files.sfpais.webnode.com.ptfiles.sfpais.webnode.com.pt/.../odeceixe.docx · Web viewA sua padroeira...

12
Módulo: Cultura, Língua e Comunicação_6 Património – As várias acepções de património de Odeceixe 27/04/10

Transcript of files.sfpais.webnode.com.ptfiles.sfpais.webnode.com.pt/.../odeceixe.docx · Web viewA sua padroeira...

Page 1: files.sfpais.webnode.com.ptfiles.sfpais.webnode.com.pt/.../odeceixe.docx · Web viewA sua padroeira é Nossa Senhora da Piedade e pertencia ao padroado da Ordem de Santiago. A Igreja

Módulo: Cultura, Língua e Comunicação_6 Património – As várias acepções de património de Odeceixe

27/04/10

Page 2: files.sfpais.webnode.com.ptfiles.sfpais.webnode.com.pt/.../odeceixe.docx · Web viewA sua padroeira é Nossa Senhora da Piedade e pertencia ao padroado da Ordem de Santiago. A Igreja

Curso: Técnica/o de Contabilidade EFA/NSNome: Sónia Ferro PaisNr.º 17

Page 3: files.sfpais.webnode.com.ptfiles.sfpais.webnode.com.pt/.../odeceixe.docx · Web viewA sua padroeira é Nossa Senhora da Piedade e pertencia ao padroado da Ordem de Santiago. A Igreja

Introdução_________________________________________________________________Pág. 3

Odeceixe__________________________________________________________________ Pág. 4

Odeceixe, Património Cultural, Arquitectónico e Religioso___________________________Pág. 5

Odeceixe, Património Arqueológico _____________________________________________Pág. 6

Odeceixe, Património Gastronómico_____________________________________________ Pág. 7

Odeceixe, Património Linguístico_______________________________________________ Pág. 8

Conclusão_________________________________________________________________ Pág. 9

Este trabalho tem como principal objectivo de prescrever o conhecimento das várias acepções de património cultural existentes na vila de Odeceixe.

Considero Património todo um conjunto de bens materiais e imateriais que pelo seu próprio valor, deve ser considerado do interesse incontestável de permanência e entidade da cultura de um povo.

É a nossa herança do passado, com o que vivemos hoje e é nosso dever aumentar e preservar para ser passado às gerações seguintes.

Page 4: files.sfpais.webnode.com.ptfiles.sfpais.webnode.com.pt/.../odeceixe.docx · Web viewA sua padroeira é Nossa Senhora da Piedade e pertencia ao padroado da Ordem de Santiago. A Igreja

Esta vila, situa-se na Costa Vicentina do nosso país, em que a maior parte de toda esta área se encontra protegida, com praias com características naturais. É uma região selvagem, onde predomina a vivencia rural, em ambiente de paz, longe da agitação das grandes cidades.

Odeceixe contem vários trechos de interesse, a igreja de Nª Senhora da Piedade, o Moinho de vento, o museu da adega, a sua arquitectura tradicional, as praias, a sua gastronomia, as escavações da torre da atalaia e a sua cultura.

Odeceixe é uma vila localizada na costa alentejana, mais propriamente na fronteira entre o Alentejo e o Algarve, tem cerca de 932 habitantes, está dividida em duas zonas.

Page 5: files.sfpais.webnode.com.ptfiles.sfpais.webnode.com.pt/.../odeceixe.docx · Web viewA sua padroeira é Nossa Senhora da Piedade e pertencia ao padroado da Ordem de Santiago. A Igreja

Na primeira, temos a vila principal onde existem vários minimercados, um mercado municipal, correios, um banco (multibanco), vários restaurantes, bares, cafés, uma discoteca e uma bomba de gasolina, fica situada a 6 km da praia e 20 km de Aljezur (concelho).

Na segunda, temos a praia de Odeceixe, onde existem algumas casas e há dois snack-bares.

É uma vila típica com casas do estilo tradicional alentejano.As belas e estreitas ruas da vila, onde se podem ver as casas brancas a

contrastar com a beleza de uma várzea com as suas culturas e ao fundo o serpentear do rio a percorrer o seu caminho até ao mar.

É conhecida pela sua principal praia tranquila, com perfume a estevas, água fria muito batida e bonita, com a ribeira que desagua na praia, no meio do areal, marcando a fronteira entre o Alentejo e o Algarve. Era poiso preferido de hippies. Uma paisagem paradisíaca. Dividida em duas zonas, a praia fluvial e a de mar, tem grande ondulação do lado do oceano, atraindo muitos surfistas e praticantes de body-board. O topo das escadas em pedra é um excelente local para ver o pôr-do-sol e a bela paisagem envolvente.

Para além desta praia existem também outras, umas selvagens, outras que se designam de praias naturistas (praia das adegas), que fica situada a 500 m da praia de Odeceixe, junto ao miradouro no alto da falésia. Encontrará então um trilho de acesso à praia.

È de fácil acesso, por meio de trilho, não aconselhável a automóveis.

Na época balnear, existe um pequeno comboio turístico que liga a Vila de Odeceixe às suas praias.

Na vila de Odeceixe pode-se encontrar diversos motivos de interesse nomeadamente, um passeio pelas calçadas apreciando a beleza da simplicidade da arquitectura tradicional, a Igreja de Nª Senhora da Piedade, o Moinho de Vento, onde ainda se mói a farinha, ou então apreciando a várzea onde a agricultura e o pastoreio dão um lindo enquadramento ao torto percurso da ribeira de ceixe que acompanha a vila até á praia.

Igreja da Misericórdia

A sua edificação foi autorizada por D. Sebastião em 1573, constituindo um marco religioso da vila. A fachada é bastante simples, destacando-se a torre sineira do século XVIII e o portal de estilo renascentista. Anexo a este templo está situado o Museu de Arte Sacra, com peças religiosas de várias épocas, propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

Page 6: files.sfpais.webnode.com.ptfiles.sfpais.webnode.com.pt/.../odeceixe.docx · Web viewA sua padroeira é Nossa Senhora da Piedade e pertencia ao padroado da Ordem de Santiago. A Igreja

A sua padroeira é Nossa Senhora da Piedade e pertencia ao padroado da Ordem de Santiago. A Igreja apresenta apenas uma torre onde se encontram colocados os sinos. O seu interior é constituído por uma nave, com um belo arco triunfal, a capela-mor é de estilo neoclássico e os seus dois altares: o altar do Santíssimo Sacramento e o altar das Almas.

Moinho de Vento de Odeceixe

Situado no alto de Odeceixe, este moinho ainda se encontra em pleno funcionamento, pelo que é possível observar no local todo o processo artesanal de moagem de cereais. Daqui, avista-se o casario branco da vila e a ribeira de Ceixe.

Adega - Museu de Odeceixe

Este núcleo museológico pretende recriar um espaço de adega, tal como outrora existiam várias nesta zona, sobretudo entre as décadas de vinte e quarenta do século XX.

Foi inaugurada em 1992, no dia de S. Martinho. No espólio podem ser observados os utensílios para o desempenho da actividade, como as pipas e barris, um pequeno armário com garrafas, copos e pequenos objectos necessários a uma adega, fazendo-nos um retrato como era uma adega naquela altura

Campeonato de Bodyboard de Odeceixe

Um clássico da competição nacional de bodyboard que leva até Odeceixe os melhores atletas nacionais da modalidade, realiza-se todos os anos em meados de Março.

Torre Atalaia    

Foi localizada pelos investigadores da prospecção arqueológica de 1988, havendo referências que será do Período Islâmico dos séculos XII e XIII. Situada em Odeceixe (fronteira entre o Alentejo e o Algarve).

Trabalhos arqueológicos realizados no local, puseram a descoberto alguns troços de muralha, compartimentos interiores, uma segunda torre junto à primeira e objectos cerâmicos.

Page 7: files.sfpais.webnode.com.ptfiles.sfpais.webnode.com.pt/.../odeceixe.docx · Web viewA sua padroeira é Nossa Senhora da Piedade e pertencia ao padroado da Ordem de Santiago. A Igreja

Pensa-se que esta torre atalaia estaria ligada visualmente a outras estruturas semelhantes (distavam entre si oito a dez quilómetros), que comunicariam entre si através de fogo e de fumo, de modo a avisar a cidade de Silves, de possíveis incursões cristãs ou outras que pusessem em risco o poder islâmico da altura.

Após a primeira campanha de escavações arqueológicas no verão de 2007 e de nova intervenção em 2008, restaram os vestígios da grossa circular construída em xisto, pertencente à torre propriamente dita. O facto mais interessante desta estrutura gira em torno da torre central, onde existe um recinto no interior do qual se situavam alguns aposentos de dimensões bem pequenas, deveriam servir de abrigo aos militares que a ocupariam.

Para além de ter sido ocupada pelos mouros, julga-se que terá servido como portagem na altura da Idade Média, como indicam os restos de telhas de fabrico cristão encontrados nas escavações.

Sabe-se que desde então a torre foi abandonada e onde se sucederam séculos de ruína e esquecimento.Todos os anos, desde o inicio desta descoberta, na altura do verão, as escavações continuam em busca de

novas descobertas.

Odeceixe é rico em peixe (sargos, douradas, robalos, polvo), marisco (ouriços, lapas, mexilhão, perceves), caça (coelho, javali) e em produtos vindos da terra (batata, batata-doce, feijão, tomates, amendoins).

A gastronomia desta região é baseada em todos estes produtos e podem ser apreciados em diversos restaurantes da vila.

A gastronomia de Odeceixe vai desde o feijão ou couvada com batata-doce, papas mouras com “piques”, arroz de mexilhão, feijoada de búzios, sargos, douradas, robalos, perceves, morcela frita, entre outros.

Page 8: files.sfpais.webnode.com.ptfiles.sfpais.webnode.com.pt/.../odeceixe.docx · Web viewA sua padroeira é Nossa Senhora da Piedade e pertencia ao padroado da Ordem de Santiago. A Igreja

Para acompanhar esta aventura gastronómica, vinhos brancos e tintos, assim como um excelente vinho moscatel e uma boa aguardente de medronho, tudo produzido, na sua maioria no concelho de Aljezur.

Na doçaria imperam a massa de amêndoa moída, os pastéis, o bolo e o pudim de batata-doce, os fritos cobertos de uma calda de açúcar ou mel, também este um produto local.

O amendoim, também produzido neste concelho, é um aperitivo bastante apreciado e de excelente qualidade.

Odeceixe dispõe de diversos restaurantes regionais, onde o peixe e a carne, Alentejo e o Algarve se cruzam.

"Quando morre uma língua, extingue-se a cultura que a sustenta, perdem-se fontes de conhecimento, desaparece uma obra de arte. É o mesmo que lançar uma bomba num museu, como o do Louvre."*1

“A Língua é a expressão viva da cultura humana e as várias línguas do nosso planeta dão voz à variedade das experiências humanas. Tal como a diversidade genética é hoje considerada um bem comum que deve ser preservado, também a diversidade linguística merece ser salvaguardada como património da humanidade.”*2

A língua portuguesa tem uma grande influência árabe, deduz-se que existirão pelo menos 954 termos árabes.

Muitos são arcaicos, a língua árabe foi maior na parte sul que no norte do nosso país. Os Árabes constituíam a classe dominadora e militar, daí o grande número de termos relativos a instituições jurídicas e sociais, bem como à arte da guerra.

São ainda usuais, nos dias de hoje, muitos termos relativos á cozinha, alimentos, indústrias, comércio, agricultura, ciências, técnicas, artes, ofícios, etc.

No entanto cada região tem o seu dialecto, na região de Odeceixe é usual utilizar-se a pronúncia algarvia.A pronúncia algarvia conserva ainda sons, palavras e regras de gramática que testemunham o lado

medieval da nossa história, conservando ainda características do domínio islâmico.

Page 9: files.sfpais.webnode.com.ptfiles.sfpais.webnode.com.pt/.../odeceixe.docx · Web viewA sua padroeira é Nossa Senhora da Piedade e pertencia ao padroado da Ordem de Santiago. A Igreja

A pronúncia algarvia é um modelo de realização da língua, uma norma regional, em que se distingue da norma padrão, não pelo seu valor linguístico, mas sim pelo seu estatuto social e pela sua propagação.

A norma padrão funciona como o modelo dos modelos para quem fala o português europeu. É a língua oficial, usada na administração e ensino, única que possui o registo escrito e que se conserva o património literário.

A pronúncia algarvia difere na pronúncia da Estremadura, porque ao E fechado pronunciam como I, assim como pedaço dizem pidaço, e ao I pronunciam como E fechado, assim como, dizer pronunciam dezer e em outras coisas.

Repêso “arrependido”

Côrto “ cortado”

Aponte “apontado”

Certo “ acertado”

*1 - Observação feita por Kenneth Hale citado no Economist (3 de Novembro de 2001). K. Hale foi professor universitário da cátedra de Linguística no MIT e autor da obra "O Livro

Verde sobre a Revitalização da Língua"

*2 - http://www.aiic.net/ViewPage.cfm?article_id=489&plg=8&slg=2

Este trabalho, foi realizado com muito prazer, satisfação, propensão e discernimento.

A região que mencionei nesta obra, foi de minha preferência, o motivo desta minha escolha é o facto de

conhecer muito bem esta região.

Apesar de Odeceixe ser uma vila muito pequena, tem alguns locais de bastante interesse, utilidade,

relevância e conveniência.

Mesmo conhecendo esta vila, descobri que existiam alguns pontos que não conhecia, como o museu de

arte sacra e o museu da adega.

Pode-se encontrar como já referi anteriormente, diversos motivos de interesse, como o passeio pelas

calçadas apreciando a beleza e simplicidade da arquitectura tradicional.

Page 10: files.sfpais.webnode.com.ptfiles.sfpais.webnode.com.pt/.../odeceixe.docx · Web viewA sua padroeira é Nossa Senhora da Piedade e pertencia ao padroado da Ordem de Santiago. A Igreja

Não tinha conhecimento de que continha um património arqueológico, o que me causou grande

admiração, pois enumeras vezes passei pelo local e nunca me dei conta.

O que mais simpatizo nesta esta vila é o facto de ser um local tranquilo, marcado pela sua paisagem

paradisíaca, onde encontramos o campo e o mar como aliados, com o seu estilo alentejano-algarvio.

As suas praias magníficas e quase desertas.