Fiéis em feSta - brasil.angloamerican.com/media/Files/A/Anglo-American... · nas celebrações...

8
MINA E BENEFICIAMENTO JULHO DE 2014 PUBLICAÇÃO DESTINADA ÀS COMUNIDADES DE RELACIONAMENTO DA ANGLO AMERICAN . ANO 6 . N° 31 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA FIÉIS EM FESTA Fé e tradição se encontram nas celebrações religiosas de Minas Gerais

Transcript of Fiéis em feSta - brasil.angloamerican.com/media/Files/A/Anglo-American... · nas celebrações...

mina e beneficiamentoJulho de 2014

PUBLICAÇÃO DESTINADA ÀS COMUNIDADES DE RELACIONAMENTO DA ANGLO AMERICAN . ANO 6 . N° 31

diStRibuiÇÃo GRatuita

Fiéis emfeStafé e tradição se encontram nas celebrações religiosas de minas Gerais

editoRial

Publicação destinada às comunidades de relacionamento da Anglo American - Unidade

de Negócio Minério de Ferro Brasil | Coordenação: Comunicação Empresarial | Produção

editorial: BH Press Comunicação | Reportagem e redação: Raquel Roscéli | Projeto

gráfico e diagramação: AVI Design | Foto de Capa: Ronaldo Guimarães | Tiragem: 2.500

exemplares

eXPediente

02

Ronaldo Guimarães

Fé de GeRaÇõeS

As celebrações religiosas são parte da trama que forma a cultura de um povo. No interior de Minas Gerais, a combinação de fé fervorosa e fiéis devotados resulta em tradicionais e coloridas festas que emocionam moradores e turistas. A Anglo American reconhece este patrimônio cultural e contribui para a manutenção de duas importantes igrejas históricas.

Desde o ano passado, investimos R$ 4 milhões para reformar a Igreja Matriz de Conceição do Mato Dentro. No Serro, R$ 700 mil foram destinados a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras. Neste Diálogo, fomos até o Serro conhecer a festa que homenageia a Santa. A seguir, você vai entender um pouco da tradição que move famílias inteiras há mais de três séculos.

Além do respeito e incentivo ao cenário cultural, a Anglo American está atenta ao desenvolvimento das cidades que nos recebem. Esta edição traz também duas importantes ações que refletem essa nossa vontade de contribuir para o crescimento sustentável da região.

Boa leitura!

fale conoSco

canal abeRto com você

Nos municípios onde o Projeto Minas-Rio está sendo implantado, disponibilizamos canais do Sistema Fale Conosco para a comunidade entrar em contato com a Anglo American. Para fazer elogios, sugestões, perguntas, reclamações ou críticas, você pode utilizar o telefone 0800 941 7100. Ele funciona gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13 horas e das 14h às 18 horas. Em outros horários, a ligação é direcionada para a secretária eletrônica. Não se esqueça de informar seu nome (se desejar), número do telefone com DDD e nome da cidade onde mora. Outra opção é o endereço de email ([email protected]). Venha conversar conosco.

Maurício MartinsGerente-geral de Desenvolvimento Social

Segundo o engenheiro ambiental André Guerra, “além dos ganhos ambientais, a coleta seletiva e a operação da UTC passam a representar uma oportunidade de renda para algumas famílias”. Oito mulheres compõem a Associação de Catadores de Dom Joaquim (Ascadom), que será responsável pela separação dos resíduos. O lucro da venda dos materiais recolhidos será da Associação. Antes de começarem o trabalho, as catadoras vão passar por oficinas de capacitação oferecidas pelo CMRR. “Estamos animadas e ansiosas para começar a trabalhar˜, conta Juliane de Fátima, presidente da Ascadom.

Contribua para a coleta seletiva, separando o lixo molhado do seco. Restos de comida e resíduos de banheiro são lixo molhado. Já embalagens de plástico, latas, papéis e papelão devem ser separados como lixo seco.

O caminhão da coleta vai passar pelos bairros do centro e pontos comerciais às terças, às quintas e

aos sábados, às 7 horas. Em breve, a rota será estendida para outras áreas da cidade.

Em tempo: segundo o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), uma média de duas toneladas de lixo são recolhidas em Dom Joaquim diariamente, sendo que 30% desse montante são recicláveis.

SuStentabilidade

03

Novo destiNo PaRa oS ReSíduoS Dom Joaquim lança coleta seletiva

GeRaÇÃo de Renda

Você também é PaRte diSSo

No dia 1º de julho foi reinaugurada a Usina de Triagem e Compostagem (UTC) de Dom Joaquim. Sua reforma foi realizada com o apoio da Anglo American, mas a atenção estava voltada também para outra iniciativa. Na ocasião, foi lançada a coleta seletiva na cidade.

O serviço foi implantado pela Prefeitura com o apoio da Anglo American, do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), do Ministério Público de Minas Gerais e do Serviço Voluntário de

Assistência Social (Servas). “Agradeço à Anglo American por depositar confiança no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Estamos construindo o caminho para preservar a vida”, disse José Aparecido Gonçalves, diretor do CMRR. Cerca de 200 pessoas, entre autoridades e a comunidade, acompanharam o evento, que teve teatro, desfile de roupas feitas com material reciclável e apresentações musicais.

Mulheres da Ascadom se divertem durante a apresentação musical

Gláucia Rodrigues

cultuRa

celebrações de fé

“Me sinto lisonjeado de ter essa responsabilidade”, conta Nelson - chefe dos Catopês do Serro

04

“Eu conheci a fé por Nossa Senhora do Rosário, devo a ela tudo que sou. Danço para ela desde os quatro anos, quando meu pai me levou para a festa pela primeira vez. Há 51 anos cumpro esse dever com o maior carinho”. O depoimento de Nelson Eugênio da Silva demonstra a emoção dos devotos da Santa, que arrasta milhares de pessoas ao Serro todos os anos para a Festa de Nossa Senhora do Rosário – uma das maiores manifestações religiosas do estado – que aconteceu este ano entre os dias 27 de junho a 7 de julho. Nelson lidera os Catopês,

Ron

aldo

Gui

mar

ães

05

Fiéis seguem o reinado até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Os Caboclos representam os índios que tentaram tirar Nossa Senhora das águas, sem sucesso. Os Marujos simbolizam os homens brancos - a marinha portuguesa, que também não conseguiu levar a santa a eles. Apareceram, então, os negros – os Catopês - e Nossa Senhora foi até eles. Desde então, ela é considerada a protetora dos negros.

um dos grupos dançantes que compõem a colorida homenagem itinerante à Santa. Música, dança e boa comida são elementos fundamentais dessa Festa, que acontece há mais de 300 anos – passada de geração em geração.

A celebração é organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e pela Associação de Congados, esta última responsável pelas três “alas” que recontam a lenda da aparição de Nossa Senhora no mar. Cerca de 200 pessoas se fantasiam e saem pelas estreitas ruas do Serro para dançar os cantos folclóricos. Outras importantes figuras da festa são os festeiros, escolhidos no mês de maio do ano anterior pela Irmandade. Eles representam o reinado, um reflexo da memória dos escravos vindos da África: rei, rainha e juízes. Além da honraria, cabe a eles a função grandiosa de oferecer almoços e jantares para os fiéis. Verdadeiros banquetes que são organizados durante meses.

Se as mesas estão tomadas por quitutes, os céus reluzem fogos de artifícios, que marcam cada etapa do cortejo. Os estouros são responsabilidade do “mordomo”, este ano feito por Wilson dos Santos: um dos maiores festeiros da cidade e eleito rei quatro vezes. Leidiane Kelly, neta de Wilson, planeja entrar para a Marujada (único grupo que aceita mulheres). “Lembro da festa desde pequena, minha família sempre

Fiéis acompanham as celebrações na frente da igreja da padroeira da festa, na cidade do Serro

Ascom

/Gilm

ara Paixão

está trabalhando nela. Minha parte favorita é a segunda-feira, dia que os festeiros oferecem doces”, diz ela, com os olhos brilhando como açúcar.

Joaquim da Silva, Almirante da Marujada, veste com orgulho sua farda branca repleta de insígnias e medalhas. Há 54 anos como líder do grupo, ele é acompanhado por quatro filhos e três netos. “É o meu orgulho. Meu pai morreu marujo, está no sangue”. Para encorajar os 78 membros de sua trupe, ele oferece um café da manhã especial às 5h30 do domingo.

“A festa acontece a cada ano porque a fé das pessoas se renova e as move. Além disso, ela mistura elementos africanos e a tradição católica. Uma diversidade cultural que é encantadora”, opina a historiadora Zara Simões.

A tradição da Marujada em três gerações da família do Almirante Joaquim da Silva (centro)

Ron

aldo

Gui

mar

ães

06

Jubileu de Conceição do Mato Dentro

As festividades religiosas movimentam diversas cidades nesta época. Em Conceição do Mato Dentro, destaca-se a celebração do Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, em junho. No mesmo mês, Alvorada de Minas homenageia Santo Antônio, padroeiro da cidade. Em Dom Joaquim, o padroeiro São Domingo é celebrado no início de agosto também com uma grande festa.

José Emílio Perillo

07

economia

futuRo PRomiSSoRO Programa beneficia pessoas com bagagens diversas. Com 20 anos de experiência, Helena Cláudia gerencia a Pousada Rancho Alegre, em Conceição do Mato Dentro. “Com o crescimento da região, a demanda aumentou e a necessidade de melhorar a qualidade do atendimento também. Além disso, podemos compartilhar problemas e soluções com profissionais

que lidam com as mesmas situações”, opina.

Novato no ramo hoteleiro, Rubens David abriu há dois anos a Pousada Pôr do Sol, também em Conceição do Mato Dentro. “Percebi que existem três pontos importantes nesse ramo: a organização, o atendimento e o estabelecimento de parcerias”, conta ele, animado para aplicar no seu negócio o aprendizado do Programa.

é hora de cReSceR

Ronaldo G

uimarães

Quando se mudaram de Belo Horizonte para o Serro, o casal Maíra Buarque e Marcelo Machado reavivou uma atividade antiga da família de Marcelo – a cachaça. Em 2011, nasceu a Cachaça Menina Branca. O diferencial é que usamos recipientes de aço inoxidável no lugar da madeira. Isso impede que a bebida absorva outros sabores”, conta Maíra. Apesar da produção pequena e cuidadosa, o casal encontrou dificuldade de firmar o produto no mercado. Pensando nisso, eles se inscreveram no Crescer, Programa de Empreendedorismo Global da Anglo American. A iniciativa oferece oficinas e consultoria para empreendedores estruturarem seus projetos,

trocarem experiências e desenharem o seu plano de negócios. O Crescer é uma parceria entre a área de Desenvolvimento Social e o Promova – Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais.

Assim como Maíra e Marcelo, 120 proprietários de pequenas e médias empresas dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Alvorada de Minas e Serro participam do Programa desde março. A oficina que fecha o ciclo, em agosto, será sobre “Capacidade de financiamento”. Até o final do ano, os participantes continuarão recebendo consultoria individual para colocarem em prática o que aprenderam.

“Acho que aprender mais sobre marketing vai alavancar nosso

negócio” acredita Maíra.

A Anglo American foi eleita a 5ª melhor empresa para trabalhar em Minas Gerais. Um prêmio concedido pelo Instituto Great Place to Work à Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil, resultado da pesquisa de clima realizada com os nossos empregados no fim de 2013. No ano em que vamos entregar o nosso Projeto Minas-Rio, fi camos orgulhosos em compartilhar esse resultado. A Anglo American éuma empresa feita por pessoas e elas são o que temos de melhor, afi nal, somos muito mais fortes quando valorizamos quem faz parte das nossas conquistas.

CONQUISTAMOSUM PRÊMIOCOM O NOSSOMAIOR DIFERENCIAL:

AS PESSOAS.

120 4Minas Gerais