Fc 1

8
Participação Cívica Incentivar a educação ecológica Mais intercâmbios culturais com jovens de diferentes países Incentivar a prática cultural Maior abertura por parte das entidades públicas para a divulgação de actividades ao nível da participação política Criar a nível europeu uma disciplina de participação política nas escolas

Transcript of Fc 1

Page 1: Fc 1

Participação Cívica

Incentivar a educação ecológica

Mais intercâmbios culturais com jovens de diferentes países

Incentivar a prática cultural

Maior abertura por parte das entidades públicas para a divulgação de actividades ao nível da participação política

Criar a nível europeu uma disciplina de participação política nas escolas

Page 2: Fc 1

É toda a actividade desempenhada no uso e gozo da autonomia do prestador do serviço ou trabalho, sem pagamento de qualquer contraprestação que importe em remuneração ou auferimento de lucro.O trabalho voluntário tem-se tornado um importante factor de crescimento das organizações não-governamentais, componentes do Terceiro Sector. É graças a esse tipo de trabalho que muitas acções da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental em educação, saúde, lazer, etc.Actualmente, em Portugal, actua a Cruz Vermelha Portuguesa

Trabalho de Voluntário

Page 3: Fc 1

• Quando se  incentiva os jovens a serem voluntários, está-se a prepará-los para os desafios da nova sociedade.

•  O voluntariado permite suportar a defesa de políticas da juventude, que incentivem o voluntariado jovem. Com o voluntariado jovem, pretende-se estimular novas aprendizagens para tornar melhores os cidadãos do nosso futuro.

• Este contribui para o conhecimento dos jovens sobre a sociedade e é uma maneira de tentar perceber como estes aderem e reagem face a este tema.

• Existem algumas perguntas frequentes feitas pelos jovens, às quais respondemos, depois de termos realizado pesquisa sobre as mesmas.

Voluntariado Jovem

Page 4: Fc 1

Voluntariado JovemComo é feito?

No voluntariado, existem várias formas de actuação, podendo ser:

• Regulares  – onde o voluntariado é exercido pelo menos uma vez por mês;

• Ocasionais  – onde o voluntariado é desenvolvido pelo menos uma vez por ano;

• Execução  – onde o voluntariado é feito em associações de Bombeiros Voluntários, núcleos e delegações da Cruz Vermelha, associações juvenis e grupos de voluntariado hospitalar.

Page 5: Fc 1

Voluntariado JovemO que é ?

•  É uma área de trabalho do Instituto Português da Juventude, que desenvolve programas de Voluntariado para Jovens, por exemplo Voluntariado Jovem para as Florestas, e apoia entidades que promovem projectos de voluntariado.

• Este apoio traduz-se na divulgação de projectos, recrutamento, selecção e formação geral de voluntários.

Page 6: Fc 1

Vídeo sobre o voluntariado Jovem

Page 7: Fc 1

1. Todos podem ser voluntáriosNão é só quem é "especialista" em alguma coisa que pode ser voluntário. Todos podem participar e contribuir: o que cada um faz bem, pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil.

2. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidáriaTrabalho voluntário não é uma actividade fria, racional e impessoal. É contacto humano, é relação de pessoa a pessoa, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado.

Aqui estão dois dos muitos mandamentos do voluntariado

Page 8: Fc 1

Trabalho realizado por:

José Pardal, nº 9Nuno Moredo, nº 12

Wënael Miguel, nº 15

9ºD