Ferreiro

17

Transcript of Ferreiro

Page 1: Ferreiro
Page 2: Ferreiro

Os minérios de ferro são rochas a partir das quais pode ser obtido ferro metálico de maneira economicamente viável. O ferro encontra-se geralmente sob a forma de óxidos, como a magnetite e a hematite ou ainda como um carbonato, a siderite.

Magnetite, hematite e siderite.

Page 4: Ferreiro
Page 5: Ferreiro
Page 6: Ferreiro

Era neste local que o ferreiro punha em brasa o ferro, que depois era batido sobre a bigorna.

Ao lado, o pio servia para temperar o ferro.

Page 7: Ferreiro

Na imagem, o tradicional fole de ferreiro.

Servia para “avivar” o carvão de pedra (hulha), que, constantemente, crepitava na forja.

Page 8: Ferreiro

Moldar o ferro

A bigorna foi largamente usada até ao fim do século XIX pelos ferreiros em geral, principalmente os especializados em armas ou ferreiro - armador, os quais confeccionavam belas espadas. Está actualmente em desuso, pois há ferramentas mais práticas e menos pesadas que a bigorna.O ferro, depois de estar ao rubro, era moldado, martelando-o sobre a bigorna.

Page 12: Ferreiro

Trabalho de ferreiro

Este homem não será provavelmente ferreiro de profissão, mas apenas um “habilidoso”. Disponibilizou um pequeno espaço e, vai daí, toca a malhar no ferro.

Esta oficina dispõe de duas peças essenciais a qualquer ferreiro: forja e tenaz, para pôr o ferro ao rubro; bigorna e martelo, para o moldar.

Page 14: Ferreiro

Arte do ferroArte do ferroNestas peças podemos observar a

criatividade artística do trabalho em ferro.Portões; gradeamentos; cama, mesa e

cadeirão.

Page 16: Ferreiro

O ferreiro milagreiroO rei, com uma enorme dor de dentes, foi á oficina do ferreiro. Este preparou um banco onde mandou sentar Sua Majestade, perto da bigorna . Em seguida, arranjou um arame de aço fininho e prendeu o dente dorido do rei á bigorna que estava á sua frente.Tentando descontrair o rei, o ferreiro foi conversando com ele, enquanto aquecia na forja um pedaço de ferro até este ficar em brasa no meio do fogo.De repente o ferreiro pega na sua tenaz, tira do fogo o pedaço de ferro em brasa deitando faúlhas por todos os lados, e vai com ele direito à cara do rei; este apanhou um susto tremendo, desviou-se com tanta força para trás que logo ficou sem o dente que estava amarrado à bigorna, sem dar conta. 

 

Page 17: Ferreiro

Trabalho realizado na abordagem ao Tema de Vida: “Do Artesanato à Indústria”

Sub – Tema: “As Profissões Antigas”

Curso EFA Básico, Nível 3Cidadania e Empregabilidade

Janeiro de 2010 Formando: Edson Costa

Formador: Professor Amaral Pinto