Fluxo de Caixa - Trabalho de Análise Das Demonstrações Contábeis

4
Fluxo de caixa Fluxo de caixa corresponde a demonstração contábil relativa à movimentação de recursos movimentados ou a movimentar necessários ao andamento do processo de enriquecimento de uma firma. Ele trabalha com diversos tipos de recursos, tais como matérias-primas, mão-de-obra, manutenção, energia e quaisquer outros insumos utilizados no processo de formção de produtos finais. O fluxo de caixa permite aos gerenciadores realizar uma avaliação nos gastos de uma empresa e definir um plano de investimentos e financiamentos necessários para manter a máquina produtiva funcionando. Existem dois métodos utilizados para realizar um fluxo de caixa: o método direto e o método indireto. Método Direto Não é o método mais adotado pelas empresas. Ele mostra as saídas e entradas brutas de dinheiro dos elementos principais das atividades operacionais de uma firma. “O saldo final das operações expressa o volume líquido de caixa provido ou consumido pelas operações durante um período” (Hildegardo, 2015). Utilizado para informar as saídas e entradas de caixas das atividades ligadas diretamente ao processo produtivo (operacionais) por seus volumes brutos, permitindo a avaliação de resultados, não é de complexo entendimento pelo fato da movimentação de caixa seguir uma ordem direta, como uma administração de caixa pessoal. Método Indireto É constantemente utilizados pela maioria das empresas. “[...] faz a conciliação entre o lucro líquido e o caixa gerado pelas operações, por isso é também chamado de método da reconciliação” (Hildegardo, 2015). Ele mostra as aplicações ou origens de caixa advindas de mudanças temporárias de prazo nas contas de atividades operacionais. O motivo dela ser mais comumente utilizadas pelas firmas é por ela possibilitar ver a parcela do lucro que se tranformou em caixa em cada período de tempo.

description

Trabalho ADC

Transcript of Fluxo de Caixa - Trabalho de Análise Das Demonstrações Contábeis

Page 1: Fluxo de Caixa - Trabalho de Análise Das Demonstrações Contábeis

Fluxo de caixa

Fluxo de caixa corresponde a demonstração contábil relativa à movimentação de recursos movimentados ou a movimentar necessários ao andamento do processo de enriquecimento de uma firma. Ele trabalha com diversos tipos de recursos, tais como matérias-primas, mão-de-obra, manutenção, energia e quaisquer outros insumos utilizados no processo de formção de produtos finais.

O fluxo de caixa permite aos gerenciadores realizar uma avaliação nos gastos de uma empresa e definir um plano de investimentos e financiamentos necessários para manter a máquina produtiva funcionando. Existem dois métodos utilizados para realizar um fluxo de caixa: o método direto e o método indireto.

Método Direto

Não é o método mais adotado pelas empresas. Ele mostra as saídas e entradas brutas de dinheiro dos elementos principais das atividades operacionais de uma firma. “O saldo final das operações expressa o volume líquido de caixa provido ou consumido pelas operações durante um período” (Hildegardo, 2015). Utilizado para informar as saídas e entradas de caixas das atividades ligadas diretamente ao processo produtivo (operacionais) por seus volumes brutos, permitindo a avaliação de resultados, não é de complexo entendimento pelo fato da movimentação de caixa seguir uma ordem direta, como uma administração de caixa pessoal.

Método Indireto

É constantemente utilizados pela maioria das empresas. “[...] faz a conciliação entre o lucro líquido e o caixa gerado pelas operações, por isso é também chamado de método da reconciliação” (Hildegardo, 2015). Ele mostra as aplicações ou origens de caixa advindas de mudanças temporárias de prazo nas contas de atividades operacionais. O motivo dela ser mais comumente utilizadas pelas firmas é por ela possibilitar ver a parcela do lucro que se tranformou em caixa em cada período de tempo.

“Essa análise, todavia, deve ser feita com cuidado, pois é comum existirem recebimentos e pagamentos no período corrente de direitos e obrigações que se originaram fora do exercício a que se refere o lucro que está sendo apurado” - Hildegardo, 2015.

Page 2: Fluxo de Caixa - Trabalho de Análise Das Demonstrações Contábeis

Demonstração dos fluxos de caixa da empresa Construtora Aterpa M. Martins S.A. em 31 de dezembro de 2013

Podemos constatar que o método para constituição da Demonstração de Fluxo de Caixa utilizado pela Construtora Aterpa M. Martins S.A. no final do exercício social de 2013 foi o indireto por avaliar o saldo das atividades operacionais através do lucro da empresa.

Page 3: Fluxo de Caixa - Trabalho de Análise Das Demonstrações Contábeis

De um total (em milhares de reais) de 178.834, houve uma parcela de 50.743 de atividades operacionais correspondente a aproximados 28,37% de todas as atividades da empresa, 33.531 de atividades de investimento (18,75%) e 94.560 de atividades de financiamento (52,88%).