FÍSICA I · Web viewAo consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe....

12
1 GRAMÁTICA Profª Edilaine 1) No slogan “NOKIA 2280 fala por você”, podemos substituir a palavra destacada, sem alterar o sentido desejado pela empresa, EXCETO: a) Para b) com c) como d) em e) n.d.a 2) Observe que no cartaz da NOKIA, há uma relação entre a linguagem verbal e a não verbal. A partir da leitura das mesmas, pode-se construir uma imagem do(s) cliente(s) dessa empresa. Todas as alternativas abaixo confirmam isso, EXCETO: a) A “festa” e a “dança” nos fazem acreditar que essa(s) pessoa(s) gosta(m) de vida social. b) Apesar da informação “dancei na prova”, essas pessoas se apresentam ligadas ao mundo e responsáveis. c) “Cada um tem uma história” é uma frase que apresenta a individualidade de cada cliente. d) As ideias de “prova” e “festa”, juntas, lembram adolescente e/ou jovem em período escolar. Leia e responda às questões 3, 4, 5 e 6.

Transcript of FÍSICA I · Web viewAo consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe....

Page 1: FÍSICA I · Web viewAo consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe. Mas, pelo contexto, é possível interpretá-la. Das opções abaixo, qual SUBSTITUI

1GRAMÁTICAProfª Edilaine

1) No slogan “NOKIA 2280 fala por você”, podemos substituir a palavra destacada, sem alterar o sentido desejado pela empresa, EXCETO:

a) Para b) com c) como d) em e) n.d.a

2) Observe que no cartaz da NOKIA, há uma relação entre a linguagem verbal e a não verbal. A partir da leitura das mesmas, pode-se construir uma imagem do(s) cliente(s) dessa empresa. Todas as alternativas abaixo confirmam isso, EXCETO:

a) A “festa” e a “dança” nos fazem acreditar que essa(s) pessoa(s) gosta(m) de vida social.b) Apesar da informação “dancei na prova”, essas pessoas se apresentam ligadas ao mundo e

responsáveis.c) “Cada um tem uma história” é uma frase que apresenta a individualidade de cada cliente.d) As ideias de “prova” e “festa”, juntas, lembram adolescente e/ou jovem em período escolar.

Leia e responda às questões 3, 4, 5 e 6.

3) As personagens, na tirinha, acabam se envolvendo numa situação pouco comum, nos dias de hoje, já que as atividades do cotidiano dos jovens estão muito ligadas aos eletrônicos. A ideia argumentativa que faz com que os meninos mudem de atitude é:

a) a manipulação. b) a competição. c) a obrigação. e) a simplicidade.

Page 2: FÍSICA I · Web viewAo consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe. Mas, pelo contexto, é possível interpretá-la. Das opções abaixo, qual SUBSTITUI

24) Lendo a tirinha de Miguel Paiva, pode-se concluir que a ideia central do texto é:

a) Mostrar que os amigos de Chiquinha são unidos.b) Apresentar um grupo de adolescentes num situação cotidiana.c) Criticar o excessivo uso de aparelhos celulares pelos jovens.d) Revelar que os jovens conhecem e usam as nova tecnologias.

5) Identifique, nas frases abaixo, aquela que APRESENTA marca da linguagem oral.a) “Meu celular tá sem bateria”.b) “O meu telefone é de copinho, mesmo”.c) “Meu celular tira foto”.d) “Alô, alô, ‘Meleca’, e aí?”.

6) “Alô, alô, ‘Meleca’, e aí?”.“Pô, irado! Dá pra ouvir tudo!”.

De acordo com a fala das personagens pode-se criar uma imagem do grupo e da época que pertencem. Marque a opção correta.

a) São jovens hippies dos anos 60 a 70.b) Roqueiros dos anos 80 a 90.c) Adolescentes comuns dos anos 90 a atualidade.d) Artistas contemporâneos do 2º milênio.

7) Leia e responda às questões 7 a 10:

Para que um texto seja compreendido é preciso que haja uma organização lógica das palavras no texto. Selecione a opção que apresenta um texto coerente.

a) Velhos eram meio apertados meus sapatos.b) Meio apertados e velhos eram meus sapatos.c) Apertados velhos meio meus sapatos eram.d) Sapatos velhos meus eram meio apertados.e) Velhos sapatos, apertados e incomodavam.

8) “A sola é forte e o cadarço é fácil de amarrar”.A palavra destacada estabelece uma relação/ideia de:

a) Adição. b) Tempo. c) Causa. d) Comparação. e) e) Finalidade.

9) Por que a palavra “velhos” está no masculino e no plural?a) É um pronome e está concordando em gênero e número com o substantivo que acompanha.b) É um artigo e está concordando em gênero e número com o substantivo que acompanha.c) É um substantivo e está concordando em gênero e número com o substantivo que acompanha.d) É um adjetivo e está concordando em gênero e número com o substantivo que acompanha.

e) É um verbo e está concordando com os pronomes. 10) Nos enunciados, as palavras trabalham unidas pelo sentido, modificando umas as outras. Das opções abaixo, marque aquela que NÃO aponta um termo que modifica outro.

a) Velhos – sapatos. b) Apertados – sapatos. c) Cadarço – fácil.Forte – sola.b) n.d.a. d) Sapatos – velhos.

Page 3: FÍSICA I · Web viewAo consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe. Mas, pelo contexto, é possível interpretá-la. Das opções abaixo, qual SUBSTITUI

3

11) O texto acima pode ser classificado como cartaz principalmente, pois:a) Está na linguagem simples, clara, objetiva.b) Vende uma ideia que traz benefício social.c) Há linguagem não verbal e verbal.d) Possui a marca de patrocinadores.e) Linguagem oral.

12) A partir da leitura do anúncio, indique que produto ou ideia não se vende por meio de:a) Latas de alumínio para reciclar.b) Evitar a transmissão de doenças.c) Preservar os recursos naturais.d) Conscientizar a população.e) Conservar a natureza.

13) Atenção para a frase do cartaz: “Você é do tipo que dá uns amassos e depois joga fora?”A expressão destacada pode ser interpretada, neste contexto, como:

a) Após esmagar os recipientes, joga-os na natureza.b) Dá uns abraços em alguém e o dispensa.c) Namora bastante, mas não assume ninguém.d) Comprime as latas e joga no lixo.e) Amassa o papel e guarda.

14) Leia o texto e faça a questão .Receita de acordar palavras

Palavras são como estrelasFacas ou floresElas têm raízes pétalas espinhosSão (liso) (áspero) (leve) ou (denso)Para acordá-las basta um soproEm sua almaE como pássarosVão encontrar seu caminho Roseana Murray, Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997. p. 10.

Observe as palavras entre parênteses no texto. Encontre a alternativa abaixo em que a concordância está INADEQUADA de acordo com o texto.

a) lisas b) ásperas c) leve d) densas e) n.d.a

15) Leia e responda.

Page 4: FÍSICA I · Web viewAo consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe. Mas, pelo contexto, é possível interpretá-la. Das opções abaixo, qual SUBSTITUI

4

Na tira, a resposta de Hamlet produz efeito de humor. Isso ocorre, porque Hamlet utiliza:a) a palavra “amor”. b) conceitos retirados de dicionário. c) uma linguagem literária. d) expressões grosseiras. e) ele não sabe o significado.

16) Leia.Se vocês não se incomodam

Se vocês não se incomodamvou morrer esta noite um pouco mais,não como quem se vai ou desanima,mas como quemdá hora extra numa usina.

Se vocês me permitem,morrerei durante o dia um outro tantocomo quem se consomenum trabalho que o fascina.

Não há tristeza nisto.Desde Ovídio a natureza nos ensina:a nuvem desmancha-se em outrasem chorare o rio hora nenhuma se arrependede seu encontro com o mar.

SANTANNA, Afonso Romano de. Vestígios. Ed. Rocco.

Releia, com atenção, os seguintes versos: “não como quem se vai ou desanima,mas como quem

dá hora extra numa usina”

(...)

“como quem se consomenum trabalho que o fascina.”

Nos versos transcritos, a palavra “como” tem a função de:a) estabelecer uma comparação.b) indicar uma causa.c) levantar um hipótese.d) sugerir uma conseqüência.

17) Leia.

“Nesses casos, peço que deixem comigo os sapatos e as meias e voltem para conversar em uma semana.”

Page 5: FÍSICA I · Web viewAo consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe. Mas, pelo contexto, é possível interpretá-la. Das opções abaixo, qual SUBSTITUI

5Todas as alternativas evidenciam a intencionalidade do locutor do texto no trecho acima, EXCETO:

a) Quebrar a arrogância intelectual dos jovens.b) Reconhecer que todo trabalho dignifica as pessoas.c) Criticar a moda de trabalhar em projetos sociais.d) Evidenciar a presunção de ser remunerado por trabalhar num projeto social.e) Submeter os jovens a uma atitude de humildade.

Leia e faça as questões 18 e 19 .

Ao consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe. Mas, pelo contexto, é possível interpretá-la. Das opções abaixo, qual SUBSTITUI a palavra mencionada sem prejuízo de sentido?

a) zeloso b) perseverante c) persistente d) desaplicado e) cuidadoso

19) Nos enunciados abaixo, qual adjetivo foi destacado CORRETAMENTE? a) você é pirambaba – refere-se a “você”b) fez a lição de casa – refere-se a “casa”c) nota baixa de novo – refere-se a “novo”d) nota baixa de novo – refere-se a “baixa”

20) Leia com atenção.Dicionário eletrônico Aurélio

sintaxe(cs ou ss) [Do gr. sWntaxis, pelo lat. tard. syntaxe.] Substantivo feminino. E. Ling. 1.Parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si; construção gramatical: “Aqui misturam-se com os artigos pífios, cuja sintaxe temos de arranjar, raspando-lhes os solecismos” (Coelho Neto, Turbilhão, p. 11).

2.Essa disposição. 3.Conjunto de aspectos da sintaxe de uma época ou de um autor: a sintaxe quinhentista;a sintaxe de Eça de Queirós. 4.Livro que expõe essa parte da gramática.

As palavras abaixo foram retiradas do texto acima. Uma das alternativas abaixo NÃO apresenta divisão silábica adequada. IDENTIFIQUE-a.

a) Dis-po-si-ção b) Su-bs-tan-ti-vos c) As-pec-tos d) Qui-nhen-tis-mo e) Con jun- to

21) Está CORRETA a separação silábica em:

a) a-ni-ma-is. b) bo-i-ta-tá. c) po-is d) con-ti-nua-ram. e) vi-o-len-ta-men-te.

22) Assinale a alternativa que NÃO apresenta encontro consonantal.

Page 6: FÍSICA I · Web viewAo consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe. Mas, pelo contexto, é possível interpretá-la. Das opções abaixo, qual SUBSTITUI

6

a) supermercado b) assoalho c) admissão d) prato e) bloco

23) Assinale a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas:

a) boneca, menina, rubrica b) café, baton, laranja c) framboesa, cheirosa, fábricad) estudante, meia, furado e) n.d.a

24) Assinale a alternativa que classifica corretamente a palavra quadro quanto ao número de sílabas.

a) Monossílaba. b) Trissílaba. c) Dissílaba. d) Polissílaba. e) Proparoxítona.

25) Substantivos são palavras variáveis, às vezes modificadas por artigos, pronomes, adjetivos e numerais.Marque a alternativa em que a palavra destacada NÃO é substantivo:

a) “... o estrago alcança milhões de telespectadores do Jornal Nacional...”b) “... além do susto, do cotovelo machucado e meia dúzia de jóias roubadas.” c) “... até que molha a pedra, sem corrigir o besteirol, ou furar a pedra.” d) “ora, é improvável eu um disentérico tenha forças para frases de efeito.”

26) Assinale a alternativa em que, nas três palavras, há um ditongo decrescente.a) água, série, memória b) balaio, veraneio, ciência c) coração, razão, paciência d) apóio, gratuito, fluido e) jóia, véu, área

27) Aponte a dupla em que a letra x representa o mesmo fonema. a) enxame - inexaurível b) defluxado – taxar c) intoxicado – exceto d) têxtil – êxtase e) tóxico – taxativo

28) Marque a opção em que todas as palavras apresentam um dígrafo: a) fixo, auxílio, tóxico, enxame b) enxergar, luxo, bucho, olho c) bicho, passo, carro, banho d) choque, sintaxe, unha, coxa e) exceto, carroça, quase, assado

29) Leia com atenção. O Brasil em Março

26 – Dia da Inclusão DigitalMouses em Punho

Rodrigo comanda3 mil soldados do bem mundo afora

Desde 2001, comemora-se no último sábado de março o Dia da Inclusão Digital. Centenas de computadores instalados em lugares públicos apresentam um mundo desconhecido para muita gente. O idealizador do evento, Rodrigo Baggio, criou o Comitê para a Democratização da Informática (CDI). Em 1995, Rodrigo lançou a semente. Com ajuda de voluntários, implantou a Escola de Informática e Cidadania na favela Santa Marta, Rio. Antes de um ano, o CDI já incluía dez escolas.

“Começamos ensinando o básico”, diz Rodrigo. “E logo os alunos passam a contribuir para suas comunidades. Fazem bancos de dados, acompanhamento de programas de saúde, correspondência. Os que mais se destacam fazem treinamentos avançados para se tornar professores ou empreendedores sociais”.

Rodrigo tem muito a comemorar. O CDI atravessou fronteiras e ganhou prêmios. Alcança hoje 946 escolas em dez países e conta com mais de 3 mil educadores e voluntários. “Mas ainda há muito a fazer”,

Page 7: FÍSICA I · Web viewAo consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe. Mas, pelo contexto, é possível interpretá-la. Das opções abaixo, qual SUBSTITUI

7diz. “. Ao ver sua principal invenção, o avião, sendo usada para matar, Santos Dumont caiu em profunda depressão. A informática também virou arma de guerra. Mas existem diversas pessoas mundo afora que vêm utilizando as tecnologias para fins nobres. Por isso, o Dia da Inclusão Digital: uma data para a celebração da esperança que temos na construção de um mundo melhor”.

(Brasil - Almanaque de Cultura Popular / março 2005)

Todas as frases abaixo são formais, EXCETOa) “Dia da Inclusão Social”.b) “Mouses em punho”.c) “Em 1995, Rodrigo, o cara, lançou a semente pra mim”. d) “Rodrigo Baggio na favela Santa Marta, Rio”.

e) n.d.a

30) Assinale a alternativa que as palavras são paroxítonas:a) beijo - pássaro - fatorb) fadas – saber – bolac) pirulito – jabuticaba - tartaruga d) frutas – martelo – belezae) n.d.a

L I PProfª Margarete

As questões 31 a 45 referem-se ao livro PINÓQUIO, de Carlo Collodi

31) Relacione e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta.( ) Mestre Antônio ( 1 ) Polentinha( ) Gepeto ( 2 ) Pavio-de-Vela( ) Romeu ( 3 ) Criança dos cabelos azuis( ) Fada ( 4 ) Mestre Cereja

a) 1 – 2 - 4 - 3b) 4 – 1 – 2 – 3c) 4 – 2 – 3 – 1d) 2 – 1 – 3 – 4e) 3 – 2 – 4 - 1

32) Para que Mestre Antônio queria um pedaço de madeira? O que ele iria fazer com a madeira?

a) Uma cadeira b) Um boneco c) Uma perna de mesa d) Uma bengala e) Uma muleta

33) No início da história, quando Gepeto foi preso, Pinóquio ficou sozinho em casa e sofreu um acidente. O que aconteceu ?

a) Ele levou uma martelada na cabeça.b) Um vizinho jogou-lhe um vaso de flor na cabeça.c) Ele queimou a mão na água quente.d) Ele queimou os pés na grade do braseiro.e) Ele feriu a mão com uma faca.

34 )Como Gepeto conseguiu dinheiro para comprar a cartilha da escola para Pinóquio?a) Ele vendeu seu casaco.b) Ele fez um quadro de madeira e vendeu.c) Ele vendeu seus sapatos.d) Ele pediu esmola e conseguiu o dinheiro.e) Ele fez um boneco de madeira e vendeu

35) Coloque V (verdadeiro) ou F (falso), depois assinale a alternativa que contém a sequência correta.( ) Pinóquio vendeu sua cartilha para assistir a um teatro de fantoches (bonecos).( ) O boneco Arlequim foi jogado no fogo como lenha no lugar de Pinóquio.

Page 8: FÍSICA I · Web viewAo consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe. Mas, pelo contexto, é possível interpretá-la. Das opções abaixo, qual SUBSTITUI

8( ) Pinóquio ganhou 5 moedas de ouro de Papa-Fogo.( ) O Gato e a Raposa eram dois impostores. A Raposa era manca de uma perna e o Gato era

cego dos dois olhos.

a) V – V – F – V b) V – F – F – F c) F – F – V – Vd) F – V – F – F e) V – F – V – F

36) Que mentira Pinóquio contou para que seu nariz crescesse pela primeira vez ?a) Contou a Fada que tinha engolido suas moedas de ouro.b) Contou a Fada que ladrões tinham roubado suas moedas de ouro.c) Contou a Fada que tinha perdido suas moedas de ouro, mas elas estavam no bolso.d) Contou a Fada que tinha gastado todas as suas moedas de ouro na hospedaria.e) Contou a Fada que havia enterrado suas moedas de ouro, mas a Raposa e o Gato tinham

roubado.37) Assinale a alternativa que completa a frase, de acordo com o livro:A Fada disse: “ Mentiras, meu caro menino, são descobertas facilmente, porque só existem de duas qualidades: mentiras_____________________ e mentiras_____________________.

a) pequenas – grandesb) de pernas curtas – de nariz compridoc) de pernas curtas – de pernas longasd) de nariz comprido – boca grandee) de boas intenções – de más intenções

38) Como o Gato perdeu uma pata?a) Ele perdeu uma pata em uma luta com a Raposa.b) Ele perdeu uma pata em uma queda violenta durante uma fuga.c) O Caranguejo o atacou decepando-lhe a pata.d) Pinóquio, transformado em burro, deu um coice no Gato, que lhe arrancou a perna.e) Pinóquio, para se defender, decepou-lhe a pata com uma só dentada.

39) Quem era o juiz da cidade de “Apanha-Trouxas” ?

a) Um papagaio b) Um cachorro c) Um pavão d) Um orangotango e) Um galo

40) Quem salvou Pinóquio de ser frito como um peixe por um pescador ?a) A Fadab) Alidoro, um cão de guardac) Eugênio, amigo de Pinóquiod) Dois soldados da políciae) Um golfinho

41) Como era a “Terra dos Burros” ?a) Era um lugar que não tinha escolas, nem livros, nem professores, ninguém estudava.b) Era um lugar onde as férias começavam em janeiro e terminavam no último dia de dezembro.c) Era um lugar onde todos passavam o dia todo brincando e se divertindo.d) Era um país composto praticamente por meninos vadios na idade entre 8 e 14 anos.e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

42) Julgue os itens e assinale a alternativa correta.I. Na “Terra dos Burros” os meninos vadios, aliciados pelo cocheiro, brincavam e

vagabundeavam até se transformarem em burros que eram vendidos em feiras e mercados.II. Pinóquio, depois que virou burro, fora vendido duas vezes: primeiro para um diretor de circo,

que o ensinou a saltar e dançar, para se apresentar em um espetáculo de circo. Depois Pinóquio foi vendido para um homem que iria fazer um tambor com o couro dele.

Page 9: FÍSICA I · Web viewAo consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe. Mas, pelo contexto, é possível interpretá-la. Das opções abaixo, qual SUBSTITUI

9III. Pinóquio, no final da história, reencontrou Pavio-de-Vela, ainda como burro, comprou-o de

seu dono e o levou para a sua casa.

a) Apenas o item I está correto.b) Apenas o item II está corretoc) Apenas o item III está corretod) Estão corretos os itens Ie IIe) Estão corretos os itens I e III

43) Pinóquio foi transformado em burro. Como ele conseguiu voltar a ser boneco ?

a) Ele foi jogado ao mar e a água salgada tirou o feitiço de burro, transformando-o em boneco novamente.

b) Ele ficou doente e quando se curou transformou-se em boneco novamente.c) Ele se arrependeu de todos os seus erros, então, por ser um burro bom, voltou a ser boneco.d) Ele foi jogado ao mar, amarrado a uma pedra para morrer afogado, então a Fada o salvou,

mandando um cardume de peixe que comeu seu corpo de burro, sobrando só seu esqueleto de madeira. Então voltou ao normal.

e) Ele foi jogado ao mar e ficou muito tempo desacordado. Quando acordou percebera que tinha voltado a ser boneco.

44) Quem salvou Pinóquio e Gepeto quando eles estavam se afogando no mar, após terem saído da barriga do tubarão?

a) A Fadab) O peixe Atum, que também fora engolido pelo Tubarão e escapou assim como Pinóquio.c) O Golfinho, amigo de Pinóquio.d) Um pescador que estava no seu barco de pesca.e) Um Pombo, a serviço da Fada.

45) Relacione e depois assinale a alternativa que contém a seqüência correta.( ) Papa-Fogo ( 1 ) cachorro São Bernardo que era cocheiro da Fada( ) Mestre Antônio ( 2 ) dono de uma hospedaria( ) Caranguejo Vermelho ( 3 ) diretor do teatro de fantoches( ) Medoro ( 4 ) carpinteiro

a) 1 – 2 - 4 – 3b) 4 – 1 – 2 – 3c) 4 – 2 – 3 – 1d) 2 – 1 – 3 – 4e) 3 – 4 – 2 - 1