Ficha - A Notícia.doc

3
ESCOLA E. B. 2 / 3 GOMES TEIXEIRA de ARMAMAR FICHA INFORMATIVA - A NOTÍCIA 8º ANO - SETEMBRO DE 2010 Notícia - estrutura e linguagem A notícia é um texto de carácter informativo do domínio da Comunicação Social. É uma narrativa curta que pretende sempre cobrir acontecimentos actuais e de interesse geral. 1. Características gerais da Notícia : - actualidade; - objectividade; - brevidade ; - interesse geral ; 2. Características da linguagem da notícia : A linguagem a utilizar na notícia deverá respeitar os seguintes princípios: - ser simples, clara e acessível, utilizando vocabulário corrente e frases curtas; - recorrer prioritariamente ao nome e ao verbo, evitando sobretudo os adjectivos valorativos; - usar especialmente frases de tipo declarativo 3. A estrutura da notícia : As informações transmitidas pela Notícia são, geralmente, apresentadas por ordem decrescente de importância. Assim, a notícia é composta pelas seguintes partes estruturantes : - LEAD, CABEÇA ou PARÁGRAFO-GUIA - primeiro parágrafo, no qual se resume o que aconteceu. É a parte mais importante da notícia e o seu objectivo é, não só captar a atenção do leitor, mas ainda fornecer-lhe as informações fundamentais. Neste parágrafo deverá ser dada resposta às seguintes perguntas essenciais: - quem ? (aqueles que praticam a acção); - o quê ? (o que aconteceu, está a acontecer, vai acontecer); - onde? (local onde decorreram os acontecimentos); - quando? (dia da semana e/ou do mês, hora)

Transcript of Ficha - A Notícia.doc

ESCOLA E. B. 2 / 3 GOMES TEIXEIRA de ARMAMAR

FICHA INFORMATIVA - A NOTCIA

8 ANO - SETEMBRO DE 2010

Notcia - estrutura e linguagem

A notcia um texto de carcter informativo do domnio da Comunicao Social. uma narrativa curta que pretende sempre cobrir acontecimentos actuais e de interesse geral.

1. Caractersticas gerais da Notcia :

- actualidade;

- objectividade;

- brevidade ; - interesse geral ;

2. Caractersticas da linguagem da notcia :

A linguagem a utilizar na notcia dever respeitar os seguintes princpios:

- ser simples, clara e acessvel, utilizando vocabulrio corrente e frases curtas;

- recorrer prioritariamente ao nome e ao verbo, evitando sobretudo os adjectivos valorativos;

- usar especialmente frases de tipo declarativo

3. A estrutura da notcia :As informaes transmitidas pela Notcia so, geralmente, apresentadas por ordem decrescente de importncia. Assim, a notcia composta pelas seguintes partes estruturantes : - LEAD, CABEA ou PARGRAFO-GUIA - primeiro pargrafo, no qual se resume o que

aconteceu. a parte mais importante da notcia e o seu objectivo , no s captar

a ateno do leitor, mas ainda fornecer-lhe as informaes fundamentais.

Neste pargrafo dever ser dada resposta s seguintes perguntas essenciais:

- quem ? (aqueles que praticam a aco); - o qu ? (o que aconteceu, est a acontecer, vai acontecer); - onde? (local onde decorreram os acontecimentos); - quando? (dia da semana e/ou do ms, hora)

- CORPO DA NOTCIA desenvolvimento da notcia onde se faz a descrio

pormenorizada do que aconteceu. Nesta segunda parte, dever responder-se s perguntas :

como ? (as circunstncias em que ocorreu o acontecimento) e porqu ? (as causas). A notcia encabeada por um ttulo que deve ser muito preciso e expressivo, para chamar a ateno do leitor. Este ttulo relaciona-se, habitualmente, com o que tratado no LEAD e pode ser acompanhado por um antettulo ou por um subttulo.

TCNICA DA PIRMIDE INVERTIDATal como a base a parte mais importante de uma

Pirmide, assim, na Notcia, as informaes mais importantes esto contidas no incio e as acessrias no final.EXERCCICOS PRTICOS SOBRE A NOTCIA1. L atentamente as seguintes Notcias :Em Celorico da Beira

MULTADO POR GUIAR BURRA EMBRIAGADO !Juza considerou o caso como sendo muito grave.O agricultor que h uma semana foi apanhado a conduzir embriagado uma carroa puxada por um burra, na EN 17, em Celorico da Beira, foi ontem, quinta-feira,condenado, em processo sumrio, a pagar 450 euros de multa. Pena pode ser substituda por trabalho comunitrio.

Jorge Rodrigues, de 34 anos, agricultor, foi condenado pelo Tribunal Judicial de Celorico da Beira a uma pena de 90 dias de multa, razo de cinco euros por dia, por ter sido apanhado a 11 de Agosto a conduzir o veculo de traco animal com uma taxa de alcoolemia de 2,85 g/l no sangue.

O valor mnimo da multa aplicada, que totaliza 450 euros, teve em conta, segundo a juza de turno que ditou a sentena, a situao social do arguido e o facto de ser primrio. Foi-lhe ainda aplicada, como pena acessria, a inibio de conduzir qualquer veculo motorizado por um perodo de sete meses.

A pena exclui a proibio de o arguido guiar a carroa puxada pela burra, o meio de transporte que mais utiliza, pese embora ter licena, segundo o prprio, para conduzir tractores e motociclos.

Neste caso, a juza Cludia Jesus, que considerou muito grave o crime pelo qual o agricultor ia acusado, aconselhou-o a nunca pegar num veculo, seja ele a motor ou de traco animal, depois de ter bebido. ? - Venda a burra se ela for uma tentao?, desafiou a juza.Nos Estados Unidos da Amrica

Apanhado a 170 km/h, condutor diz que estava tentar secar o carro

O americano Lucas S. Wright, de 24 anos, foi preso na semana passada em Wheaton, no estado de Illinois (EUA), aps ter sido apanhado a conduzir numa estrada a quase 170 km/h.

Questionado pelo policia Jason Stubler por que estava a conduzir a alta velocidade, o jovem alegou que tinha acabado de lavar o seu carro e estava a tentar sec-lo.O jovem foi mandado parar pelo policia Jason Stubler s 19h do dia 1 de setembro numa zona em que a velocidade mxima permitida de 80 km/h.

Detido por excesso de velocidade, Wright deixou a cadeia aps pagar fiana.

1.1 Delimita e classifica as partes constituintes destas notcias.

1.2 Comprova com elementos do texto que a linguagem utilizada nestas Notcias simples, clara e acessvel, utilizando vocabulrio corrente e frases curtas.