Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.

14
Aluno(a): Marta Gislayne Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário

description

Conceito e como ocorre o processo de Fecundação e Desenvolvimento embrionário...

Transcript of Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.

Page 1: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.

Aluno(a): Marta Gislayne

Fecundação Humanae Desenvolvimento

Embrionário

Page 2: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.

Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente, que geralmente fica na primeira porção da trompa de falópio( tuba uterina).

Page 3: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.

Quando liberado do ovário, o ovócito encontra-se envolto na zona pelúcida, formada por uma rede de filamentos glicoprotéicos. Externamente a zona pelúcida há a corona radiata, formadas por células foliculares (células derivadas do ovário).

Page 4: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.

Na fecundação, o espermatozóide passa pela corona radiata e ao atingir a zona pelúcida sofre alterações formando a membrana de fecundação, que impede a penetração de outros espermatozóides no ovócito.

Ao mesmo tempo, há finalização da meiose dando origem ao óvulo e formando-se o segundo corpúsculo polar.

Page 5: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.
Page 6: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.

Resumindo...

Page 7: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.

Depois da fusão, o zigoto divide-se rapidamente e avança em direção à cavidade uterina, onde ocorre a nidação, caso esta se encontre preparada para recebê-lo. Na zona de implantação desenvolve-se mais tarde a placenta, órgão de estrutura muito complexa, por meio do qual o feto se nutre, respira e elimina secreções.

Page 8: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.

O desenvolvimento embrionário dura cerca de oito semanas, ao fim das quais todos os órgãos estão já totalmente esboçados.

Desenvolvimento embrionário

Page 9: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.
Page 10: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.

No período embrionário, o ovo, por numerosas divisões mitóticas (inicio do crescimento), forma um embrião que se implanta no endométrio. Quando chega o útero, 4 dias após a fecundação, o embrião chama-se mórula, flutua livremente e é alimentado por secreções uterinas. Desenvolve-se passando a blastocisto.

Page 11: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.

A nidação ocorre quando o embrião (blastocisto) se implanta no endométrio 6 a 7 dias após a fecundação. As células do trofoblasto produzem enzimas que digerem localmente o endométrio.O botão embrionário continua a crescer por divisões celulares e ocorrem movimentos de territórios celulares (inicio da morfogênese).

Começa a formar-se um anexo embrionário - o córion - que possui vilosidades. Estas mergulham em lacunas do endométrio, preenchidas por sangue materno devido à ruptura dos capilares. Cerca de 11 ou 12 dias após a fecundação o embrião encontra-se totalmente coberto pela mucosa uterina.

Page 12: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.

O embrião desenvolve-se formando três camadas celulares embrionárias com posições determinadas: a endoderme, no interior, a ectoderme, no exterior, e a mesoderme, posicionada entre as duas primeiras.

A partir destas três camada ou folhetos embrionários constituem-se, por diferenciação celular, os diferentes tecidos e órgãos do novo ser, formando-se, também estruturas transitórias ( só existem até ao nascimento), os anexos embrionários.

Page 13: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.

Âmnio - membrana que delimita a cavidade amniótica, cheia de liquido amniótico. Forma um saco que protege o embrião da dessecação, de choques mecânicos e das variações térmicas.

Córion - membrana mais exterior que, com o âmnio, rodeia o embrião e intervêm na formação da placenta, formando uma extensa superfície de trocas.

Vesícula vitelina e alantoide - muito reduzidos, incorporam o cordão umbilical.Placenta - órgão em forma de disco que resulta da fusão do córion com o endométrio uterino. Responsável pelas trocas seletivas de nutrientes e produtos de excreção entre o embrião e o corpo materno.

Page 14: Fecundação Humana e Desenvolvimento Embrionário.