Fichamento - Mankiw - 1.Dez Principios de Economia; 2.Pensando Como Um Economista; 4.as Forças Do...

5
INTRODUÇÃO À ECONOMIA GREGORY MANKIW 1. PRINCÍPIOS GERAIS DA ECONOMIA Os dez princípios gerais da economia são: 1) tradeoffs 2) custo de oportunidade; 3) pessoas razoáveis pensam na margem; 4) pessoas reagem a incentivos; 5) mercados são bons para a economia; 6) comércio geralmente é bom para organizar a atividade econômica 7) governos podem, às vezes, melhorar os mercados 8) O padrão de vida de um país é determinado pela sua capacidade de produzir bens e serviços; 9) Os preços sobem com a emissão de moeda; 10) Há um tradeoff de curto prazo entre desemprego e inflação (Phillips curve) Summary - The fundamental lessons about individual decisionmaking are that people face tradeoffs among alternative goals, that the cost of any action is measured in terms of forgone opportunities, that rational people make decisions by comparing marginal costs and marginal benefits, and that people change their behavior in response to the incentives they face. - The fundamental lessons about interactions among people are that trade can be mutually beneficial, that markets are usually a good way of coordinating trade among people, and that the government can potentially improve market outcomes if there is some market failure or if the market outcome is inequitable. - The fundamental lessons about the economy as a whole are that productivity is the ultimate source of living standards, that money growth is the ultimate source of

description

Fichamento - Mankiw - 1.Dez Principios de Economia; 2.Pensando Como Um Economista; 4.as Forças Do Mercado Da of e Da Dd; 5. Elasticidade e Sua Aplicacao

Transcript of Fichamento - Mankiw - 1.Dez Principios de Economia; 2.Pensando Como Um Economista; 4.as Forças Do...

Page 1: Fichamento - Mankiw - 1.Dez Principios de Economia; 2.Pensando Como Um Economista; 4.as Forças Do Mercado Da of e Da Dd; 5. Elasticidade e Sua Aplicacao

INTRODUÇÃO À ECONOMIAGREGORY MANKIW

1. PRINCÍPIOS GERAIS DA ECONOMIA

Os dez princípios gerais da economia são:

1) tradeoffs 2) custo de oportunidade;3) pessoas razoáveis pensam na margem;4) pessoas reagem a incentivos;5) mercados são bons para a economia;6) comércio geralmente é bom para organizar a atividade econômica 7) governos podem, às vezes, melhorar os mercados8) O padrão de vida de um país é determinado pela sua capacidade de

produzir bens e serviços;9) Os preços sobem com a emissão de moeda;10)Há um tradeoff de curto prazo entre desemprego e inflação (Phillips

curve)

Summary- The fundamental lessons about individual decisionmaking are that people face

tradeoffs among alternative goals, that the cost of any action is measured in terms of forgone opportunities, that rational people make decisions by comparing marginal costs and marginal benefits, and that people change their behavior in response to the incentives they face.

- The fundamental lessons about interactions among people are that trade can be mutually beneficial, that markets are usually a good way of coordinating trade among people, and that the government can potentially improve market outcomes if there is some market failure or if the market outcome is inequitable.

- The fundamental lessons about the economy as a whole are that productivity is the ultimate source of living standards, that money growth is the ultimate source of inflation, and that society faces a short-run tradeoff between inflation and unemployment.

2. PENSANDO COMO UM ECONOMISTA

O pensamento econômico se desenvolve através de modelos, que se baseiam em hipóteses que simplificam a realidade. Utilizam-se os economistas do método científico, partindo da teoria para a observação, então para a coleta de dados e por último para a confirmação ou refutação da teoria. Por serem difíceis os experimentos controlados valem-se da história para fazer a observação experimental.

Page 2: Fichamento - Mankiw - 1.Dez Principios de Economia; 2.Pensando Como Um Economista; 4.as Forças Do Mercado Da of e Da Dd; 5. Elasticidade e Sua Aplicacao

As análises econômicas podem ser declarações positivas, que explica, determina como é ou declarações normativas, que sugerem, prescrevem, diz como deveria ser. É normalmente quando possuem divergências dessas duas categorias que os economistas discordam e é principalmente das declarações normativas que a economia se ocupa.

Dentro dos modelos econômicos comuns temos a Fronteira de Possibilidade de Produção e o Diagrama do Fluxo Circular, que descreve como o dinheiro circula entre os mercados de bens e serviços e as famílias e como estes interagem uns com os outros.Summary_ Economists try to address their subject with a scientist’s objectivity. Like all scientists, they make appropriateassumptions and build simplified models in order to understand the world around them. Two simple economic models are the circular-flow diagram and the production possibilities frontier._ The field of economics is divided into two subfields: microeconomics and macroeconomics. Microeconomistsstudy decisionmaking by households and firms and the interaction among households and firms in the marketplace. Macroeconomists study the forces and trends that affect the economy as a whole._ A positive statement is an assertion about how the world is. A normative statement is an assertion about how the world ought to be. When economists make normative statements, they are acting more as policy advisers than scientists._ Economists who advise policymakers offer conflicting advice either because of differences in scientific judgments or because of differences in values. At other times, economists are united in the advice they offer, but policymakers may choose to ignore it.

GRÁFICOS

Os gráficos descrevem como as variáveis se relacionam no mundo real. Pode tratar da relação de causa e efeito, podendo aparecer dois problemas: a variável omitida e a causalidade reversa.

4. OFERTA E DEMANDA

A lei da oferta e da demanda diz que o preço de qualquer bem ou serviço ajusta-se para trazer a quantidade demandada desse bem ao equilíbrio. Para saber como a economia será afetada por um acontecimento precisa-se pensar nos seus impactos sobre a oferta e a demanda.

A quantidade ofertada de um bem é positivamente relacionada com o preço, enquanto a quantidade demandada dele tem relação negativa com esse.

Pode-se deslocar a curva de oferta através de: 1) variação nos preços dos insumos necessários para a produção

do bem; 2) desenvolvimento da tecnologia; 3) expectativas quanto ao aumento ou diminuição do consumo do

bem em questão; 4) alteração no número de vendedores.

Já a curva de demanda pode ser deslocada por: 1) flutuações na renda (deve-se observar ainda se o bem é um bem

normal ou inferior);

Page 3: Fichamento - Mankiw - 1.Dez Principios de Economia; 2.Pensando Como Um Economista; 4.as Forças Do Mercado Da of e Da Dd; 5. Elasticidade e Sua Aplicacao

2) alterações nos preços dos bens substitutos e complementares; 3) os gostos da população com relação ao produto; 4) as expectativas quanto ao aumento da produção do bem; 5) alteração no número de compradores.

Deve-se observar a distinção entre o deslocamento da curva e o deslocamento ao longo dela. No primeiro caso, ela desloca-se quando altera-se uma variável externa, ou seja, nem o preço nem a quantidade ofertada/demandada. Assim, está-se disposto a consumir/produzir mais/menos do bem em questão por um preço dado. Já o deslocamento ao longo da curva mostra uma alteração nas variáveis internas, ou seja, preço ou quantidade ofertada/demandada.

O equilíbrio da oferta e da demanda é atingido quando a curva da oferta se cruza com a curva da demanda, ou seja, a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada. Desse modo, o preço de ajusta de modo a igualá-los. Assim, a quantidade e o preço tendem a se ajustarem no ponto de equilíbrio. Sendo o preço o mecanismo de relacionamento dos recursos escassos, quando ele está acima do ponto de equilíbrio tem-se uma quantidade ofertada maior do que a quantidade demandada, gerando um excesso de oferta. Caso contrário, haverá um excesso de demanda.

5. ELASTICIDADE

A elasticidade é uma medida de resposta da quantidade ofertada ou demandada a variações em seus determinantes, a saber, condições de mercado. Mede quanto a quantidade ofertada ou demandada varia em função do preço.

Os fatores determinantes da elasticidade-preço da demanda são: 1) disponibilidade de substitutos próximos; 2) se o bem é necessário ou supérfluo; 3) a definição do mercado (quanto mais específico mais inelástico

será)4) horizonte do tempo (os bens tendem a ser mais elásticos no longo

prazo).

Portanto, os bens escassos tem menos elasticidade preço e são mais difíceis de ofertar a curto prazo.

A elasticidade determina a disposição de sair ao mercado. A elasticidade da oferta determina se os vendedores têm boas alternativas de produção do bem numa condição desfavorável. A elasticidade da demanda diz se os compradores têm boas alternativas de consumo na falta do bem em questão. Quanto à elasticidade o bem pode ser perfeitamente elástico, elástico, unitário, inelástico ou perfeitamente inelástico.

Os outros tipos de elasticidade são: elasticidade-renda da demanda e a elasticidade-preço cruzada da demanda, que verifica a variação percentual da quantidade demandada de um bem 1 em função da variação do preço do bem 2.

A receita total tende a aumentar se aumentarmos o preço de um bem de demanda inelástica, e a diminuir no caso de o bem ser elástico.

Page 4: Fichamento - Mankiw - 1.Dez Principios de Economia; 2.Pensando Como Um Economista; 4.as Forças Do Mercado Da of e Da Dd; 5. Elasticidade e Sua Aplicacao

Summary

The price elasticity of demand measures how much the quantity demanded responds to changes in the price.Demand tends to be more elastic if the good is a luxury rather than a necessity, if close substitutes are available, if the market is narrowly defined, or if buyers have substantial time to react to a price change._ The price elasticity of demand is calculated as the percentage change in quantity demanded divided by the percentage change in price. If the elasticity is less than 1, so that quantity demanded moves proportionately less than the price, demand is said to be inelastic. If the elasticity is greater than 1, so that quantity demanded moves proportionately more than the price, demand is said to be elastic._ Total revenue, the total amount paid for a good, equals the price of the good times the quantity sold. For inelastic demand curves, total revenue rises as price rises. For elastic demand curves, total revenue falls asprice rises._ The income elasticity of demand measures how much the quantity demanded responds to changes in consumers’ income. The cross-price elasticity of demand measures how much the quantity demanded of onegood responds to the price of another good._ The price elasticity of supply measures how much the quantity supplied responds to changes in the price. This elasticity often depends on the time horizon under consideration. In most markets, supply is more elastic in the long run than in the short run._ The price elasticity of supply is calculated as the percentage change in quantity supplied divided by the percentage change in price. If the elasticity is less than 1, so that quantity supplied moves proportionately lessthan the price, supply is said to be inelastic. If the elasticity is greater than 1, so that quantity supplied moves proportionately more than the price, supply is said to be elastic._ The tools of supply and demand can be applied in many different kinds of markets. This chapter uses them to analyze the market for wheat, the market for oil, and the market for illegal drugs.