Felipe e Joana

4
São Paulo, 27 de abril de 2009. Caro Felipe No feriado de Tiradentes (21/04), decidi vi- sitar um dos bairros mais famosos de São Paulo, o bairro Mooca. Ele está localizado na Zona Leste de São Paulo, com 7 mil Km de área, no qual vive u- ma população com mais de 65 mil habitantes! Mas descobri que a Mooca nem sempre foi assim. Quando foi inaugurada, em 17 de agosto de 1556, estas terras eram habitadas por índios. Mais tarde, com a chegada dos italianos, o bairro foi aos poucos se formando. O local que era cheio de chá- caras e de sítios, logo passou a ser ocupado por fábricas e usinas, além de casas de moradias para seus operários. Atualmente, a Mooca é um bairro completo e autônomo, que conserva suas características re- sidenciais e familiares, sem deixar de ter uma infra- estrutura moderna. É como se fosse uma cidade do interior dentro da cidade grande. Venha conhecer este bairro alegre, acolhe- dor e apaixonante. Abraços, Joana. P.S. A Mooca tem atualmente um teatro, 47 praças e mais de 100 pizzarias.

description

Felipe e Joana

Transcript of Felipe e Joana

Page 1: Felipe e Joana

São Paulo, 27 de abril de 2009.

Caro Felipe

No feriado de Tiradentes (21/04), decidi vi-sitar um dos bairros mais famosos de São Paulo, o bairro Mooca. Ele está localizado na Zona Leste de São Paulo, com 7 mil Km de área, no qual vive u-ma população com mais de 65 mil habitantes!

Mas descobri que a Mooca nem sempre foi assim.

Quando foi inaugurada, em 17 de agosto de 1556, estas terras eram habitadas por índios. Mais tarde, com a chegada dos italianos, o bairro foi aos poucos se formando. O local que era cheio de chá-caras e de sítios, logo passou a ser ocupado por fábricas e usinas, além de casas de moradias para seus operários.

Atualmente, a Mooca é um bairro completo e autônomo, que conserva suas características re-sidenciais e familiares, sem deixar de ter uma infra-estrutura moderna. É como se fosse uma cidade do interior dentro da cidade grande.

Venha conhecer este bairro alegre, acolhe-dor e apaixonante.

Abraços,

Joana.

P.S. A Mooca tem atualmente um teatro, 47 praças e mais de 100 pizzarias.

Page 2: Felipe e Joana

São Paulo, 18 de maio de 2009.

Cara Joana

Adorei a tua carta.

No fim de semana fui até o memorial do Imigrante,que fica no bairro da Mo-oca.O memorial fica em um prédio onde funcionava uma hospedaria para os imigran-tes que vinham para São Paulo.Foi construído de 1886 à 1887.

O governo da época escolheu este lugar por ser próximo a linha de trem.Esta hospedaria funcionou durante 91 anos e recebeu 3 milhões de imigrantes que vinham trabalhar em lavouras e industrias da época.

Quando eu estive lá, percebi que hoje é um tipo de museu.Ele guarda vários documentos da época,tem também uma sala com documentos da segunda guerra mun-dial, por exemplo da bomba de Yroshima e Nagasaqui no Japão e vi também meios de transporte da época como trens. Achei interessante que lá, hoje ainda funcio-na um abrigo para moradores de rua fornecendo-lhes abrigo e alimento gratuito.

Quando você puder vá conhecer esse importante ponte turístico da cidade de São Paulo.

Um abraço, Felipe.

Page 3: Felipe e Joana

São Paulo, 22 de maio de 2009.

Caro Felipe

Descobri mais coisas sobre a Mooca. Conheci um homem, morador da Mooca há anos, que me contou toda a história desse bairro!

No dia 17 de agosto de 1556, surgiu a Mooca. Nesse tempo, estas terras eram habitadas por índios. Mas o tempo passou e, no fim do império, essa região possuía enormes casas rodea-das por belas chácaras.

Em 1876, um fato importante marcou a história do bairro: foi inaugurado o Jockey Club e isso fez com que o bairro ficasse mais valorizado.

Mais tarde, uma nova civilização, com os primeiros italianos chegando a São Paulo, a Mooca foi aos poucos se formando, começando a ser ocupada por fábricas e usinas, além de ca-sas de moradias para seus operários.

Mas não só de trabalho vivem os moradores da Mooca. Em 1923, foram inaugurados tea-tros.

Em 1924, houve uma grande revolta na Mooca, essa revolta demorou 23 dias e deixou como saldo 503 mortos e 4846 feridos, em sua grande maioria, civis.

Em 1925, a av. Paes de Barros, a rua do Oratório e todas as suas travessas ainda não possuíam calçamento. Então, construíram a primeira rua urbanizada.

Na década de 30, a iluminação pública foi trocada por eletricidade. Dez anos depois, a Mooca foi considerada um bairro fino.

Ah, eu fui visitar o Memorial do Imigrante. Lá, se concentra grande quantidade de docu-mentos da imigração para o Brasil dos séculos XIX e XX.

Abraços,

Joana Mota.

P.S. Descobri de onde veio o nome “Mooca’’. Essa palavra indígena surgiu quando os primeiros habitantes brancos começaram a construir suas casas. Os índios exclamavam “môo-ca’’( môo = faz, oca = casa).

Page 4: Felipe e Joana

Caro Felipe

Adorei a sua carta, aprendi muito sobre o Memorial do Imigrante que, como o Jokey Club, é um ponto turístico da Mooca.

Você sabia que um dos prazeres dos mooquenses, era o “footing’’, realizado aos sábados e domingos entre a rua João Antônio de Oliveira e a avenida Paes de Barros?

As moças desfilavam aos grupos, enquanto os rapazes, sem namoradas, esperavam por um olhar convidativo. Com esse lazer e com um significante número de boas lojas, o mooquense dificilmente saia do bairro.

Mais um fato curioso da Mooca é que seu nome tem um significado indígena (moo= faz e oca= casa)

Adorei fazer este projeto.

Abraços,

Joana Mota.