Folder de divulgação do Diploma José Ermírio de Moraes

2
Conferido a pessoas ou empresas que se destacaram no setor industrial e contribuíram de forma relevante para o fortalecimento da economia nacional, do desenvolvimento sustentável e do progresso do país. Em 2011, serão agraciados Walterci de Melo, José Dias de Macêdo e Grupo Cairu, em Sessão do Senado Federal, a ser realizada no dia 7 de junho, às 12h. Diploma José Ermírio de Moraes Diploma José Ermírio de Moraes Diploma José Ermírio de Moraes Diploma José Ermírio de Moraes SECS | Supres | Núcleo de Criação e Marketing

Transcript of Folder de divulgação do Diploma José Ermírio de Moraes

Page 1: Folder de divulgação do Diploma José Ermírio de Moraes

Conferido a pessoas ou empresas que

se destacaram no setor industrial e

contribuíram de forma relevante para o

fortalecimento da economia nacional,

do desenvolvimento sustentável e do

progresso do país.

Em 2011, serão agraciados Walterci de

Melo, José Dias de Macêdo e Grupo

Cairu, em Sessão do Senado Federal, a

ser realizada no dia 7 de junho, às 12h.

DiplomaJosé Ermírio de Moraes

DiplomaJosé Ermírio de Moraes

DiplomaJosé Ermírio de Moraes

DiplomaJosé Ermírio de Moraes

SEC

S | S

up

res

| Nú

cleo

de

Cri

ação

e M

arke

tin

g

Page 2: Folder de divulgação do Diploma José Ermírio de Moraes

Nasceu em Camocim/CE, em 1919. Formado em Economia pela Universi-dade Federal do Ceará, iniciou sua vida profi ssional no comércio, em 1939, como fornecedor de produtos tradicio-nais, como a manteiga mineira e a ma-deira paranaense. Hoje, aos 91 anos, é diretor-presidente das Organizações J. Macêdo, um dos mais vitoriosos grupos empresariais do país, com atuação em áreas tão diversas como a distribuição de automóveis e a fabricação e comerciali-zação de produtos alimentícios. O Grupo Macêdo cumpre papel fundamental na economia do Ceará e do Nordeste, geran-do empregos e riqueza, sem descurar dos seus compromissos éticos e socioambien-tais. Ressalte-se ainda que José Macêdo foi Deputado Federal por três legislatu-ras e, por duas vezes, suplente de Sena-dor, assumindo o mandato no período de 1986 a 1987. Devido ao seu arrojo e pioneirismo, recebeu inúmeras homena-gens, prêmios e outros destaques.

José Dias de Macêdo

Nasceu em Anápolis/GO, em 1954, ini-ciando sua carreira aos 17 anos, trabalhou em uma ótica, foi vendedor de cereais e de telas coloridas de TV. Em 1979, foi para a cidade de Araguaína/TO, representando o Laboratório Teuto. Quatro anos mais tarde criou, em Anápolis, a Distribuido-ra de Medicamentos Organização Melo. Em 1986, assumiu junto com seu irmão Lucimar de Melo a compra do Laboratório Teuto, num cenário que misturava incerte-za política e infl ação. A história da empre-sa se confunde com a vida do empresário Walterci de Melo. Hoje o Laboratório Teuto, pioneiro na produção de medica-mentos genéricos, é uma das maiores in-dústrias farmacêuticas do Brasil, fabri-cando mais de 400 produtos, empregando mais de 2.000 funcionários e gerando mais de 4.000 empregos indiretos, além de ex-portar para vários países da África, Europa e América. O Laboratório Teuto desenvolve diversas ações sociais, educacionais e am-bientais, como a doação de medicamentos aos desabrigados do Haiti e doações para ações nas regiões Norte e Nordeste do Bra-sil, por meio do Instituto Brasil Solidário.

Walterci de Melo

Em 1985, os irmãos Eugênio e Eufl ávio resolveram investir em uma pequena ofi cina de bicicletas, dando início às atividades que desenvolvem até hoje de produção de bicicletas e distribuição de peças para manutenção. Criaram, assim, o conhecido Grupo Cairu, em Pimenta Bueno/RO. Os irmãos seguiram em frente com seus propósitos e, em pouco tempo, o Grupo expandiu seus horizontes, au-mentando sua área de atuação para pos-tos de combustível e agropecuária e se consolidando no mercado local. Em 1987, os proprietários do Grupo Cairu decidiram entrar para o ramo de venda de peças no atacado. Essa atividade teve grande êxito e rápido desenvolvimento, atingindo todo o estado e também outros estados vizi-nhos. Atualmente, o Grupo Cairu produz, mensalmente, 21.000 bicicletas e emprega cerca de 1.500 funcionários. Em relação à contribuição social, a empresa tem atividades tais como: “Ressocialização de presos que cumprem penas” e “Dê rodas a seus sonhos” (distribuição de bicicletas às crianças carentes), além de patrocinar projetos ambientais.

Grupo Cairu