Festival da Integração - Setembro 2014

28
Meu tempo é hoje setembro | 2014

description

“Meu Tempo é Hoje” é o tema desta edição do Festival da Integração, encontro que reúne participantes do programa Trabalho Social com Idosos nas unidades do Sesc em São Paulo do interior, litoral e capital. O tema norteia as ações da programação do Festival, dando ênfase à reflexão sobre o desenvolvimento de novos projetos de vida. Atividades artísticas, recreativas, físico-esportivas e de expressão corporal fazem parte desta grade.

Transcript of Festival da Integração - Setembro 2014

Page 1: Festival da Integração - Setembro 2014

Meu tempo é hoje

setembro | 2014

Page 2: Festival da Integração - Setembro 2014
Page 3: Festival da Integração - Setembro 2014

“Meu Tempo é Hoje” é o tema desta edição do Festival da Integração, encontro que reúne participantes do programa Trabalho Social com Idosos nas unidades do Sesc São Paulo do interior, litoral e capital.O tema norteia as ações da programação do Festival, dando ênfase à reflexão sobre o desenvolvimento de novos projetos de vida. Atividades artísticas, recreativas, físico-esportivas e de expressão corporal fazem parte desta grade.

Mas, o que nos impulsiona a buscar novos interesses, projetos e realizar sonhos? É preciso sempre nos emocionar com a vida e aproveitar o conhecimento e a experiência adquirida com o tempo já vivido para projetar o futuro. O passado deve ser um trampolim para o hoje.

E que grande presente é viver o presente, não é mesmo?A vida não acontece somente dentro de uma casa, de uma cidade, de um país: ela tem de ser experimentada dentro do universo. Não desfrute somente o sol, aprecie também a lua. Não desfrute somente a calmaria, aproveite a tempestade. Tudo isso enriquece a existência. Não pensemos o tempo como um limite e, sim, como uma oportunidade. Que a frase do grande Mário Lago (1911 – 2002), artista de talentos múltiplos, inspire a todos: “Eu não sou saudosista. Não fico lamentando: ‘ah, o meu tempo’. Meu tempo é hoje. Não fico na calçada vendo o desfile passar. Eu vou junto”.

Seja bem- vindo!

Page 4: Festival da Integração - Setembro 2014

VIVÊNCIASAções que valorizam o processo, propiciando a reflexão sobre o futuro, objetivos de vida e sonhos.

Ocupação Metamáquina 2.0Com Katharine Diniz

Nesta atividade que enfoca a tec-nologia e meios de produção, será demonstrada a possibilidade de fabricar peças, engrenagens e máquinas inteiras dentro de casa, por meio da impressão 3D. Os participantes terão oportunida-des de criar seus próprios objetos.

Homem na AgulhaCom Thiago RezendeOficina livre de crochê e tricô. Durante os encontros, os participantes aprenderão a manusear agulhas gigantes e, no ato conjunto de tricotar/crochetar, explorar criatividade, compartilhar sonhos e conversas. O público será convidado a participar, pelo período que quiser, e a contribuir na produção de um objeto coletivo que ficará exposto na unidade.

Meu Tempo, Nossos Sonhos: A Vida BordadaCom o Grupo Teia de AranhaPoemas, fragmentos de textos, imagens, palavras, relatos pessoais, linhas e agulhas servirão de inspiração e instrumento para a criação conjunta de um painel coletivo bordado que vai estampar sonhos e desejos compartilhados.

Novos Projetos

VIVÊNCIASAções que valorizam o processo, propiciando a reflexão sobre o futuro, objetivos de vida e sonhos.

Page 5: Festival da Integração - Setembro 2014

Oficina de percussãoCom TimbalatinaQuem nunca sonhou em fazer parte de uma bateria de escola de samba? Esta é a oportunidade de ter contato com um ins-trumento rítmico (agogô, cho-calho, tamborim, pandeiro, reco-reco) e colaborar na for-mação de um grupo que vai aprender um repertório de samba durante o Festival e desfilar pelas alamedas do Sesc Bertioga no dia 27.

Sonhos Não Envelhecem – Árvore dos SonhosCom Marta MursaPor meio de histórias, exercícios de sensibilização e autoper-cepção, os participantes serão preparados para escutar e partilhar seus sonhos e projetos. Utilizando arame, elástico, lã e fios coloridos, cada um confeccionará, com as mãos, um objeto artístico que, unido a outros, formará móbiles ver-ticais para serem pendura-dos numa árvore, que dia a dia, “ficará recheada com mais sonhos”. Os móbiles representarão, metaforica-mente, o relacionamento e a ligação estabelecida entre todos os participantes.

Page 6: Festival da Integração - Setembro 2014

CICLO DE CINEMA Exibição de filmes - com personagens protagonistas idosos – cujos roteiros englobam a temática sobre novos projetos de vida. Comentários de Inês de Castro, jornalista da Band News FM.

Alguém Tem Que Ceder (2003, EUA, 128 minutos) – Direção: Nancy MeyersComédia romântica. Harry Sanborn (Jack Nicholson) é um executivo que trabalha no ramo da música e que namora Marin (Amanda Peet), que tem idade para ser sua filha. Harry e Marin decidem ir até a casa de

praia da mãe dela, Erica (Diane Keaton), para visitá-la. Lá Harry sofre uma parada cardíaca, ficando sob os cuidados de Erica e de Julian (Keanu Reeves), um jovem médico local. Aos poucos Harry percebe que está se interessando cada vez mais por Erica, mas tenta esconder seus sentimentos. Julian também sente atração por ela, tornando-se um rival de Harry.

Novos Projetos

Page 7: Festival da Integração - Setembro 2014

Um Divã Para Dois (2012, EUA, 100 minutos) – Direção: David FrankelComédia romântica. Kay (Meryl Streep) e Arnold Soa-mes (Tommy Lee Jones) estão casados há 30 anos. O rela-cionamento entre eles caiu na rotina e há tempos não tem algum tipo de romantismo. Querendo mudar a situação,

Kay agenda para ambos um fim de semana de aconselha-mento com o dr. Feld (Steve Carell), que passa a lhes dar dicas sobre como reavivar a chama da paixão.

O Quarteto (2012, Reino Unido, 98 minutos) – Direção: Dustin HoffmanComédia dramática. A ação se desenrola numa casa para mú-sicos e cantores aposentados na Inglaterra. Como o local corre o risco de fechar por falta de financiamento, os morado-res decidem preparar um es-petáculo em homenagem a

Giuseppe Verdi. Amigos de palco no passado, Reggie (Tom Courtenay), Wilf (Billy Connolly) e Cissy (Pauline Collins) topam recriar o quarteto da ópera Rigoletto. O mais difícil, contudo, será convencer Jean (Maggie Smith) a participar da empreita-da. Diva de outrora, essa prima-dona acabou de se instalar (muito a contragosto) por lá e recusa-se a voltar a cantar.

Page 8: Festival da Integração - Setembro 2014

Esporte com prancha – Stand Up PaddleCom instrutores do SescO esporte é uma forma antiga de surf e surgiu como uma maneira de remar longas distâncias no mar, lagos, rios, etc.Trata-se essencialmente de uma prancha de surf de grandes dimensões, onde o piloto é capaz de se levantar e remar com mobilidade e estabilidade. Com os equipamentos adequados, o aprendizado é rápido e o praticante do esporte pode deslizar suavemente sobre as águas pegando ondas, ou apenas navegar suave sobre o mar, lago ou rio.

EXPERIMENTAÇÕESPráticas corporais diferenciadas.

Novos Projetos

Page 9: Festival da Integração - Setembro 2014

Danças CircularesCom instrutores do SescAs danças circulares são praticadas em grupo. Em círculo, segue uma coreografia e todos, conectados, reúnem energias em busca da harmonia, da consciência do todo. No círculo não existe hierarquia, ele é tomado por atitudes cooperativas, com ajuda mútua para a superação de erros e limites.

Percussão na BiobolCom instrutores do SescExercícios em grupo executados com utilização de bolas gigantes com suportes e baquetas. Percussão, com ritmos variados, movimentos dinâmicos e batidas fortes.

Page 10: Festival da Integração - Setembro 2014

Programação

Page 11: Festival da Integração - Setembro 2014

15h às 17h Chegada dos Grupos

20h IntervençãoCora-Me, com Mariana Piza

Jardim da convivência

20hIntervençãoMais uma vez Molinamentos, com o Grupo Caixa de Imagens

Jardim da convivência

21h Abertura do Festival da Integração Lanchonete

21h30 Show MusicalCanto Sagrado, com Fabiana Cozza Lanchonete

22h30 Para DançarDiscotecagem Lanchonete

Dia 23 | terça-feira

Fabiana Cozza

foto

: Fer

nand

a G

rigol

in

Page 12: Festival da Integração - Setembro 2014

7h Vivência CorporalPostura do Movimento Lanchonete

9h Atividade Orientada **Caminhada Praia

9hAtividade Orientada **Vivências Esportivas (Vôlei, Bocha, Frescobol, Tamboréu)

Praia

10h Aula Aberta *Ritmos Dançantes Praia

11h Aula Aberta ***Hidroginástica Parque Aquático

12h Degustação Sabores da Mata Atlântica, com Sabor na Capela

Em frente ao restaurante

12h30 IntervençãoEstás Mambo?, com Câmbio Latino

Em frente ao restaurante

Dia 24 | quarta-feiraProgramação

*Em caso de chuva, a atividade será transferida para a Lanchonete**Em caso de chuva, haverá uma aula adaptada na Lanchonete*** Em caso de chuva, a atividade será cancelada

Wilson Teixeira convida as Irmãs Galvão

foto

: Div

ulga

ção

Page 13: Festival da Integração - Setembro 2014

14h30 às 17h30 Homem na Agulha, com Thiago Rezende Lanchonete

14h30 às 17h30

Meu Tempo, nossos sonhos: a vida bordada, com grupo Teia de Aranha Área de Convivência

14h30 às 16h30 Oficina de Percussão, com Timbalatina Ginásio

14h30 às 16h

Sonhos não envelhecem – Árvore dos Sonhos, com Marta Mursa Auditório

14h30 às 17h30 Ocupação Metamáquina 2.0, com Katharine Diniz Internet Livre

15h Vivência Esportiva ***Esporte com prancha. Stand Up Paddle Lago

15h Aula AbertaDanças Circulares Espaço Yin Yang

16h Aula AbertaPercussão na Biobol Quiosque do Lago

16h30 Ciclo de Cinema“Alguém tem que Ceder” Auditório

16h30 Música na Capela Duofel Plays The Beatles, com Duofel Capela

20h IntervençãoFelicidade em Gestos, com Leandro Calado

Jardim da Convivência

20h IntervençãoMúsica à Manivela, com Cia. Prana

Jardim da Convivência

21h Show Musical Wilson Teixeira convida as Irmãs Galvão Lanchonete

22h30 Para DançarDiscotecagem Lanchonete

Novo

s Pro

jetos

Page 14: Festival da Integração - Setembro 2014

Dia 25 | quinta-feira

7h Vivência CorporalYoga Lanchonete

9h Atividade Orientada **Caminhada Praia

9h Atividade Orientada **Vivências Esportivas (Vôlei, Bocha, Frescobol, Tamboréu) Praia

10h Aula Aberta *Ginástica Geral Praia

11h Aula Aberta ***Hidroginástica Parque Aquático

12hDegustaçãoSabor da estação: quitutes feitos com milho, com Ana Maria e Kátia D’Ângelo

Em frente ao restaurante

12h30 IntervençãoEste Mágico é Fogo!, com Julyano Kampos

Em frente ao restaurante

ProgramaçãoProgramação

*Em caso de chuva, a atividade será transferida para a Lanchonete**Em caso de chuva, haverá uma aula adaptada na Lanchonete*** Em caso de chuva, a atividade será cancelada

Elza Soares

foto

: Rod

rigo

Bra

ga

Page 15: Festival da Integração - Setembro 2014

14h30 às 17h30 Homem na Agulha, com Thiago Rezende Lanchonete

14h30 às 17h30

Meu Tempo, nossos sonhos: a vida bordada, com grupo Teia de Aranha Área de Convivência

14h30 às 16h30 Oficina de Percussão, com Timbalatina Ginásio

14h30 às 16h

Sonhos não envelhecem – Árvore dos Sonhos, com Marta Mursa Auditório

14h30 às 17h30 Ocupação Metamáquina 2.0, com Katharine Diniz Internet Livre

15h Vivência Esportiva ***Esporte com prancha. Stand Up Paddle Lago

15h Aula AbertaDanças Circulares Espaço Yin Yang

16h Aula AbertaPercussão na Biobol Quiosque do Lago

16h30 Ciclo de Cinema“O Quarteto” Auditório

16h30 Música na Capela Flauta e Cordas, com Duo Ornamentos Capela

20hIntervençãoAcrobático Cômico, com Trupe Um Quilo e Meio de Variedades

Jardim da convivência

21h Show Musical Elza Soares Canta e Chora Lupicínio Rodrigues Lanchonete

22h30 Para DançarDiscotecagem Lanchonete

Novo

s Pro

jetos

Page 16: Festival da Integração - Setembro 2014

Dia 26 | sexta-feiraProgramação

7h Vivência CorporalPostura do Movimento Lanchonete

9h Atividade Orientada **Caminhada Praia

9h Atividade Orientada **Vivências Esportivas (Vôlei, Bocha, Frescobol, Tamboréu) Praia

10h Aula Aberta *Danças Brasileiras Praia

11h Aula Aberta ***Hidroginástica Parque Aquático

12hDegustação Comer Rezando: pratos inspirados nas tradições religiosas brasileiras, com Daniela Cierro e Milena Bello

Em frente ao restaurante

12h30 IntervençãoNa roda do samba, com Guca Domênico

Em frente ao restaurante

*Em caso de chuva, a atividade será transferida para a Lanchonete**Em caso de chuva, haverá uma aula adaptada na Lanchonete*** Em caso de chuva, a atividade será cancelada

foto

: Div

ulga

ção

Orquestra Cometa Gafi

Page 17: Festival da Integração - Setembro 2014

14h30 às 17h30 Homem na Agulha, com Thiago Rezende Lanchonete

14h30 às 17h30

Meu Tempo, nossos sonhos: a vida bordada, com grupo Teia de Aranha Área de Convivência

14h30 às 16h30 Oficina de Percussão com Timbalatina Ginásio

14h30 às 16h

Sonhos não envelhecem – Árvore dos Sonhos, com Marta Mursa Auditório

14h30 às 17h30 Ocupação Metamáquina 2.0, com Katharine Diniz Internet Livre

15h Vivência Esportiva ***Esporte com prancha. Stand Up Paddle Lago

15h Aula AbertaDanças Circulares Espaço Yin Yang

16h Aula AbertaPercussão na Biobol Quiosque do Lago

16h30 Ciclo de Cinema“Um Divã para Dois” Auditório

16h30 Música na Capela Quarteto Imperador no Cinema, com Quarteto Imperador Capela

20h IntervençãoDo Barro de Manoel, com Teatro de Senhoritas

Jardim da convivência

21h Show Musical Orquestra Cometa Gafi Lanchonete

22h30 Para DançarDiscotecagem Lanchonete

Novo

s Pro

jetos

Page 18: Festival da Integração - Setembro 2014

7h Vivência CorporalTai Chi Chuan Lanchonete

9h Atividade Orientada **Caminhada Praia

9h Atividade Orientada **Vivências Esportivas (Vôlei, Bocha, Frescobol, Tamboréu) Praia

10h Aula Aberta *Ginástica Geral Praia

11h Aula Aberta ***Hidroginástica Parque Aquático

12h

DegustaçãoParada Reenergizante: degustação de barrinhas de cereais e suco refrescante, com Daniela Cierro e Milena Bello

Em frente ao restaurante

12h30 IntervençãoDesafio de Jogo de Damas, com Lucas Massola

Em frente ao restaurante

Dia 27 | sábadoProgramação

*Em caso de chuva, a atividade será transferida para a Lanchonete**Em caso de chuva, haverá uma aula adaptada na Lanchonete*** Em caso de chuva, a atividade será cancelada

foto

: Sós

tene

s M

atus

alem

Luque Barros e Banda

Page 19: Festival da Integração - Setembro 2014

14h30 às 17h30 Homem na Agulha, com Thiago Rezende Lanchonete

14h30 às 17h30

Meu Tempo, nossos sonhos: a vida bordada, com grupo Teia de Aranha Área de Convivência

14h30 às 16h

Sonhos não envelhecem – Árvore dos Sonhos, com Marta Mursa Auditório

14h30 às 17h30 Ocupação Metamáquina 2.0, com Katharine Diniz Internet Livre

16h30 Cortejo pelo Sesc Bertioga,com os integrantes da Oficina de Percussão Marquise

20h IntervençãoPaquitos Cueca Cuela, com The Pambazos Bros

Jardim da Convivência

21h Show Musical Os Clássicos dos anos 70, com Luque Barros e Banda Lanchonete

22h30 Para DançarDiscotecagem Lanchonete

Novo

s Pro

jetos

foto

: Ada

uto

Per

in

Meu Tempo, nossos sonhos: a vida bordada

Page 20: Festival da Integração - Setembro 2014

Dia 28 | domingo

7h Vivência CorporalChi Kun Lanchonete

9h Atividade Orientada **Caminhada Praia

9hAtividade Orientada **Vivências Esportivas (Vôlei, Bocha, Frescobol, Tamboréu)

Praia

10h Aula Aberta *Cirandas Praia

12h IntervençãoChoro do Bebê, com grupo Choro do Bebê

Em frente ao restaurante

14h30 Saída dos grupos

Programação

*Em caso de chuva, a atividade será transferida para a Lanchonete**Em caso de chuva, haverá uma aula adaptada na Lanchonete*** Em caso de chuva, a atividade será cancelada

foto

Ada

uto

Per

in

Page 21: Festival da Integração - Setembro 2014

Serviços Permanentes

Horários de Funcionamento

Área de ConvivênCiaBalcão de atendimento – das 9h às 23hCafé – das 8h30 às 23hInternet Livre – das 9h às 22hLanchonete – das 9h às 23hLoja Sesc – das 14h às 23Brinquedo Aquático – das 9h às 18hCentral de atendimentoRecepção – das 8h às 19hCentro de Educação Ambiental – das 9h30 às 17h30Parque Aquático – das 9h30 às 18hPortariasPraia – das 7h às 20hPedestres – das 6h às 22hVeículos – dia e noiterestauranteCafé da manhã – das 7h30 às 10hAlmoço – das 12h às 14h30Jantar – das 18h às 20h30seCretaria do Festival – das 10h às 20hBar da PisCina – das 10h às 18hsala de GinÁstiCa – das 7h às 23hRecomendado para maiores de 16 anos

setor de ProGramação – das 9h às 18hsetor de serviços e Governança – das 9h às 18h

Page 22: Festival da Integração - Setembro 2014

8 3

4 7

10

2

5

9

CONVIVÊNCIA

ESPAÇOYIN YANG

6

Localize-se

Potaria/Entrada1

2 Recepção

3 Área de Convivênciae Internet Livre

4 Auditório

Page 23: Festival da Integração - Setembro 2014

1

11 12GINÁSIO QUIOSQUE

DO LAGO

LAGO 13

Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra

5 Jardim da Convivência

6 Secretaria do Festival

7 Restaurante

8 Lanchonete

Capela9

10 Espaço Yin Yang

11 Ginásio

12 Quiosque do Lago

13 Lago

Page 24: Festival da Integração - Setembro 2014

Unidades participantesSesc BauruTel.: (14) [email protected]

Sesc BelenzinhoTel.: (11) 2076-9700 [email protected]

Sesc BertiogaTel.: (13) [email protected]

Sesc BiriguiTel.: (18 )3642-7040 [email protected]

Sesc Bom RetiroTel.: (11) 3332-3600 [email protected]

Sesc CarmoTel.: (11) 3111-7000 [email protected]

Sesc CatanduvaTel.: (17) 3524-9200 [email protected]

Sesc InterlagosTel.: (11) 5662-9500 [email protected]

Sesc IpirangaTel.: (16) [email protected]

Sesc ItaqueraTel.: (11) 2523-9200 [email protected]

Sesc OsascoTel.: (11) 3184-0900 [email protected]

Sesc PinheirosTel.: (11) 3095-9400 [email protected]

Sesc PiracicabaTel.: (19) 3437-9292 [email protected]

Sesc SantanaTel.: (11) 2971-8700 [email protected]

Sesc Santo Amaro Tel.: (11) 5541-4000 [email protected]

Sesc Santo André Tel.: (11)4469-1200 [email protected]

Sesc São Caetano Tel.: (11) 4223-8800 [email protected]

Sesc Vila MarianaTel.: (11) 5080-3000 [email protected]

Page 25: Festival da Integração - Setembro 2014

Anotações

Page 26: Festival da Integração - Setembro 2014

Anotações

Page 27: Festival da Integração - Setembro 2014
Page 28: Festival da Integração - Setembro 2014

Sesc BertiogaRua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20CEP 11250-000 Bertioga - SPTEL.: +55 13 3319 [email protected]