Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As...

14
Filipa Vicente Resultante de forças

Transcript of Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As...

Page 1: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

•Resultante de forças

Page 2: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

Forças

Numa colisão atuam muitas forças.

As forças permitem explicar a razão por que um avião não cai ou um navio não se afunda..

Page 3: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

Forças

Page 4: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

Forças

As forças podem exercer-se

Por contacto À distância

Forças elétricas

Forças magnéticas

Forças gravíticas

As forças magnéticas

e eléctricas

podem ser de repulsão

ou de atração.

As forças gravíticas

são sempre

de atração.

Page 5: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

Page 6: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

uma direcção

um sentido

um valor - uma intensidade

um ponto de aplicação

A força, tal como a velocidade, é uma grandeza física que se representa por meio de um vector, logo tem:

sair

Uma força resulta de uma interação entre dois corpos.

Page 7: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

A unidade de força no SI é o newton - N;

Forças

As forças medem-se usando dinamómetros

Page 8: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

Os elementos que caraterizam esta força são:

direção

sentido

intensidade ou valor

ponto de aplicação

A B

2 N

horizontal

da esquerda para a direita

10 N

ponto A

As forças representam-se por meio de vetores.

F

Page 9: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

Resultante das forças

Page 10: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

1º Caso: Sistema de duas forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direcção e o mesmo sentido.

A força resultante tem o mesmo ponto de aplicação, a mesma direcção e sentido das forças componentes e a intensidade é igual à soma das intensidades das forças componentes.

Page 11: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

2º Caso: Sistema de duas forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direcção e sentidos opostos.

A força resultante é uma força com o mesmo ponto de aplicação e a mesma direcção. O sentido é o da componente com maior intensidade e a intensidade é igual à diferença das intensidades das forças componentes.

Page 12: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

3º Caso: Sistema de duas forças com o mesmo ponto de aplicação mas com direcções diferentes.

A força resultante é uma força que tem o mesmo ponto de aplicação; a direcção e o sentido é diferente das componentes e a intensidade é igual à raiz quadrada da soma dos quadrados das intensidades de cada uma das componentes.

Page 13: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

Quando a força resultante de um sistema de forças concorrentes, que actuam num corpo, é igual a zero, diz-se que o corpo está em equilíbrio.

Page 14: Filipa Vicente Resultante de forças. Filipa Vicente Forças Numa colisão atuam muitas forças. As forças permitem explicar a razão por que um avião não.

Filipa Vicente

FIM

sairinício