Fernando Pessoa

9

Click here to load reader

Transcript of Fernando Pessoa

Page 1: Fernando Pessoa

Português 10º Ano 1

FERNANDO PESSOAFERNANDO PESSOA

Adriana B. ReisAdriana B. Reis

Diana Cristina LuzDiana Cristina Luz

Paulo X. VálegaPaulo X. Válega

Page 2: Fernando Pessoa

Português 10º AnoPortuguês 10º Ano 22

Exploração da ApresentaçãoExploração da Apresentação

Quem foi Fernando PESSOA? – breve Quem foi Fernando PESSOA? – breve abordagemabordagem

Leitura dos poemas seleccionadosLeitura dos poemas seleccionados LiberdadeLiberdade DeusDeus Sem remédioSem remédio

Análise dos Poemas “Liberdade” e “Deus”Análise dos Poemas “Liberdade” e “Deus” Comentário final sobre o autorComentário final sobre o autor

Page 3: Fernando Pessoa

Português 10º AnoPortuguês 10º Ano 33

Quem foi Fernando PESSOA ?Quem foi Fernando PESSOA ?

Page 4: Fernando Pessoa

Português 10º AnoPortuguês 10º Ano 44

LiberdadeLiberdadeAi que prazer Ai que prazer Não cumprir um dever, Não cumprir um dever, Ter um livro para ler Ter um livro para ler E não o fazer! E não o fazer! Ler é maçada, Ler é maçada, Estudar é nada. Estudar é nada. O sol doira O sol doira Sem literatura. Sem literatura.

O rio corre, bem ou mal,O rio corre, bem ou mal,Sem edição original. Sem edição original. E a brisa, essa, E a brisa, essa, De tão naturalmente matinal, De tão naturalmente matinal, Como tem tempo não tem pressa... Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta. Livros são papéis pintados com tinta. Estudar é uma coisa em que está indistinta Estudar é uma coisa em que está indistinta A distinção entre nada e coisa nenhuma. A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma, Quanto é melhor, quando há bruma, Esperar por D. Sebastião, Esperar por D. Sebastião, Quer venha ou não! Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças... Grande é a poesia, a bondade e as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças, Mas o melhor do mundo são as crianças, Flores, música, o luar, e o sol, que peca Flores, música, o luar, e o sol, que peca Só quando, em vez de criar, seca. Só quando, em vez de criar, seca.

O mais do que isto É Jesus Cristo, O mais do que isto É Jesus Cristo, Que não sabia nada de finanças Que não sabia nada de finanças Nem consta que tivesse biblioteca... Nem consta que tivesse biblioteca...

Page 5: Fernando Pessoa

Português 10º AnoPortuguês 10º Ano 55

DeusDeus

Às vezes sou o Deus que trago em mim Às vezes sou o Deus que trago em mim E então eu sou o Deus e o crente e a prece E então eu sou o Deus e o crente e a prece E a imagem de marfim E a imagem de marfim Em que esse deus se esquece. Em que esse deus se esquece.

Às vezes não sou mais do que um ateuÀs vezes não sou mais do que um ateuDesse deus meu que eu sou quando me exalto. Desse deus meu que eu sou quando me exalto. Olho em mim todo um céu Olho em mim todo um céu E é um mero oco céu alto. E é um mero oco céu alto.

Page 6: Fernando Pessoa

Português 10º AnoPortuguês 10º Ano 66

Sem remédioSem remédio

Tudo o que sou não é mais do que abismo Tudo o que sou não é mais do que abismo

Tudo o que sou não é mais do que abismo Tudo o que sou não é mais do que abismo Em que uma vaga luz Em que uma vaga luz Com que sei que sou eu, e nisto cismo,Com que sei que sou eu, e nisto cismo,Obscura me conduz. Obscura me conduz.

Um intervalo entre não-ser e ser Um intervalo entre não-ser e ser Feito de eu ter lugar Feito de eu ter lugar Como o pó, que se vê o vento erguer, Como o pó, que se vê o vento erguer, Vive de ele o mostrar. Vive de ele o mostrar.

Page 7: Fernando Pessoa

Português 10º AnoPortuguês 10º Ano 77

Análise de “Liberdade” Análise de “Liberdade” a) a) Ai que prazer Ai que prazer a)a) Não cumprir um dever, Não cumprir um dever, a) a) Ter um livro para ler Ter um livro para ler a) a) E não o fazer! E não o fazer! b) b) Ler é maçada, Ler é maçada, b) b) Estudar é nada. Estudar é nada. c) c) O sol doira O sol doira d) d) Sem literatura. Sem literatura. e) e) O rio corre, bem ou mal,O rio corre, bem ou mal,e) e) Sem edição original. Sem edição original. f) f) E a brisa, essa, E a brisa, essa, e) e) De tão naturalmente matinal, De tão naturalmente matinal, f) f) Como tem tempo não tem pressa... Como tem tempo não tem pressa...

g) g) Livros são papéis pintados com tinta. Livros são papéis pintados com tinta. g)g) Estudar é uma coisa em que está indistinta Estudar é uma coisa em que está indistinta h) h) A distinção entre nada e coisa nenhuma. A distinção entre nada e coisa nenhuma.

h) h) Quanto é melhor, quando há bruma, Quanto é melhor, quando há bruma, i) i) Esperar por D. Sebastião, Esperar por D. Sebastião, i) i) Quer venha ou não! Quer venha ou não!

j) j) Grande é a poesia, a bondade e as danças... Grande é a poesia, a bondade e as danças... j) j) Mas o melhor do mundo são as crianças, Mas o melhor do mundo são as crianças, k) k) Flores, música, o luar, e o sol, que peca Flores, música, o luar, e o sol, que peca k) k) Só quando, em vez de criar, seca. Só quando, em vez de criar, seca.

l)l) O mais do que isto O mais do que isto l)l) É Jesus Cristo, É Jesus Cristo, j)j) Que não sabia nada de finanças Que não sabia nada de finanças k)k) Nem consta que tivesse biblioteca... Nem consta que tivesse biblioteca...

LiberdadeLiberdade

•5 Estrofes•1ª estrofe tem 11 versos•2ª estrofe tem 5 versos•3ª estrofe tem 3 versos•4ª estrofe tem 3 versos•5ª estrofe tem 4 versos•Estrutura estrófica não fixa•Métrica iregular•Rima emparelhada e interpolada

Page 8: Fernando Pessoa

Português 10º AnoPortuguês 10º Ano 88

Análise de “Deus”Análise de “Deus”

a) a) Às vezes sou o Deus que trago em mim Às vezes sou o Deus que trago em mim b) b) E então eu sou o Deus e o crente e a prece E então eu sou o Deus e o crente e a prece a) a) E a imagem de marfim E a imagem de marfim b) b) Em que esse deus se esquece. Em que esse deus se esquece.

c) c) Às vezes não sou mais do que um ateuÀs vezes não sou mais do que um ateud)d) Desse deus meu que eu sou quando me exalto. Desse deus meu que eu sou quando me exalto. c) c) Olho em mim todo um céu Olho em mim todo um céu d) d) E é um mero oco céu alto. E é um mero oco céu alto.

•2 Estrofes•Cada estrofe com 4 versos•Estrutura estrófica fixa•Métrica regular•Rima interpolada

DEUSDEUS

Page 9: Fernando Pessoa

Português 10º AnoPortuguês 10º Ano 99

Comentário FinalComentário Final