Federação Russa

23
Aula de Marc Apoio para curso de Guias de Turismo Internacional Abril 2013 Mauro Friedrich [email protected]

description

Russia Federation history

Transcript of Federação Russa

Page 1: Federação Russa

Aula de Marc Apoio para curso de Guias de Turismo Internacional

Abril 2013

Mauro [email protected]

Page 2: Federação Russa

Federação Russa

Área territorial:

17 milhões de km2

( o maior país do mundo, cobrindo 1/8 das

terras habitadas do planeta Terra e

extende-se por 9 fusos horários)

População: 143 milhões de

habitantes(o 9º. País do mundo em

número de habitantes)

Page 3: Federação Russa

Divisão Política – 8 distritos federais e 84 regiões constituintes

Page 4: Federação Russa

As origens do paísO país é formado por várias etnias e culturas, oriundas

da Europa (Ocidente) e de regiões asiáticas (Oriente), mas para efeitos práticos considera-se como um país da Europa Ocidental.

O país cresceu territorialmente através de guerras e conquistas de outros territórios estrangeiros, a partir do núcleo de poder da Rússia (em território ocidental).

Suas principais capitais políticas estiveram sempre mais próximas ao Ocidente: Saint Petersburg e Moscou.

Os ancestrais dos russos modernos ocidentais são os povos eslavos (cujas tribos viviam em regiões do norte da Europa) que chegaram ao território a partir do século VI.

Page 5: Federação Russa

Não há consenso científico sobre a real origem dos povos eslavos, mas acredita-se que o termo ESLAVO deriva do fato de falarem uma língua em comum.

Page 6: Federação Russa

Fases de sua História Séculos III a VIII – Surgimento das

tribos eslavas do oriente que iniciam a ocupação de territórios europeus.

Séculos IX a X. – A Rússia de Novogorod (862) a Kiev (882) – Organização dos primeiros estados eslavos e guerras de conquistas no atual território russo. / O primeiro estado Russo organizado por Rurik, da dinastia Varangian (de origem viking e que foram também os guardas mercenários dos Imperadores Bizantinos) / Os primeiros Czares russos/ Os anos dourados de Kiev com a adoção da fé católica ortodoxa de Bizâncio (que deu origem a Igreja Ortodoxa Russa).

Século XI - Invasões dos territórios russos pelos povos Khazar (turcos)

Século XIII - Invasão dos territórios russos pelos povos mongóis (1237 a 1240) ou também chamados de tártaros (turcos). Fim da era dourada de Kiev./ Declinio da influência viking na Russia.

Page 7: Federação Russa

O primeiro estado russo e suas rotas comerciais

Page 8: Federação Russa

Territórios dos povos Khazar

Page 9: Federação Russa

A expansão dos povos Vikings

Page 10: Federação Russa

A Rússia de Kiev

Page 11: Federação Russa

MoscouSéculo II AC – Registro de povoação na região da atual

Moscou.

Século XIV – criação do Grande Ducado de Moscou, que liderado pelo Príncipe Dmitry Donsky e ajudado pela Igreja Ortodoxa consegue unir as forças armadas russas e combater os mongóis a partir de 1380. O mesmo príncipe reforma a muralha do Kremlin, de um muro de madeira, para uma construção de alvenaria (1366 a 1368) A cidade vai tomando importância política e acaba por absorver os principados de Tver e Novgorod (esta, a antiga capital russa).

Século XV - Ivan III (o Grande) (foto), reinou de 1462 a 1505, dando novos rumos aos principados russos. É o começo do crescimento da hegemonia de Moscóvia (origem de Moscou) sobre os demais principados russos. No entanto, isolou a região das influências européias (Renascimento e Reforma).

1448 - a Igreja Ortodoxa Russa elege seu próprio Arcebispo, declarando-se independente da Igreja Ortodoxa de Constantinopla.

1478 – Anexa a cidade de Novogorod.1480 – Declara-se independente dos Tártaros.

Page 12: Federação Russa

Os Czares (Césares) russos Conceito da “Terceira Roma” adotado pelos russos 1º. Império Romano do Ocidente (Roma) desaparece no

século V. 2º. Império Romano do Oriente (Constantinopla) (Bizâncio

ou Nova Roma), que existe de 285 a 1453. 3ª. “Terceira Roma” ou “Segunda Constantinopla” =

Moscou. Ivan III era casado com Sophia Paleologue a sobrinha do último Imperador bizantino, Constantino IX. Após a queda de Bizâncio, o nobre russo alegava ter direitos de sucessão ao Império Bizantino, jamais reconhecidos pelas tradições romanas.

Moscou, Roma e Constantinopla são circundadas por 7 montanhas.

O Imperador Mehmed II (chefe dos turcos otomanos que conquistaram Constantinopla) se auto-proclama “César”, o imperador dos romanos.

A denominação César (Czar, em russo) significava Imperador, desde os tempos do Império Romano.

Page 13: Federação Russa

Ivan IV, o terrível ou o formidávelPrimeiro Czar Russo Século XVI a XVII – Período de expansão

do território russo rumo ao sul.1533 a 1584 – Período de reinado de Ivan IV.1547 – Foi coroado oficialmente como 1º. Czar

russo. No seu governo, há a conquista dos

territórios de Khazan (1552), Astrakan (1556) e Sibéria pelo seu comércio de peles (1580), aumentando o território da Russia em mais de 4 milhões de quilômetros quadrados.

Curiosamente, após um governo marcado pela crueldade contra seus inimigos, Ivan IV morreu de ataque cardíaco, jogando xadrez em 1584.

Page 14: Federação Russa

Czar Pedro I, o Grande Dinastia RomanovGovernou de 1682 a 1725

Page 15: Federação Russa

Pedro I, o Grande(1672 a 1725)

1703 – Funda a cidade de Saint Petersburg, mais próxima da Europa do que Moscou (antiga capital). Dá acesso ao país ao Mar Báltico, pelo Golfo da Finlândia, e suas rotas comerciais para a Europa.

1709 – Comnquista da Estônia e Livônia da Suécia.

1713 a 1728// 1732 a 1918 – Saint Petersburg foi capital política da Rússia em 2 períodos. Hoje é a 2ª. maior cidade russa (com 5 milhões de habitantes).

1721 – É proclamado o Império da Rússia. Pedro I passa a ser chamado de Imperador e não mais de Czar (nomenclatura associada aos tempos antigos da Rússia). Neste ano também conquista o porto de Riga, na Letônia.

O Imperador Pedro I é o grande reformador do estado russo, aproximando-o da Europa.

Os sucessores de Pedro continuaram a política expansionista russa em direção ao Mar Negro. Entre 1772 e 1815, com a Imperatriz Catarina, a grande, as fronteiras russas avançaram 1 mil km em direção a Polônia.

Page 16: Federação Russa

Catarina II (1762 a 1796)

A Imperatriz Catarina II nasceu na Polônia em 1729, e governou a Rússia de 1762 a 1796 como uma déspota esclarecida. Em seu governo, a Rússia conheceu grande crescimento político, cultural e econômico, porém seus súditos não viram muitas melhorias sociais em suas próprias vidas.

Catarina era uma princeza cujo nome de batismo era Sofie, e depois de negociações diplomáticas, casou-se com o czar russo Pedro III (que havia conhecido desde os 10 anos de idade e já o detestava). Uma conspiração de nobres russos destronou seu marido em 1762 (com apenas 3 meses no poder), e Catarina assumiu o trono da Rússia. Na vida privada, Catarina teve diversos amantes entre as casas nobres de toda Europa. Para casar-se com Pedro III em 1745, Catarina II converteu-se à religião católica ortodoxa russa (ela era de família Luterana).

O governo de Catarina II expandiu o território russo em 518 mil km2 em guerras com reinos ao sulda Rússia. As vitórias militares russas contra os turcos levaram ao país o acesso ao Mar Negro.

1768 a 1774 – 1ª Guerra Turca

1787 a 1792 – 2ª. Guerra Turca

1794 – Odessa, porto russo no Mar Negro.

Page 17: Federação Russa

O Iluminismo (1680 a 1789) O Iluminismo foi um movimento filosófico e político que surgiu na França, com pensadores

como: Charles de Secondant, Barão de Montesquieu (este criticou o Absolutismo monárquico e propôs a divisão dos poderes em Executivo (Rei); Legislativo (Parlamento) e Judiciário (Juizes e Magistrados em sua obra “O Espírito das Leis”); François Marie Arouet e Voltaire (ambos atacaram os poderes da Igreja Católica); Jean Jacques Rousseau (escreveu a obra “O Contrato Social”).

Na Rússia, o Imperador Pedro I foi um absolutista, mas a Imperatriz Catarina II era uma déspota esclarecida (denominação dada aos monarcas que aceitavam muitas das idéias iluministas, mas não aceitavam dividir o seu próprio poder político com outras instituições).

O Iluminismo influenciou a “Revolução Francesa”, que deu fim a monarquia absoluta na França e também inspirou a criação de muitos dos sistemas de governos dos estados modernos na Europa e no mundo.

Page 18: Federação Russa

Dinastia Romanov – 1613 a 1917

Surgiu com o nome de Romanov durante a era de Ivan IV, o terrível.

Miguel III foi o primeiro czar da dinastia Romanov e governou o país de 1613 a 1645.

Foi a segunda e última dinastia imperial russa.

Manteve-se no poder por 3 séculos, somente derrubada durante a Revolução Comunista Russa.

O útlimo Czar russo da dinastia Romanov foi Nicolau II (foto), que governou o país de 1894 a 1917.

Page 19: Federação Russa

As monarquias européias enfraqueceram-se após a I Guerra Mundial.

A monarquia russa (Romanovs) não conseguiu sobrepor-se ao movimento socialista que iniciou-se na Europa, e resultou na Revolução Russa: o primeiro pais do mundo a adotar o regime comunista de governo.

Após a II Guerra Mundial, depois de muitas perdas, a Rússia emerge como uma das 2 grandes potências militares mundiais.

Revolução Socialista de 1917 a 1991

Page 20: Federação Russa

O período “Capitalista” após 1991 A recente fase da História da Federação Russa

ainda não está claramente definida. Com o desmantelamento do sistema comunista soviético, o governo voltou-se a um sistema “Capitalista” não completamente desvinculado à “velha ordem” comunista.

Mais uma vez, a Russia se “recicla” em busca de um sistema de governo que lhe garanta o antigo prestígio como “potência mundial”.

Uma das melhores definições sobre como é a alma do país: “ A Rússia é um enigma, dentro dum mistério, envolta num segredo.”

Talvez seja exatamente esta característica que a torne tão atraente aos turistas brasileiros e estrangeiros também.

Page 21: Federação Russa

O catolicismo Ortodoxo Russo

A Igreja Ortodoxa Russa desempenha um papel muito além de ser apenas uma religião no país.

Diante da tumultuada história nacional, a religião representa também um fator de identidade nacional eu permitiu que o povo pudesse superar tantas dificuldades.

Cada igreja Ortodoxa Russa está intimamente ligada a algum episódio relevante da vida do país.

Desde 1054 a Igreja Ortodoxa russa não confiava mais na Igraja Católica de Roma e dos poderes do Papa, e em 1448 elegeu seu próprio arcebispo ortodoxo declarando-se independente de Constantinopla.

Page 22: Federação Russa

Os tesouros turísticos da Rússia As igrejas ortodoxas russas que datam desde o século X. As muralhas do Kremlin em Novogorod e Moscou. Os palácios do período imperial russo em Saint Petersburg a partir

do século XVIII. Os monumentos do período socialista soviético. A música e a dança clássica e folclórica. A arte popular e seu artesanato.

Page 23: Federação Russa

Roteiros turísticos mais comuns vendidos no mercado brasileiro

São Petersburg – Cidade que reflete o período imperial russo. Moscou – Cidade que reflete parte do período medieval e do período soviético. Cidades do Anel de Ouro – Foram antigos principados no período de criação

do estado russo. Viagem ferroviária pela Transiberiana - Opção dos que querem conhecer a

diversidade étnica, cultural e geográfica do país. Navegação pelo rio Neva e Moscoba - Cruzeiro de 7 dias pelas cidades

antigas russas do período czarista.