Fichamento Robert Earl Babbie, Survey Research Methods cap 2 e3..docx

4
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS Gabriel Henrique De Lourenço FICHAMENTO: MÉTODOS DE PESQUISAS DE SURVEY (CAPÍTULO 2 E 3)

Transcript of Fichamento Robert Earl Babbie, Survey Research Methods cap 2 e3..docx

Page 1: Fichamento Robert Earl Babbie, Survey Research Methods cap 2 e3..docx

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS

HUMANAS

Gabriel Henrique De Lourenço

FICHAMENTO: MÉTODOS DE PESQUISAS DE SURVEY(CAPÍTULO 2 E 3)

28/08/2013

Page 2: Fichamento Robert Earl Babbie, Survey Research Methods cap 2 e3..docx

2

O Autor:

Robert Earl Babbie, nascido em 8 de janeiro de 1938, é um sociólogo americano que ocupa o cargo de Campbell Professor Emérito em Ciências Comportamentais na Universidade Chapman.O autor se graduou em Havard, com B.A. em relações sociais(1960) e em seguida completou seus estudos de pós-graduação na Universidade da Califórnia, Berkeley , onde recebeu um MA (1966).  Sua Obra mais conhecida é o livro The Practice of Social Research(publicado pela primeira vez em 1975), atualmente em sua 13 ª edição em Inglês, com inúmeras edições diferentes do inglês. 

Curto Resumo da obra:

Survey Research Methods, nome original, foi publicado em 1973 e a tradução em português utilizada (Guilherme Cezarino) em 1999. O livro em resumo é uma iniciação progressiva do método de pesquisa denominado “SURVEY”, em dialética com os outros métodos de pesquisa científicos sociais. Dentro da obra é exposto os conflitos ideológicos e metodológicos do pensamento científico social e do pensamento científico “tradicionais” (“naturais”).Os 3 primeiros capítulos , são introdutivos e os subsequentes cada vez mais técnicos e focados no método Survey.

Capítulo 2: A ciência e as Ciências Sociais

Subdivisões do capítulo: 1-A ciência e as Ciências Sociais/2-A busca de regularidades sociais/3-As características das ciências sociais/4-Métodos de pesquisa científico sociais/5-Resumo.

Os primeiros parágrafos(1) do capítulo2 , servem de transição e iniciam a dialética entre as ciências tradicionais e sócias, seguindo as polemicas críticas metodológicas que fazem parte da dinâmica cientifica exposta no capítulos 1. Mais adiante, o autor expõe a semelhança entre as ciências que buscam regularidades e contextualiza essa busca no contexto social. O essencial da segunda subdivisão é a introdução de como medir fenômenos sociais, descobrindo regularidades sociais, e a criação de teorias sociais. Na terceira subdivisão(3), o autor caracteriza a ciência social como e sendo: lógica, determinista, generalista, parcimoniosa, específica, empiricamente verificável e intersubjetiva. Os parágrafos contrastam a diferença entre o cientista social e o humanista, pelo viés generalista, além de destacar a necessidade conceitual rumo a especificação, verificação e aperfeiçoamento empírico derivado da transparência metodológica.

Page 3: Fichamento Robert Earl Babbie, Survey Research Methods cap 2 e3..docx

3

A subdivisão(4) , o autor apresenta os métodos de pesquisa científico sociais: O experimento controlado “serve à função de isolar o estímulo experimental como única fonte de mudança nos sujeitos do experimento”, e descrevendo o processo baseado na separação e analise de dois grupos(controle e experimental).Análise de conteúdo, e a dificuldade de atribuição de scores. Análise de dados existentes, citando Emile Durkheim. Estudo de caso, processo mais especifico. A observação participante, que como todos os outros métodos tem seus benefícios e riscos. Em seguida o autor resume, enfatizando a possibilidade de aplicar métodos de investigação científica ao comportamento social, mas diferenciando, não em gênero, mas em classe, o estudo social e sua especificidade.

Capítulo3 – Pesquisa de Survey como Método Das Ciências Sociais

Subdivisões: 1-Introdução/2-Breve história da pesquisa de Survey/3-Características científicas da pesquisa Survey/4-Comparação Survey com outros métodos/5-A pesquisa Survey é realmente Científica?

O capítulo3 , é uma introdução; do que é uma pesquisa Survey, do seu desenvolvimento histórico, da sua compatibilidade com as características(antes citadas) da ciência social, e do seu potencial esclarecedor e lógico. O Survey tem como base a coleta de dados através de um questionário e/ou entrevista, e este é construído através das definições do foco do estudo, das variáveis relevantes e da constituição da amostra escolhida. Depois do planejamento, e da realização do questionário as informações serão codificadas em formas padronizadas de forma quantitativa, possibilitando a visibilidade de relação entre variáveis. “Os Surveys amostrais quase nunca são realizados para se descrever a amostra particular estudada. São realizados para se entender a população maior da qual a amostra foi inicialmente selecionada”(pag83).Como o método permite selecionar diversas variáveis e amostras, os cruzamentos de informações podem ser altamente variados e graças a discrição detalhada do método específico(e das suas etapas) ele se torna empiricamente verificável, facilitando réplicas posteriores.O autor acredita que com a compreensão da lógica e das capacitações do Survey, o estudante estará muito bem preparado para o uso dos outros métodos de pesquisa social. O capítulo3 encerra a unidade 1 do livro, que posteriormente aprofunda no desenho das pesquisas e inicia a parte mais tecno/prática do Método.