Feng shui

49
Feng Shui e a sua aplicação na prática INSTITUTO PORTUGUÊS DE NATUROLOGIA Por: Sílvia Rego Curso: MTC 4º ano 2015, Turma B

description

Trabalho sobre a aplicação do Feng Shui a uma casa. Trabalho para a disciplina de Feng Shui.

Transcript of Feng shui

Page 1: Feng shui

Feng Shui e a sua aplicação na prática

INSTITUTO PORTUGUÊS DE NATUROLOGIA

Por: Sílvia Rego

Curso: MTC 4º ano 2015, Turma B

Page 2: Feng shui

Feng shui literalmente, significa “vento e água”.

A sua pronúncia correcta em mandarim é "fon xuei". Os mesmos ideogramas 風水 são utilizados em outros países da Ásia com um sentido semelhante: no Japão (fūsui), Coreia (pung-su) e Vietnam (phong-thủy).

Trata-se de um conhecimento milenar chinês que analisa a relação entre o céu e a terra.

O Feng Shui tradicional não se vincula a nenhuma religião ou crença, trata apenas da questão energética. Inicialmente utilizado para localizar e direccionar túmulos, foi aos poucos, sendo aplicado para a localização de palácios e templos e ,mais tarde, também para todos os tipos de construção e estendido a outras aplicações.

As suas bases estão enraizadas na cosmologia oriental e no princípio único das duas forças antagónicas do céu e da terra: yin e yang e da visão energética chinesa, em que tudo o que nos rodeia tem energia, denominado Qi ou Ch`i. (Chen, 2000)

Feng Shui

Page 3: Feng shui

Feng Shui

• O Feng Shui preocupa-se em analisar excessos e estagnações a partir dos espaços e tempo e a sua interacção com o campo energético dos seres humanos.

• Depois de feitas as necessárias correcções para que a energia possa fluir, é possível solucionar ou melhorar problemas emocionais, financeiros, profissionais e de saúde, harmonizando esta energia nos espaços em que vivemos de forma a criar em nós bem-estar, concentração, sucesso. (Englebert, 2002)

Page 4: Feng shui

Princípios do Feng Shui

• Feng Shui baseia-se nos princípios universais de que Qi é a energia. É a força da vida em constante movimento e mudança que nós sentimos e nos faz sentir bem ou mal num determinado local.

• Procura o equilíbrio das energias opostas e complementares: Yin-Yang.

• A teoria dos cinco elementos é uma das ferramentas essenciais no Feng Shui. Cada um dos cinco elementos descreve uma característica da energia, o Qi, que está ligada a um ponto cardeal ou a um trigrama. Os cinco elementos ou as cinco energias estão ligadas a formas, cores e materiais e podemos representá-los na sua casa e intensificar ou atenuar o seu efeito utilizando os vários elementos.

Page 5: Feng shui

O mundo visível compõe-se pelos cinco Elementos.

• A Madeira produz o Fogo,• O Fogo produz cinza,• A cinza torna-se em Terra,• A Terra contém o Metal, • Onde existe Metal, existe Água, • A Água faz crescer a Madeira.

• Este ciclo representa a harmonia perfeita dos processos naturais de transformação na sua vertente positiva.

• A vertente inversa:

• A Madeira combate a Terra,• A Terra combate a Água,• A Água combate o Fogo,• O Fogo combate o Metal,• O Metal combate a Madeira.

• O Ciclo Debilitador indica a perda de energia que ocorre quando um Elemento nutre o outro. Ao gerar Terra, o Fogo naturalmente enfraquece, ao gerar Metal a Terra enfraquece. Para fortalecer a Água, o Metal perde energia e a Água é reduzida quando nutre a Madeira.

• Este ciclo é utilizado quando precisamos fazer ajustes para equilibrar as energias nos espaços.

Page 6: Feng shui

Os cinco elementos e as suas conexões

• Madeira: Este, Janeiro, Fevereiro, verde, fígado, olho, vento, crescimento. Materiais: todos os tipos de madeiras. Fibras de tecidos (algodão, linho e seda); Todas as plantas, frutas e flores vivas e artificiais ou representadas artisticamente. Formas cilíndricas e altas como colunas e prédios altos, esguios como o tronco das árvores.

• Fogo: Sul, Abril, Maio, vermelho, coração, gosto, língua, calor, bons modos. Materiais: feitos pelo homem através do calor ou processo químico. iluminação, incluindo: eléctrica, vela, luz do sol e lareiras, incensos. Objectos de origem animal; vida selvagem. Formas: está relacionado com montanhas pontiagudas, picos e cumes. as formas verticais (pináculo, torre). Formas triangulares.

• Terra: Centro, Março, Junho, Setembro, Dezembro, amarelo, baço, tacto, pele, humidade, estabilidade. Materiais: tijolos de barro, todos os tipos de cerâmica. Formas: quadradas, rectangulares, baixas e longas superfícies planas.

• Metal: Oeste, Julho, Agosto, branco, cinza e prata, pulmão, olfacto, nariz, secura, coragem. Materiais: objectos feitos de metal (aço, estanho, latão, ferro, prata, alumínio, cobre, etc.); todas as pedras como o mármore, granito e os cristais. Formas: circulares.

• Água: Norte, Outubro, Novembro, negro e azul escuro, rim, ouvido, orelha, frio, inteligência. Materiais: vidros , a própria água. Formas onduladas e assimétricas.

Page 7: Feng shui

Ba Gua

Page 8: Feng shui

Ba Gua

• O diagrama octogonal do Ba Gua representa formalmente os princípios das "Oito Mutações". Este conhecimento pode ser utilizado e adaptado à compreensão de qualquer tipo de situação, considerando que estas estão sempre em mutação assim como a própria Natureza. O I Ching – O Livro das Mutações – é considerado o livro mais importante sobre os processos de transformação da energia e que fundamenta o Feng Shui.

• Os Trigramas são as oito combinações possíveis das energias Yin Yang em três linhas (as tracejadas significam Yin e as contínuas representam o Yang). O Ba Gua é a união desses trigramas e serve para delimitar onde cada energia se localiza em pessoas e ambientes.

• Observando os trigramas como indicações de oito caminhos que se abrem a partir de cada situação, é possível avaliar o desenvolvimento de uma determinada questão, considerando que os caminhos estão sempre em mutação assim como a própria natureza.

• Os trigramas podem ser dispostos segundo diferentes arranjos, assumindo diferentes significados, os mais importantes são a disposição do Céu Primordial e a disposição do Céu Posterior.

Page 9: Feng shui

As Escolas de Feng Shui

• A Escola Tibetana do Chapéu Preto baseia-se ma aplicação do Ba Gua alinhando o norte à porta principal e está dividido em oito sectores, em que cada um representa um aspecto da vida, fama, filhos, família. Não utiliza a bussola e não faz referência aos padrões de energia ao longo do tempo. Tem um cariz mais intuitivo e transcendental.

• Oito Aspirações da Vida faz a divisão em oito sectores, mas associa aos pontos cardeais reais e o norte do Ba Gua deve coincidir com o norte da casa. È um sistema mais simples e que não tem em conta o factor tempo.

• A Escola da Forma é a mais antiga e fundamenta os seus ensinamentos na observação das formas da natureza, a topografia do terreno, associa a cada ponto cardeal a um dos quatro animais celestes, cores, estações e direcções. De acordo com essa escola a casa ideal teria uma montanha ao Norte, um monte à Leste, outro à Oeste e uma planície ao Sul.

• A Escola da Bússola os seus mestres utilizam o Lo Pan, uma bússola magnética rodeada por um disco que contêm : os Pontos Cardeais, os Trigramas do Ba Gua, os Números do Lo Shu e os ciclos da Astrologia Chinesa. Esse método valoriza a interacção das pessoas com as suas casas e consideram os seres humanos como a energia mais importante do ambiente. T~em em consideração o tempo e o espaço.

Page 10: Feng shui

• A Escola das 3 Harmonias trabalha com os doze animais do Zodíaco chinês em que cada um corresponde a uma localização magnética. Faz combinações de 3 animais.

• A Escola das 8 Mansões ou das 8 Casas diz que há 8 tipos de casas de acordo com as 8 orientações. Ensina que numa casa deve-se achar o “assento” e a frente da casa, utilizar as orientações magnéticas para encontrar as direcções e sectores benéficos. Tem como fundamento os cinco elementos e faz também o cálculo para o morador, o Ming Gua, de forma a que este possa receber boas energias de acordo com o espaço.

• A Escola do Tempo- Espaço ou Escola das Estrelas Voadoras consegue, geralmente, determinar com grande precisão o destino dos habitantes com a vantagem de se intervir e modificar o rumo dos acontecimentos. A técnica das Estrelas Voadoras pode ser identificada pelo uso de uma bússola específica - "Luopan" - para encontrar a orientação magnética da edificação. Esta informação e o período de tempo no qual o imóvel foi construído formam a base para os cálculos que determinarão o mapa que mostra as influências intangíveis e proporciona os meios de actuar sobre estas influências ao longo do tempo. Esta análise constitui-se como um verdadeiro mapa astrológico da casa onde o favorecimento de uma casa ou de um determinado quarto pode mudar de ano para ano. Tem em consideração o tempo, o espaço construído, o ambiente e as pessoas. É das Escolas mais completas.

Page 11: Feng shui

Os conhecimentos das Escolas de Feng Shui estudadas na aula vão ser aplicados na prática a partir da analise de uma casa e

respectivos moradores

Page 12: Feng shui

Análise da implantação do imóvel inserido na Urbanização Encost do Castelo com base em fotografias aéreas:

O imóvel que me proponho analisar e aplicar os conceitos aprendidos de Feng Shui, está localizado num espaço com bastante vegetação.

Page 13: Feng shui

• Está localizado na encosta do castelo de Santa Maria da Feira. Do antigo castro romano, e depois fortaleza ampliada na época da reconquista cristã, resta do castelo hoje, apenas o 1º piso da “Torre de Menagem”.

• A influência energética que a história do castelo poderá ter sobre o imóvel em estudo é amenizado pela grande vegetação e por estar localizado no lado do monte oposto.

Page 14: Feng shui

O imóvel está inserido num conjunto harmonioso de um bairro de construções idênticas e com a altura de 3 andares, com uma cobertura estética de tijolo “burro” (elemento Terra) e placas de alumínio (elemento Metal) dando um ar moderno. Pela forma de construção (rectangular) e pelos materiais utilizados no revestimento (tijolo) tem características do elemento Terra. Este é um bom elemento pois traduz equilíbrio.

Page 15: Feng shui

Todos os edifícios têm jardim rectangular à frente e cada corrente de construção tem 3 blocos geminados, em que cada bloco tem 2 habitações. O imóvel tem, à frente como atrás , um acesso alcatroado para as garagens, usadas somente pelos moradores. Segundo a Escola da Forma, a moradia está enraizada na Terra, por ter um rio do lado direito e outro à frente. Aparentemente, não tem arestas a apontar para a entrada , portanto não tem setas envenenadas.

Page 16: Feng shui

Analise dos quatro animais

• Ao analisar os elementos do terreno envolvente à moradia, tendo em consideração as direcções que os 4 animais tomam, observou-se:

• F - Fénix - Tem um edifício de igual dimensão ao imóvel em estudo mas está afastado e tem bastante espaço à frente.

• Ti - Tigre – à direita tem a rua principal, considerado um “rio” e logo em linha tem um edifício da mesma altura. Deveria ser mais baixo, portanto coloca-se um arbusto baixo do lado direito.

• T - Tartaruga - tem um edifício da mesma altura, alinhado com o imóvel em analise, que protege e bloqueia o Qi, espelhando-o para o imóvel. Tem uma rua sem saída só de acesso às garagens.

• D - Dragão – tem uma colina arborizada mais baixa que a tartaruga, no entanto é inferior à do lado direito.

S

N

S

Page 17: Feng shui

DT

TiF

Cinco animais sagrados:S: Serpente – posição do observadorF: Fénix - vermelho – Fogo – Sul – Yang QiTi. Tigre - branco e cinza - Metal –Oeste - energia que concentra – Yin QiT: Tartaruga - azul escuro e preto – Água – Norte - energia descendenteD: Dragão - verde e azul – Madeira – Este - energia que expande –Yang Qi

S

Page 18: Feng shui

• O acesso exterior tanto pode ser feito por rampa como por escada com 4 degraus. Dá acesso à porta de entrada e jardim.

• A porta da frente é maciça e de cor cinzenta clara. Ao abrir, tem uma parede divisória para a sala de estar e de jantar, proporcionando uma certa privacidade aquando da sua abertura.

• Neste imóvel todos os espaços são de forma rectangular transmitindo estabilidade aos ocupantes. O jardim está à frente e é protegido por 3 arbustos espaçados entre si, deixando o Qi entrar e acumular-se na casa. Tem roseiras vermelhas, amarelas e brancas. E na parte da frente, tem um arbusto de alecrim.

Page 19: Feng shui

Planta do rés do chão da moradia

a

h

i

g

fe

d

c

j

b

Legenda:a) Entradab) Hall de entradac) Sala de estard) Sala de jantare) Hallf) WCg) Consultórioh) Cozinhai) Dispensa j) Máquinas

Page 20: Feng shui

A Escola da Forma

• A Escola de Forma é muito importante para o Feng Shui. • Formas harmoniosas e bonitas representam Sheng Qi, enquanto que

formas agressivas e feias representam Sha Qi.

• Saber como cultivar o Sheng Qi nos ambientes através da forma faz parte dos estudos da Escola da Forma e a compreensão do princípio dos Animais Sagrados é muito importante.

Page 21: Feng shui

Analise do interior do rés do chão

Foi determinado o centro da casa, utilizando a intersecção de diagonais dos dois rectângulos.

A frente da casa foi determinada pela janela/porta de correr grande da sala, onde entra muita claridade, o yang, e pelo movimento de pessoas, ou seja pela porta de acesso à casa.

As janelas são grandes e deixam entrar muita claridade e Qi. Só nas escadas é que não há luz natural.

Page 22: Feng shui

Análise pela Escola da Forma

Entrada: a porta de entrada está a um nível mais alto que a rua e é maciça e de cor cinzenta clara. Ao abrir, tem uma parede divisória para a sala de estar e de jantar, pintada de bege, proporcionando uma certa privacidade aquando da sua abertura. No entanto, esta parede tem uma abertura junto à porta de entrada. Poderá ser bom pois o Qi quando entra, flui também para a sala de estar. Para que o Qi não vá directo para a porta que está à frente, foi colocada uma sapateira com as esquinas bem arredondadas.

Page 23: Feng shui

Análise pela Escola da FormaSala de estar é também sala de jantar (pouco usada para refeições) e a mesa de jantar é utilizada como escritório/mesa de estudo. Como toda a casa, encontra-se pouco mobilada e com poucos elementos decorativos e somente com três peças pequenas no móvel em frente à mesa. Por cima deste móvel tem um espelho rectangular em todo o comprimento do móvel. O sofá faz um L e está encostado à parede contrária à área de movimento, portanto tem uma boa tartaruga e é fácil de controlar a porta, transmitindo segurança. O móvel da TV é baixo e quadrado. Os tons utilizados são o creme(sofá) com almofadas laranja. As cortinas são castanhas mas transparentes. Todos os móveis e mesa são de madeira maciça escura e clara e são arredondados nas esquinas.

Sofa

TV

Sapa

teira

Móv

el b

aixo

Page 24: Feng shui

• Pequeno hall: tem à frente da porta, um quadro de uma paisagem com uma montanha, em tons azuis, laranjas e castanhos.

• WC: o espelho do lavatório reflecte as escadas. É preciso ter a porta fechada.

• Escadas: são forradas a madeira, tem uma das paredes pintada de lilás e o corrimão de lilás mais escuro. Este lilás é muito azulado.

• Consultório: o armário do lado esquerdo da porta tem um enorme espelho que reflecte a claridade/Qi que vem da janela da frente. Por baixo da janela tem uma cómoda rectangular, comprida e baixa e por cima tem um ficus ginseng grande, ou seja tem um grosso e comprido tronco e os ramos são esguios e altos.

• A marquesa está ao lado da janela e de frente para uma das portas de vidro do armário.

Page 25: Feng shui

• Cozinha: quando se entra tem a mesa rectangular de refeição do lado esquerdo. Não é muito confortável para quem se sentar no corredor, pois fica em zona de passagem. A mesa também não pode ser colocada no centro da cozinha por não haver espaço para circular ao longo da bancada. A pessoa que cozinha não tem acesso visual a quem entra. O fogão tem uma boa tartaruga.

• Máquinas: Tem um tanque e uma máquina da roupa. Tem uma porta em vidro para a cozinha.

Page 26: Feng shui

Análise do primeiro andar

O primeiro andar tem acesso único pelas escadas. É a zona menos activa da casa, portanto mais Yin. O piso é todo em madeira (elemento Terra). Tem um móvel baixo depinho e linho de esquina e outro à frente da porta do 1º quarto.

Page 27: Feng shui

• 1º quarto: onde dorme o casal e a filha. Ambas as camas não estão entre a porta e a janela. Têm uma boa tartaruga, a cabeceira está encostada a uma parede yin. Tem um espelho fixo à parede que fica frente à janela.

• 2º quarto: é o quarto de hóspedes. Tem a parede do lado esquerdo da porta pintada de verde. A parede da janela está pintada de laranja.

• A cabeceira tem uma boa tartaruga embora parte da cama esteja entre a porta e a janela.

Page 28: Feng shui

• WC: a banheira está de frente para a porta mas tem um vidro fosco para tapar da porta dando mais privacidade a quem toma banho. As cores predominantes são o branco e bege.

Page 29: Feng shui

Escola das oito casas( Ba Zhai Pai)• A frente da moradia corresponde à entrada. A porta de entrada está a norte e o

centro da frente está a 330ᵒ nor-noroeste. Os trigramas foram distribuídos a partir do centro da moradia que calhou nas escadas, local de passagem pouco utilizado.

Gen – NE - Terra

Dui – O - Metal

Qian – NO - Metal Kan – N - Agua

Li – S - Fogo Xun – SE - Madeira

Zhen – E - Madeira

Kun – SO - Terra

Page 30: Feng shui

Sabendo que o assento é Xun, segue-se a elaboração da tabela para se saber as estrelas favoráveis e desfavoráveis:

Assento Acima Centro Abaixo Centro Acima Centro Abaixo

Xun Kan Kun Zhen Dui Qian Li Gen

Fu Wei Sheng Qi Wu Gui Yan Nian Liu Sha Huo Hai Tian Yi Jue Ming

Madeira Madeira Fogo Metal Água Terra Terra Metal

Page 31: Feng shui

“A boa estrela tem que ser sempre nutrida e a má estrela tem que ser debilitada”

• A tabela indica o elemento de cada estrela.

• Para debilitar as estrelas desfavoráveis, utiliza-se o Ciclo Debilitador: Água debilita Metal ; Metal debilita Terra; Madeira debilita Água; Terra debilita Fogo.

• Para nutrir e potenciar o Sheng Qi, utiliza-se o Ciclo da Geração: Fogo nutre Terra; Metal é nutrido com Terra, Madeira é nutrida com Água, Fogo é nutrido com Madeira.

• Após saber qual o elemento que cura, deve-se escolher quais os elementos/objectos que correspondem a cada elemento, tendo em consideração a cor, forma e tipo de materiais.

Page 32: Feng shui

Gen – NE – Terra

Jue Ming –Metal = debilitar com Água

Dui – O – Metal

Liu Sha –Água = deve-se debilitar esta má estrela com Madeira

Qian – NO – Metal

Huo Hai-Terra = debilitar Terra com Metal

Kan – N – Agua

Sheng Qi-Madeira=Boa estrela tem que ser nutrida com Água

Li – S – Fogo

Tian Yi -Terra= nutrir com Fogo

Xun – SE – Madeira

Fu Wei- Madeira = nutrir com Água

Zhen – E – Madeira

Yan Nian- Metal = dar Terra para nutrir.

Kun – SO – Terra

Wu Gui-Fogo, amenizar este Fogo com elementos Terra.

“A boa estrela tem que ser sempre nutrida e a má estrela tem que ser debilitada”

Page 33: Feng shui

Escola das 8 Casas

• O assento desta moradia é Xun, com elemento Madeira e direcção Sudeste, portanto número 4. Pertence ao grupo Este. Exteriormente tem uma cobertura estética de tijolo “burro” (elemento Terra). As estrelas favoráveis e desfavoráveis estão localizadas da seguinte forma:

Fu Wei Tian Yi Wu Gui

Yan Nien 4 Liu Sha

Jue Ming Sheng Qi Hou Hai

SE S SO

O

NONNE

E

Page 34: Feng shui

Kan – N - Água – Sheng Qi (Madeira) - Este trigrama está alinhado com a entrada para a moradia. A Estrela é boa e é Madeira que tem que ser nutrida com Água. As cores associadas são os tons de águas profundas. Cura: Pode-se usar água real colocando uma fonte pequena ou um aquário. As suas formas são as onduladas, portanto ter um tapete com motivos ondulados.

• Gen – NE – Terra –Jue Ming (Metal) - Está orientada para o hall de entrada e parte do WC. Tem uma má estrela que deve ser debilitada com Água, usando um aquário, um quadro em tons de azul e formas onduladas.

Page 35: Feng shui

• Zhen – E – Madeira – Yan Nian (Metal) - abrange parte do consultório onde está a marquesa. Tem boa estrela. Para potenciar esta Estrela deve-se usar elementos Terra, cerâmicas em barro, formas quadradas ou rectangulares, como um vaso quadrado em barro com flores amarelas

• Xun – SE – Madeira – Fu Wei (Madeira) parte do consultório está sobre esta boa estrela que deve ser nutrida com Água real, usando um aquário ou fonte ou então com um quadro em tons de azul e com linhas ondulantes.

Page 36: Feng shui

• Li – S – Fogo – Tian Yi (Terra) - Para activar esta Estrela é bom colocar objectos ligados ao elemento Fogo. Tem o fogão nesta área e pode-se intensificar mais este elemento com quadros em tons de vermelho, com o nascer do sol; velas vermelhas na mesa.

• Kun – SO – Terra – Wu Gui (Fogo) – Este Palácio tem uma má Estrela, para amenizar, usar elementos Terra, vasos em barro de forma quadrada; quadros com imagens de natureza referente ao Outono; tons amarelos usados em toalhas.

Page 37: Feng shui

• Dui – O – Metal – Liu Sha (Água)- Esta estrela é desfavorável e abrange a mesa que está transformada em escritório. Deve ser debilitada com Madeira. Usar canas de bambu em vasos cilíndricos e esguios, elementos decorativos em tons verde.

• Qian – NO – Metal – Huo Hai (Terra) - Deve-se debilitar a má Estrela com Metal. Usar 6 pratos circulares (6 é o número de Quian=Metal) em alumínio com pedras e cristais dentro; colocar uma escultura em mármore ou granito; usar cortinas prateadas ou em branco.

Page 38: Feng shui

Análise do primeiro andar

Page 39: Feng shui

• Kan – N – Água – Sheng Qi (Madeira) Esta zona pertence ao corredor e escadas. É necessário nutrir a energia desta boa estrela com o elemento Água. Colocar quadros com imagens de água, com desenhos ondulantes e em tons de azul.

• Gen – NE –Terra – Jue Ming (Metal) – Um palácio gera má Estrela, debilitar a Estrela com Água. Está orientada sobre o WC, o que se torna fácil de nutrir pois é uma zona com água real ou usar um quadro com motivos ondulados e azuis.

Page 40: Feng shui

• Zhen – E – Madeira – Yan Nian (Metal) – abrange a cama do quarto de hóspedes. Usar Terra para nutrir. A boa Estrela

• Colocar um quadro, cortinas ou coberta da cama com tom amarelo.

• Xun – SE – Madeira – Fu Wei (Madeira) – Abrange a parte dos armários de ambos os quartos. Deve ter elementos Água que nutram a Madeira, tais como elementos decorativos azuis escuros e de formas assimétricas ou onduladas; cortinas azuis escuras.

Page 41: Feng shui

• Li – S – Fogo – Tian Yi (Terra) – Esta zona abrange o fraldário da bebé. Deve ter cores mais Fogo como o laranja e vermelho. Colocar ao lado um jarro alto e de forma triangular com flores artificiais de cor laranja.

• Kun – SO – Terra –Wu Gui (Fogo) – Esta zona corresponde às cabeceiras das duas camas. Amenizar esta Estrela má com elemento Terra. Devem ter elementos de tons amarelos ou formas rectangulares, quadradas e baixas. Pode ter uma coberta para a cama em amarelo, ou quadro.

Page 42: Feng shui

• Dui – O – Metal – Liu Sha (Água) – Esta zona serve somente de passagem do rés do chão para os quartos no piso superior. A cura é debilitar esta má Estrela com Madeira. Colocar um quadro com elementos verdes, bambus, paisagens verdejantes.

• Qian – NO – Metal – Huo Hai (Terra) – Debilitar esta má Estrela com Metal. Pintar o corrimão de prateado. Usar esculturas em mármore ou granito. Ou colocar pedras decorativas ao longo das escadas.

Page 43: Feng shui

• As estrelas favoráveis do casal coincidem com as da casa. Analisando cada espaço/estrela favorável, aconselha-se o seguinte:

• - A porta de entrada tem a protecção de Sheng QI, Estrela da Energia Vital. Esta zona deve ser nutrida com elemento Água, tais como tons azuis na parede, ou mesmo um aquário com Água real, um quadro com uma cascata.

• - Yan Nian é a segunda estrela favorável, relacionada com a Longevidade e abrange a área do pequeno hall de acesso à escada, wc e parte do consultório. Tem a ver com a saúde, o casal e as relações sociais. É de natureza Metal, portanto no hall pode-se colocar objectos feitos de metal e de forma circular e nutrir com Terra.

• - Fu Wei tem a ver com estabilidade, harmonia e no primeiro andar pode-se dar importância à zona do quarto de hóspedes que é contemplada com esta energia. Deve ser nutrida com Água, portanto elementos ondulantes em tons de preto e azul escuro. O casal pode usar este quarto pois vai favorecê-los.

• - Tian Yi é a estrela da saúde, é o Doutor Celestial e é Madeira. A zona da cozinha que é protegida por esta estrela é a zona do fogão, pode-se colocar elementos decorativos vermelhos. Assim como parte do quarto do casal, que também deve ser nutrida com elementos Fogo, cores laranja e vermelhos e formas triangulares.

Page 44: Feng shui

Um Espírito cura outro Espírito

• Fu Wei (Madeira) estabiliza o Huo Hai (Terra), portanto na zona de Huo Hai (NO), na direcção Fu Wei (SE) deve-se colocar um elemento que “nutra” Fu Wei.

• Yan Nian (Metal) controla Liu Sha (Água), portanto na zona de Liu Sha, na direcção de Yan Nian (E) deve-se colocar um objecto do elemento Terra.

• Sheng Qi (Madeira) suprime a energia de Wu Gui (Fogo), portanto na zona de Wu Gui, na direcção Sheng Qi (N) deve-se colocar um objecto do elemento Água.

• Jue Ming (Metal) é controlado por Tian Yi (Terra) assim na zona de Jue Ming, na direcção Tian Yi deve-se colocar um objecto do elemento Fogo.

Page 45: Feng shui

Ming Gua

• O Ming Gua de uma pessoa é atribuído de acordo com o seu ano de nascimento. Nesta moradia vive um casal e a sua filha, vai ser elaborado o Ming Gua de cada um:

• Marido: 1978 – Ming Gua 4 = Madeira, Xun, direcção Sudeste

• Mulher: 1980 – Ming Gua 4 = Madeira, Xun, direcção Sudeste

• Filha: 2014 – Ming Gua 2 = Terra, Kun, direcção Sudoeste

Page 46: Feng shui

• Ming Gua do casal é 4 e Ba Gua da casa é o 4, Madeira, direcção sudeste, Xun

• As zonas mais favoráveis estão localizadas logo na entrada com a Estrela Sheng Qi Madeira; na metade do consultório e na metade do quarto de hóspedes (Palácio Xun, Estrela Fu Wei – Madeira, casa 4), sendo uma possibilidade este casal trocar de quarto.

• Ming Gua da filha é o 2, Terra, Kun, Sudoeste.

• As zonas da casa mais favoráveis são parte da cozinha (Tian Yi –Terra) e quarto onde dorme virada para Kun, Sudoeste.

Page 47: Feng shui

Análise final do estudo dos espaços e moradores

• Conclui-se que o elemento da moradia está adequada ao casal mas vai um pouco contra o elemento do outro elemento da família, a filha. É necessário harmonizar os espaços que não são favoráveis para os três elementos, e fomentar os espaços com estrelas boas.

• Se forem seguidas as indicações deste estudo, tanto o casal como a filha vão sentir-se bem dentro desta moradia.

Page 48: Feng shui

Conclusão

Os chineses, assim como todos os povos orientais, consideram-se parte do Universo e por essa razão acreditam na importância de estar em harmonia com a Natureza. A nossa casa é o espaço que mais tempo passamos, nem que seja só para dormir. É precisamente quando necessitamos recarregar baterias! Se habitamos um espaço que não favorece o equilíbrio das energias, vamos ficando debilitados, ou seja, sem bateria cheia de boa energia!

O presente trabalho proporcionou aplicar conhecimentos que já tinha adquirido na MTC, com a acupunctura, mas com aplicabilidade em espaços físicos. Após analise deste caso, vou dedicar-me a remodelar a moradia para poder sentir as mudanças e usufruir das boas energias! Uma cura total mexe com o interior do ser humano e com os ambientes em que se movimenta e coabita. Devemos tratar o interior e preocuparmo-nos também com o que nos rodeia.

Concluo que o Feng Shui é um poderoso instrumento de ajuda, no entanto, é uma prática muito complexa, podendo a análise elaborada não estar totalmente correcta e por conseguinte, as curas poderão ter erros.

Page 49: Feng shui

Bibliografia

CHEN, Chao-Hsiu. Feng Shui da Casa e do Jardim. Edições Pergaminho. 2000 ISBN 972-711-319-2

ENGEBERT, Clear. Feng Shui Simplificado. Edições Pergaminho. 2002 ISBN 972-711-459-8

GUIMARÃES, Raquel. Manual de Feng Shui. Sebenta do curso de Feng Shui. Instituto Português de Naturologia. 2014/2015

YAMAMOTO, Celso. Feng Shui – A Arquitectura Sagrada do Oriente. Edições Pergaminho. 200. ISBN 972-711-139-6