Fluidos Refrigerantes De Origem Desconhecida.pdf

download Fluidos Refrigerantes De Origem Desconhecida.pdf

of 8

Transcript of Fluidos Refrigerantes De Origem Desconhecida.pdf

  • 8/17/2019 Fluidos Refrigerantes De Origem Desconhecida.pdf

    1/8

    TÍTULO:   À I EINFORMATIVO SOBRE OS RISCOS UTILIZAÇÃO DE FLU DOS REFRIGERANTES D

    Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda.

    Boletim Técnico   BT RCU 026 iPágina 01/08Fevereiro/2008

    OBJETIVO:

    1. DESCRIÇÃO

    Informar dos riscos iminentesà utilizaçãode fluidos refrigerantesde má qualidadee/ouprocedência desconhecidaemequipamentos do tipo Resfriadores de Líquido (Chillers), Mini-Splits,Splits, Splitão e SetFree.

    O fluido refrigerante tem por definição tratar-se do componente do circuito frigorífico responsável pelo transporte daenergia. O calor é "absorvido" pelo refrigerante em um dado local (espaço condicionado / evaporador) sendo rejeitado

    em outro local (sorvedouro / condensador). Em geral, essa transferência de calor envolve a mudança de fase dorefrigerante.Na HITACHI sãoutilizados03 (três) tiposde fluidos refrigerantes:

    R-22R-407C;R-410A.

    ;

    O R-22 (HCFC) apesar de ser um eficiente fluido refrigerante, temem sua composição o hidrogênio, o cloro, o flúor e ocarbono.Fluidos refrigerantes que têm em sua composição o cloro como no caso do R-22, estes se ainda não saíram em suatotalidade do mercado, estarão saindo conforme determinação estabelecida no ou resoluçãolegal decadapaís, poissua emissãoà atmosferacontribui paraa destruiçãodaCamadadeOzônio.

    Todo fluido refrigerante tem como característica um alto índice de GWP (potencial de aquecimento global, em inglês -) e por isso não devem ser liberados à atmosfera em caso de manutenção do ciclo de

    refrigeração o usuário deve seguir as legislações locais para dispor desses fluidos refrigerantes com segurança para

    preservaçãodo ambiente.

    Protocolo de Montreal

    Global Warming Potential 

    PROCEDÊNCIA DESCONHECIDA

    R-410AR-407CR-22

     VERDE MARROM ROSA

    Figura 1: Ilustração da cor da embalagem (cilindro ou garrafa)

  • 8/17/2019 Fluidos Refrigerantes De Origem Desconhecida.pdf

    2/8

    Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda.

    Boletim TécnicoPágina 02/08Fevereiro/2008

    Para a utilização destes03 fluidos refrigerantesas característicasa seguirsãodesejáveis:

    Pressão de vaporização não muito baixa (a fim de evitar vácuo elevado no evaporador e baixa eficiência

    volumétricado compressor);Pressão de condensação não muito alta (favorece uma maior eficiência volumétrica do compressor, bem

    como a segurançado sistema);Calor latente de vaporização elevado (menor vazão de refrigerante é necessária para uma dada capacidade

    de refrigeração);Volume específico reduzido, sobretudo da fase vapor (menor volume específico de vapor permite reduzir a

    vazão volumétrica parauma dada capacidade de refrigeração);COP elevado (reduz o custo operacional, potência de compressão, para uma dada capacidade de

    refrigeração);Condutibilidade térmica elevada (favorecea transferênciade calor);Baixa viscosidade na fase líquida e gás(acarreta menoresperdasde carga);Baixa constantedielétrica, granderesistência elétricae nãocorrosão doscomponentes elétricos;Estável e inerte (não sofrerem alteraçãoquímica em suacomposição ou reagircomoutrosmateriais);

    Não ser tóxico ou estimulante (em casos de vazamentos acidentais, a segurança de pessoas, animais eprodutos nãodevem sercomprometidos);Não ser inflamável ou explosivo (em caso de vazamentos acidentais, não deve haver riscos de incêndio ou

    explosão);Detecção fácil em caso de vazamento (sobretudoem grandesinstalações);Baixo custoe disponibilidade(a disponibilidade estárelacionada ao custo.Problemasde abastecimento);Não apresentar efeitos adversos ao Meio Ambiente (dois aspectos são de importância: o potencial de

    depleçãodacamadadeozônioeopotencialdeaquecimentoglobal).

    BT RCU 026 i

    Como quase 100% das intervenções nos circuitos frigoríficos dos equipamentos são passíveis de reposiçãopequena, média ou grande do volume de fluido refrigerante, torna-se necessária por parte do proprietário doequipamentoe/ou mantenedor damáquina a aquisiçãodofluidorefrigerante.A fim de alertar aos riscos de aquisição de fluido refrigerante de má qualidade e/ou procedênciadesconhecida, seguemabaixoalgumas orientaçõesrealizadas emparceriacomum fabricante respeitado e decredibilidade tantonomercado nacional quantono mercado internacional referenteao assunto desteboletim:

    “POR QUE O CUIDADO NA COMPRA DO FLUIDO REFRIGERANTE É IMPORTANTE?”

    FISP

    “Autilização de fluidos refrigerantesque não atendam aos requisitos acima pode causar riscos não apenas àsegurança dos equipamentosderefrigeraçãocomo tambémdos profissionaisdaárea.”

     Alerta para os riscos da utilização de fluidos refrigerantes que não apresentam propriedades físicas e químicasadequadas. Estes produtos, também chamados insaturados, geralmente trazem umidade e impurezas em suacomposição e interferemde maneira negativa no desempenhodosequipamentos.

    Houve um acidente envolvendo um técnico de refrigeração provocado pelo mauusodoscilindros.Recentemente, na Argentina e no México, novas ocorrências de natureza grave tiveram registros, em virtude depráticas inadequadas de refrigeração.Ao fazerema manutençãode equipamentos de ar condicionado automotivo, os

    quaiscontinham ,gases tóxicose inflamáveis, fortesexplosõesocorreramnosdoispaíses.Os insaturados ameaçam a qualidade dossistemas de refrigeração, a segurança das pessoas e do meio ambiente. Émuito importante no ato da aquisição de fluidos refrigerantes, verifique a origem dos produtos, o rótulo e asespecificações. Portanto, é necessária atenção redobrada na hora de adquirir fluidos refrigerantes e em caso dedúvidas, procureum distribuidor autorizadoDuPont.

    - Solicitar a (Folha de Informação de Segurança doProduto) ao fabricante do fluido refrigerante. Essedocumentocontém informações fundamentais como: Identificação do produto e da empresa, composição do produto einformaçãosobre os componentes, identificação de perigos, medidas de primeirossocorros, medidasde controle paraderramamento ou vazamento, manuseio, armazenamento, controle de exposição e proteção individual, nome doresponsável pelo produto, entre outras.

    fluidosrefrigerantes falsificados

  • 8/17/2019 Fluidos Refrigerantes De Origem Desconhecida.pdf

    3/8

    Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda.

    Boletim TécnicoPágina 03/08Fevereiro/2008

    BT RCU 026 i

    Figura 2: Ilustração da etiqueta FISP R-22 (Cortesia da Du Pont)

  • 8/17/2019 Fluidos Refrigerantes De Origem Desconhecida.pdf

    4/8

    Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda.

    Boletim TécnicoPágina 04/08Fevereiro/2008

    BT RCU 026 i

    Figura 3: Ilustração da etiqueta FISP R-407C (Cortesia da Du Pont)

  • 8/17/2019 Fluidos Refrigerantes De Origem Desconhecida.pdf

    5/8

    Figura 4: Ilustração da etiqueta FISP R-410A (Cortesia da Du Pont)

    Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda.

    Boletim TécnicoPágina 05/08Fevereiro/2008

    BT RCU 026 i

  • 8/17/2019 Fluidos Refrigerantes De Origem Desconhecida.pdf

    6/8

    Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda.

    Boletim TécnicoPágina 06/08Fevereiro/2008

    BT RCU 026 i

    “COMO RECONHECER UM FLUIDO REFRIGERANTE DE QUALIDADE”

    ORIGINALIDADE

    Observar se o rótulo contém o nome do fabricante do produto, origem (nacionalou importado),composição doproduto, razão social, endereço, telefone, CNPJ do fabricante, númerodo lote e peso líquido.

    Verificar se a etiqueta contém a composição do produto, peso líquido, instruções para o descarte daembalagem,dados do importador, do fabricante e do envasador.

    Verificar se o rótulo do produto está violado, se há avarias e vazamentos nos cilindros e/ou danos no lacre enas etiquetas.

     Atente-se a “borrões”  nas escritas da caixa de papelão da embalagem do produto e principalmente aembalagensonde é característica apenasa corbrancae semas recomendaçõesnecessárias.

     Alerta à Válvula de duas vias do cilindro, pois a mesma tem de possuir bloqueio contra recarga.

    Procure fornecedores idôneos e de tradição no mercado. Vale a pena conferir se o peso líquido informado norótuloérealmenteoreal.

    Prefira utilizar produtos de empresas que possuam laboratório e suporte técnico no Brasil. É muito importantegarantir que o produto passou por um rigoroso controle de qualidade e que a empresa poderá orientá-lo quanto àaplicação do fluido. Se estiver em dúvida sobre a procedência do fluido, solicite o certificado de análise e aespecificação do produto.

    Figura 5: Ilustração da garrafa descartável (Cortesia do Du Pont)

  • 8/17/2019 Fluidos Refrigerantes De Origem Desconhecida.pdf

    7/8

    Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda.

    Boletim TécnicoPágina 07/08Fevereiro/2008

    BT RCU 026 i

    Medidas dePrimeirosSocorros

    :

    :

    CONSEQUÊNCIASE/OUSINTOMASDO EQUIPAMENTOUTILIZANDO REFRIGERANTE DE MÁQUALIDADE:

    Este Boletim Técnico faz menção a marca Du Pont que contribuiu com o seu Know How para aelaboração do mesmo. Porém todo e qualquer fabricante de responsabilidade deve ser considerado na horadacompraficandoacargodousuárioaescolhadoproduto.

    Inalação:

    Contato com a Pele

    Contato com os Olhos:

    Ingestão

    Sintomas / efeitos mais importantes:

    No caso de inalação de grandes concentrações, remova a pessoa imediatamente para o ar livre.

    Mantenha a pessoa calma. Se não estiver respirando, aplique respiração artificial. Se a respiração for difícil, dêoxigênio.Chame o médico.

    Em caso de contato com a pele, enxágüe-a com água, após contato excessivo. Lave asroupas contaminadas, antes de tornar a usá-las. Trate a queimadura, se necessário. Procure cuidados médicos senecessário.

    Em caso de contato com os olhos, enxágüe-os imediatamente com muita águadurante15minutos,nomínimo.Chameomédico.

     A ingestão deste composto não é considerada uma via potencial de exposição.

    Vapor em altas concentrações pode causar tonturas ou asfixia de

    forma inesperada.O contato diretodo gás liquefeito coma pele pode causarqueimaduras e lesõesporcongelamento.

    Elevadas pressões;

    Impossibilidade de ajustara máquinapelo diferencial de temperatura (DELTAT);

    Elevadas correntesno motor do compressor;

    Perda de eficiência do equipamento, o mesmo nãoatingea capacidade informada na seleção;

    O não conhecimento dos componentes químicos que se somam à composição do fluido refrigerante, tornavulnerávele comprometida as características lubrificantes do óleoe também um possívelataque ao verniz isolador doenrolamento do motor, pois se tratamde compressores herméticos ou semi-herméticos;

     Ataque por acidez, perda dos componentes do ciclo de refrigeração, inclusive o compressor;

    Difícil remoçãodosresíduos do ciclode refrigeração podendo levar a perda de componentes importantes;

    Perda total da garantia do equipamento e seus componentes;

    Transferência de todos os custos com verificação emissão de laudos técnicos e tentativas de correção dossistemas;

  • 8/17/2019 Fluidos Refrigerantes De Origem Desconhecida.pdf

    8/8

    Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda.

    Boletim TécnicoPágina 08/08Fevereiro/2008

    BT RCU 026 i

    RECOMENDAÇÕES

    1. Deve-se tomar especial cuidado quanto a carga de fluido refrigerante efetuada em campo para os equipamentos do

    tipo Split.Nessescasos toda carga de fluido refrigerante é de responsabilidade do Instalador. Seguir rigorosamenteasinstruçõescontidas nosmanuais de instalação além da certeza do usode fluidos refrigerantes de qualidade.

    2. É recomendado que em salas de máquinas onde operem equipamentos com circuitos frigoríficos (utilização defluidos refrigerantes), estas devam ser arejadas e muito bem ventiladas, pois o fluido refrigerante sendo mais densoque o ar em altas concentrações poderá ocupar o lugar do oxigênio e se inalado, resultara ao mantenedor e/ouoperador danos pessoais porasfixia podendolevaratéa morte.

    3. Quando detectado um ataque por acidez no sistema frigorífico do equipamento, este deverá ter .

    4. Quando a abertura do ciclo forfeita para umasubstituição de componente e esta por sua vez ter sido ocasionada por uma queima de um compressor e/ou instalação de qualquer tipo de componente da qual seja utilizada o processo de

    brazageme/ou soldagem, é recomendada a limpeza do sistema como fluidoR-141B(prevenirutilizando nitrogênionointerior da tubulação,pois o R141B tambémé prejudicial ao meio ambiente,usando-o comresponsabilidade)

    5. Emcaso de queima de compressor onde a reação formada pelo processo de queima resultará em acidez ao circuitofrigorífico, jamais descartar este fluido refrigerante. O mesmo deverá ser recolhido e encaminhado a empresas querealizam a reciclagem do mesmo.

    TODAS AS SUASJUNTAS SUBSTITUÍDAS