Ficha de Leitura I - Paul Veyne a Conversão de Constantino

2
HUM 03037 – Noite - Erico Loyola FICHA DE LEITURA I: VEYNE, Paul. ‘‘Pequenas e grandes causas para a conversão de Constantino’’. In: Quando o nosso mundo se tornou cristão (312- 394). 2ª Edição. Rio de Janeiro/RJ: Civilização Brasileira, 2011, pp. 101-121. 1) Informações sobre o autor: Paul Veyne, nascido em 1930, em Aix-la-Provence, é um historiador francês, especializado em História Antiga e, em especial, em História da Grécia e da Roma Antigas (nesse sentido, destacam-se as suas obras‘‘O pão e o circo’’, 1976; ‘‘A Elegia Erótica Romana’’, 1983; ‘‘Acreditavam os gregos em seus mitos?’’, 1984, etc.). Suas preocupações estão centradas, especialmente, nas antigas sociedades grega e romana, em especial em suas crenças, muito mais do que, por exemplo, nas reviravoltas políticas ou em sua história militar. Veyne possui uma produção acadêmica ampla e diversificada, que, para além dos temas antes citados, também se presta ao debate da própria produção historiográfica e dos limites do saber histórico (vide, por exemplo, ‘‘Como se escreve a História e Foucault revoluciona a História’’, 1982). Nesse sentido, ainda, revela-se importante a sua proximidade, tanto no nível pessoal quanto intelectual, com Michel Foucault, com o qual inclusive editou alguns trabalhos. Ao longo de suas obras, também, percebe-se tal associação, em especial na sua adesão à tese de que ‘‘a história é a história das práticas e das crenças’’, e ao repudiar ‘‘qualquer ideia de racionalidade da história, de ser movida por fatores profundos como progresso ou luta de classes’’ (FOURNIER, 2009).

description

Ficha de leitura de um dos capítulos da obra 'Como o nosso mundo se tornou cristão', de Paul Veyne.

Transcript of Ficha de Leitura I - Paul Veyne a Conversão de Constantino

Page 1: Ficha de Leitura I - Paul Veyne a Conversão de Constantino

HUM 03037 – Noite - Erico Loyola

FICHA DE LEITURA I:

VEYNE, Paul. ‘‘Pequenas e grandes causas para a conversão de Constantino’’. In: Quando o nosso mundo se tornou cristão (312-394). 2ª Edição. Rio de

Janeiro/RJ: Civilização Brasileira, 2011, pp. 101-121.

1) Informações sobre o autor: Paul Veyne, nascido em 1930, em Aix-la-Provence, é um historiador francês, especializado em História Antiga e, em especial, em História da Grécia e da Roma Antigas (nesse sentido, destacam-se as suas obras‘‘O pão e o circo’’, 1976; ‘‘A Elegia Erótica Romana’’, 1983; ‘‘Acreditavam os gregos em seus mitos?’’, 1984, etc.). Suas preocupações estão centradas, especialmente, nas antigas sociedades grega e romana, em especial em suas crenças, muito mais do que, por exemplo, nas reviravoltas políticas ou em sua história militar.

Veyne possui uma produção acadêmica ampla e diversificada, que, para além dos temas antes citados, também se presta ao debate da própria produção historiográfica e dos limites do saber histórico (vide, por exemplo, ‘‘Como se escreve a História e Foucault revoluciona a História’’, 1982). Nesse sentido, ainda, revela-se importante a sua proximidade, tanto no nível pessoal quanto intelectual, com Michel Foucault, com o qual inclusive editou alguns trabalhos. Ao longo de suas obras, também, percebe-se tal associação, em especial na sua adesão à tese de que ‘‘a história é a história das práticas e das crenças’’, e ao repudiar ‘‘qualquer ideia de racionalidade da história, de ser movida por fatores profundos como progresso ou luta de classes’’ (FOURNIER, 2009).

2) Citações: