Ficha Resumo - Metodologia científica

2
Ficha resumo Antônio Joaquim Severino SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed; São Paulo : Cortez: Autores Associados, 2009. Partindo do pressuposto de que o leitor seja um estudante que acaba de ingressar na universidade, ou seja, no meio acadêmico, o autor, Antônio Severino, procura de maneira simples e informal apresentá-lo a sua nova realidade. Logo no primeiro capítulo de sua obra, Severino expõe o papel da universidade na formação do acadêmico e os seus três principais objetivos. “O primeiro objetivo é o da formação de profissionais das diferentes áreas aplicadas, mediante o ensino/aprendizagem de habilidades e competências técnicas; o segundo objetivo é o da formação do cientista mediante a disponibilização dos métodos e conteúdos de conhecimento das diversas especialidades do conhecimento; e o terceiro objetivo é aquele referente à formação do cidadão pelo estímulo de uma tomada de consciência, por parte do estudante, do sentido de sua existência histórica, pessoal e social.” (p. 22) Além disso, também explicita as mudanças decorrentes da transição do ensino médio para o ensino superior. Tais

Transcript of Ficha Resumo - Metodologia científica

Ficha resumo

Antnio Joaquim SeverinoSEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho cientfico. 23. ed; So Paulo: Cortez: Autores Associados, 2009.

Partindo do pressuposto de que o leitor seja um estudante que acaba de ingressar na universidade, ou seja, no meio acadmico, o autor, Antnio Severino, procura de maneira simples e informal apresent-lo a sua nova realidade. Logo no primeiro captulo de sua obra, Severino expe o papel da universidade na formao do acadmico e os seus trs principais objetivos. O primeiro objetivo o da formao de profissionais das diferentes reas aplicadas, mediante o ensino/aprendizagem de habilidades e competncias tcnicas; o segundo objetivo o da formao do cientista mediante a disponibilizao dos mtodos e contedos de conhecimento das diversas especialidades do conhecimento; e o terceiro objetivo aquele referente formao do cidado pelo estmulo de uma tomada de conscincia, por parte do estudante, do sentido de sua existncia histrica, pessoal e social. (p. 22)Alm disso, tambm explicita as mudanas decorrentes da transio do ensino mdio para o ensino superior. Tais mudanas que se fazem presente processo de ensino/aprendizagem colocam o aluno em uma posio mais ativa e autnoma, exigindo do mesmo uma nova postura. O processo de ensino aprendizagem no curso superior tem seu diferencial na forma de se lidar com o conhecimento. Aqui, o conhecimento deve ser adquirido no mais atravs de seus produtos, mas de seus processos. O conhecimento deve se dar mediante a construo dos objetos a se conhecer e no mais pela representao desses objetos. Ou seja, na Universidade, o conhecimento deve ser construdo pela experincia ativa do estudante e no mais ser assimilado passivamente, como ocorre o mais das vezes nos ambientes didtico pedaggicos do ensino bsico. (p. 25)Ao final da leitura, realizei algumas reflexes acerca do que foi exposto e percebi a necessidade da adoo de novos mtodos e tcnicas no processo de produo do conhecimento, alm de adquirir uma noo dos desafios a serem enfrentados nesta nova etapa, o ensino superior. Ademais, tambm identifiquei, na forma como o autor discorre sobre o assunto, uma certa familiaridade com o tema proposto, o que, consequentemente, resultou em um esclarecimento a cerca de alguns conceitos relacionados a metodologia cientfica.

25/05/2015Natlia Ferreira Soares