Ficha de Formativa – ARTE CONTEMPORÂNEA · -se em três estabelecidas , capaz de passaram a No...

4
NOME: A Arte Contemporânea é uma tend surgiu na segunda metade do precisamente após a Segunda Guerra Na Arte Contemporânea tanto o técnicas e materiais são inovadores, Os artistas começaram a inovar e p aspetos: Estilo -os artistas romperam as r anteriormente e procuraram um no expressar a vida moderna. Cu Futurismo, etc. Mente - artistas experimentalistas objetivo da arte não era o da simpl visível, mas a expressão interior sensibilidade. Simbolismo, Expressio etc. Função - designers, ilustradores e a preocupar-se com a funcionalidad descuido da forma, sendo o modo d maior preocupação. Arte Nova, Bauh Temas na Arte: Retrato, Paisagem, auto-retrato, natureza mo Mitologia, etc ___________________________________ ___________________________________ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Escola Básica 1/JI do Casal do Sap Departamento de Artes e Tecnolog Ficha de Formativa – ARTE CONTEMPO dência artística que século XX, mais a Mundial. os temas como as não tradicionais. preocupar-se em três regras estabelecidas ovo estilo, capaz de ubismo, Fauvismo, s declararam que o les representação do r da emoção e da onismo, Surrealismo, arquitetos passaram a de da arte, sem o de vida das pessoas a haus, Arte Deco, etc. orta ______ ______ No final do s com a influên e o apareci invenção de m o avião, o cin geral e os modificaram atitudes. ARTES VISUAIS As Artes Visuais são cerâmica, desenho, gravura, design, fotog O CONDE Conde o gias ORÂNEA TURMA séc. XIX, início do séc. XX, ncia da Revolução Industrial imento da fotografia, da máquinas como o automóvel, nema, etc, a sociedade em artistas em particular, a sua forma de pensar e o as formas de arte como: pintura, escultura, grafia, vídeo, etc.

Transcript of Ficha de Formativa – ARTE CONTEMPORÂNEA · -se em três estabelecidas , capaz de passaram a No...

NOME:

A Arte Contemporânea é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial. Na Arte Contemporânea tanto os temas como as técnicas e materiais são inovadores, não tradicionais.

Os artistas começaram a inovar e preocuparaspetos: Estilo -os artistas romperam as regras anteriormente e procuraram um novo estiloexpressar a vida moderna. Cubismo, Fauvismo, Futurismo, etc. Mente - artistas experimentalistas declararam que o objetivo da arte não era o da simples representação do visível, mas a expressão interior da emoção e da sensibilidade. Simbolismo, Expressionismo, Surrealismo, etc. Função - designers, ilustradores e arquitetospreocupar-se com a funcionalidade da arte, sem o descuido da forma, sendo o modo de vida das pessoas a maior preocupação. Arte Nova, Bauhaus, Arte Deco, etc.

Temas na Arte:

Retrato,

Paisagem, auto-retrato, natureza morta

Mitologia, etc

________________________________________

________________________________________

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDEEscola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do SapoDepartamento de Artes e Tecnologias

Ficha de Formativa – ARTE CONTEMPORÂNEA

NOME:

é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, mais

após a Segunda Guerra Mundial.

tanto os temas como as inovadores, não tradicionais.

e preocupar-se em três

as regras estabelecidas um novo estilo, capaz de

Cubismo, Fauvismo,

artistas experimentalistas declararam que o objetivo da arte não era o da simples representação do visível, mas a expressão interior da emoção e da sensibilidade. Simbolismo, Expressionismo, Surrealismo,

arquitetos passaram a com a funcionalidade da arte, sem o

descuido da forma, sendo o modo de vida das pessoas a . Arte Nova, Bauhaus, Arte Deco, etc.

retrato, natureza morta

_______________________________

_______________________________

No final do séc. XIX, início do séc. XXcom a influência da Revolução Industrial e o aparecimento da fotografia, da invenção de máquinas como o automóvel, o avião, o cinema, etc, a sociedade em geral e os artistas em particular, modificaram a sua forma de peatitudes.

ARTES VISUAIS As Artes Visuais são ascerâmica, desenho,

gravura, design, fotografia

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Departamento de Artes e Tecnologias

ARTE CONTEMPORÂNEA

Nº TURMA

final do séc. XIX, início do séc. XX, com a influência da Revolução Industrial e o aparecimento da fotografia, da invenção de máquinas como o automóvel, o avião, o cinema, etc, a sociedade em geral e os artistas em particular, modificaram a sua forma de pensar e

são as formas de arte como: pintura, escultura,

fotografia, vídeo, etc.

Pintura ou escultura? Escultura ou Pintura?

Nas obras de arte contemporânea verificamos que o que tradicionalmente se definia como arte já não o é, porque os princípios que caraterizavam a arte foram bastante alterados.

Materiais tradicionais: Aguarela, tinta de óleo, pedra, etc… Novos materiais: Madeira, som, ar, luz, tempo, palavra, a terra, o lixo, aplicações informáticas , água, etc.

A ideia e o conceito é tão importante (ou mais) do que o material utilizado.

Ready-Made - O Ready-Made (ou objet trouvé) é o nome dado aos objetos artísticos criados por Marcel Duchamp, que foi o seu percursor. - Tem como característica o uso de objetos industrializados no âmbito da arte, desprezando noções comuns à arte histórica como estilo ou manufatura do objeto de arte e referindo sua produção primariamente à ideia.

ALGUMAS MANIFESTAÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA - Ready-made - Arte conceptual - Minimalismo - Body art – arte do corpo - Land art - Instalação - Performance - Arte vídeo

A fonte,Marcel Duchamp

Arte Conceptual - Define-se como o movimento artístico moderno ou contemporâneo que defende a superioridade das ideias veiculadas pela obra de arte. - Esta perspectiva artística teve o seu início em meados da década de 1960. - O objetivo é que o observador reflita sobre o ambiente, a violência, o consumo e a sociedade.

A room for a poet, Pedro Cabrita Reis

Arte do corpo ou Body Art - A Body Art (do inglês, arte do corpo) está associada à conceptual e ao minimalismo. É uma manifestação das artes visuais onde o corpo do artista é utilizado como suporte ou meio de expressão. - O espectador pode atuar não apenas de forma passiva, mas também como voyeur ou agente interativo. Geralmente, as obras de body art, como criações conceptuais, são um à reflexão. - Foi na década de 1960 que essa forma de arte se popularizou e se espalhou pelo mundo.

Instalação - Arte de instalações (krafts) é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente fechado. A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador.

- Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: frio, calor, odores, som, ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor.

Minimalismo - Forma de arte pura e livre de misturareferências não-essenciais. - Desenvolveu-se nos EUA durante os anos 50 e usava as formas geométricas mais simples- A produção destes artistas, em geral, tendia a ultrapassar os conceitos tradicionais sobre a necessidade do suporte. - Procuravam estudar as possibilidades estéticas de composição não através de pinturas ou esculturas, mas a partir de estruturas bi ou tridimensionais podem ser chamadas de "objetos" (ou ainda, "nãoobjetos", dada a sua inutilidade) e eventualmente de instalações.

) está associada à arte e ao minimalismo. É uma manifestação das artes o corpo do artista é utilizado como suporte ou

O espectador pode atuar não apenas de forma passiva, mas também como voyeur ou agente interativo. Geralmente, as

, como criações conceptuais, são um convite

Foi na década de 1960 que essa forma de arte se popularizou

Land Art - A expressão "land art" refere-se às criações artísticas que utilizam como suporte, tema ou meio de expressão o espaço exterior. - A Land Art surgiu em finais da década de 1960, em parte como consequência de uma insatisfação crescente face às formas simples do minimalismo, em parte como expressão de um desencanto relativo à sofisticada tecnologia da cultura industrial, bem como ao aumento do ligadas à ecologia.

) é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente fechado. A disposição de elementos no espaço tem a

uma relação com o espectador.

Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: frio, calor, odores, som, ou coisas que simplesmente chamem a

Performance - A Performance, assim como o happening, apresenta ligações com o teatro e, em algumas situações, com a música, poesia, o vídeo. - Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores. Assim, como geralmpreviamente definido, é passível de ser reproduzida fielmente, em outros momentos ou locais. - Como muitas vezes a performance

plateia restrita ou mesmo ausente, o seu conhecimento depende de registos através de fotografias, vídeos, etc.

livre de mistura, despojada de

se nos EUA durante os anos 50 e só as formas geométricas mais simples.

A produção destes artistas, em geral, tendia a ultrapassar os conceitos tradicionais sobre a

rocuravam estudar as possibilidades estéticas de composição não através de pinturas ou esculturas, mas

estruturas bi ou tridimensionais que podem ser chamadas de "objetos" (ou ainda, "não-objetos", dada a sua inutilidade) e eventualmente

se às criações artísticas que utilizam como suporte, tema ou meio de expressão o espaço

surgiu em finais da década de 1960, em parte como consequência de uma insatisfação crescente face às formas simples do minimalismo, em parte como expressão de

desencanto relativo à sofisticada tecnologia da cultura , bem como ao aumento do interesse às questões

, assim como o happening, apresenta ligações e, em algumas situações, com a música, poesia, o

por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos

. Assim, como geralmente possui um "roteiro" previamente definido, é passível de ser reproduzida fielmente,

performance é realizada para uma plateia restrita ou mesmo ausente, o seu conhecimento

fotografias, vídeos, etc.

Arte Vídeo - A arte vídeo é uma forma de expressão artística que tecnologia do vídeo em artes visuais.

- Desde os anos 1960, a arte vídeo está associada a correntes de vanguarda.

Joana Vasconcelos - 1971 - É uma artista plástica portuguesa cuja obra apré-existentes e realidades do quotidiano. - Esculturas e instalações, reveladoras de um agudo sentido de escala e domínio da cor, assim como o recurso à performance e aos registos vídeo ou fotográfico, colaboram na materialização de conceitos desafiadores das rotinas programadas do quotidiano. - Utiliza materiais do dia a dia, reminiscência do Readyoferece-nos uma visão cúmplice, mas simultaneamente crítica da sociedade contemporânea e dos vários aspectos que servem os enunciados de identidade colectiva, em especial aqueles que dizem respeito ao estatuto da mulher, diferenciação classista, ou identidade nacional.

Instalação “Tradições Portugal” Locais: Átrio de entrada e escada principal, átrio entre os blocos B e C e Corredor bloco C. Temas ou objetos que podem servir de inspiração Ideia para uma instalação (descrição e/ou desenho)

é uma forma de expressão artística que utiliza a

Desde os anos 1960, a arte vídeo está associada a correntes de

É uma artista plástica portuguesa cuja obra assenta na apropriação, descontextualização e subversão de objectos existentes e realidades do quotidiano.

Esculturas e instalações, reveladoras de um agudo sentido de escala e domínio da cor, assim como o recurso à performance e aos registos vídeo ou fotográfico, colaboram na materialização de conceitos desafiadores das

, reminiscência do Ready-made e das gramáticas nouveau réaliste e pop, a artista nos uma visão cúmplice, mas simultaneamente crítica da sociedade contemporânea e dos vários aspectos

dade colectiva, em especial aqueles que dizem respeito ao estatuto da mulher, diferenciação classista, ou identidade nacional.

Átrio de entrada e escada principal, átrio entre os blocos B e C e Corredor bloco C.

Temas ou objetos que podem servir de inspiração

(descrição e/ou desenho)

ssenta na apropriação, descontextualização e subversão de objectos

Esculturas e instalações, reveladoras de um agudo sentido de escala e domínio da cor, assim como o recurso à performance e aos registos vídeo ou fotográfico, colaboram na materialização de conceitos desafiadores das

made e das gramáticas nouveau réaliste e pop, a artista nos uma visão cúmplice, mas simultaneamente crítica da sociedade contemporânea e dos vários aspectos

dade colectiva, em especial aqueles que dizem respeito ao estatuto da mulher,

Átrio de entrada e escada principal, átrio entre os blocos B e C e Corredor bloco C.