FICHA TÉCNICA AKEPOX 5010 GEL - akemitecnokoll.com.brakemitecnokoll.com.br/PDF/Akepox_5010.pdf ·...

3
Akepox 5010 é um gel, adesivo bi-componente, é livre de solventes, à base de resinas epoxílicas e tem um endurecedor de poliamina cicloalifáca. CARACTERÍSTICAS APLICAÇÃO AKEPOX 5010 GEL FICHA TÉCNICA Akepox 5010 é usado principalmente na indústria que trabalha com pedra para uma colagem resistente às intempéries e colagem de pedras naturais (mármore, granito), bem como materiais arficiais de pedra ou de construção (concreto, jolo). Por meio da aplicação de matérias-primas de alta qualidade, foi possível desenvolver um sistema que dificilmente amarela. Assim, é possível ulizá-lo em combinação com cor clara ou mesmo branco de pedra natural sem o habitual intenso amarelamento dos convencionais sistemas de resina epóxilica. Por causa de sua maleável consistência gel, o produto tem uma alta resistência ao escorrimento em supercies vercais. No entanto, é possível alcançar finas juntas adesivas. Outros materiais também podem ser coladas com uma Akepox 5010, por exemplo, plásco (PVC rígido, poliéster, poliesreno, ABS, policarbonatos), papel, madeira, vidro e muitos outros materiais. Akepox 5010 não é adequado para a colagem de poliolefinas (polieleno, polipropileno), os silicones, os fluoretos de hidrocarbonetos (Teflon-), PVC macio, poliuretano macio, borracha de bulo e de metal. Tem uma cor muito neutra. Dificilmente ocorre amarelamento. Medição e mistura fácil através da utilização de sistema de cartucho. Durante o endurecimento existe encolhimento muito pequeno, e por conseguinte, a tensão mínima no interior da junta adesiva. A colagem é muito resistente às intempéries. Pode ser colorido com AKEPOX COLOURING TINT. A camada de adesivo se conserva bem. Possui uma estabilidade muito elevada em contato com substâncias alcalinas e é, portanto, muito adequado para a colagem em contato com concreto. Livre de solventes,é especialmente adequado para colagem de materiais que são impermeáveis a gás. Adequado para colagem de pontos com carga de elementos de construção. Adere bem à pedra, mesmo que esteja ligeiramente úmido. Apropriado para materiais de colagem que reagem em contato com solventes (por exemplo, poliestireno, ABS). Após ter sido endurecido o produto é inofensivo para a saúde em contato com os alimentos produtos - certificados pelo "LGA Nürnberg".

Transcript of FICHA TÉCNICA AKEPOX 5010 GEL - akemitecnokoll.com.brakemitecnokoll.com.br/PDF/Akepox_5010.pdf ·...

Page 1: FICHA TÉCNICA AKEPOX 5010 GEL - akemitecnokoll.com.brakemitecnokoll.com.br/PDF/Akepox_5010.pdf · adesivas. Outros materiais também podem ser coladas com uma Akepox 5010 , por exemplo,

Akepox 5010 é um gel, adesivo bi-componente, é livre de solventes, à base de resinas epoxílicas e tem um endurecedor de poliamina cicloalifática.

CARACTERÍSTICAS

APLICAÇÃO

AKEPOX 5010 GEL

FICHA TÉCNICA

Akepox 5010 é usado principalmente na indústria que trabalha com pedra para uma colagem resistenteàs intempéries e colagem de pedras naturais (mármore, granito), bem como materiais artificiais de pedra ou de construção (concreto, tijolo). Por meio da aplicação de matérias-primas de alta qualidade, foipossível desenvolver um sistema que dificilmente amarela. Assim, é possível utilizá-lo em combinação com cor clara ou mesmo branco de pedra natural sem o habitual intenso amarelamento dos convencionais sistemas de resina epóxilica. Por causa de sua maleável consistência gel, o produto tem uma alta resistência ao escorrimento em superfícies verticais. No entanto, é possível alcançar finas juntasadesivas. Outros materiais também podem ser coladas com uma Akepox 5010, por exemplo, plástico (PVC rígido, poliéster, poliestireno, ABS, policarbonatos), papel, madeira, vidro e muitos outros materiais.Akepox 5010 não é adequado para a colagem de poliolefinas (polietileno, polipropileno), os silicones, osfluoretos de hidrocarbonetos (Teflon-), PVC macio, poliuretano macio, borracha de butilo e de metal.

• Tem uma cor muito neutra.• Dificilmente ocorre amarelamento.• Medição e mistura fácil através da utilização de sistema de cartucho.• Durante o endurecimento existe encolhimento muito pequeno, e por conseguinte, a tensão mínima no interior da junta adesiva.• A colagem é muito resistente às intempéries.• Pode ser colorido com AKEPOX COLOURING TINT.• A camada de adesivo se conserva bem.

• Possui uma estabilidade muito elevada em contato com substâncias alcalinas e é, portanto, muito adequado para a colagem em contato com concreto.• Livre de solventes,é especialmente adequado para colagem de materiais que são impermeáveis a gás.• Adequado para colagem de pontos com carga de elementos de construção.• Adere bem à pedra, mesmo que esteja ligeiramente úmido.• Apropriado para materiais de colagem que reagem em contato com solventes (por exemplo, poliestireno, ABS).• Após ter sido endurecido o produto é inofensivo para a saúde em contato com os alimentos produtos - certificados pelo "LGA Nürnberg".

Page 2: FICHA TÉCNICA AKEPOX 5010 GEL - akemitecnokoll.com.brakemitecnokoll.com.br/PDF/Akepox_5010.pdf · adesivas. Outros materiais também podem ser coladas com uma Akepox 5010 , por exemplo,

INSTRUÇÕES PARA USO

A – Produto comercializado em lata:

1. Superfícies de contato devem ser cuidadosamente limpas e levemente desgastadas.2. Duas partes (em peso ou volume) do componente A são para ser completamente misturado com uma parte do componente B até que uma cor homogênea é atingida3. A coloração é possível através da adição de AKEPOX COLOURING TINT até um máximo de 5% do volume total.4. A mistura permanece trabalhável durante 20 - 30 minutos a 20 °C. Após 6 - 8 horas (20 °C) as partes ligadas podem ser transportados, após 12 - 16 horas Versão 00/13 2 (20 ° C) que podem suportar cargas e ser trabalhada. A resistência máxima é atingida ao fim de 7 dias (20 ° C).5. O calor acelera e o frio retarda, o processo de endurecimento.

B – Sistema de cartucho

1. Limpe bem e desgaste levemente as superfícies a serem coladas. 2. Remova a tampa do cartucho e coloque o cartucho na pistola. 3. A mistura permanece trabalhável durante aprox. 20-30 min (20 ° C). Depois de 6-8 horas (20 ° C) as partes ligadas podem ser movidas, depois de 12-16 horas (20 ° C) aprox. eles podem ser tratados posteriormente. Max. estabilidade depois de 7 dias (20 °C). 4. O processo de endurecimento é acelerado pelo calor e retardado pelo frio.

DICAS ESPECIAIS

• As propriedades mecânicas e químicas desejadas só podem ser alcançadas por aderência com as proporções exatas de mistura; excesso do componente A ou B tem o efeito de um agente plastificante e pode causar a descoloração da área marginal. • Os cartuchos não são adequados para armas de ar comprimido ou armas com pistões mecânicos. • Os componentes A e B devem ser extraídos com espátulas distintas. • A cola não deve mais ser usada se já tiver aspecto gelatinoso. • O produto não deve ser utilizado a temperaturas inferiores 10 °C uma vez que esta é insuficientemente endurecer. • Em temperaturas constantes superiores a 50 °C o adesivo endurecido possui tendência a amarelamento. • O adesivo endurecido já não pode ser removido por meio de solventes. Isto só pode ser conseguido mecanicamente ou através da aplicação de temperaturas mais elevadas (> 200 °C). • Se o adesivo tiver sido corretamente trabalhado não apresenta qualquer perigo para a saúde, quando o processo de endurecimento está completado. • O componente A tende ligeiramente para cristalizar (efeito de mel). O produto pode ser aplicado novamente após aquecimento. • A estabilidade da colagem é altamente dependente tipo da pedra natural, qual será colada, ex. Granitos reagem melhor à fixação do que os mármores.

INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA

Ver ficha de segurança para produtos químicos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

1) Densidade/ cor: • Componente A: 1,17 g /cm³; incolor - ligeiramente amarelo, leitoso; • Componente B: 1,13; incolor - ligeiramente amarelo, leitoso.

Page 3: FICHA TÉCNICA AKEPOX 5010 GEL - akemitecnokoll.com.brakemitecnokoll.com.br/PDF/Akepox_5010.pdf · adesivas. Outros materiais também podem ser coladas com uma Akepox 5010 , por exemplo,

Av. Marechal Castelo Branco nº 350 - Jd. Três MariasTaboão da Serra - SP - CEP: 06790-070 [email protected] Tel. + 55 11 4138.8011

Rua Pascoal Rizzo, 50 - Parque Alexandra Cotia - SP - CEP: 06714-250 [email protected] Tel. + 55 11 4617. 8383

Akemi Brasil Ind. e Com. Ltda Tecnokoll Comércio e Importação LTDA

2) Tempo de trabalho: a) uma mistura de 100 g do componente A + 50 g de componente B a 10 ° C: 60 - 70 minutos a 20 ° C: 20 - 30 minutos a 30 ° C: 15 - 20 minutos a 40 ° C: 5 - 10 minutos

b) a 20°C e de quantidades variáveis; 20 g de componente A + 10 g de componente B: 35 - 45 minutos 50 g de componente A + 25 g de componente B: 25 - 35 minutos 100 g de componente A + 50 g de componente B: 20 - 30 minutos 300 g de componente A + 150 g de componente B: 15 - 25 minutos

3) O processo de endurecimento (dureza Shore D) de uma camada de 20mm a 20 ° C:

3 hours 4 horas 5 horas 6 horas 7 horas 8 horas 24 horas ---- 30 51 67 74 76 81

4) Propriedades mecânica: • Resistência à flexão (DIN 53452): 60 - 70N/mm²; • Resistência à tração (DIN 53455): 35 - 40N/mm²; • Módulo de elasticidade: 2500 - 3000N/mm ².

5) Resistência Química • Absorção de água DIN 53495: <0,5%; • Solução de Cloreto de Sódio a 10%: estável; • Estável em Água Salgada; • Estável em amônio 10%; • Soda estável Lye 10%; • Ácido clorídrico a 10%: estável; • De ácido acético a 10%: condicionalmente estável; • O ácido fórmico 10%: condicionalmente estável; • Gasolina: estável; • Óleo diesel: estável; • Lubrificação de óleo: estável.

6) Validade Aproximadamente 1 ano. Armazenado em local fresco, sem exposição ao sol, em sua embalagem original devidamente fechada.

Nota: As informações acima são baseadas no mais recente estágio de nosso desenvolvimento e tecnologia de aplicação. Devido a uma multiplicidade de diferentes fatores que influenciam essas informações técnicas - bem como outros oral ou escrita – devem ser consideradas, porém fica a cargo do utilizador do produto realizar testes para avaliar o desempenho do produto em uma pequena área ou em uma peça de amostra.