Ficha de leitura 5

4
Estudo Acompanhado Ficha de Leitura Nome: Pedro André Flamino Botas Nº: 16 Ano: Indicação Bibliográfica - Título do Livro: Uma Aventura no Ribatejo - Autores (as): Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada - Colecção: Uma Aventura Resumo da história Na casa das gémeas estava muita animação, pois estas ouviram notícias sobre OVNIS da zona Ribatejana. A mãe achara que elas estavam doidas com os tais OVNIS, mas não se deixaram levar pelo que a mãe insinuava, por isso, resolveram ligar ao Pedro. No dia seguinte era feriado e o grupo decidiu ir acampar aos arredores de Santarém. Foram numa camioneta com um cunhado de um empregado da Rodoviária. Estes pararam a meio do caminho… O carro precisava de uns ajustes e o condutor da camioneta teve de os abandonar, porque tinha de chamar um mecânico. No entanto, viram uma casa a quem foram pedir refúgio. Lá dentro estava a decorrer um aniversário. Durante a noite dormiram na cocheira

description

 

Transcript of Ficha de leitura 5

Page 1: Ficha de leitura 5

Estudo Acompanhado

Ficha de Leitura

Nome: Pedro André Flamino Botas Nº: 16 Ano: 6º

Indicação Bibliográfica

- Título do Livro: Uma Aventura no Ribatejo- Autores (as): Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada- Colecção: Uma Aventura

Resumo da história Na casa das gémeas estava muita animação, pois estas ouviram notícias sobre OVNIS da zona Ribatejana. A mãe achara que elas estavam doidas com os tais OVNIS, mas não se deixaram levar pelo que a mãe insinuava, por isso, resolveram ligar ao Pedro. No dia seguinte era feriado e o grupo decidiu ir acampar aos arredores de Santarém. Foram numa camioneta com um cunhado de um empregado da Rodoviária. Estes pararam a meio do caminho… O carro precisava de uns ajustes e o condutor da camioneta teve de os abandonar, porque tinha de chamar um mecânico. No entanto, viram uma casa a quem foram pedir refúgio. Lá dentro estava a decorrer um aniversário. Durante a noite dormiram na cocheira e estavam desejosos por no outro dia iriam andar a cavalo. Na manhã seguinte, fizeram o combinado. Quando acabaram, o avô João recomendou irem à pastelaria Abidis. Lá encontraram a tia Estefânia das gémeas que se meteu na conversa.

Para conhecerem melhor a cidade, a tia sugeriu irem primeiro às Portas do Sol. A vista era linda e a tia Estefânia

Page 2: Ficha de leitura 5

ia falando de histórias daquela zona. Ela ponderou que a história dos OVNIS era só para distrair o roubo de gado. Decidiram ir à tal quinta e o João e o Faial encontraram uma vaca morta e, nesse instante, apareceu um homem que era o maioral e, quando lhe explicaram o assunto da vaca morta, ele passou-se. Encaminharam-se para um rasto e as gémeas sem darem por isso, perderam o controlo e acabaram por cair. O maioral convidou-os para jantarem na sua casa, quando ouviu-se uma voz a chamar. Era o Roberto, um colega de trabalho, a dizer que tinham de fazer um serviço… Todos estavam desconfiados, excepto o Chico que andava distraído. Depois de se terem ido embora, esclareceram ir ao tal escritório. O Chico ficou de vigia com os cães e os outros conseguiram encontrar informações. Numa agenda, as gémeas encontraram um P e um G e calcularam que seria Passagem de Gado. Entretanto, ouviram um grito. Que susto! Era apenas o Chico, mas mais tarde não foi o Chico e sim o Roberto armado. Nessa noite estavam eles na esquadra. O polícia que os atendeu parecia parvo! Fingiu telefonar à tia Estefânia e fingiu falar com alguém. Estes foram ter com a tia e relataram-lhe tudo. Até a Passagem de Gado. Mas ela disse que havia uma terra na fronteira que podiam lá passar no próximo fim-de-semana. Sugeriu levarem uma arma que seria, com a ideia do Pedro, uma máquina fotográfica. Nessa semana não pararam. O Pedro e o Chico foram à Biblioteca Municipal e requisitaram o livro desejado. Viram o ferro do alemão e fotocopiaram. Mais uma vez estavam preparados para partir de comboio. Mas, quando chegaram, a tia das gémeas estava doente. Ela elucidou que tinham boleia de um amigo dela. Numa mercearia da fronteira, ouviram uma mulher a dizer que o seu marido viu homens amarelos e, ainda, apanhou um choque eléctrico. De repente, apareceu um homem suspeito. Eles foram telefonar à tia Estefânia… A ligação estava péssima! Só ouviam algumas frases… Seguiram caminho para a terra pretendida e ouviram um grito do Chico. Tinha apanhado um choque de electricidade!

Page 3: Ficha de leitura 5

O Pedro descobriu que era só um fio eléctrico para assustar as pessoas. Então, seguiram-no até ao fim… Entraram para um barracão… Fizeram umas descobertas fantásticas. Estavam tão concentrados, até que ouviram a porta a abrir. Era aquele homem que estava a fazer o interrogatório na mercearia. Mas ele esclareceu-lhes que era um detective e que a tia das gémeas estava com gripe. Terminaram a sua aventura com a ajuda do detective num helicóptero. E as gémeas ficaram tão tristes por não verem os OVNIS!!!

Data do início da leitura: 05/07/10Data da conclusão da leitura: 05/07/10 Data da entrega da ficha de leitura: 14/09/10

VIVA A LEITURA!