Ficha de Orientação Pedagógica - Cortez Editora · cultivando nas crianças o desejo por...

4
Ficha de Orientação Pedagógica Ficha de Orientação Pedagógica l a o ã t ç i N p e l a o s C s a o C B a h i a l a o ã t ç i N p e l a o s C s a o C S e r g i p e

Transcript of Ficha de Orientação Pedagógica - Cortez Editora · cultivando nas crianças o desejo por...

Ficha de OrientaçãoPedagógica

Ficha de OrientaçãoPedagógica

laoã tç i N pel aos Cs aoC

Bahialaoã tç i N pel aos Cs aoC

Sergipe

APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO

A REGIÃO NORDESTE E SUAS CAPITAISA REGIÃO NORDESTE E SUAS CAPITAIS

É com grande alegria que a Cortez Editora apresenta a Coleção Nossa Capital, uma composição de vinte e sete livros que registram histórias e particularidades culturais das capitais de cada estado brasileiro e de Brasília.

Com uma linguagem leve e poética, ricamente traduzida em desenhos e fotos, as narrativas apresentam um olhar para a cidade, sempre construído por autores e ilustradores nascidos no local, com o compromisso de partilhar seus saberes com leitores de todas as idades, e encantá-los pela riqueza cultural e beleza das regiões.

Em todos os volumes, ao mergulhar na trajetória das cidades, é possível aprender um pouco mais sobre nosso país e seu território, cheio de regionalismos nascidos do encontro das referências indígenas, africanas, americanas, européias e asiáticas. Registrando ainda múltiplos conflitos e conquistas dos povos da nação, a coleção auxilia famílias e educadores, cultivando nas crianças o desejo por conhecer cada vez melhor sua própria identidade como brasileiros. Um verdadeiro presente para aqueles que acreditam na força e riqueza de nosso país.

A região, que traz em sua história os marcos de uma ocupação vivida intensamente desde a chegada das primeiras embarcações portuguesas ao Brasil, reúne em seu desenvolvimento fortes ciclos econômicos ligados à produção agrícola ou ao extrativismo, tendo sido povoada com forte presença indígena e africana. Reflexo desta miscigenação é intensamente percebida na riqueza e multiplicidade da produção cultural de seus estados, com a beleza das danças típicas, a multiplicidade das combinações rítmicas e poéticas das músicas, e a produção literária marcante e particular, a exemplo do cordel. Os caminhos que passam por Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e São Luis traduzem a força do povo brasileiro, seja pela capacidade de superar obstáculos naturais e históricos, seja pela beleza da criatividade para expressar ideias e construir cultura autêntica.

Aracaju - cidade das águasAutora: Ilustrações:

978-85-249-1693-9 32 Jorge Carvalho do Nascimento e Luiz Antônio Barreto - Tintiliano

ISBN: ; Nº de páginas: .

A obra apresenta ao leitor diversos aspectos da formação e evolução sóciocultural da cidade, sendo o texto narrado em primeira pessoa pela própria capital, o que auxilia na familiarização com a leitura e o conteúdo. Com uma linguagem leve e fluida, o livro comenta momentos da história local, desde a fundação em 1855, e a estruturação gradual até o cenário atual do município, atentando para a relação do homem com a terra, inclusive para refletir sobre o impacto ambiental das decisões nos percursos da urbanização. Composto ainda por belíssimas ilustrações e fotos, o texto traz referências importantes para a compreensão dos diferenciais e desafios que a cidade, e sua população, vivenciam até hoje.

Áreas Específicas/ Projetos Interdisciplinares: Língua Portuguesa / Ciências Naturais / Ciências Sociais / Educação Artística.

Temas transversais: Ética / Temas Locais / Meio Ambiente / Saúde / Símbolos Nacionais.

Calendário Pedagógico: Todo o ano, destacadamente em datas comemorativas da história local e regional, como 17 de março, entre outras.

Séries prioritariamente indicadas: a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.

lao tã i ç N pe o as Cl saoC

Sergipe

Comprar

Sugestões Pedagógicas para o Professor 1) Projeto Interdisciplinar: Minha Cidade, minha História!

Primeira Etapa: Leitura interativa da obra e organização e vivência do Correio Elegante dos Bairros

Segunda Etapa: Pesquisa e Organização da Exposição Cultural Caminhos de Aracaju

Terceira Etapa: Estudo e Debate de desafios ambientais e Construção do Canteiro do Futuro

Objetivo: partindo da vivência do livro, criar situações experienciais de aprendizagem, tornando significativos e prazerosos conteúdos de análise, reflexão e criação em múltiplas áreas disciplinares e/ou em temas transversais.

Práticas Curriculares sugeridas: prática de leitura e produção de texto; identificação de padrões locais e regionais; vivência de expressão artística autônoma e criativa; reconhecimento de marcos temporais e contexto histórico cultural; vivência com noções de territorialidade e ferramentas cartográficas; uso de pesquisa com fontes primárias e secundárias.

Resultados específicos: vivência do Correio Elegante dos Bairros; Organização da Exposição Cultural Caminhos de Aracaju e confecção do Canteiro do Futuro.

Avaliação: continuada, envolvendo critérios de participação, aquisição e aplicação dos conteúdos nas propostas das diferentes disciplinas e temas transversais.

Duração indicada: 4 a 8 meses.

Processo de trabalho: em três etapas coordenadas, envolvendo o trabalho dos docentes das áreas integradas: a) Leitura interativa da obra e organização e vivência do Correio Elegante dos Bairros;b) Pesquisa e Organização da Exposição Cultural Caminhos de Aracaju;c) Estudo e Debate de desafios ambientais e Construção do Canteiro do Futuro.

Para tornar a proposta de conhecer mais sobre a cidade muito rica e instigante para as crianças, procure trabalhar com o livro com um processo semelhante a abordagem de textos literários – com muita ludicidade e interação com a turma! Respeitando a maturidade leitora do grupo, o professor poderá intercalar momentos de leitura apresentada ou autônoma, sempre buscando o que os alunos conhecem ou já ouviram dizer sobre os conteúdos presentes no livro – desta forma, o grupo amplia seu interesse e o professor identifica melhor os conhecimentos prévios e a aquisição de novos saberes durante o desenvolvimento do projeto – o que é muito importante no processo avaliativo.

Depois de conhecer mais sobre a própria cidade, procure elencar os pontos que mais chamaram atenção da classe, listando no quadro aspectos como o planejamento urbano, a relação com o Meio Ambiente, as particularidades arquitetônicas, o centro histórico, entre outros. Depois de abordar um pouco de cada ponto levantado, que tal propor aos alunos o estudo do mapa da cidade?

Com perguntas como: onde ficam os locais citados pelos autores? São distantes uns dos outros? Ainda existem? Em que estado de conservação estão atualmente?, procure guiar o grupo para que aprendam sobre a geografia da cidade, e o movimento das pessoas como forma de dar vida às áreas físicas. Em seguida, a proposta será um exercício de correio elegante! Escolham nomes para as salas de aula (a atividade também pode ser feita dividindo-se a turma em subgrupos e nomeando-os), sendo cada uma delas um bairro. Em seguida, peça que os alunos escrevam cartas em primeira pessoa, como se fossem os bairros – reproduzindo a forma do texto sobre Aracaju.

Procure orientá-los para descobrir aspectos como a história, curiosidades ou ainda desafios de cada ponto da cidade para oferecer aos seus moradores qualidade de vida. O processo certamente demandará uma pesquisa com a família, visita a uma biblioteca municipal ou museu local, e, se possível, passeio pelos bairros escolhidos para fotografar e entrevistar pessoas. Todo material é importante para que os textos sejam ricos em informação e propostas! As cartas podem gerar um painel, ou ainda ser enviadas à própria Prefeitura.

A segunda etapa do projeto nasce do processo de pesquisa vivenciado na fase anterior, e a proposta é que os alunos manuseiem o material obtidos, lidando com fontes primárias e secundárias de informação. Para compor a exposição, o professor poderá estabelecer temas, com a participação dos alunos, que sejam importantes para todos os bairros e regiões, como Meio Ambiente, Transporte Público, Lazer, Educação, ou ainda respeitar as fronteiras de cada localidade, expondo de forma separada as informações de cada uma delas.

Os educadores envolvidos no projeto podem enriquecer o processo com uma seleção de diferentes manifestações culturais, como repertório de música e danças, textos literários e outras linguagens que ofereçam às crianças contato e valorização da sua identidade com o território. O material poderá ser apresentado ao público, com a participação das famílias em um Encontro Cultural, ou apenas intercambiado entre as turmas, envolvendo alunos de diferentes séries e ciclos escolares.

Além de permitir aos alunos conhecer mais, interagir e valorizar sua cidade em diferentes perspectivas, o projeto pode ainda desafiá-los a refletir sobre o futuro que desejam para seu município, já que são eles os futuros gestores, trabalhadores, empresários... Que tal propor então uma brincadeira de faz de conta que gere propostas reais para superar desafios observados? Comece debatendo com o grupo os aspectos positivos (diferenciais) que puderam perceber ao longo de sua pesquisa, e, em seguida, os desafios ou dificuldades que ainda precisam ser

enfrentados para tornar a cidade ainda melhor. Com a lista formada, é hora de assumir a personalidade de prefeitos, líderes comunitários, empresários ou empreendedores – todos podem e devem ajudar! Os grupos poderão debater e propor soluções conjuntas, vivenciando um exercício de cooperação e solidariedade.

Ao final, o professor poderá formar uma espécie de livro com desafios e propostas, ilustrado pelos estudantes, compondo cenários como “Antes” (desafio) e “Depois” (solução proposta implementada, segundo a imaginação dos alunos). Além disso, caso a escola tenha um local adequado para isso, alunos e professores podem fazer filipetas de papel escrevendo suas propostas e plantando junto com várias sementes, das quais deverão cuidar para que cresçam e se desenvolvam adequadamente, assim como a cidade e o compromisso de cada um com ela, em um verdadeiro Canteiro do Futuro.

Além de possibilitar um projeto amplo, de caráter interdisciplinar, o livro pode também ser trabalhado pelo seu valor informativo, com intersecções pontuais em determinados conteúdos disciplinares. A seguir, registramos algumas sugestões nesse formato para os professores.

- Os planos e as cidades: Por meio da leitura de Aracaju – Cidade das Águas, descobrimos que a capital sergipana foi uma cidade planejada, mesmo tendo sido fundada antes do século XX! Inspirados por essa informação, os alunos poderão descobrir outras cidades do Brasil e do mundo que também foram pensadas com a ajuda de papel, lápis e arquitetos, antes mesmo de crescerem na realidade: e como estão hoje, se foram transformadas pela ação humana, como se desenvolveram e os ganhos que trazem ainda, decorrentes da peculiaridade de seu surgimento.

- Os Homens, as Águas e os Sonhos: A cidade de Aracaju é fortemente marcada pela relação com as águas, assim como muitas capitais de nosso país. Que tal propor aos alunos que façam um diário das águas, brincando de ser uma gota no oceano, que observa e descreve as diferentes formas como os habitantes se relacionam e se relacionaram na história com o litoral, os rios, desde os habitantes indígenas até a atualidade! Procure abordar aspectos da economia, das artes, dos cuidados ambientais, do lazer e muitos outros aspectos que dão vida e sentido ao patrimônio natural tão fundamental para os homens, criando um rico relato com os alunos!

Para complementar a elaboração de seus planos de aula e projetos temáticos, solicite novas sugestões de atividades e temas, e envie suas dúvidas e experiências para o email [email protected].

2) Sugestões de Atividades Diversas a partir da obra

Um ótimo trabalho para você!Equipe Pedagógica Cortez Editora

Av. José Maria de Faria, 470 - 2º andar - Lapa de Baixo05038-190 - São Paulo - SP

Telefax: (55 11) [email protected]

www.cortezeditora.com.br

A literatura de qualidade pode ser uma grande aliada do processo de ensino e de aprendizagem, por isso a Cortez Editora lança sistematicamente novos títulos que sejam parceiros para educação de nossas crianças! Conheça nosso catálogo e as várias sugestões de trabalho disponíveis em www.cortezeditora.com.br.