Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

15
Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem” Equipa Verde 1 RELATÓRIO “EXPLORAÇÃO DE FERRAMENTAS QUE PERMITAM A CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMTrabalho realizado por Grupo Verde: Alberto Cardoso ([email protected] ) Cristina Neto ([email protected] ) João Pedro Bourbon ([email protected] ) Inês Araújo ([email protected] ) Universidade Aberta Mestrado em Pedagogia do E-learning (2012/14) UC Ambientes Virtuais de Aprendizagem

description

Algumas ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Transcript of Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Page 1: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

1

RELATÓRIO “EXPLORAÇÃO DE FERRAMENTAS QUE

PERMITAM A CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE

APRENDIZAGEM”

Trabalho realizado por Grupo Verde:

Alberto Cardoso ([email protected])

Cristina Neto ([email protected])

João Pedro Bourbon ([email protected])

Inês Araújo ([email protected])

Universidade Aberta

Mestrado em Pedagogia do E-learning (2012/14)

UC Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Page 2: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

2

INTRODUÇÃO

No âmbito da disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagem foi solicitada a redação de um relatório onde fossem exploradas ferramentas que permitam o design pedagógico em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Neste sentido optámos por algumas ferramentas que considerámos mais interessantes, tendo em conta as referências bibliográficas apresentadas para consulta, bem como, pesquisa própria.

Serão então apresentadas as seguintes ferramentas:

1 Edmodo

2 Mozilla Popcorn Maker

3 Weduc

4 VideoPad Video editor

5 Prezi

Cada uma das ferramentas será descrita e analisada separadamente, tendo em conta as suas características, funcionamento, limitação para aprendizagem e possíveis cenários de aprendizagem onde poderão ser aplicadas.

Page 3: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

3

FERRAMENTA 1: EDMODO

http://www.edmodo.com/

APRESENTAÇÃO

O Edmodo é um ambiente virtual de aprendizagem que consiste numa plataforma de partilha, colaboração e comunicação, muito interessante para utilização em contextos de aprendizagem pelas características que apresenta, descritas seguidamente.

CARACTERÍSTICAS

Após exploração desta ferramenta, verifica-se que o Edmodo apresenta características de funcionamento semelhantes ao Moodle e um interface apelativo para os alunos, que se assemelha ao Facebook. É de utilização e administração muito intuitivas, sobretudo para quem estiver familiarizado com as ferramentas atrás referidas. É necessário fazer um registo e confirmar através do link que é enviado para o email. Os registos podem ser feitos como professor ou como estudante, sendo que o estudante deve estar associado a um professor, mas um professor não necessita registar-se com uma escola. Também permite associar pais e outros professores. Existe a preocupação de assegurar a privacidade dos estudantes através das definições que permitem aos pais aceder aos dados dos seus filhos, mas não aos dos outros alunos.

FUNCIONALIDADES

No Edmodo é possível colocar mensagens, publicar e partilhar ficheiros e links e organizá-los por pastas, utilizar etiquetas, constituir uma biblioteca, criar grupos de trabalho alargados e restritos,

Interface do Edmodo

Page 4: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

4

administrar a plataforma criando classificações de público e privado, selecionar destinatários, conectar com outros professores, monitorizar a atividade dos estudantes, estabelecer calendários e tarefas e criar alertas, atribuir louvores aos alunos, estabelecer rankings de participação ou de resultados, receber notificações no email, criar questionários, entre certamente outras funcionalidades que surgirão ao utilizar a plataforma. É também possível seguir comunidades de interesses partilhados, pesquisar nelas e receber notificações dos posts inseridos nessas comunidades, num ambiente semelhante ao das redes sociais.

As mensagens colocadas ficam imediatamente disponíveis, pelo que se deve postar com cuidado para não criar situações duvidosas ou embaraçosas, embora os posts possam ser apagados pelo autor.

Existe também um blog: http://blog.edmodo.com/2012/12/20/edmodo-2012-year-in-review/ onde os utilizadores podem partilhar experência, pedir ajuda ou sugestões e tem presença no Facebook, no Twitter e no Google+.

LIMITAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM

É difícil indicar limitações sem utilizar a plataforma com atividades reais. Aparentemente, a única limitação é que parece não permitir comunicação síncrona via vídeo, o que por outro lado também não é comum, por exemplo, no Moodle.

Uma limitação importante pode ser o facto de a plataforma estar em inglês, o que pode causar constrangimentos para alguns estudantes e/ou professores.

CENÁRIO DE APRENDIZAGEM

Parece muito interessante não só como ferramenta de comunicação como complemento ao ensino presencial, mas também como plataforma para desenvolvimento de qualquer curso exclusivamente online. Talvez possa mesmo substituir o Moodle, embora possa ter que ser complementado com o uso de outras ferramentas, como, aliás, também o Moodle.

APRECIAÇÃO GLOBAL

Os comentários encontrados na web indicam uma apreciação bastante positiva. Em 2012 chegou ao milhão de professores utilizadores. Parece estar em constante atualização, apresentando regularmente novas configurações ou funcionalidades. Tem uma equipa de apoio aos utilizadores que parece funcionar muito bem, pois tivemos que recorrer a ela para resolver um problema técnico, tendo a resposta sido rápida e eficaz e num tom muito prestável. A nossa experiência como professores leva-nos a crer que será do agrado dos alunos pelo interface que apresenta e pelas possibilidades que oferece. Numa apreciação global, parece bastante recomendável.

Page 5: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

5

FERRAMENTA 2: MOZILLA POPCORN MAKER

https://popcorn.webmaker.org/

APRESENTAÇÃO

Popcorn Maker é um produto desenvolvido pela Mozilla Foundation e de acesso totalmente gratuito que permite a remistura e anotação de vídeos, integrando elementos de áudio, vídeo, texto, feeds rss, mapas e outros recursos disponíveis na web para criar mashups com um enorme potencial em várias áreas, incluíndo na aprendizagem.

Link para a a apresentação oficial do produto numa TED Talk: http://youtu.be/641aB1Dv1DY

CARACTERÍSTICAS

Esta ferramenta, licenciada para uso público pela licença Creative Commons Attribution Share-Alike v. 3.0, o que garante qualquer utilização de forma totalmente gratuita e legal, como é apanágio dos produtos desenvolvidos pela Mozilla, é uma aplicação web desenvolvida com base em tecnologias abertas e de acordo com as convenções W3C (entidade internacional responsável pelo desenvolvimento e aprovação de normas para a interoperabilidade na world wide web, como o HTML e outros), pelo que é possível utilizar tanto em computadores tradicionais como em smartphones e tablets. O objetivo desta aplicação web é a criação de mash-ups, ou combinações de elementos presentes na web 2.0 tais como vídeo, áudio, texto, mapas, fontes rss e imagens, de modo a criar uma experiência interativa inovadora de bastante qualidade.

O acesso à plataforma faz-se através do site do produto, sendo necessária a criação de uma conta de utilizador. O interface é intuitivo e a curva de aprendizagem é relativamente pequena, dado que hoje em dia as ferramentas de edição de vídeo são de utilização comum. O site apresenta vários exemplos de projetos realizados com a ferramenta que demonstram as suas potencialidades, assim como servem de tutorial para a aprendizagem da sua utilização.

FUNCIONALIDADES

Importação e combinação de fontes de áudio e vídeo de diversos sites de média socais tais como Youtube, Vimeo, SoundCloud ou vídeos nos formatos suportados nativamente pela especificação HTML5; layout bastante claro, dividido entre 3 zonas principais: área de trabalho onde vemos o nosso artefacto em desenvolvimento, menu de ferramentas, que permite adicionar os elementos multimédia, assim como configurar as suas propriedades, gravar e obter links para partilhar, entre outros, e linha de tempo, onde organizamos os diversos elementos por ordem cronológica; Os

Page 6: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

6

vídeos podem ficar alojados no site do Popcorn Maker e acessíveis através de links e de código HTML preparado para ser embutido em sites e mesmo emails; adição de vários elementos de interatividade aos artefactos, como popups com informação, perguntas com opções de resposta, links externos, etc.

LIMITAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM

Esta ferramenta não é um ambiente virtual de aprendizagem no sentido formal do termo, mas sim uma ferramenta de autor. Tem uma curva de aprendizagem que pode ser acentuada para utilizadores que não possuam ou possuam um baixo grau de literacia digital. É uma ferramenta que permite uma exploração criativa muito elevada, mas o utilizador pode muitas vezes ser esmagado pelo quantidade de opções que oferece, sendo aconselhável uma análise da ferramenta e um planeamento adequado do projeto a desenvolver sob risco de a execução se tornar morosa. Podemos identificar também a falta de opções de colaboração, pois um projeto é propriedade de apenas um utilizador, sem opção de partilha ao nível do desenvolvimento. Pode e deve ser utilizado em conjunto com outras ferramentas, de preferência colaborativas.

CENÁRIO DE APRENDIZAGEM

Um cenário possível seria uma atividade de digital storytelling, pois a sua facilidade de utilização para utilizadores com um certo nível de literacia digital, como as gerações mais novas, permite a execução de projetos com muito bom aspeto em pouco tempo. Assim, aplicam-se a esta ferramenta os cenários típicos de digital storytelling, embora exista um elemento de interatividade que não está presente nos vídeos típicos dessa atividade. Poderíamos imaginar talvez a produção por parte de grupos de alunos de projetos sobre temáticas de estudo, dado que é fácil a inclusão de elementos multimédia de diversas fontes, ou mesmo a elaboração de atividades interativas a que poderíamos apelidar de “interactive digital storytelling”.

Interface do Popcorn Maker

Page 7: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

7

FERRAMENTA 3: WEDUC

http://weduc.com/

APRESENTAÇÃO

Esta é uma ferramenta desenvolvida por uma empresa portuguesa de nome Lusoeduc, S.A. que tem como missão:

“incentivar e usar o conhecimento coletivo para educar melhor. Acreditamos que na educação, a inovação, a partilha, a interação e a socialização são pilares fundamentais para uma sociedade mais participada e integrada.”1

Neste âmbito surgiu a ideia em construir uma rede social especialmente vocacionada para a educação, que suprimisse alguns problemas que outras redes sociais apresentam, mas também para potencializar o conceito de rede social em ambiente escolar.

“A Weduc é uma rede social que foi desenhada para a educação, onde as escolas e professores podem partilhar com os encarregados de educação e alunos, através de mensagens, fotografias, videos, ficheiros e avaliações, o que vai acontecendo ao longo do dia escolar em total privacidade e segurança.”2

Esta é a página principal da aplicação no perfil de Encarregado de Educação, muito semelhante ao Facebook. No entanto permite a utilização de vários perfis: aluno, encarregado de educação, professor e diretor. 1 Retirado de http://weduc.com/pg/expages/read/aboutus

2 Retirado de http://weduc.com/pg/expages/read/presentation?p=ae

Interface do Weduc

Page 8: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

8

CARACTERÍSTICAS

Esta é uma plataforma com características de rede social permitindo a interação entre vários utilizadores. O que a diferencia de outras redes sociais é o contexto em que é utilizada, neste caso é o contexto educativo, possuindo ferramentas próprias para este campo, nomeadamente a ferramenta de avaliação.

O acesso é através de multiplataforma podendo ser efetuado através de computador, tablet ou telemóvel smartphone.

O acesso a esta depende da criação de uma conta que terá de ser validada, posteriormente terá que ter ligação a uma instituição de ensino ou associação. A rede é criada pela ligação às instituições com que se está envolvido. Caso a instituição já tenha fornecido uma senha de acesso o utilizador ao Weduc inseri-la e passa automaticamente a fazer parte dessa rede.

A curva de aprendizagem é pequena, uma vez que o interface é muito semelhante ao do facebook ou de outra rede social, pelo que o utilizador não terá grandes dificuldades.

FUNCIONALIDADES

Esta ferramenta apresenta as seguintes funcionalidades:

Página Inicial - onde podem ser consultadas todas as informações partilhadas pelos membros com quem se tem ligação: desde texto, fotografias ou ficheiros. Aqui é possível comentar o que for apresentado.

Multiperfil - podem ser acumulados vários perfis: professor com várias turmas e de diferentes escolas, diretor, encarregado de educação, aluno. Aqui podem ser criadas tantas ligações como as existentes em contexto real: o professor pode ser ao mesmo tempo diretor da escola, professor de uma turma e encarregado de educação estando ligado a outras escolas.

Mensagens privadas - permite a troca de mensagens. Agenda - calendário escolar para que os membros tenham conhecimento das

atividades agendadas. Álbuns de fotografias - aqui podem ser partilhadas fotos com os encarregados de

educação, tendo estes a opção de autorizar ou não a sua partilha alargada. Avaliações - permite partilhar informação sobre avaliação curricular, alimentação, de

comportamento, assiduidade e TPC (trabalho para casa). Sendo que apenas o encarregado de educação terá acesso.

Biblioteca Digital - Podem ser guardados ficheiros e links que podem ser partilhados no próprio grupo, para a própria escola ou para a Weduc.

Tutoriais e Boas práticas - Aqui podem ser criados tutoriais a disponibilizar aos alunos, consultar tutoriais de outros professores e assim como conhecer boas práticas partilhadas por outros membros.

Programa Escolar - todo o programa pode ser disponibilizado informando sobre o progresso ao longo do ano letivo.

Grupos - é possível criar grupos ligados ou não à mesma instituição e partilhar mensagens, ficheiros, imagens e fóruns de discussão.

Page 9: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

9

Salas de Aula - podem ser partilhados conteúdos e recursos apenas acessíveis aos alunos da turma.

Pesquisa - motor de pesquisa interno

Diretório - Aqui podem ser todas as entidades georreferenciadas e avaliadas pelos utilizadores

Perfis de entidades - aqui podem ser encontradas as informações públicas de cada entidade.

LIMITAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM

Esta ferramenta foi desenhada para trazer para o ensino formal os benefícios de uma rede social com privacidade e segurança. As suas ferramentas são maioritariamente de rede social, apesar de dispor de ferramentas elearning, mas estas apenas terão sentido como complemento a aulas presenciais.

Esta ferramenta deverá ser vista sempre como um complemento num processo de ensino-aprendizagem.

CENÁRIO DE APRENDIZAGEM

Consideramos que esta plataforma poderá ser utilizada em qualquer situação de ensino aprendizagem. Tem como benefícios as características de privacidade que permitem a partilha de informação de forma segura. Tanto pode ser utilizado por uma creche como por uma instituição de ensino superior, como até por uma empresa de formação.

Pode ser uma extensão das atividades presenciais, permitindo a troca de mensagens, relatos, comentários, agenda de eventos e avaliações entre os membros.

Page 10: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

10

FERRAMENTA 4: VIDEOPAD VIDEO EDITOR

http://www.nchsoftware.com/videopad/index.html

APRESENTAÇÃO

Editor de vídeo com várias funcionalidades. Não é gratuito, mas tem uma versão para uso não comercial que, depois de instalada apresenta a informação “non-licensed trial version” mas não refere prazo de expiração. Não é necessário registo, o download é feito diretamente do site da empresa criadora em segurança e pode-se optar pela versão para uso doméstico ou pela versão comprada.

CARACTERÍSTICAS

Bastante intuitivo e de interface de fácil utilização. Permite a partilha em várias redes sociais e tem vários programas associados de gravação de som, de edição de fotos entre outros.

FUNCIONALIDADES

Permite editar vídeos utilizando vários efeitos e transições através da visualização de timeline ou de storyboard. Permite fazer capturas de ecrã, gravação de ecrã, gravação da webcam, gravação de som, criação e inserção de legendas, enfim todas as funcionalidades dos comuns editores de vídeo acrescida das captura e gravação de ecrã que são bastante úteis. Guarda ficheiros de áudio e vídeo

Interface do VideoPad

Page 11: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

11

nos vários formatos mais comuns. É rápido na conversão dos ficheiros, mas causou alguma perturbação no esquema de cores do Windows, que o computador automaticamente alterou, embora não sendo notório na visualização.

LIMITAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM

Para os utilizadores frequentes de software de edição de imagem e vídeo, tem uma curva de aprendizagem pequena, pois os menus são semelhantes aos do mais comum software. No entanto, o programa não solicitou língua de instalação pelo que supomos que só exista versão em Inglês, o que pode causar constrangimentos em alguns utilizadores.

CENÁRIO DE APRENDIZAGEM

Pode ser utilizado para construção de artefactos tanto por professores como por alunos para apresentação de conteúdos ou consolidação de tarefas ou outra situação qualquer. Trata-se de uma ferramenta cujo resultado pode ser utilizado em qualquer situação de aprendizagem ou em qualquer ambiente.

Page 12: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

12

FERRAMENTA 5: PREZI

http://prezi.com

APRESENTAÇÃO

O Prezi é uma aplicação na cloud para criar apresentações online que podem depois ser baixadas e convertidas num documento pdf interativo.

CARACTERÍSTICAS

É uma alternativa ao tradicional PowerPoint com quase as mesmas funcionalidades mas que em vez de diapositivos isolados sequenciais utiliza uma tela extensível onde corre a apresentação. É necessário criar uma conta confirmada por um link enviado por email. As apresentações criadas ficam guardadas online e podem ser baixadas em qualquer momento. Tem a particularidade de permitir o trabalho cooperativo, uma vez que permite partilhar para edição simultânea ou apenas para visualização. Não é muito intuitivo. Mesmo para utilizadores regulares do PowerPoint exige algum tempo para exploração e habituação à manipulação da tela e à inserção das frames que permitem introduzir

os textos ou imagens. Tem tutoriais de apoio mas, nalguns pontos, não são muito claros. Tem uma série de templates que podem ser costumizados. Existe também uma versão portable que permite trabalhar offline.

FUNCIONALIDADES

Permite a inclusão de texto e imagens, assim como de vídeos, mas apenas em alguns formatos. Estas inserções são feitas em frames que podem posteriormente ser ordenadas para a sequência da apresentação. Permite também incluir sons, embora também com algumas restrições em termos de formato. Tudo é costumizável, o que é uma funcionalidade agradável.

LIMITAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM

Convém explorar com profundidade para evitar situações frustrantes por não conseguir determinada funcionalidade. De uma forma geral, elas estão todas lá, por vezes estão é um pouco escondidas.

Não tem uma versão em Português.

1 - Exemplo da tela do Prezi com conteúdo

Page 13: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

13

CENÁRIO DE APRENDIZAGEM

É apenas uma ferramenta para apresentações mas pode ser utilizado em qualquer cenário de aprendizagem.

Pode tornar-se mais apelativo por fugir ao comum PowerPoint, mas pode não funcionar tão bem se não for construído devidamente

Page 14: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

14

CONCLUSÃO

A utilização de ferramentas e serviços diversificados é muito importante para uma satisfatória experiência de e-Learning, seja pela necessidade de variação de atividades que diferentes ferramentas e serviços proporcionam, seja porque no ecossistema digital o próprio tempo de vida útil de diferentes ferramentas e serviços é efémero, e por vezes estes deixam de estar disponíveis ou as tecnologias neles empregues se tornam obsoletas, seja ainda porque ao utilizar diferentes ferramentas e serviços estamos a aproximar a aprendizagem formal da aprendizagem informal, do dia-a-dia do aprendente.

Esta última consideração é especialmente importante, pois aproxima-nos do paradigma conectivista que prevê a capacidade dos aprendentes dominarem e utilizarem diferentes ferramentas e serviços e de numa óptica de consumidores e criadores de conteúdos.

Nesse sentido optámos, numa perspetiva de variedade, pela escolha de ferramentas e serviços diversificados, desde redes sociais com funções de ambientes virtuais de aprendizagem até editores multimédia. Decidimos também incluir duas ferramentas que não constam na wiki, pois são ferramentas que consideramos abrirem boas possibilidades para utilização com fins educativos e não estavam disponíveis ou não foram sinalizadas quando os colegas do MPeL4 a elaboraram. Na elaboração desta atividade tivemos em conta vários cenários de utilização das diferentes ferramentas e apontamos as características e limitações ao nível da aprendizagem de cada uma, e concluímos, finalmente, que todas elas apresentam aspetos positivos e negativos, mas que, na nossa opinião, os primeiros adquirem maior relevância que os segundos.

Page 15: Ferramentas para utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Relatório “Exploração de ferramentas que permitam a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”

Equipa Verde

15

REFERÊNCIAS Hart, Jane (2010). Social Learning Handbook. Disponível em: http://c4lpt.co.uk/social-learning-handbook/ Siemens, G. & Tittenberger, P. (2009). Handbook of Emerging Technologies for Learning. Disponível em: http://elearnspace.org/Articles/HETL.pdf

Viana, Clara (24/01/2013). Agora também há uma rede social para que os pais sigam os filhos na escola. In Publico. Disponível em: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/agora-tambem-ha-uma-rede-social-para-que-os-pais-sigam-os-filhos-na-escola1581965

http://avampel4.wikispaces.com/

http://www.edmodo.com/

https://popcorn.webmaker.org/

http://prezi.com

http://www.nchsoftware.com/videopad/index.html

http://www.weduc.com