Focus Group activity

2
PR N. 2011-1-ES1-LEO05-36404 1 Atividade: Discussão em grande grupo sobre a Ação (30 minutos) Hipóteses a testar sobre a Ação realizada no âmbito do Projeto ADEPTT: Analisar se os recursos e conteúdos apresentados na Ação foram pertinentes e são adequados para uma educação empreendedora; Analisar se o modelo CRCL é uma metodologia adequada e exequível em sala de aula; Analisar a relevância da efetuação/lógica efetual e respetivos princípios para um ensino empreendedor e não tradicional. Quais os desafios que considera existirem numa educação empreendedora? Se “criação de oportunidades”, “criatividade”, “inovação”, “manter os alunos motivados” forem mencionados questionar se uma educação empreendedora seguindo o modelo CRCL (metodologia ADEPTT) é facilitador para ultrapassar os desafios. Perguntar ainda se algum dos recursos e/ou conteúdos da Ação contribuíram ou contribuem para uma educação empreendedora. Se “conseguir um ambiente de aprendizagem” ou “envolver a comunidade” forem mencionados questionar como considera possível criar um ambiente de aprendizagem e/ou envolver a comunidade recorrendo à lógica efetual. Se “reflexão prática” for mencionada questionar sobre qual o significado de reflexão prática. Qual a sua opinião sobre os recursos e conteúdos disponíveis na Ação e qual/quais dos recursos e/ou conteúdos disponibilizados pela Ação considera serem mais pertinentes para implementar uma educação empreendedora? Questionar a razão da escolha realizada e perguntar de que forma são pertinentes, como os utilizaram ou consideram utilizar em sala de aula ou noutro contexto. Caso seja mencionada a Efetuação ou Lógica Efetual questionar que princípio ou princípios aplicou ou considera pertinente(s) de aplicar em sala de aula ou noutro contexto, e eventualmente questionar sobre algum dos princípios em particular, caso exista alguma confusão nos conceitos; questionar ainda se a lógica efetual contribui para um ensino empreendedor e não tradicional. Atendendo ao que já sabe e conhece, como poderíamos contribuir para continuar a evoluir como professor com características empreendedoras? Se “realizar mais formação” for mencionado questionar quais as Ações de Formação que gostariam de frequentar na área do

Transcript of Focus Group activity

Page 1: Focus Group activity

PR N. 2011-1-ES1-LEO05-36404

1

Atividade: Discussão em grande grupo sobre a Ação (30 minutos)

Hipóteses a testar sobre a Ação realizada no âmbito do Projeto ADEPTT:

Analisar se os recursos e conteúdos apresentados na Ação foram pertinentes e são

adequados para uma educação empreendedora;

Analisar se o modelo CRCL é uma metodologia adequada e exequível em sala de

aula;

Analisar a relevância da efetuação/lógica efetual e respetivos princípios para um

ensino empreendedor e não tradicional.

Quais os desafios que considera existirem numa educação empreendedora?

Se “criação de oportunidades”, “criatividade”, “inovação”, “manter os alunos motivados” forem mencionados questionar se uma educação empreendedora seguindo o modelo CRCL (metodologia ADEPTT) é facilitador para ultrapassar os desafios. Perguntar ainda se algum dos recursos e/ou conteúdos da Ação contribuíram ou contribuem para uma educação empreendedora.

Se “conseguir um ambiente de aprendizagem” ou “envolver a comunidade” forem mencionados questionar como considera possível criar um ambiente de aprendizagem e/ou envolver a comunidade recorrendo à lógica efetual.

Se “reflexão prática” for mencionada questionar sobre qual o significado de reflexão prática.

Qual a sua opinião sobre os recursos e conteúdos disponíveis na Ação e qual/quais dos recursos e/ou conteúdos disponibilizados pela Ação considera serem mais pertinentes para implementar uma educação empreendedora?

Questionar a razão da escolha realizada e perguntar de que forma são pertinentes, como os utilizaram ou consideram utilizar em sala de aula ou noutro contexto.

Caso seja mencionada a Efetuação ou Lógica Efetual questionar que princípio ou princípios aplicou ou considera pertinente(s) de aplicar em sala de aula ou noutro contexto, e eventualmente questionar sobre algum dos princípios em particular, caso exista alguma confusão nos conceitos; questionar ainda se a lógica efetual contribui para um ensino empreendedor e não tradicional.

Atendendo ao que já sabe e conhece, como poderíamos contribuir para continuar a evoluir como professor com características empreendedoras?

Se “realizar mais formação” for mencionado questionar quais as Ações de Formação que gostariam de frequentar na área do

Page 2: Focus Group activity

PR N. 2011-1-ES1-LEO05-36404

2

Empreendedorismo e porquê).

Questionar se considerou esta Ação importante para evoluir como um educador empreendedor.

Atendendo ao que fez no decorrer da Ação, o que faria diferente da próxima vez?

Se “ser mais criativo nas tarefas realizadas” for mencionado questionar de que forma a Ação – recursos, conteúdos, … - poderia contribuir para esse objetivo.

Se “ refletir mais nas tarefas” for mencionado questionar se a Efetuação/Lógica efetual se enquadra de alguma forma neste aspeto.