reduzidos em R$ 2,055 bilhões.Esses números tratam da reduçãodos limites financeiros de cada pasta,definidos pelo Tesouro, pois têm im-pacto direto no caixa. Em maio, aequipe econômica já havia anuncia-do um corte de R$ 25,7 bilhões nosrecursos do PAC. O contingencia-mento ocorreu, principalmente, emcusteio e investimentos.

O presidente da AssociaçãoMédica de Minas Gerais (AMMG),Lincoln Lopes Ferreira, considera ab-surda a medida que diminui as apli-cações na área saúde. “Já não bas-tassem os programas governamen-tais que atribuem ao médico, entreoutras coisas, uma pseudo falta dedisposição para atender em locaisremotos quando, na realidade, nãohá a menor estrutura de trabalhopara tal, agora retiram mais uma fa-tia do que poderia ser destinado aações efetivas para o SUS”, avalia.

Ferreira destaca o programa‘Mais Médicos’ que trouxe ao paísprofissionais de medicina estran-geiros para atuarem sem contratode trabalho fixo e, sobretudo, semcondições mínimas necessárias pa-

ra prestarem o devido atendimen-to aos cidadãos brasileiros. “Nuncafomos contra a presença de médi-cos de outros países, desde quepassassem pelo exame de revali-dação do curso. No entanto, fo-mos e sempre seremos contráriosao tratamento vil dado aos colegasque trabalham diante da precarie-dade do Sistema”, reflete.

Em maio, o Governo tambémjá havia anunciado cortes de R$69,9 bilhões no orçamento daUnião deste ano, para fazer frenteà queda nas receitas e à necessida-

de de equilíbrio das contas. No en-tanto, o quadro se agravou, obri-gando a equipe econômica a re-duzir ainda mais as despesas. Em-bora esteja ciente das consequên-cias das contenções e das reivindi-cações da classe médica, o ministroda Saúde, Arthur Chioro, disse queisso (o corte no orçamento) nãocomprometerá o funcionamentodo Sistema e os programas priori-tários do setor serão preservados.Chioro completou que, pela pri-meira vez nos últimos 14 anos, oMinistério contará com R$ 3 bi-

lhões a mais do que a recomposi-ção anual do orçamento, calculadacom base nos gastos do ano ante-rior, somados à inflação e à varia-ção nominal do Produto InternoBrito (PIB) no período.

“Será um ano difícil, natural-mente, porque é necessário umajuste na economia. Mas nós da-remos nossa contribuição sem afe-tar o atendimento, sem afetar qual-quer prioridade”, contou, em redenacional, Arthur Chioro, citandocomo exemplos os programas‘Mais Médicos’ e ‘Farmácia Popu-lar’, além do apoio às Santas Casas.O presidente da AMMG explicaque o Brasil tem o pior financia-mento da América Latina e somen-te preservar programas, que já nãoandam bem, só contraria as afir-mativas do ministro que passam aideia de que tudo esta funcionan-do em sua plenitude: “O Sistemaestá estagnado. A saúde brasileirase assemelha a um disco arranha-do, pois a música não sai do lugar”.

Tentativa frustrada

Em 14 de setembro, quatro diasapós a vitória dos médicos quantoao decreto que prevê a criação docadastro de especialistas, o Gover-no sugeriu recriar a ContribuiçãoProvisória sobre Movimentação Fi-nanceira (CPFM) para aumentar ofinanciamento da Saúde. A ideia se-ria dividir a arrecadação entreUnião, Estados e municípios. Pres-sionada por políticos, empresáriose com o Governo dividido, a pre-sidente Dilma Rousseff voltou atrás,ao contrário do anunciado no dia31 de agosto, quando ela havia de-sistido do plano.

No entanto, a decisão frustraa intenção de arrecadar mais re-cursos para o setor de saúde, jáque a volta do imposto vai gerarrenda para o pagamento de apo-sentadoria pela Previdência Social,de acordo com o Ministério da Fa-zenda. Por ser necessária uma PECpara a implementação da novaCPMF, é preciso que pelo menos308 dos 513 deputados federaise 49 dos 81 senadores aprovema medida, que deve passar aindapor dois turnos de votação em ca-da Casa. Até o fechamento destaedição, a data para a votação nãohavia sido anunciada.

A Associação Médica de MinasGerais (AMMG) possui um calen-dário de eventos consolidado, pro-porcionando acesso a conteúdoscientífico e cultural para seus sócios.Atualmente, acontecem a ‘ReuniãoMultidisciplinar’ e o ‘Terça Cultural’e, em outubro, profissionais de todoo estado comparecem à sede da en-tidade para a comemoração da tra-dicional ‘Semana do Médico’.

Com o objetivo de incremen-tar a agenda, o setor de Comuni-cação e Marketing da AMMG,coordenado pela relações públicasMaísa Pinheiro, realizou, dias 21 e22 de setembro, o curso de vinhosibéricos, ministrado pelo sexólogoe enófilo Gerson Lopes. Para 2016está programada a ‘Doctor Run’,corrida aberta a população, pre-vista para o mês de abril, na PraçaJK, com expectativa de receber atémil pessoas. Há também a propos-ta do retorno do ‘Saúde na Praça’,ampliando o relacionamento daclasse médica com a comunidade.

Para a concretização dos pro-jetos, e devido a grande procura

por parte de empresas de váriossegmentos que anseiam por umamaior proximidade com a classemédica, o setor de Marketing esta-beleceu cotas de patrocínio paradivulgação de produtos e serviçosdurante os eventos. “A ideia é au-mentar a receita para a viabilidadedas propostas, custeando algunsprojetos e, ainda, revertendo emmais benefícios aos nossos associa-dos e em ações de responsabilida-de social”, explica. Segundo Pinhei-ro, todas as propostas serão avalia-

das pela gestora administrativa daAMMG, Tânia Pessoa, e a diretoriaexecutiva, “para manter os critérioséticos na divulgação e parceria”.

As cotas de patrocínio foram di-vididas nas categorias ouro, prata ebronze e variam conforme os espa-ços disponibilizados para visibilidadeda marca, que incluem montagemde estandes, veiculação de filme ins-titucional e anúncio no Jornal daAMMG, dentre outros. “Como ain-da estamos iniciando este trabalho,a partir das ações discutidas no pla-

nejamento estratégico 2014/2017,temos o cuidado de manter um nú-mero pequeno de anunciantes, ava-liando e desenvolvendo cada açãode maneira cautelosa e adequadaàs atividades. Para a corrida e o cur-so de vinhos, por exemplo, as pos-sibilidades de parceria são amplas ejá temos a participação da Prático edo Supermercado Super Nosso”acrescenta Pessoa.

Interessados em conhecer aspropostas podem entrar em con-tato com o setor de Marketing daAMMG: (31) 3247 1608.

Página 12 • Agosto/Setembr o 2015 Agosto/Setembro 2015 • Página 13

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

BENEFÍCIOSESPECIAL

Entidade amplia eventos e parceriasSaúde envolve outras questõesAlexandre Guzanshe Nétali Leite

Lincoln Lopes Ferreira, considera absurda a medida que diminui asaplicações na área saúde

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirma que, mesmo com os cortes,programas prioritários do setor serão mantidos

Eventos realizados no Centro de Convenções da AMMG atraem públicodiverso e patrocinadores

Novos convêniosAcademia Entre Elas – 20% dedesconto (musculação). Informa-ções: (31) 3568 7168.L&I Consultoria, Educação e Servi-ços– Participação em programas gra-tuitos e descontos em serviços. Infor-mações: www.cuidedobolso.com.br.Polishop – 15% de desconto. Infor-mações: 3292 9202. Permanência da contratação do Pla-no de Saúde Unimax, da Unimed BH,com preços a partir de R$113,71. In-formações: (31) 3249 3000.

Luiz Macedo/Câmara dos Deputados

Page 8: fazer download desta edição

Página 14 • Agosto/Setembro 2015 Agosto/Setembro 2015 • Página 15

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

ATUALIZAÇÃO ATUALIZAÇÃO

Brasileiro de Medicina do Exercício e do Es-porte, 22 a 24 de outubro, São Paulo. Infor-mações: www.medicinadoesporte.org.br.

Medicina do Trabalho – Reuniões científicasmensais do departamento de Medicina doTrabalho da AMMG. Informações: (31) 32471616. 29º Jornada Amimt, 5 a 7 de novem-bro, na sede da AMMG. Informações: (31)3342 3888. Fórum Presença Anamt 2015, 4de dezembro, Curitiba, PR. Informações:www.anamt.org.br.

Nefrologia – Pensar Mineiro: 24 de setembroe 26 de novembro, na sede da AMMG. In-formações: (31) 3247 1616.

Neurocirurgia – XIII Congresso Iberolatinoa-mericano de Coluna Vertebral, 29 a 30 deoutubro, Lima, Peru. Informações: www.si-laco2015.aspecive.org. VIII Congresso Mi-neiro de Neurocirurgia, 12 a 14 de novem-bro, Belo Horizonte. Informações: www.neu-rominas2015.com.br

Neurologia – X Congresso Brasileiro de DoençasCerebrovasculares, 15 a 17 de outubro, BeloHorizonte. Informações: www.avc 2015.com.br.9th International Congress on Vascular Demen-tia, 15 a 18 de outubro, Liubliana, Eslovênia.Informações: www.comtecmed.com/icvd2015.XXII World Congress Neurology, 31 de outubroa 5 de novembro, Santiago, Chile. Informações:www.wcn-neurology.com.

Neurologia e Psiquiatria Infantil – Reuniõescientíficas do departamento de Neurologiae Psiquiatria Infantil da AMMG. Informações:(31) 3247 1647.

Oftalmologia - World Keratoconus SocietyMeeting, 16 a 18 de outubro, São Paulo. In-formações: www.ceratocone.net.br. II En-contro Internacional de Uveítes do Instituto

Nacional de Infectologia, 23 e 24 de outubro,Rio de Janeiro. Informações: www.regen-cyeventos.com.br

Ortopedia e Traumatologia – 47º CongressoBrasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 20a 22 de novembro, São Paulo. Informações:www.portalsbot.org.br.

Otorrinolaringologia – Reuniões científicas dodepartamento de Otorrinolaringologia daAMMG. Informações: (31) 3247 1647. 45ºCongresso Brasileiro de Otorrinolaringologiae Cirurgia Cérvico-Facial, 25 a 28 de novembro,Fortaleza,CE.Informações: (11) 5053 7502

Patologia – Reuniões Científicas do depar-tamento de Patologia da AMMG. Informa-ções: (31) 3247 1647. XXX Congresso daSociedade Latinoamericana de Patologia,30 de setembro a 3 de outubro, Buenos Ai-res, Argentina. Informações: www.slap-pa-tologia.org. XXX Congresso Brasileiro de Pa-tologia, 29 de outubro e 1º de novembro,São Paulo. Informações: (11) 5080 5298.

Patologia Clínica – Reuniões científicas men-sais, nas últimas terças-feiras do mês. In-formações: (31) 3247 1605. 49º CongressoBrasileiro de Patologia Clínica/Medicina La-boratorial e 1º Congresso Brasileiro de, 29de setembro a 2 de outubro, Fortaleza, CE.Informações: www.sbpc.org.br.

Pediatria – Simpósio Internacional de Derma-tologia Pediátrica, 12 e 13 de outubro, Rio deJaneiro. Informações: www.dermaped2015.com.br. 37º Congresso Brasileiro de Pe-diatria e 10º Congresso Brasileiro de Reuma-tologia Pediátrica, 14 a 15 de outubro, Rio deJaneiro. Informações: (41) 3022 1247. XVIICongreso Latinoamericano de Pediatría, 11a 14 de novembro, Lima, Peru. Informações:www.alape2015.com

Pneumologia – Reuniões Científicas do depar-tamento de Pneumologia da AMMG. Informa-ções: (31) 3213 3197 ou www.smpct.org.br.

Psiquiatria – Reuniões Científicas do departa-mento de Psiquiatria da AMMG. Informações:(31) 3213 7457. 10th International Congressof the International Neuropsychiatric Asso-ciation, 14 a 16 de outubro, Jerusalém, Israel.Informações: www.ina2015.com. XXXIII Con-gresso Brasileiro de Psiquiatria, 4 a 7 de no-vembro, Florianópolis, SC. Informações:www.cbabp.org.br.

Radiologia – Reuniões Científicas do depar-tamento de Radiologia da AMMG. Curso deGestão de Clínicas, Módulo IV, 13 e 14 denovembro. 25º Congresso Mundial de Ultras-sonografia em Obstetrícia e Ginecologia, 11a 14 de outubro, Montreal, Canadá. Informa-ções: www.isuog.org/WorldCongress/2015.XVIII Congresso Latinoamericano de Radio-logia Pediátrica,15 a 17 de outubro, Santia-go,Chile. Informações: www.sochradi.cl/con-gresso2015. 44º Congresso Brasileiro de Ra-diologia, 8 a 10 de outubro, Rio de Janeiro.Informações: www.cbr.org.br.

Reumatologia – Reuniões científicas do de-partamento de Reumatologia da AMMG. In-formações: (31) 3247 1613. XXXII Congres-so Brasileiro de Reumatologia, 7 a 10 de ou-tubro, Curitiba, PR. Informações: www.reu-matologia.com.br.

Tanatologia – Reuniões científicas do depar-tamento de Tanatologia da AMMG. Curso deAperfeiçoamento em Tanatologia e CuidadosPaliativos até 23 de novembro. Grupo deAtendimento a Enlutados, 2, 9, 16, 23 e 30de setembro e 7, 21 e 28 de outubro, na se-de da AMMG.

Terapia Intensiva – Curso para residentes e es-

pecializandos em Terapia Intensiva, todas asterças-feiras, na AMMG. Informações: (31)3222 3172 ou www.somiti.org.br. Cursos:ACLS – 26 de setembro, Belo Horizonte e 26e 27 de setembro, Alfenas, MG; 1º e 2 de ou-tubro, Belo Horizonte; 30 de setembro e 1ºde outubro, Juiz de Fora, MG; 3 e 4 de outu-bro, Belo Horizonte; 3 e 4 de outubro, Alfenas,MG; 3 e 4 e 5 a 8 de outubro, Belo Horizonte;10 e 11 de outubro, Barbacena, MG; 17 e 18de outubro, Belo Horizonte; 31 de outubro e1º de novembro, Belo Horizonte e Montes Cla-ros, MG; 28 e 29 de outubro, Belo Horizonte;31 de outubro e 1º de novembro, Belo Hori-zonte; 7 de novembro, Belo Horizonte; 14 e15 e 19 a 21 de novembro, Belo Horizonte;21 e 22 de novembro, Belo Horizonte e Vitó-ria, ES; 28 e 29 de novembro, Belo Horizonte;5 e 6, 12 e 13 e 19 e 20 de dezembro, BeloHorizonte. PVMA – 16 e 17 de outubro,Umuarama, PR; 24 e 25 de outubro, CampoGrande, MS e 20 e 21 de novembro, Fortaleza,CE. ATLS – 1º a 3 de outubro, Belo Horizonte;19 a 21 de novembro, Belo Horizonte e 10 a12 de novembro, Belo Horizonte. FCCS – 3 e4 de outubro, Belo Horizonte. BLS – 26 desetembro, Belo Horizonte; 3 e 4 de outubro,Belo Horizonte; 17 de outubro, Belo Horizontee 24 e 25 de outubro, Barbacena, MG. ECTE– 31 de outubro e 1º de novembro, Belo Ho-rizonte. 5ª Jornada Integração Somiti, 30 e31 de outubro, Montes Claros, MG. Informa-ções: (31) 3222 3172 ou www.somiti.org.br.

Urologia – Reuniões científicas do departa-mento de Urologia da AMMG. Informações:(31) 3213 7002. XXXV Congresso Brasileirode Urologia, 31 de outubro a 4 de novembro,Rio de Janeiro. Informações: www.activia-turismo.com.br.

Videocirurgia – Reuniões científicas do de-partamento de videocirurgia da AMMG: 4 denovembro. Informações: (31) 3247 1628.

Alergia e Imunopatologia – Aulas do depar-tamento de Alergia e Imunopatologia daAMMG. Informações: (31) 3247 1647. VJornada de Alergia e Imunologia de MinasGerais, 25 e 26 de setembro, Juiz de Fora,MG. Informações: (31) 3247 1647. XLII Con-gresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, 3a 6 de outubro, Vitória, ES. Informações:www.asbai.org.br.

Anestesiologia – 62º Congresso Brasileiro deAnestesiologia, 14 e 18 de novembro, Flo-rianópolis, SC. Informações: www.congres-soanestesia.com.br.

Angiologia e Cirurgia Vascular – Reuniões cien-tíficas do departamento de Angiologia e Cirur-gia Vascular da AMMG. Informações:www.sbacvmg.org.br ou (31) 3213 0572. 41ºCongresso Brasileiro de Angiologia e de Cirur-gia Vascular, 6 a 10 de outubro, Rio de Janeiro.Informações: www.riovascular2015.com.br.

Cancerologia – 19º Congresso Brasileiro deOncologia Clínica, 29 de outubro a 1º de no-vembro, Foz do Iguaçu, PR. Informações:www.sboc2015.com.br.

Cardiologia – IV Jornada Mineira de Cardioge-riatria, 2 a 3 de outubro, Belo Horizonte. Infor-mações: www.smc.org.br. XII Congresso doDepartamento de Hipertensão Arterial, 29 a 31de outubro, Goiânia, GO. Informações:www.congressodha2015.com.br/site/inscri-coes.asp. XXXII Congresso Brasileiro de Arrit-mias Cardíacas, 4 a 6 de novembro, São Paulo.Informações: www.sobrac.org/cbac2015.XII Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria,6 a 7 de novembro, Curitiba, PR. Informa-ções: www.departamentos.cardiol.br/deca-ge2014. XXV Congresso Interamericano deCardiología, 4 a 7 de dezembro, Santiago,Chile. Informações: www.educacao.cardiol.br/2014/eventos.

Cirurgia Geral – Reuniões científicas do depar-tamento de Cirurgia Geral da AMMG. Infor-mações: (31) 3247 1616. XII Congresso daSociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica,14 a 17 de outubro, Salvador, BA. Informa-ções: www.congresso2015sbco.com.br.

Cirurgia Plástica – 52º Congresso Brasileirode Cirurgia Plástica, 11 a 15 de novembro,Belo Horizonte. Informações: www.cirurgia-plastica141.lwsite.com.br.

Clínica Médica – Reuniões científicas do depar-tamento de Clínica Médica da AMMG. Infor-mações: (31) 3247 1613. 13º Congresso Bra-sileiro de Clínica Médica e 3º Congresso Inter-nacional de Medicina de Urgência e Emergên-cia, 8 a 11 de outubro, Florianópolis, SC. Infor-mações: www.clinicamedica2015.com.br. IISimpósio Mineiro de Urgência e Emergênciada Abramurgem-MG, 20 e 21 de novembro, nasede da AMMG. Informações: (31) 3247 1613.

Coloproctologia – Reuniões científicas dodepartamento de Coloproctologia daAMMG. Informações: (31) 3247 1647 ouwww.smcprocto.com.br.

Dermatologia – Reunião científica do depar-tamento de Dermatologia da AMMG: 14 denovembro, em Belo Horizonte. Informações:(31) 3247 1627. 4ª Jornada Acadêmica deDermatologia, 26 de setembro, Belo Hori-zonte. Informações: (31) 3247 1627. XXIIIJornada Mineira de Dermatologia, 2 e 3 deoutubro, Belo Horizonte. Informações: (31)3247 1627. VII Simpósio de Psoríase, 24 deoutubro, São Paulo. Informações:www.sbd.org.br. VIII Simpósio de Hanseno-logia, 30 de outubro a 2 de novembro, SãoPaulo. Informações: www.sbd.org.br. 8ºSimpósio de Cosmiatria a Laser da SBD, 26a 28 de novembro, Campos do Jordão, SP.Informações: www.sbd.org.br.

Endocrinologia e Metabologia – Educaçãomédica continuada do departamento de En-docrinologia e Metabologia da AMMG: 28de novembro. Informações: (31) 32471605. 54th European Society for PeadiatricEndocrinology Annual Meeting, 1º a 3 deoutubro, Barcelona, Espanha. Informa-ções: www.eurospe.org. Congresso Mineirode Endocrinologia e Metabologia, 9 a 11 deoutubro, Belo Horizonte. Informações: (31)2510 1012. XVII Congresso SBCBM, 20 a23 de outubro, Belém, PA. Informações:www.sbcbm2015.com.br ou (51) 30869100. XX Congresso da Sociedade Brasileirade Diabetes, 11 a 13 de novembro, PortoAlegre, RS. Informações: www.diabe -tes2015.com.br ou (51) 3086 9100.

Endoscopia Digestiva – Reuniões científicasdo departamento de Endoscopia Digestivada AMMG. Informações: (31) 3247 1647 ouwww.sobedmg.org.br. V Encontro Interna-cional de Endoscopia Oncológica, 24 a 26de setembro, São Paulo. Informações:www.eneo.net.br.

Gastroenterologia – Reuniões científicas dodepartamento de Gastroenterologia daAMMG. Informações: (31) 3247 1647 ouwww.sgnmg.org.br. XXIII Congresso Brasi-leiro de Hepatologia, 30 de setembro a 3 deoutubro, São Paulo. Informações: www.he-pato2015.com.br.

Geriatria e Gerontologia – Reuniões científi-cas do departamento de Geriatria e Geron-tologia da Associação Médica de Minas Ge-rais: 21 de outubro e 18 de novembro. In-formações: (31) 3247 1640.

Ginecologia e Obstetrícia – XXI World Con-gress of Gynecology and Obstetrics, 4 a 9de outubro, Vancouver, Canadá. Informa-ções: www.figo2015.org. 12th World Con-

gress of Perinatal Medicine, 3 a 6 de novem-bro, Madri, Espanha. Informações:www.wcpm2015.com. 56º Congresso Bra-sileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 12 a 15de novembro, Brasília, DF. Informações:www.febrasgo.org.br.

Hemoterapia – Hemo 2015, 19 a 22 de no-vembro, São Paulo. Informações:www.abhh.org.br. 3º Encontro Internacionalde Engenharia de Tecidos e Medicina Rege-nerativa. Informações: 5 a 8 de novembro,Porto Alegre, RS. Informações: www.celu-lastroncors.org.br.

Infectologia – Reuniões científicas do depar-tamento de Infectologia da AMMG. Informa-ções: (31) 3247 1616 ou www.minasinfec-to.com.br. 10º Congresso HIV/AIDS e 3ºCongresso de Hepatites Virais, 17 a 20 denovembro, João Pessoa, PB. Informações:www.aidshvbrasil2015.aids.gov.br. 9thWorld Congress of The World Society ForPediatric Infectious Diseases, 18 a 21 de no-vembro, Rio de Janeiro. Informações:www.kenes.com/wspid.

Mastologia – Tópicos Avançados em Masto-logia – Curso da Escola Brasileira de Mas-tologia, 20 e 21 de novembro, Belo Horizon-te. Informações: (31) 3291 9899.

Medicina de Urgência e Emergência – Reu-niões científicas mensais do departamento deMedicina de Urgência e Emergência daAMMG. Informações: (31) 3247 1613. II Sim-pósio Mineiro de Urgência e Emergência daAbramurgem-MG, 20 e 21 de novembro, nasede da AMMG. Informações: (31) 3247 1613.

Medicina do Exercício e do Esporte – Reuniõescientíficas mensais do departamento de Me-dicina do Exercício e do Esporte da AMMG.Informações: (31) 3247 1605. 27º Congresso

A G E N D A C I E N T Í F I C A

A Associação Médica de MinasGerais (AMMG), em Belo Horizon-te, sedia nos dias cinco a sete de no-vembro, a 29º Jornada da Associa-ção Mineira de Medicina do Traba-lho (Amimt). Este ano o tema centralserá: ‘Direto ao ponto: soluções ob-jetivas em medicina do trabalho’ etraz a discussão da globalizaçãoatual e como as novas tecnologiaste�m exigido cada vez mais da espe-cialidade em soluções rápidas e queatendam as expectativas de todosenvolvidos: empregadores, trabalha-dores, Ministério do Trabalho e Em-prego, Previdência Social, auditorese outros. Serão oferecidos cursos

pre�-jornada sobre ‘Peri�cia para re-parac�a�o do dano’, ‘Gestão de saúdedo trabalhador’ e ‘Uso das ferramen-tas de avaliação ergonômica paraclassificação de risco’. Durante a jor-nada será realizado também o Fó-

rum Presença Amimt, onde convi-dados abordarão a atividade práticadentro das questões técnicas e rela-cionadas a� legislação. Mais informa-ções: (31) 3342 3888 ou www.29jor-nada.amimt.org.br/a-jornada.

29º Jornada Amimt na AMMGReprodução

Acontece em São Paulo, de 21a 24 de outubro, o 27º CongressoBrasileiro de Medicina do Exercícioe do Esporte. O primeiro dia doencontro é reservado a realizaçãodos cursos pré-congresso sobre‘Nutrologia esportiva atualizaçãoem suplementação alimentar’, ‘Rea-bilitação cardíaca e estratégias emcineantropometria’. As conferên-

cias, que começam no dia 22, tra-zem ao público as novidades empesquisas, métodos e recursos tec-nológicos na medicina do exercí-cio e do esporte. Dentre os temasa serem discutidos estão as ‘Situa-ções que afastam o atleta do es-porte’, ‘A sobrecarga de treinamen-to. Avanços no diagnóstico clínicoe laboratorial e mudança súbita de

treinamento: o que devemos fazer’,‘Atividades físicas adaptadas paraatletas e não atletas’, dentre outras.O evento é aberto a médicos doesporte e profissionais como edu-cadores físicos, nutricionistas, fisio-terapeutas, psicólogos e outrasáreas da saúde. Mais informações:www.congressomedicinadoespor-te.com.br.

Medicina do Exercício e do Esporte em pautaEm novembro, Belo Horizonte

vai se tornar a capital da cirurgiaplástica no Brasil. Entre os dias 11 e15 de novembro, acontece o 52ºCongresso Brasileiro de CirurgiaPlástica. O encontro é organizadopela Sociedade Brasileira de CirurgiaPlástica (SBCP), juntamente com aRegional Minas Gerais (SBCP-MG).Conferências, mesas redondas,

apresentação de casos clínicos, tra-balhos científicos, workshops e cur-sos sobre os assuntos mais discuti-dos da especialidade estão progra-mados na grade científica. Além dapresença de renomados conferen-cistas brasileiros, estão confirmadostambém palestrantes da AméricaLatina, Ásia, Estados Unidos e Euro-pa. Antecedendo ao congresso,

acontece o Mutirão de CirurgiaPlástica. Este ano será focado na ci-rurgia de correção de orelha deabano. A ação acontecerá em umasérie de hospitais em Belo Horizon-te e a expectativa é diminuir a filade espera para esse tipo de cirurgiano Sistema Único de Saúde (SUS).Informações: www.cirurgiaplasti-ca141.lwsite.com.br.

Cirurgiões plásticos reúnem-se em BH

Por oferecer importante atuali-zação científica e profissional, o Con-gresso Brasileiro de Psiquiatria – CBPrecebe nos dias quatro a sete de no-vembro, em Florianópolis (SC), pro-fissionais de todos os estados brasi-leiros, além de congressistas de váriospaíses para o XXXIII Congresso Bra-sileiro de Psiquiatria. O encontro de-ve reunir cerca de cinco mil partici-pantes e é destinado a psiquiatras emédicos de outras especialidades,psicólogos, assistentes sociais, enfer-meiros, terapeutas ocupacionais, es-tudantes e outros profissionais dasaúde, em especial a saúde mental.Serão realizadas grandes conferên-cias e discussões de casos em mesasredondas com os mais experientesespecialistas. Nos últimos anos, oevento passou a exercer uma influên-cia direta na sociedade leiga, atravésda divulgação de pesquisas e estudosque podem servir como base parao planejamento das políticas públicasde saúde mental nos âmbitos local,regional e nacional. Mais informa-ções: www.cbpabp.org.br.

Já está em sua 15ª edi-ção, o Congresso Mineirode Endocrinologia e Me-tabologia. O evento acon-tece entre os dias nove a11 de outubro, na sede daAssociação Médica de Mi-nas Gerais (AMMG), emBelo Horizonte. O encon-tro contará com a presen-ça de grandes estudiosossobre as mais diversasdoenças ligadas à área.Simpósios, palestras, me-sas redondas e encontros com es-pecialistas aquecem as discussõesde temas atuais na endocrinologia

e metabologia. Dentre os tópicosa serem debatidos estão a ‘Endo-crinologia pediátrica’, ‘Câncer de

tireoide’, ‘Suplemento co-mo forma de ganhar peso,para ganho de massamuscular, para idoso e pa-ra melhorar a performan-ce aeróbica’ e ‘Diabetes’.Já estão confirmadas aspresenças dos convidadosinternacionais, Jens San-dahl Christiansen e Lau-rence Katznelson. Os trêsmelhores trabalhos serãopremiados com a home-nagem ao médico Tho-

máz de Aquino Borges Cordeiro.Mais informações: www.congre-mem.com.br.

Mineiro de Endocrinologia e MetabologiaReprodução

Psiquiatriapromoveencontro

Nos dias 12 a 15 de novembro,em Brasília (DF), acontece o 52ºCongresso Brasileiro de Ginecologiae Obstetrícia. Com o slogan: ‘Valo-rização do raciocínio clínico’, espe-cialistas de diversas regiões do paíse convidados internacionais enfo-carão nas pesquisas científicas e suasaplicações na manutenção do bem-estar da mulher. Palestrantes reno-mados também abordarão a impor-tância no combate a doenças pre-valente no público feminino, alémde discutirem os conflitos da práticaobstétrica, principalmente, no aten-dimento ao parto. Na programaçãoainda serão contemplados temascomo ‘Urgência obstétrica’, ‘Violên-cia sexual e interrupção da gestaçãoprevista em lei’, ‘Medicina fetal e dealto risco’, dentre outros. Já estãoconfirmadas as presenças de pales-trantes dos Colômbia, Espanha, Es-tados Unidos, Índia, Itália e Repúbli-ca Theca, dentre outros países. Ostrabalhos selecionados concorrerãoa prêmios. Mais informações:www.febrasgo.org.br/56cbgo.

Brasileiro deGinecologia eObstetrícia

Page 9: fazer download desta edição

O Brasil convive com uma rea-lidade dura e de difícil notificação:a violência sexual infantil. O tristecenário levou o Comitê de Gine-cologia e Adolescência da Asso-ciação de Ginecologistas e Obste-tras de Minas Gerais (Sogimig) ea Associação Médica de MinasGerais (AMMG) a desenvolveremum projeto para conscientizar einstruir os profissionais da saúdedo estado.

Para a ginecologista e médicalegista Maria Flávia Brandão, con-sultora técnica do Comitê de Gi-necologia Infanto Puberal da Sogi-mig e coordenadora do Centro deReferência ao Atendimento de vítimas deviolência sexual do Hospital Júlia Kubits-chek, o profissional responsável pelo pri-meiro contato deve dar o tempo necessárioà criança relatar o que aconteceu. “Infeliz-mente, falta preparo e é fundamental umacapacitação mais adequada”, ponderou.

O ginecologista e obstetra e um doscoordenadores da campanha, João TadeuLeite dos Reis, acredita que é absolutamentecompreensível que grande parte dos pro-fissionais de saúde não saiba realizar o aten-dimento técnico, com coleta de secreçõese outros procedimentos necessários. “Noentanto, todos, especialmente os médicos,devem estar preparados para receber, es-clarecer, saber encaminhar e notificar. Nos-so objetivo é fazer com que nossos colegasestejam mais à vontade e aptos nesse sen-tido”, ponderou.

De acordo com Cláudia Barbosa Salo-mão, presidente do Comitê de Ginecolo-gia Infanto Puberal da Sogimig, a exigênciade apresentação de Boletim de Ocorrên-cia e/ou laudo do Instituto Médico Legal(IML) para o atendimento é ilegal. “Se omédico não se sentir capacitado, deve ofe-recer o suporte inicial e encaminhar aoespecialista competente ou centros de re-

ferência, antes das 72 horas. Assim é feitaa profilaxia das doenças sexualmentetransmissíveis e prevenção de gravidez in-desejada”, explicou Salomão.

Desde novembro de 2010 foi formadouma parceria entre os Centros de Referên-cia e a Polícia Civil de Belo Horizonte, ondeos médicos plantonistas dos hospitais fo-ram treinados pela equipe de sexologia fo-rense do IML como avaliar a vítima e comocoletar os vestígios, não necessitando daida ao instituto. (Veja a lista dos hospitais).

Página 16 • Agosto/Setembro 2015 Agosto/Setembro 2015 • Página 17

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

ESPECIALIDADEESPECIALIDADE

Sociedades de especialidades da Asso-ciação Médica de Minas Gerais (AMMG)se uniram para discutir o tema ‘Transplan-tando vidas em Minas Gerais’, no dia 26 desetembro, na sede da entidade. Participa-ram os departamentos de cardiologia, ci-rurgia geral, nefrologia e terapia intensivada AMMG e a Sociedade dos Acadêmicosde Minas Gerais (Sammg). Durante o even-to foram apresentados dados sobre o ‘Pa-norama da Doação de Órgãos no Brasil’, a‘Situação dos transplantes de fígado, rins,pâncreas e coração em Minas’, ‘Retirada demúltiplos órgãos e tecidos’, ‘Diferentes in-centivos para doação de órgãos’, dentreoutros temas.

De acordo o coordenador da reunião,o cirurgião Agnaldo Soares Lima, a faltade órgãos é um grande empecilho pararealização de transplantes no estado. “Te-mos que diferenciar este problema da falta

de doação. A taxa de recusa por parte dasfamílias (cerca de 44%) aumentou no úl-timo ano. Mas, para a identificação dedoadores e captação de órgãos em nossoestado, a  organização necessária aindaestá em desenvolvimento. Informação eorientação sobre doação à população éuma necessidade constante, mas a própriacomunidade médica ainda constitui im-portante obstáculo à disponibilização deum maior número de órgãos no estado.”

Minas Gerais é o terceiro estado doBrasil em número de doadores (245/ano).Porém, quando esse índice é convertidoem doadores/milhão de habitantes, a co-locação vai para o 11º lugar (12,5 doado-res por milhão de habitantes/ano), con-forme os dados de 2014 do Registro Bra-sileiro de Transplantes (RTB) da Associa-ção Brasileira de Transplante de Órgãos(ABTO).

Especialistas de diversas áreas da me-dicina e profissionais de saúde lotaram oTeatro Oromar Moreira, na sede da Asso-ciação Médica de Minas Gerais (AMMG),no dia 15 de agosto, para debater um pou-co mais sobre Cuidados Paliativos: cuidan-do do final da vida. O evento contou coma coordenação da Sociedade de Tanatolo-gia e Cuidados Paliativos de Minas Gerais(Sotamig) e a organização da AMMG.

Médicos e profissionais da saúde abor-daram aspectos sobre os ‘Princípios éticosdos Cuidados Paliativos. Eutanásia, dista-násia e ortotanásia’, ‘A criança no contextode sua doença. Não é cedo demais paraparticipar?’ e Desafios dos cuidados palia-tivos na UTI’. Debates sobre controle da

dor, sintomas, exames de imagem e o con-tato do profissional com o paciente, atéquando explicar os resultados dos exames;a importância da espiritualidade e o aco-lhimento e a gestão em cuidados paliativos,também trouxeram muitas informações re-levantes aos participantes.

Ao final do encontro, plateia e profis-sionais da medicina e outras áreas discuti-ram sobre a ‘Conspiração do silêncio: quan-do o diagnóstico e as expectativas do tra-tamento são omitidos do paciente. Desafiose estratégicas para comunicação adequada’.

A ‘Reunião Multidisciplinar’ é uma ini-ciativa da diretoria científica da AMMG.Mais informações: [email protected] pelo telefone (31) 3247 1619.

O Protocolo de Asma Grave em Adul-tos está disponível no site www.smpct.org.br,da Sociedade Mineira de Pneumologia eCirurgia Torácica (SMPCT) desde o dia 18de junho. O material, pioneiro na área, foiorganizado pelos presidentes da ComissãoCientífica e da Comissão da Asma daSMPCT, Guilherme Freire Garcia e LuizEduardo Mendes Campos, respectivamen-te. Os objetivos são revisar a definição deasma grave, discutir possíveis fenótipos e

determinar condutas no paciente adulto,tendo como base de desenvolvimento aadaptação local de outras diretrizes. O do-cumento não tem a intenção de instituirum tratamento padronizado, mas sim es-tabelecer bases racionais para decisões empacientes com o problema. Público alvo:especialistas em doenças respiratórias quelidam com a asma, clínicos gerais, médicosde cuidados primários, enfermeiros fisio-terapeutas e outros profissionais da saúde.

Em focoDesnutrição Infantil

Responsável por um quinto das mortes de crian-ças abaixo de cinco anos no mundo, a desnutriçãopode virar um problema do passado. Uma equipeda Universidade da Colúmbia Britânica (UCB), noCanadá, recriou num camundongo o desequilíbriode bactérias encontrado no intestino delgado deuma criança desnutrida. A partir disso, pretende-sedescobrir como isso impacta no desenvolvimentoinfantil e que tratamentos podem ser aplicados paracorrigi-lo. O estudo foi publicado na revista científicaNature Communications, no início de agosto.

Câncer de pâncreasNa tentativa de frear a taxa de mortalidade do

câncer de pâncreas, cientistas desenvolveram um testede urina que pode antecipar seu diagnóstico. Em es-tudo publicado no dia três de agosto, na revista cien-tífica Clinical Cancer Research, britânicos e espanhóisidentificaram três proteínas que se apresentam emníveis mais elevados nas pessoas com a enfermidade.Hoje, a maioria dos casos de câncer no pâncreas sóé identificada em estágio avançado. O próximo passoé tentar reproduzir o experimento em larga escala.

Gene da obesidadeCientistas do Instituto de Tecnologia de Massa-

chusetts (MIT) e da Universidade Harvard, desco-briram como o gene ligado à obesidade faz as pes-soas ficarem gordas. Experimentos revelam que umaversão defeituosa do gene FTO faz com que a ener-gia dos alimentos ingeridos seja armazenada comogordura, em vez de ser queimada. Um procedimentode manipulação genética em camundongos ou emcélulas humanas no laboratório dá a esperança paraa criação de uma droga ou tratamento para o pro-blema. A pesquisa foi publicada no dia 19 de agosto,na revista New England Journal of Medicine.

Contra a dengueA Comissão Técnica Nacional de Biossegurança

(CNTBio) aprovou, no início de agosto, a liberaçãopara estudo clínico da vacina contra a dengue do Ins-tituto Butantã. A decisão integra o conjunto de au-torizações necessárias para a próxima etapa da pes-quisa. O imunizante prevê a proteção contra quatrosubtipos. Ele será indicado, depois de aprovado pelaAgência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ea Comissão Nacional de Ética em Pesquisas (Conep).

Artrite ReumatoidePesquisa que está sendo desenvolvida pela equipe

Igem do Instituto de Ciências Biológicas da Univer-sidade Federal de Minas Gerais (ICB UFMG), tem co-mo foco modificar o DNA do parasita leishmânia –causador da leishmaniose – para que seja utilizadocomo medicamento da artrite reumatoide. O objetivoda nova forma de tratamento é aumentar a eficiênciado medicamento, e ao mesmo tempo, diminuir osefeitos colaterais. A novidade deve estar no mercadoa partir de 2030, de acordo com a professora bio-química e responsável pela pesquisa, Liza Felicori.

Atualização científicaO Jornal da AMMG publica sugestões de ar-

tigos médicos avaliados pelo Conselho Científicoda entidade. Nesta edição, o cirurgião plástico eintegrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plás-tica – Regional Minas Gerais (SBCP-MG), RobertoPolizzi, que fala sobre cicatrizes pós-trauma e pós-cirurgia.

Scarless Wound Healing: Chasing the Holy Grail

WALMSLEY, GG et al. Scarless wound healing: cha-sing the holy grail. Plast Reconstr Surg v.135,n.3,p.907-17, mar 2015.

O crescimento populacional associado ao au-mento da longevidade impõem um número cres-cente de aparecimento de cicatrizes, tanto pelomaior frequência de cirurgias eletivas, quanto pelamaior incidência de traumas. E as cicatrizes, por pro-duzirem alterações estéticas e funcionais, têm umimpacto direto na qualidade de vida daqueles quea possuem.

Hoje, a tentativa da substituição do processo decicatrização reparativo pelo regenerativo é um idealalmejado por diversos pesquisadores. O artigo, pu-blicado em março de 2015, apresenta uma visãoatual da busca por um processo de cicatrização maisadequado e apresenta estratégias para reduzir a fi-brose e a instabilidade das cicatrizes.

Utiliza a cicatrização fetal como um modelo aser mimetizado na vida pós-natal, uma vez que nosfetos, até em torno da 24ª semana de gestação, háuma regeneração tecidual que não envolve a forma-ção de uma cicatriz. Apresenta a cicatrização fetalcom características próprias e marcantes; algumascontrárias ao processo após o nascimento. Aqueleformado por etapa de inflamação mínima ou au-sente, com composição de matrix extracelular dis-tinta (rica em ácido hialurônico e com elevadas taxasde colágeno tipo III em relação ao I), menor númerode mastócitos, baixa expressão de gens que regulama fisiologia dos fibroblastos, além de um número ele-vado de células-tronco pluripotentes identificadasno local da injúria tecidual.

O artigo descreve nichos de reservatórios cutâ-neos de células-tronco e progenitoras ( na epidermeinterfolicular, nas glândulas sudoríparas écrinas enos foliculos pilosos) e identifica linhagens especí-ficas de fibroblastos com comportamentos bioló-gicos distintos e de gens participantes do processoque poderão servir de alvos para a modulação doprocesso cicatricial visando uma menor deposiçãocicatricial e uma maior regeneração de apêndicesdérmicos.

Compreendem a pouca aplicabilidade e efetivi-dade clínica atual dessas novas terapias, mas apre-sentam caminhos para a expansão dos conhecimen-tos da área regenerativa.

4O trabalho pode ser encontrado na Biblioteca VirtualCDC-AMMG. Informações www.cdc.inf.br ou (31)3247 1633.

Campanha contraviolência sexual infantil

Clóvis Campos Arnaldo Athayde

A situação dos transplantes emMinas Gerais foi tema dediscussão em 2013 (foto) e, em2015, novamente, é debatido pordiversas especialidades

Os médicos Maria Flávia Brandão, Cláudia Salomãoe João Tadeu Leite (da esquerda para a direita),alertam para a violência sexual infantil

Cenário de transplantes emMinas é tema de encontro

Reunião lota teatro Oromar Moreira

Protocolo de Asma Grave é disponibilizado

*Hospitais referenciados paraatendimento às vítimasJúlia KubischeckAmbos os sexos Qualquer idade

Odilon BerenhsAmbos os sexos Qualquer idade

Odete ValadaresSexo feminino A partir dos 12 anos

Hospital das ClínicasSexo masculino até oito anosSexo feminino qualquer idade

*Plantão 24 horas

Page 10: fazer download desta edição

O que estou lendo

“A obra é uma delicio-sa leitura para os que gos-tam de viajar. A gente en-contra dicas de roteiros,passeios, restaurantes e orelato das experiências vi-vidas pela autora na Ásia,Europa e Américas, conta-das de forma pessoal e di-vertida.”

Fotos: Clóvis Campos

“Fala sobre Lexie, jo-vem que mora no interiore está decepcionada comrelações amorosas, e so-bre o jornalista Jeremy,morador de Nova Iorque.Durante uma matéria, eleapaixona-se por Lexie eterá um dilema para resol-ver entre seu trabalho eseu coração.”

“A trama se passa na Françado século XIV, onde uma maldi-ção permanecerá no reino por13 gerações iniciando pelamorte do grão-mestre da or-dem dos cavaleiros dotemplo (Jacques de Mo-lay) e termina com a co-roação de Felipe VI.”

Maxlânio AzevedoBorgesEstudante de medicina

O rei de ferro

Maurice Druon (Editora Bertrand

Brasil)

Durante o mês de se-tembro, a mostra ‘Revela-ções de uma presença’ocupa o Espaço CulturalOtto Cirne. Cláudia Cou-tinho Bernardes apresentatrabalhos na técnica acrí-lica sobre tela. Na exposi-ção, segundo ela, em qual-quer estilo e em qualquerépoca, o artista sempre serevelou em suas obras.“Mas, principalmente noexpressionismo abstrato,onde se coloca de formamais livre e espontânea,deixando fluir seu incons-ciente, essa revelação se mostra mais evidentee, por vezes, surpreendente ao próprio autor.”

Sobre o título da exibição, ela comple-menta que “em seu duplo prazer de criar eprovocar o prazer do outro, voltando a brin-car como criança, recria a vida à sua maneira,e faz de seu vazio estrutural, matéria visívele tocável, surgindo daí uma nova linguagem,carregada de sonhos e lembranças, alegriase tristezas, paixão e ódio, e também doçurae sensibilidade. Verdadeiras revelações deuma presença”.

Bernardes conta que apesar de semprese interessar pela arte, sob a influência deseus pais sensíveis e talentosos, não vislum-brava a posição de artista já que, desde suatenra infância, o lugar era preenchido porsua irmã mais velha e por uma prima escri-tora. “Nenhum dos nove irmãos se arriscavaa ocupar esse espaço. Eu era a filha palhaça,brincalhona, trapezista dos circos no quintal,mas extremamente tímida lá fora”, revela.

Sua trajetória nas artes foi colocada emprática com pequenas brincadeiras com oscinco filhos adolescentes para incentivá-losnas tarefas escolares e nos trabalhos artísti-cos. “Posteriormente, pintei várias telas emestilo figurativo, ora copiando, ora criando”,afirma. Sobre inspiração, ela diz que sempredá o primeiro impulso e depois segue retra-balhando a obra. “Minhas pinceladas são pu-ramente inconscientes, não faço projeto, nãome programo.”

Após 35 anos como psicóloga e psica-nalista, resolveu se dedicar às artes. A for-mação acadêmica propiciou a ela a desco-berta de talentos até então adormecidos, en-tre eles a pintura. Tanto que se formou emartes plástica na Escola Guignard, em BeloHorizonte, onde foi aluna dos artistas plás-ticos mineiros Antônio Fragoso, Gilberto Rai-mundo, Pedro Augusto Barbosa e José Or-lando Castãno. Entre os artistas que admira

estão Hans Hofmann, Henri Matisse, RichardDiebenkorn, Vincent van Gogh e Willem deKooning. De acordo com ela, os pintores ainfluenciaram e seu estilo foi caminhandopara o expressionismo abstrato. Bernardescomercializa suas obras, embora considereo trajeto difícil: “quando se tem um mar-chand que nos assuma, facilita muito, poisé um trabalho penoso e eu produzo poramor à arte”, conclui.

‘Revelações de uma presença’ fica abertaà visitação até o final de setembro. O EspaçoCultural Otto Cirne está localizado no hallde entrada da AMMG e é destinado à expo-sição de obras de arte de autoria de associa-dos e seus dependentes. Médicos não asso-ciados e artistas não médicos podem utilizaro espaço, dependendo da disponibilidade naagenda. Interessados devem entrar em con-tato com a Assessoria de Comunicação daAMMG, através do telefone (31) 3247 1608ou e-mail [email protected].

‘BH em P&B’

No mês de agostos, os fotógrafos ElmoAlves, Júlio César Cardoso, Marcos de Toledo,Rafael Carneiro, Ronaldo Almeida e WalmirMonteiro trouxeram ao Espaço Cultural OttoCirne a exposição ‘BH em P&B’ com foto-grafias analógicas em preto e branco. A cu-radoria foi do fotógrafo Cleber Falieri.

A curadoria foi do fotógrafo Cleber Fa-lieri. “Talvez não exista diferença, ao olholeigo, para imagens fotográficas. Tanto fazse ela vem de uma matriz química ou digi-tal. Talvez para esse o que importa é so-mente a imagem, a composição. É natural.Mas o fotógrafo compulsivo, autoral, nãose limita. Ele busca descobertas, experiên-cias e desafios. E neste sentido, fotografarcom uma câmera de filme faz muita dife-rença”, afirmou.

Otto Cirne recebe‘Revelações de uma presença’

Ana Cláudia de Brito SoaresDermatologista

Eu, a mala e o mundo:

embarque com a

dermatologista Sarita Martins

Sarita Martins (Livro

independente)

Ingrid Souza LimaAlergista

O Milagre

Nicholas Sparks (Editora Agir)

Agosto/Setembro 2015 • Página 19

JORNAL DAassociação

médica

CULTURA

Reprodução

Página 18 • Agosto/Setembro 2015

JORNAL DAassociação

médica

MINAS

Filiadas participam de assembleias públicas

AMV recepciona acadêmicos

Representantes das associaçõesmédicas de diversas cidades minei-ras têm acompanhado as reuniõesrealizadas pela Comissão de Saúdeda Assembleia Legislativa de MinasGerais (ALMG). O objetivo é deba-ter as dificuldades enfrentadas pelaclasse médica, a falta de financia-mento do setor de saúde, a reduçãosignificativa do número de leitos eo aumento da judicialização.

O presidente da AssociaçãoMédica de Governador Valadares,Roberto Carlos Machado, afirmaque a saúde vai de mal a pior. “Te-mos um hospital municipal paraatender toda a região, mas faltamprofissionais, equipamentos e me-dicamentos básicos. O poder pú-blico municipal não tem receita enem vontade política para minoraro problema”. Para ele, as possibili-dades de melhora passam pelaunião das associações de classe. “Asreuniões com a Comissão de Saúde

são positivas, permitindo o posicio-namento claro, verdadeiro, sobreo sistema de saúde que aí está.”

O presidente da filiada de SãoJoão Del Rei, Frederico de CastroEscaleira, conta que a entidadeconseguiu regularizar os pagamen-tos dos médicos plantonistas, apósum trabalho junto às autoridadeslocais, sem as correções dos valo-res pleiteados. “Realizamos reu-niões com os associados e garan-timos que as atividades não fosseminterrompidas, com consequenteprejuízo à população.” Escaleiraacredita que por meio da Comis-são de Saúde e com o apoio da As-sociação Médica de Minas Gerais(AMMG) possam surgir soluções.“São necessárias correções na re-muneração médica, nos repassesde urgência e emergência e atémesmo na defasagem das tabelasdo Sistema Único de Saúde (SUS)e planos de saúde”, desabafou.

Para o presidente da Associa-ção Médica de Barbacena, ArinosBrasil Duarte Filho, o debate é va-lioso nas localidades sobre as ques-tões que afligem a classe médica ea população. Filho avalia que fo-ram poucas as mudanças e que hámuito ainda por fazer, sendo pri-morosa a união da classe e o apoio

do legislativo nesta caminhada.“Apesar das críticas, os médicos sa-bem que podem contar com suasentidades representativas e deve-riam ser mais atuantes nas açõespropostas”, conclui. Interessadosem participar das reuniões têmacesso à agenda da Comissão deSaúde no site: www.almg.gov.br.

Sarah Torres/ALMG

Vale do Rio Doce e Vale do Aço debatem, junto à Comissão de Saúde daALMG, medidas necessárias para o setor de saúde

A Associação Médica de Vargi-nha (AMV) promoveu uma recep-ção para os estudantes dos 9º e 10ºperíodos de medicina da Universi-dade José do Rosário Vellano (Uni-fenas), dia 13 de julho, em sua sede.

Os acadêmicos da Unifenas par-ticiparão do estágio obrigatório queocorrerá no Hospital Regional do Sul

de Minas, no Hospital Bom Pastor,na Unidade de Pronto Atendimento(UPA) e nas unidades dos Programasde Saúde de Família (PSF). O presi-dente da AMV, Alberto Severo dePaiva Filho, explicou que os estudan-tes atuarão, com a supervisão dosmédicos, nas áreas de clínica geral,cirúrgica, ginecologia, urgência e

emergência, pediatria e no Programade Saúde da Família. “Vamos acolhere orientar para que eles participemna luta por uma saúde com condi-ções dignas para o exercício da me-dicina. Buscamos a melhoria doatendimento e a oportunidade paraque o conhecimento científico sejamultiplicado”, afirmou.

Nota falecimentoFaleceu, no dia quatro de agos-

to, o vice-presidente da AssociaçãoMédica de Varginha (AMV), Fer-nando Eugênio Pires do Prado. Aos54 anos, o nefrologista deixa espo-sa e três filhos.

Na homenagem prestada pelaAMV, o presidente da entidade, Al-

berto Severo de Paiva Filho, se des-pediu do amigo: “Como médico le-vou a solidariedade aqueles aquem atendeu. Com amor aos seussemelhantes conseguiu a neutrali-dade necessária, que lhe permitiuvalorizar a vida acima de quaisqueroutras considerações.”

A Associação Médica de Ubá(AMU) realizou, dias 15 e 16 deagosto, no Hospital Santa Isabel,em parceria com a Sociedade Mi-neira de Terapia Intensiva (Somiti),treinamento para capacitar profis-sionais de saúde para atendimentode forma sistemática das arritmiascardíacas. Ao todo foram 21 par-ticipantes.

Para a presidente da AMU, He-loene de Paula Batista, a iniciativaagregou qualidade às ações da enti-dade, referentes à educação conti-nuada, e visaram o aperfeiçoamentoda assistência prestada na região deforma integrada e multidisciplinar.

Agenda Urezoma 2015Confira as datas das reuniõesda União das Regionais da Zonada Mata (Urezoma):

Manhuaçu sete de novembro de 2015

Juiz de Fora21 de novembro de 2015

SEGURO PARA O SEU AUTOMÓVEL E OUTROS PATRIMÔNIOS

Consulte a Oregon Corretora, responsável técnica pela Central de Seguros da AssociaçãoMédica de Minas Gerais, para adquirir ou renovar seguros nas categorias Automóvel, Clínicase Consultórios, Residencial, Empresarial e Seguro Fiança Locatícia. Contamos com as me-lhores seguradoras do mercado e estamos prontos para atender você e seus familiares tantona contratação, quanto em um eventual sinistro. Oferecemos excelentes coberturas, de acordocom a sua necessidade, por meio de assessoria técnica e jurídica. Solicite seu cálculo!

Oregon e Seguros do Médico CorretoraResponsável Técnico pela Central de Seguros AMMG

Telefone: (31) 3226 5311Av. João Pinheiro, 161 – sala 101– Belo Horizonte – Sede da AMMGwww.segurosdomedico.com.br | [email protected] In

form

e Pu

blicitá

rio

AMU promovetreinamento

Page 11: fazer download desta edição

No dia 22 de setembro, às 19h30, na sededa Associação Médica de Minas Gerais (AMMG),com o apoio da Academia Mineira de Medicina(AMM), o projeto ‘Terça Cultural’ trouxe a pa-lestra ‘Viva com mais sentido’. A coaching FláviaLippi e o psiquiatra José Raimundo Lippi revela-ram a quebra de paradigmas e opinaram sobrecomo as pessoas podem vivenciar novas expe-riências e dar mais significado à própria vida.

De acordo com Flávia Lippi, viver com maissentido seria pensar em ‘mais ser e menos ter’, noentanto os humanos têm dificuldades de encon-trar equilíbrio em todos os setores da vida. Ela ex-plicou que a palestra é filosófica. “Apresentamosuma ferramenta que, se utilizada, ajuda enorme-mente a encontrar as soluções”, analisou.

O indivíduo sofre influência do meio ondevive. Para a coaching, “somos todos frutos denossas escolhas e uma delas é o ambiente quedecidimos pertencer”. Ela reflete que a vidacom mais sentido não depende da situação so-cioeconômica: “O dinheiro não é mais proble-ma ou solução. As soluções vêm das decisõesque tomamos internamente e não externamen-te”, complementa.

O psiquiatra José Lippi considerou que todae qualquer pessoa vai precisar de ajuda em al-gum momento para se nortear. “Esse suportepoderá vir dos amigos, da família, mas vale a

pena ressaltar que existem profissionais espe-cialistas em acolher grandes buscas”, sintetizou.

Outubro tem edição especial

Durante a ‘Semana do Médico 2015’, nodia 20 de outubro, às 19h30, o ortopedista emágico Arnóbio Moreira Félix, conhecido comoBill Morélix, traz ao palco do Teatro OromarMoreira (sede da AMMG) uma apresentaçãoespecial para celebrar o ‘Dia do Médico’.

O projeto ‘Terça Cultural’ é uma iniciativada diretoria científica da AMMG e é aberto àcomunidade em geral. Para todas as ediçõesé necessária inscrição prévia pelo email [email protected] ou pelo telefone (31)3247 1619.

Remetente: Associação Médica de Minas Gerais - Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP 30130-180 - Belo Horizonte - MG

Página 20 • Agosto/Setembro 2015

JORNAL DAassociação

médica

CULTURA

Palestra aborda o sentido da vidaRafael Leandro de Freitas Santos

Clóvis Campos

Flávia Lippi e José Raimundo Lippi palestramjuntos no projeto ‘Terça Cultural’

O pediatra Eduardo Tavares foi a atração do projeto‘Terça Cultural’ de agosto. A palestra ‘Humor e magia– outra face do cuidar’ divertiu e levou ao público aimportância das diferentes maneiras de conviver e deolhar pelo outro, seja este um paciente, um amor, umamigo ou um familiar. Com números de mágica, Ta-vares refletiu sobre o fato de as pessoas terem pontosde vista diversos. Ele fez uma analógica pedindo a duasvoluntárias que retirassem da cartola um lenço ama-relo. Uma pessoa viu um cavalo branco desenhado nolenço, a outra visualizou um cavalo preto. O pediatraentão pediu que, juntas, as voluntárias retirassem olenço novamente. O resultado foi o desenho de umazebra, preta e branca, que demonstrou o equilíbrio en-tre s opiniões. Eduardo Tavares deu outros exemplose deixou claro que, na medicina, a prática do cuidarprecisa sair da hierarquia na qual somente o médicofala: “O paciente precisa ser respeitado e a relação como profissional de medicina precisa ser humanizada”.

Agosto trouxe ‘Humor e magia’