Fixação Simbiótica de Nitrogênio

4
Fixação simbiótica de nitrogênio: A Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) é um dos processos naturais mais importantes do planeta, ao lado da fotossíntese. É realizada por bactérias presentes no solo, que se associam às plantas, captam e transformam o nitrogênio do ar. Possibilita a troca de nutrientes e diminui a necessidade de adubação química nitrogenada. Gera maior rendimento na produção, ajuda a recuperar áreas degradadas, melhora a fertilidade do solo e a qualidade da matéria orgânica, reduz o uso de insumos industriais na agricultura e contribui para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. - O N gasoso não consegue ser assimilado pela planta. Aí então é necessário que ele fosse convertido numa fórmula que a planta pudesse absorvê-lo e em consequência assimilá-lo. *O nitrogênio é um elemento essencial para todos os seres vivos. E naturalmente os solos brasileiros são deficientes desse tipo de nutriente. E a maneira de enriquecer os solos é através de fertilizantes nitrogenados. Porém tem um alto custo de produção e gera um impacto ambiental nas lavouras. A forma mais comum de se beneficiar da FBN e potencializar a ação das bactérias é através do uso de inoculantes. O inoculante é um produto que contem microrganismos com ação benéfica para o desenvolvimento de plantas. Para se chegar a um inoculante específico para determinada cultura a pesquisa tem um longo caminho. No laboratório a bactéria selecionada é colocada para crescer em meio líquido, em seguida é mistura em um veículo, que pode ser um solo rico em MO (turfa) ou em formulações líquidas. Dessa forma a bactéria está protegida até que ela seja aplicada na semente. Na Embrapa os pesquisadores já desenvolveram inoculantes para culturas como o feijão, soja, arroz, milho e mais recentemente para cana de açúcar. (Custo da inoculação

description

A Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) é um dos processos naturais mais importantes do planeta, ao lado da fotossíntese. É realizada por bactérias presentes no solo, que se associam às plantas, captam e transformam o nitrogênio do ar. Possibilita a troca de nutrientes e diminui a necessidade de adubação química nitrogenada. Gera maior rendimento na produção, ajuda a recuperar áreas degradadas, melhora a fertilidade do solo e a qualidade da matéria orgânica, reduz o uso de insumos industriais na agricultura e contribui para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Transcript of Fixação Simbiótica de Nitrogênio

Page 1: Fixação Simbiótica de Nitrogênio

Fixação simbiótica de nitrogênio: A Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) é um dos processos naturais mais importantes do planeta, ao lado da fotossíntese. É realizada por bactérias presentes no solo, que se associam às plantas, captam e transformam o nitrogênio do ar. Possibilita a troca de nutrientes e diminui a necessidade de adubação química nitrogenada. Gera maior rendimento na produção, ajuda a recuperar áreas degradadas, melhora a fertilidade do solo e a qualidade da matéria orgânica, reduz o uso de insumos industriais na agricultura e contribui para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

- O N gasoso não consegue ser assimilado pela planta. Aí então é necessário que ele fosse convertido numa fórmula que a planta pudesse absorvê-lo e em consequência assimilá-lo.*O nitrogênio é um elemento essencial para todos os seres vivos. E naturalmente os solos brasileiros são deficientes desse tipo de nutriente. E a maneira de enriquecer os solos é através de fertilizantes nitrogenados. Porém tem um alto custo de produção e gera um impacto ambiental nas lavouras.A forma mais comum de se beneficiar da FBN e potencializar a ação das bactérias é através do uso de inoculantes. O inoculante é um produto que contem microrganismos com ação benéfica para o desenvolvimento de plantas. Para se chegar a um inoculante específico para determinada cultura a pesquisa tem um longo caminho. No laboratório a bactéria selecionada é colocada para crescer em meio líquido, em seguida é mistura em um veículo, que pode ser um solo rico em MO (turfa) ou em formulações líquidas. Dessa forma a bactéria está protegida até que ela seja aplicada na semente. Na Embrapa os pesquisadores já desenvolveram inoculantes para culturas como o feijão, soja, arroz, milho e mais recentemente para cana de açúcar. (Custo da inoculação é de R$8,00/ha.) O processo de inoculação deve ser feito a sombra, pela manhã ou à noite. Tem que tomar cuidado pra não misturar fungicidas, micronutrientes, pq podem ser tóxicos para as bactérias.

Esse processo da fixação do N é mediado por enzimas, chamada nitrogenase.

A fixação biológica do nitrogênio é realizada por determinadas bactérias, que possuem a enzima nitrogenase-> (É uma enzima mais concentrada na natureza. Todos os organismos que fixam N fixam através dessa enzima.).

Esses organismos podem ser de vida livre. Por exemplo, temos a simbiontes: que foram identificadas primeiras em leguminosas.

Formação dos nódulos (que são colônias de bactérias fixadoras de N.) Há o crescimento dos pelos nas plantas, e é por eles que as bactérias entram. As raízes emanam (exalam) compostos orgânicos, tais como, açúcares,

aminoácidos, etc. Que irão atrair as bactérias rhizóbia, formando uma “rizosfera (região onde o solo e as raízes das plantas entram em contato)

Page 2: Fixação Simbiótica de Nitrogênio

microbiana”. (É necessário o pelo reconhecer o bacterióide_depois ele envolve essa bactéria).

IMAGEM 1: Foto de uma raiz de planta com bactérias fixadoras de Nitrogênio.Na primeira imagem A, temos a formação dos nódulos. Na imagem B, temos a célula da raiz e dentro dela (a parte mais escura) o bacteroide. É chamado de bactéria quando está no solo, a partir do momento que ela infecta uma célula, é chamada de bacteroide.

A bactéria Rhizóbia atraca (se amarra) na superfície do pelo radicular. Processo de nodulação:

1. O Rizóbio de fixa ao pelo radicular2. Um filamento de infecção é formado, por onde as bactérias penetram nas

células da raiz.3. As bactérias transformam-se em bacteroides, as células envolvidas da raiz

aumentam de volume.4. As células da raiz aumentadas formam um nódulo.

São inúmeras bactérias e cada uma ideal para um tipo de cultivo. Pesquisadores identificam quais tipos de bactérias fazem esse trabalho para

qual tipo de planta. E desenvolvem um produto chamado inoculante, que ajuda as bactérias a se associarem às plantas.

O produtor aplica o inoculante diretamente nas sementes na hora do plantio. A soja é um exemplo de sucesso de uso da fixação de Nitrogênio. Todas as

plantações de soja no Brasil adotam essa alternativa sustentável. Mais pesquisas mostram que até 2020 podemos reduzir muito a fertilização

química nitrogenada. Até 100% no feijão e outras leguminosas; Até 50% na cana-de-açúcar; Até 40% no milho e no trigo.

O que é inoculante?É todo material contendo microrganismos e que atua favoravelmente no desenvolvimento das plantas. O inoculante contém bactérias específicas para cada espécie de leguminosa. Por este motivo, o inoculante preparado para uma leguminosa não pode ser utilizado em outras espécies. As bactérias fixadoras de nitrogênio, chamadas rizóbios, quando em contato com as raízes das leguminosas induzem a formação de pequenas bolinhas, chamadas de nódulos. No interior dos nódulos ocorre o processo de aproveitamento do nitrogênio do ar por estes microrganismos. Este processo é chamado de fixação biológica de nitrogênio. O nitrogênio é um dos nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantasVantagens:Melhora a qualidade do solo;Evita o uso de adubação nitrogenada;Oferece economia para o agricultor;

Page 3: Fixação Simbiótica de Nitrogênio

Aumenta a produtividade da lavoura;Produto natural, sem prejuízo para o meio ambiente;Que tipo de vegetal participa dessa associação? Em leguminosasImportância dos rizóbios para as plantas? As plantas precisam de nitrogênio, só que não conseguem usar o nitrogênio gasoso do ar, somente os rizóbios e algumas poucas espécies de bactérias conseguem. Daí então as leguminosas resolveram o problema, fazendo uma sociedade com os rizóbios. Os rizóbios aproveitam o N gasoso do ar e o armazenam na forma de aminoácidos e outros compostos nitrogenados. Dessa forma, as leguminosas protegem os rizóbios dentro dos nódulos formados e os rizóbios transferem compostos nitrogenados para a planta. Os nódulos radiculares são como pequenas fábricas de nitrogênio nas raízes das leguminosas.

É um processo natural, no qual bactérias presentes no solo se associam as plantas, geralmente por meio das raízes. Captam e transformam o nitrogênio do ar em alimento, diminuindo a necessidade de aplicação de insumos industriais nas lavouras.*O nitrogênio é o principal elemento utilizado pelas plantas e o mais caro. A única alternativa para a absorção deste elemento de forma gratuita é a utilização de bactérias que se associam com diversas plantas. Pesquisadores da Embrapa estudam a ação dessas bactérias, através do uso de inoculantes há várias décadas.Inoculante é todo material contendo microorganimos e que atua favoravelmente no desenvolvimento das plantas. O inoculante é um produto natural, que não causa prejuízo para o meio ambiente, além disso, o uso deste produto aumenta a produtividade da lavoura, reduz o uso de fertilizantes nitrogenados, melhora a qualidade do solo e garante uma economia para o agricultor.