FOCO NA REDE 05

8
O doutor Cláudio Gargione busca aplicar inovações ao seu dia a dia Do agendamento das consultas ao planejamento de cirurgias, a tecnologia garante bons resultados para o dentista – e mais conforto para os pacientes REVISTA PARA A REDE CREDENCIADA NÚMERO 05 | JAN / FEV | 2011 UNIãO A importância do trabalho em grupo para o bem-estar ESTRATéGIA Um roteiro para ajudar na gestão do consultório Dental Um mundo conectado

description

Foco na Rede é um veículo de comunicação interna de 8 páginas para os funcionários da Odontoprev, que é bimestral e tem uma tiragem de 27 mil exemplares.

Transcript of FOCO NA REDE 05

Page 1: FOCO NA REDE 05

O doutor Cláudio Gargione busca

aplicar inovações ao seu dia a dia

Do agendamento das consultas ao planejamento de cirurgias, a tecnologia garante bons resultados para o dentista – e mais conforto para os pacientes

REVISTA PARA A REDE CREDENCIADA NúmERo 05 | jan / fev | 2011

uniãoA importância do

trabalho em grupo para o bem-estar

estratégiaUm roteiro para

ajudar na gestão do consultório

Dental

Um mundoconectado

Page 2: FOCO NA REDE 05

revista para A rede credenciada2 foco na rede jan/fev 2011

editorial

expedienteDiretor Executivo Rodrigo Pipponzi; Diretora Editorial Roberta Faria; Atendimento editorial Thiago Yamabuchi; Editora Ana Luísa Vieira; Repórteres Cristina Casagrande, Karina Sérgio Gomes e Rita Loiola;

Estagiários de texto Juliana Dias e Flávio Carneiro; Diretora de arte Claudia Inoue; Editora de arte Larissa Ribeiro; Estagiário de arte Anderson Borges; Produção Claudine Luz; Tratamento de imagem Felipe Gressler; Revisão Paulo Kaiser Impressão Pancrom; Tiragem 30.000 exemplares

Alameda Tocantins, 125, 15º andar, Alphaville, Barueri, SP, CEP 06455-020Foco na Rede é uma publicação bimestral voltada aos dentistas credenciados da rede.

Empresas do Grupo OdontoPrev

Conselho Editorial Departamentos de Marketing Institucional e Clínico-Operacional

O mercado da odontologia em númerosquem somos

Notícias, serviços e novidadesRadaR

Grupo OdontoPrevGrupo OdontoPrev Grupo OdontoPrevGrupo OdontoPrevGrupo OdontoPrev

Fale Conosco [email protected]

Grupo OdontoPrev Grupo OdontoPrevDental

Caro credenciado,

Muito obrigado por mais um ano juntos! Deseja-mos muito sucesso ao seu negócio e esperamos fazer parte de suas con-quistas em 2011.

Começamos com um convite. Montamos um estande no CIOSP para recebê-lo e colocamos a equipe operacional do Grupo Odonto-Prev à sua disposição. Além disso, haverá uma progra-mação especial, com atrações e o nosso já conhecido happy hour. Também adquirimos 1.500 cursos para que você possa participar gratuitamente. O congresso acontece entre os dias 29/1 e 1/2. Aproveite o dia de sua visita e venha conversar conosco.

Na matéria de capa, abordamos um assunto sempre em evidência: a tecnologia. Estudos apontam que as soluções tecnológicas estão cada vez mais presentes na vida dos profissionais da odontologia. Essa adaptação é ao mesmo tempo necessária e desafiadora diante de tantas inovações. Nessa hora, a experiência de nossos credenciados pode ajudar. Confira as histórias de pro-fissionais que se apropriaram corretamente das fer-ramentas digitais e alcançaram ainda mais sucesso.

Você sabe qual é a função do consultor de negócios? Na matéria Time Entrosado, conheça as atribuições dessa importante equipe, um diferencial da OdontoPrev.

Como prometemos na edição passada, voltamos a falar sobre o planejamento: conversamos com alguns especialistas, que dão conselhos e orientações para ajudá-lo a alcançar suas metas no consultório.

Na seção Bem-Estar, acompanhe como é importante participar de ações de forma coletiva. Para muitas ati-vidades, estar ligado a um grupo com o mesmo objeti-vo pode tornar os resultados ainda melhores.

Esta revista é desenvolvida por nossa equipe e por credenciados. Você está sempre convidado a contribuir com críticas, dúvidas e sugestões.

OdontoPrev, quem confia sorri. Boa leitura!

José Maria BenozattiDiretor Clínico-Operacional

Futuro em construçÃo

AgendA - JAneiro/mArço

13.649.929 pessoas

no Brasil são beneficiários de

planos odontológicos

fonte: agência nacional de saúde e odontoprev

CIOMIG – Congresso Internacional de Odontologia de Minas Gerais

CIOSP – Congresso Internacional do Centenário da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas

Quando: de 23 a 26 de março

Onde: minas Centro

Quando: de 29 de janeiro a 1º de fevereiro Onde: expo Center norte

Informações: www.abomg.org.br

Informações: www.apcd.org.br/centenario

Endereço: rua Curitiba, 1264, Centro (BH)

Endereço: rua José Bernardo Pinto, 333,Vila guilherme (sP)

6º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (Seção Goiás)

Quando: de 24 a 26 de marçoOnde: Centro de Convenções de goiânia

Informações: www.aborgoias.com.br

Endereço: rua quatro, número 1400, quadra 73, goiânia (go)

XIX Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística

Quando: de 12 a 15 de janeiro Onde: Associação Brasileira de odontologia – seção mato grosso do sul

Informações: www.gbpd.com.br

Endereço: rua da Liberdade, 836, Campo grande (ms)

Existem 387 operadoras no ramo de odontologia nopaís, mas a OdontoPrev é a maiOr delas em toda a América Latina

opções de planos

25 milcontamos com

dentistas credenciados

6 milos clientes corporativosultrapassam

e contaM coM Mais de

100

35,3% dos beneficiários de operadoras são clientes do grupo OdontoPrev{ou seja: somos

responsáveis por

milhões de pessoas4,8

Page 3: FOCO NA REDE 05

2011 jan/fev foco na rede 3revista para A rede credenciada

trabalhando para vocêPoR dentRo

você tem alguma DúviDa sobre gestão? Quer entender melhor a contabilidade? as res-postas podem estar ao seu lado – literalmente. Basta procurar um consultor de negócios do grupo odontoprev, responsável pelo elo entre a empresa e os dentistas credenciados.

a orientação é completa: a equipe de con-sultores está preparada para esclarecer desde as dúvidas sobre as operações da rede até as-suntos mais específicos, como biossegurança e legislação. “a melhoria dessas questões forta-lece a imagem da operadora e do próprio den-tista”, afirma o doutor andré camargo, gerente de credenciamento da odontoprev.

o projeto começou há 22 anos com apenas um consultor, que gerenciava todas as regiões atendidas. Hoje, são 22 profissionais espalha-dos pelo Brasil, reponsáveis por visitar perio-dicamente os consultórios associados à rede. além dos especialistas da odontoprev, outras marcas do grupo mantêm equipes de consulto-

res exclusivos – na Bradesco dental, por exem-plo, são sete profissionais. “cerca de 70% da equipe da odontoprev possui MBa em Gestão de negócios e tem propriedade para lidar com as questões administrativas“, diz andré.

“a odontoprev é escola que lançou esse tipo de profissional no mercado. investimos muito em tecnologia de gestão, o que permitiu desen-volver a capacitação dos consultores de ma-neira objetiva”, afirma o doutor ruy francisco de oliveira, sócio-fundador da empresa. “o for-talecimento da rede credenciada é um dos ali-cerces do sucesso da nossa operação”, garante.

para manter os consultores atualizados, o grupo oferece cursos e ferramentas diversas: o uso do netbook durante as visitas, por exem-plo, permite que as dúvidas sejam sanadas na hora. “sempre buscamos soluções para apri-morar ainda mais o processo e pretendemos aumentar a equipe”, diz Marcos José silva costa, superintendente da odontoprev.

os consUltores de neGócios são o elo entre a odontoprev e os dentistas: esclareceM dúvidas e orientaM o cresciMento das clínicas

time entrosadoTexto Flávio Carneiro Ilustração Fido Nesti

o raio X Da consultoria

A oPINIão DoS DENTISTAS“Minha especialização é em ortodontia e ortopedia facial, mas sempre recebi pedidos dos clientes para clínica geral. Com a orientação dos consultores, estou conseguindo expandir meu consultório para atender à demanda. A expectativa é que o volume de consultas aumente em 70%.” Carla Rachid, São Paulo (SP)

“Com a ajuda dos consultores, foi possível agilizar o processo e melhorar o atendimento aos clientes. Antes, levava uma semana para que o material fosse entregue para pré-aprovação. Hoje, já sai pronto do consultório. O relacionamento só traz melhorias.” Taís de Resende Garcia, Belo Horizonte (MG)

Onde encontrar um consultor?

» Credenciados OdontoPrev podem escrever para [email protected] ou telefonar para 2198-7590 (São Paulo) 0800-722-2298 (outros estados)

» Credenciados Bradesco Dental devem ligar para: 4004-2751 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-701-2751 (outras cidades).

hOrasPOr anO160

é a Média de cUrsos realizados pelos consUltores soBre orientações operacionais e Gestão

SãO FEITAS POR CADA COnSuLTOR (MéDIA MEnSAL)consultórios

Todos são dentistas.

O grupO OdOntOprev cOnta cOmconsultores de negóciose de cRedenciamento (respOnsáveis pOr aumentar a abrangência da rede).

visitas a

Page 4: FOCO NA REDE 05

4 foco na rede jan/fev 2011

Um mundo conectadocaPa

ser Dentista é conviver com a tecno-logia. Que seja uma broca simples, o soft-ware que organiza os prontuários ou uma câmera sofisticada incorporada à cadeira: o profissional depende, e muito, dos aparatos tecnológicos. “Hoje é muito difícil imaginar um consultório sem acesso à informática. é quase impensável uma clínica que não use a seu favor as facilidades e tecnologias digi-tais”, afirma celso tormena Jr., consultor da associação Brasileira de odontologia (aBo).

inês vieira Bruno, ortodontista da cidade de cabo frio, no rio de Janeiro, é um bom exemplo desse aproveitamento. Há dez anos, ela aprendeu a trabalhar com ferra-mentas digitais para gerenciar sua clínica. no início, inês precisou de um curso. Hoje, esses softwares fazem parte de sua rotina. “fico com a agenda aberta no computador e, logo que o paciente chega, a secretária me envia uma mensagem. não precisamos ficar nos movimentando pelos corredores e o atendimento se torna mais eficiente”, ex-plica. “faço a tecnologia trabalhar para mim. não perco tempo. e já que tempo é dinheiro, dá para imaginar a economia que faço com programas informatizados”, afirma inês.

além dos softwares de gestão, ela e seu sócio, o doutor Maurício Barroso, procuram usar o skype e o voip (programas que usam a internet para fazer ligações no lugar da telefonia tradicional) e, sempre que a clínica tem alguma novidade, avisam pela rede de relacionamento orkut. “pela internet, esta-mos sempre em comunicação com outros

profissionais e podemos nos atualizar e tro-car experiências”, diz Maurício.

e, na hora de enviar os relatórios de cada tratamento, nada de longas fichas em papel, que precisavam ser preenchidas e enviadas pelo correio. em seu lugar, entram formulá-rios online da odontoprev, mais ágeis e sim-ples. “fomos um dos pioneiros no trabalho com prontuários virtuais”, lembra andré ca-margo, gerente de credenciamento da rede. “a banda larga de internet já é um diferencial e, em pouco tempo, será uma necessidade. a tecnologia é um caminho sem volta.”

a fOrça das cOnexõescomo era viver sem o telefone celular, sem as pesquisas no Google, sem o controle re-moto? nos dias atuais, parece improvável fi-car longe de tais ferramentas. Uma recente pesquisa britânica, feita com 35 mil pessoas de diferentes países, comprova que, além da praticidade, as inovações tecnológicas nos trazem felicidade. “a tecnologia desperta um senso maior de liberdade, que aumenta o bem-estar”, aponta o estudo.

de acordo com dados da pesquisa Perfil do Cirurgião-Dentista no Brasil, feita no início da década pelo inbrape (instituto Brasileiro de estudos e pesquisas sócio-econômicos), 70,8% dos dentistas acessavam a internet e 56,7% tinham um consultório informati-zado. e o acesso só tende a aumentar: 96% dos recém-formados já saem da faculdade conectados. é o que comprova o estudo Perfil Atual e Tendências

Texto Rita Loiola Ilustração Daniella Dominguesfoto marcelo Trad, Amarildo de Sousa e Carlos mac

Muito além das

fronteirasas ferraMentas diGitais aJUdaM o dentista a traBalHar

MelHor – e os pacientes senteM-se ainda Mais seGUros

Page 5: FOCO NA REDE 05

2011 jan/fev foco na rede 5

aLiadOs digitaisalém dos exames, a tecnologia é funda-mental para a gestão e o atendimento do consultório. afinal, o dentista hoje não é só aquele que cuida dos dentes, mas é tam-bém administrador, comprador e gerente. por isso, todo apoio é bem-vindo. “o hábito de ir ao dentista cresceu, algo que era raro na geração passada. tenho mais de 3 mil pacientes cadastrados e é humanamente impossível me lembrar dos detalhes do tra-tamento de cada um”, explica abdias.

para dar uma mão nessas tarefas, surgi-ram na década de 1990, os softwares odon-tológicos. é um só programa que organiza e centraliza as atividades, guarda imagens dos tratamentos e até confirma agenda-mento de consultas por sMs.

“no início, as ferramentas apenas ajuda-vam na gestão e na troca de informação com as operadores”, afirma alexandre pe-tersen, sócio-fundador da easy software, empresa de sistemas de gestão para con-sultório, como o easy dental, disponível para a rede odontoprev. “Hoje há opções sofisticadas, que beneficiam o tratamento e facilitam a comunicação com os pacientes.”

Uma espécie de “supervisor” da clíni-ca, esse tipo de programa guarda desde a agenda diária até informações de estoque. “é uma baita ajuda para um dia a dia tão cheio como o do dentista”, diz alexandre. o doutor abdias concorda: “com a tecnologia, ganhamos nós, dentistas, que fazemos tra-tamentos melhores, e os pacientes, que se sentem mais seguros e confiantes”.

do Cirurgião-Dentista Brasileiro, das pesqui-sadoras Maria Morita, ana Haddad e Maria araújo, publicado no início de 2010.

“pesquisar inovações faz parte de nosso ofício”, garante o cirurgião-dentista cláudio Gargione, de são paulo. na década de 1990, ele aprendeu a usar lasers de baixa tensão para aliviar dores e ajudar na cicatrização – as luzes são analgésicas e aceleram a ci-catrização em até 150 vezes. atualmente, o cirurgião-dentista dispõe de uma câmera bucal que substitui o tradicional espelhinho circular. em um monitor, ele e o paciente observam cada dente, aumentado em até 36 vezes. “assim, consigo ver o princípio de uma cárie, fotografar o estado dos dentes e o próprio paciente pode avaliar a qualidade do trabalho que faço”, conta cláudio.

abdias telles da silva neto, ortodontista de Manaus, amazonas, também não abre mão da tecnologia. com uma máquina de raio X digital em seu consultório, ele con-segue imagens precisas em pouco tempo. “a odontologia é uma profissão minuciosa e, atualmente, não podemos confiar ape-nas no exame clínico. a tecnologia está aí para nos ajudar com ferramentas que nos trazem mais detalhes, rapidez e eficiên-cia”, explica o ortodontista.

em sentido horário: Cláudio

(de azul), inês, maurício e Abdias

acreditam que a inovação é parte

fundamental da profissão

Page 6: FOCO NA REDE 05

revista para A rede credenciada6 foco na rede jan/fev 2011

De olho na administraçãotRaBaLHo

Pense em uma viagem. você escolhe o destino. Quando tempo ficará hos-pedado? Qual caminho fará? é melhor ir de carro ou avião? Quanto gastará? segundo o especialista em gestão plínio tomaz, o planejamento de um con-sultório deve seguir exatamente a mesma trilha. “é preciso colocar no papel tudo o que você pretende. desenhe também o caminho para alcançar seus objetivos, assim como você faz quando viaja”, ensina.

como prometemos na edição passada, voltamos ao escritório de plínio para tirar as dúvidas dos profissionais empreendedores. são duas as perguntas mais ouvidas: o que fazer para aumentar a clientela? e para melhorar o faturamento? para plínio, o segredo está na produtividade. “o dentista não deve fazer tudo rá-pido. precisa otimizar seu tempo. por que não fazer mais de uma restauração na mesma consulta e aproveitar o instrumental montado?”, exemplifica. “oferecer horários diferenciados e algum tipo de tratamento que os colegas da região não tenham pode ser um bom passo para conquistar novos pacientes.”

Já sabe para onde vai em 2011? com a ajuda de plínio e de reinaldo Mes-sias, consultor de gestão de negócios do sebrae, reunimos as principais regras do planejamento para ajudar a pensar o futuro do seu consultório. confira:

QUais são seUs planos para 2011 no consUltório? siGa as indicações de especialistas para trilHar o MelHor caMinHo e conQUistar seU sonHo

As regras do planejamento Texto Karina Sérgio Gomes Ilustração Juliana mota

Ponto De PartiDaDescubra onde você quer

estar daqui a cinco anos.

Crie uma planilha: quanto

você precisa economizar?

Quanto seu consultório

precisa lucrar? Quais

cursos você deve fazer?

Planeje bem cada um

dos passos para atingir

seus objetivos.

avalieAntes de comprar

um equipamento novo

ou fazer uma reforma,

calcule em quanto tempo

esse investimento vai lhe

trazer um retorno

e quanto de lucro lhe

trará no futuro. Acredite

nas oportunidades,

mas pesquise antes.

valoriZe a eQuiPe

Invista em treinamento de

capacitação e planeje os

recursos humanos que envolvem

a ação. O consultório, além de

bons dentistas, precisa oferecer

um bom atendimento na

recepção, por exemplo.

seja Diferente

Veja como suas propostas

e seus serviços podem ser

enxergados como diferencial

por seu público-alvo. Use

isso como um trunfo para

conquistar uma nova clientela.

volte três casas

Gastou toda a sua receita em

uma ideia nova? Cuidado! Essa

atitude pode lhe deixar sem

capital de giro. Deixe sempre

uma folga (dinheiro, tempo,

recurso) para imprevistos. Todo

novo empreendimento tem um

risco. Aja com cautela.

aPoste no intercâmbio De iDeiasNunca arrisque tudo baseado apenas em um ponto

de vista. Converse com os amigos sobre seus planos,

escute os deles, consulte especialistas. Acompanhe as

atualizações do mercado, estude os investimentos

e as despesas e compare-os com os da concorrência.

uma coisa De caDa veZ

Seus planos ficaram

confusos? Volte ao ponto de

partida. O melhor é ter um

objetivo simples, com um

projeto claro de ação para

alcançá-lo, mais do que dividir

as energias entre vários focos.

inÍc

io

cHegaDa

Page 7: FOCO NA REDE 05

2011 jan/fev foco na rede 7revista para A rede credenciada

o ser Humano só existe no plural. a histó-ria mais famosa da criação de nossa espécie diz que o primeiro homem não quis viver so-zinho. pediu uma companhia, formou família, se juntou em tribos e sociedades. a narrati-va, contada no início da Bíblia, é uma das que mostram o quanto a união é fundamental para nossa existência. estar com outras pes-soas não só nos dá força e incentivo, como também garante uma trajetória feliz. “todos nós buscamos o tempo inteiro viver encontros alegres com o mundo. e essa busca inclui o outro”, afirma clóvis de Barros filho, profes-sor de filosofia da Universidade de são paulo.

com a família, amigos ou colegas, somos mais saudáveis, vivemos mais e melhor. es-tudos e pesquisas sempre apontam o quanto estar com outros faz bem. a mais recente, feita na inglaterra, mostra que os solteiros de até 35 anos têm 50% mais risco de morte que os casados da mesma idade. e grupos interna-cionais como o vigilantes do peso comprovam

que junto dá para emagrecer com facilidade – até 30% a mais. esportes, psicoterapia e ati-vidades em grupo estimulam o bom humor e o sentimento de pertencimento a um grupo, o que dá mais corda à alegria. “essa sensa-ção de estar sempre em contato com o outro é uma proteção para a vida”, diz o professor clóvis. “a união é uma questão de sobrevivên-cia e felicidade, em igual proporção.”

é isso que os dentistas alexandre vieira fernandes e alexandra Magalhães camelo, de Minas Gerais, procuram quando se juntam a colegas e amigos para ajudar os outros. “trocamos ideias, um dá força ao outro e a motivação é maior”, conta alexandre, coorde-nador da onG dentistas do Bem em Uberlân-dia (MG). além do consultório, os dois profis-sionais dedicam suas horas livres a fazer algo pelo próximo. sempre com um grupo de ami-gos que não deixa que eles fiquem em casa na hora do compromisso, feito voluntariamente. em grupo, de fato, somos cada vez melhores.

inspire-se no iMpacto positivo da União: coM o apoio da faMília e dos aMiGos, viveMos Mais – e MelHor

de mãos dadas

“Há cerca de quatro anos, sou o coordenador da ong Dentistas do bem em uberlândia.

conheci o projeto em um congresso e quis fazer parte. eu já fazia visitas a um hospital da cidade, durante os fins de semana, dando apoio e auxílio aos internos, mas achava que poderia fazer mais. é muito diferente fazer algo em grupo. juntos, somos melhores e nos apoiamos mutuamente. além disso, o compromisso é mais forte. tento ajudar as pessoas e compartilhar tudo o que recebo. é assim que valorizo a vida e reconheço o quanto somos felizes.” alexandre Vieira fernandes (Uberlândia, mg)

“Participo como voluntária de um grupo de apoio a crianças com deficiência, em belo Horizonte. o

local, chamado nosso lar, acolhe carentes que possuem paralisia cerebral e foram abandonados ou cujas famílias não têm condições financeiras para manter um tratamento. nosso grupo conforta pessoas que já possuem muitos problemas por meio de visitas, orações e muito carinho. Para cada um de nós, a experiência é extremamente gratificante, pois, junto com o grupo de ajuda, conseguimos ver como a união pode modificar uma realidade.” alexandra magalhães camelo, Belo horizonte (mg)

Juntos, somosmais fOrtes

Bons hábitos para uma vida mais saudávelBem-estaR

Texto Rita Loiola Ilustração Pedro Hamdam

Page 8: FOCO NA REDE 05