FisQuim-Lab-01-Fusão-15II

download FisQuim-Lab-01-Fusão-15II

of 5

Transcript of FisQuim-Lab-01-Fusão-15II

  • 8/18/2019 FisQuim-Lab-01-Fusão-15II

    1/5

    FÍSICO-QUÍMICA –   PRÁTICA DE LABORATÓRIO

    PRÁTICA 01-Temperatura de fusão de uma substância pura

    Introdução

    Ponto de fusão e de ebulição de uma substância pura

    Durante o aquecimento de substâncias puras, quando se atinge o pontode fusão ou de ebulição, a temperatura da substância deixa de aumentar,mesmo que continues a aquecê-la, pois alcança ao equilíbrio de

    solidoliquido. Quando toda a substância tiver sofrido a mudança de estadofísico, a temperatura volta a aumentar.

    Curva de aquecimento Curva de esfriamento

    Durante o arrefecimento de substâncias puras, quando se atinge o pontode fusão ou de ebulição, a temperatura da substância deixa de diminuir. Sóquando toda a substância tiver sofrido a mudança de estado físico é que atemperatura volta a diminuir. Em seguida está um exemplo de variação detemperatura quando esfriar uma amostra de água pura, desde os 200 ºC atéaos -100 ºC:

    Objetivo:

    Determinar a temperatura de fusão de substância pura, observando ocomportamento no esfriamento e resfriamento da substância.

    Método:

    Parte I Comportamento no esfriamento.

    1. Colocar no interior de um tubo de ensaio grande, uma porção de timol(5-metil-2-i -propilfenol, C10H14O, p.f. 48~52

    oC) ou paradiclorobenzeno(C6H4Cl2, p.f. 52~55

    oC), o suficiente para cobrir o bulbo do termômetro(~1cm de altura do tubo).

    2. Segurar o termômetro junto a parede do tubo, quase no fundo, de modoque fique encaixado nesta posição quando a substância se fundir ousolidificar.

  • 8/18/2019 FisQuim-Lab-01-Fusão-15II

    2/5

    3. Encher três quartos da capacidade de um becker com água corrente ecolocar em montagem como mostrado em figura seguinte.

    4. Aquecer a água com o tubo de ensaio levemente (~2oC/min), até a fusãocompleta do amostra, sem se preocupar com a temperatura.

    5. Desligar o fogo e retirar (baixar) o banho Maria.

    6. Anotar a temperatura de amostra de 10 em 10 sec, e montar uma tabelade temperatura e tempo.

    7. Prosseguir ininterruptamente até que a temperatura da amostra estejaem equilíbrio com a temperatura ambiente.

    CURVA DE ESFRIAMENTO Tempo

    (sec.) Temperatura

    (oC) Tempo

    (sec.) Temperatura

    (oC) 10

    20

    30

    40

    50

    60

    Parte II Comportamento no aquecimento

    1- Aquecer o banho de água sem tubo de ensaio até ± 5o

    C acima de ponto defusão de produto utilizado. Desligar o aquecimento.

    2- Introduzir o tubo de ensaio com amostra nova no interior do banho de águaaquecido, e anotar o tempo e a temperatura, em intervalos de tempo (10 em10 Seg.), até a fusão completa da amostra, tendo o cuidado de manter atemperatura do banho constante (temperatura acima de ponto de fusão deproduto utilizado).

  • 8/18/2019 FisQuim-Lab-01-Fusão-15II

    3/5

     CURVA DE AQUECIMENTO Tempo

    (sec.) Temperatura

    (oC) Tempo

    (sec.) Temperatura

    (oC) 10

    20

    30

    40

    50

    60

    QUESTÕES:

    1. o que é temperatura de fusão de uma substância?2. em que temperatura a substância em estudo fundiu?3. elabore figura de temperatura vs tempo, com os dados

    obtidos das partes I e II.

    RELATÓRIO:

    O relatório deve conter obrigatoriamente:

      O título do experimento, nome e matricula do aluno;  Uma introdução teórica resumida sobre o assunto;  Todas as observações durante a realização da pratica;  Resultados:  A tabela dos dados experimentais;  Elaboração de figura sobre a relação entre energia (oC) e tempo.

      Interpretação sobre figura elaborada;  Resposta das questões;  Conclusões finais.

  • 8/18/2019 FisQuim-Lab-01-Fusão-15II

    4/5

     

    Exemplo de um relatório

    PRÁTICA 01-Temperatura de fusão de uma substância pura

    Data: Nome e matricular do aluno

    Introdução

    O processo de mudança de estado físico, do sólido para o líquido(fusão) está associado às alterações nas ligações químicas intermoleculares. A temperatura de fusão de uma determinada substância pura é bem definida ecaracterística de cada substância, porém é importante informar que atemperatura de fusão não é um parâmetro suficiente para caracterizar umasubstância!

    Podem existir dois compostos diferentes com o mesmo valor datemperatura de fusão, por exemplo os pontos de fusão de p-tert-butil fenol =C10H14O e fenantreno = C14H10 ,são mesmos, 101

    oC e assim, outras análisesdevem ser realizadas para a caracterização de uma substância pura.Geralmente a temperatura de fusão está relacionada com a pureza dasubstância sólida e uma variação de ± 0,5 oC na temperatura de fusão emrelação ao valor aceito na literatura, indica que se trata de uma substância“pura”. A presença de impureza geralmente abaixa e alagar a faixa de ponto

    fusão de substancia.OH

    CH3CH3

    CH3  

    OH

    CH3

    CH3

    CH3

     

    p-t-Butilfenol fenantreno Timol

    Objetivo:

    Determinar a temperatura de fusão de substância pura, observando ocomportamento no esfriamento e resfriamento da substância.

    Procedimento:

    -Descreve o que realmente feito em laboratório,-Descreve inclusivas as observações sobre sua amostra durante a pratica.-colocar todos os resultados obtidos, tabela...etc.

  • 8/18/2019 FisQuim-Lab-01-Fusão-15II

    5/5

     Resultados e discussões

    Desenhe a curva de aquecimento e a curva de resfriamento (utilize coresdiferentes). Coloque no eixo das abscissas o tempo e no eixo das ordenadas

    os valores das temperaturas obtidas nos experimentos. Faça o gráfico traçandoa curva pelos pontos médios dos valores experimentais, ou seja, não una todosos pontos, mas apenas trace uma curva média.

    Explique o tipo de comportamento observado (regiões das curvas) paraa variação de temperatura com o tempo, na fusão e na solidificação, eapresente no item resultados e discussão do seu relatório. Orientando melhor:nesse item do relatório os resultados são os seus dados e os respectivosgráficos, enquanto que na discussão você deverá explicar as regiões queaparecem nos gráficos.

    Colocar figura se tiver!

    Respostas as questões