Filogenia Das Traqueofitas Angiospermas Agro IV

6
08/05/2012 1 Angiospermas (Plantas com flores) Licenciatura em Ciências Biológicas 5° período Prof a Josiene Rossini Angiospermas – plantas com flores Cerca de 257.000 espécies atuais (mais diversificado); Evidências de monofilia das angiospermas: Sementes formadas no interior de um carpelo com uma superfície estigmática para a germinação do pólen; Gametófito feminino muito reduzido (apenas 8 núcleos contidos em sete células); Dupla fecundação com a formação de um tecido nutritivo triplóide chamado de endosperma. Angiospermas – plantas com flores Outras características importantes: Todas possuem elementos de vaso no xilema; Elementos de vaso são mais eficientes no transporte de água, a qual pode fluir de um elemento para o seguinte sem a necessidade de atravessar um campo primário de pontuação (como nos traqueídes). Angiospermas – plantas com flores Floema contendo elementos de tubo crivado associados a células companheiras.

Transcript of Filogenia Das Traqueofitas Angiospermas Agro IV

Page 1: Filogenia Das Traqueofitas Angiospermas Agro IV

08/05/2012

1

Angiospermas (Plantas com flores)

Licenciatura em Ciências Biológicas

5° período

Profa Josiene Rossini

Angiospermas – plantas com flores Cerca de 257.000 espécies atuais (mais diversificado); Evidências de monofilia das angiospermas:

Sementes formadas no interior de um carpelo com uma superfície estigmática para a germinação do pólen;

Gametófito feminino muito reduzido (apenas 8 núcleos contidos em sete células);

Dupla fecundação com a formação de um tecido nutritivo triplóide chamado de endosperma.

Angiospermas – plantas com flores

Outras características importantes: Todas possuem elementos de vaso

no xilema; Elementos de vaso são mais

eficientes no transporte de água, a qual pode fluir de um elemento para o seguinte sem a necessidade de atravessar um campo primário de pontuação (como nos traqueídes).

Angiospermas – plantas com flores

Floema contendo elementos de tubo crivado associados a células companheiras.

Page 2: Filogenia Das Traqueofitas Angiospermas Agro IV

08/05/2012

2

As flores e o ciclo de vida das angiospermas

A presença de flor diferencia as angiospermas das demais plantas com sementes. Embora não possuam flores, as Gnetófitas apresentam eixos reprodutivos com esporófilos agregados.

As flores e o ciclo de vida das angiospermas

Mas as flores possuem organização e arranjo particular de suas partes: 1. Estames: filamento (ou filete) + antera (dois pares de

microsporângios (sacos polínicos)); 2. Carpelo: ovário, estilete e estigma. 3. Óvulo anátropo: Micrópila próxima ao funículo 4. Sementes com dois tegumentos

Anátropo - é o óvulo cujo eixo principal é curvo e a micrópila fica virada para a placenta.

Saco embrionário - formado pela meiose de uma célula mãe inicial e composto, em muitos casos, por sete células haplóides: a oosfera, duas sinérgides, três antipodas e uma grande célula central, o mesocisto, com dois núcleos (núcleos polares). É a parte fértil do óvulo. Funículo - é o pedúnculo que liga o óvulo (e mais tarde a semente) à placenta. Hilo - porção terminal do funículo. É o lugar por onde, mais tarde, a semente se destacará do fruto. Calaza - parte basal da nucela que se liga ao funículo através do hilo.

Calaza

Tegumento - ou casca, formado por duas camadas de células: a primina e a secundina . Nucela - tecido nutritivo do óvulo das Angiospermas que envolve o saco embrionário.

Micrópila - pequena abertura na extremidade superior do óvulo. Geralmente é por ela que penetra o tubo polínico. Placenta - local na parede do ovário onde o óvulo se fixa e por onde, mais tarde, a semente se liga ao fruto.

Desenvolvimento de apenas um

megasporócitos, o restante é abortado

Os núcleos espermáticos compõem o gameta masculino

Dupla fecundação: 1° núcleo espermático + oosfera = zigoto (2n) 2° núcleo espermático + núcleos polares = endosperma (3n)

Page 3: Filogenia Das Traqueofitas Angiospermas Agro IV

08/05/2012

3

A origem das angiospermas

-Grande diversificação a partir do Cretáceo Inferior; -Fósseis mais antigos: grãos de pólen de 135 milhões de anos atrás; -Muitas das principais linhagens (Nymphaeaceae, Chloranthaceae, Winteraceae, e Eudicotiledôneas) reconhecidas desde o Cretáceo Médio, há 125 milhões de anos; -No final do Cretáceo eram as plantas dominantes em muitos ambientes terrestres;

Page 4: Filogenia Das Traqueofitas Angiospermas Agro IV

08/05/2012

4

http://www.mnh.si.edu/ete/ETE_People_Wing_ResearchThemes_BCR_StreamsideFossils.html

Relações entre as angiospermas

Grupo com grande diversidade de formas

Carpelos ascidiados (em forma de U)

selados por secreção, desenvolvendo-se

como um tubo

Angiospermas Basais

Amborella

A primeira divergência nas angiospermas modernas originou uma linhagem que atualmente inclui apenas uma espécie, Amborella trichopoda.

Ausência de elementos de vaso indica que as primeiras angiospermas possuíam apenas traqueídes;

Espécie dióica;

Gametófitos femininos com três sinérgides resultando em nove núcleos em oito células.

Demais angiospermas apresentam duas sinérgides, oito núcleos

e sete células.

Page 5: Filogenia Das Traqueofitas Angiospermas Agro IV

08/05/2012

5

Amborella trichopoda é uma planta arbustiva da Nova Caledônia, com flores pequenas com um n° pequeno de partes organizadas em arranjos espiralados

Angiospermas Basais Nymphaeales e Austrobaileyales Gametófitos femininos com apenas 4 células. Endosperma diplóide.

Schisandraceae Schisandra rubriflora

Nympheaceae Nymphaea sp.

Mesangiospermae (angiospermas-núcleo)

Demais linhagens de plantas com flores. Carpelos plicados (parecem folhas dobradas e seladas)

Mesangiospermae (angiospermas-núcleo)

Magnolídeas (Magnoliidae): Magnoliales, Laurales, Canellales, Piperales. Em antigas classificações eram consideradas as angiospermas mais basais, mesmo apresentando grande diversidade morfológica. Winteraceae (Canellales) não possui elementos de vaso (“perda”).

Drimys brasiliensis

http://www6.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=2503

Page 6: Filogenia Das Traqueofitas Angiospermas Agro IV

08/05/2012

6

Eudicotiledôneas (ou Eudycotiledonae)

Cerca de 160 mil espécies Leguminosas → 16 mil Asteraceae → 20 mil Possuem pólen tricolpado (ou variações) Registro fóssil datado de 125 milhões de anos. Maioria possui flores com partes em número de quatro ou cinco, ou múltiplos destes. Condição derivada da duplicação de genes responsáveis pela expressão da identidade dos órgãos e da simetria floral.

Monocotiledôneas (ou Monocotyledonae)

-Cerca de 65 mil espécies -Orquídeas: 20 mil -Gramíneas: 9 mil Outras: Palmeiras, bromélias, bananeiras, antúrios, lírios... Sinapomorfias (que sustentam monofilia): -Feixes vasculares (difusos) -Perda do câmbio vascular; -Folhas com venação paralela; -Presença de apenas uma folha embrionária (cotilédone). Outras características (plesiomorfias): Partes florais em múltiplo de três e pólen monossulcado Antecederam o surgimento desse clado.

Monocotiledôneas formam um clado dentro

de “Dicotiledôneas”.