Fisica.1.recuperação paralela .doc aluno

2
COLÉGIO ESTADUAL SÃO JORGE Aluno(a): Número: TURMA: Professor(a): KÁTIA - FÍSICA 1 Data: Nota: RECUPERAÇÃO PARALELA - 1º BIM 1 (FGV-SP) Em relação à termometria, é certo dizer que: a) - 273 K representa a menor temperatura possível de ser atingida por qualquer substância. b) a quantidade de calor de uma substância equivale à sua temperatura. c) em uma porta de madeira, a maçaneta metálica está sempre mais fria que a porta. d) a escala Kelvin é conhecida como absoluta porque só admite valores positivos. e) o estado físico de uma substância depende exclusivamente da temperatura em que ela se encontra. 2 (PUC-RJ) A imprensa tem noticiado as temperaturas anormalmente altas que vêm ocorrendo no atual verão, no Hemisfério Norte. Assinale a opção que indica a dilatação (em cm) que um trilho de 100 m sofreria devido a uma variação de temperatura igual a 20 °C, sabendo que o coeficiente linear de dilatação térmica do trilho vale = 1,2 x 10 -5 ºc -1 a) 3,6 b) 2,4 c) 1,2 d) 1,2 x 10-3 e) 2,4 x 10-3 3 (Uerj-RJ) Em uma casa, emprega-se um cano de cobre de 4 m a 20 °C para a instalação de água quente. O aumento do comprimento do cano, quando a água que passa por ele estiver a uma temperatura de 60 °C, corresponderá, em milímetros, a: ( procure no livro o coeficiente de dilatação linear do cobre) a) 1,02 b) 1,52 c) 2,72 d) 4,00 4 (UFRJ-RJ) Um cilindro de aço, que se encontra em um ambiente cuja temperatura é de 30 °C, tem como medida de seu diâmetro 10,00 cm. Levado para outro ambiente cuja temperatura é de 2,7 °C, ele sofre uma contração térmica. Considere: coeficiente de dilatação linear do aço = 11 × 10-6 (°C-1 ) Calcule o diâmetro final do cilindro.( o diâmetro final = diâmetro inicial – a dilatação linear) 5 Um grande grupo de arquitetos foi contratado para construir uma ponte metálica de 1500 m em um país cuja variação de temperatura durante o ano será de 72 ºF. O coeficiente de dilatação linear do material da ponte é de 8,5.10-6°C-1, não sofrendo variações nessa temperatura. Calcule a máxima variação prevista no comprimento da ponte.(transforme em Celsius o valor da temperatura) 6 Um recipiente está completamente cheio de um líquido, na temperatura de 20°C. O conjunto é aquecido até 30°C e verifica-se o derramamento de líquido. Isto prova que: a) o coeficiente de dilatação real do líquido é maior que o coeficiente volumétrico do material do recipiente. b) o coeficiente linear do material do recipiente é maior que o coeficiente de dilatação do líquido. c) o líquido não evapora. d) o líquido dilata menos que o recipiente.

Transcript of Fisica.1.recuperação paralela .doc aluno

Page 1: Fisica.1.recuperação paralela .doc aluno

COLÉGIO ESTADUAL SÃO JORGEAluno(a):   Número:   TURMA:

 Professor(a): KÁTIA - FÍSICA 1 Data: Nota:  

RECUPERAÇÃO PARALELA - 1º BIM

1 (FGV-SP) Em relação à termometria, é certo dizer que:

a) - 273 K representa a menor temperatura possível de ser atingida por qualquer substância.b) a quantidade de calor de uma substância equivale à sua temperatura.c) em uma porta de madeira, a maçaneta metálica está sempre mais fria que a porta.d) a escala Kelvin é conhecida como absoluta porque só admite valores positivos.e) o estado físico de uma substância depende exclusivamente da temperatura em que ela se encontra.

2 (PUC-RJ) A imprensa tem noticiado as temperaturas anormalmente altas que vêm ocorrendo no atual verão, no Hemisfério Norte. Assinale a opção que indica a dilatação (em cm) que um trilho de 100 m sofreria devido a uma

variação de temperatura igual a 20 °C, sabendo que o coeficiente linear de dilatação térmica do trilho vale  = 1,2 x 10-5 ºc -1

a) 3,6 b) 2,4 c) 1,2 d) 1,2 x 10-3 e) 2,4 x 10-33 (Uerj-RJ) Em uma casa, emprega-se um cano de cobre de 4 m a 20 °C para a instalação de água quente. O aumento

do comprimento do cano, quando a água que passa por ele estiver a uma temperatura de 60 °C, corresponderá, em milímetros, a: ( procure no livro o coeficiente de dilatação linear do cobre)

a) 1,02 b) 1,52 c) 2,72 d) 4,004 (UFRJ-RJ) Um cilindro de aço, que se encontra em um ambiente cuja temperatura é de 30 °C, tem como medida de

seu diâmetro 10,00 cm. Levado para outro ambiente cuja temperatura é de 2,7 °C, ele sofre uma contração térmica.

Considere: coeficiente de dilatação linear do aço  = 11 × 10-6 (°C-1 ) Calcule o diâmetro final do cilindro.( o diâmetro final = diâmetro inicial – a dilatação linear)

5 Um grande grupo de arquitetos foi contratado para construir uma ponte metálica de 1500 m em um país cuja variação de temperatura durante o ano será de 72 ºF. O coeficiente de dilatação linear do material da ponte é de 8,5.10-6°C-1, não sofrendo variações nessa temperatura. Calcule a máxima variação prevista no comprimento da ponte.(transforme em Celsius o valor da temperatura)

6 Um recipiente está completamente cheio de um líquido, na temperatura de 20°C. O conjunto é aquecido até 30°C e verifica-se o derramamento de líquido. Isto prova que:

a) o coeficiente de dilatação real do líquido é maior que o coeficiente volumétrico do material do recipiente.b) o coeficiente linear do material do recipiente é maior que o coeficiente de dilatação do líquido.c) o líquido não evapora.d) o líquido dilata menos que o recipiente.e) n.d.a.

7 Uma placa metálica possui um orifício de 12 cm2 . O metal do orifício possui coeficiente de dilatação linear igual a 5.10-4 °C-1 . Se o metal for aquecido em 200°C, qual será a área final do orifício?