Folder mais saude_reeducacao

2
Call Center 0800 286 8900 Atendimento 24 horas. Aconselhamento Médico 0800 286 5151 SAÚDE SEGURA O Saúde Segura é um programa que visa a consolidação das trocas de informações com o cliente Santa Casa Saúde sobre diversos assuntos relacionados à saúde. Tem como objetivo discutir a importância da prevenção e do conhecimento sobre o próprio corpo como as mais eficientes formas de se viver de maneira harmônica e equilibrada, sem os sobressaltos de doenças que podem ser evitadas ou controladas com atenção e respeito à saúde. Aprenda a comer bem sem precisar gastar uma fortuna com restaurante. TEMA: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR Programa

Transcript of Folder mais saude_reeducacao

Page 1: Folder mais saude_reeducacao

Call Center0800 286 8900

Atendimento 24 horas.

Aconselhamento Médico0800 286 5151

SAÚDE SEGURA

O Saúde Segura é um programa que visa a consolidação das trocas de informações com o cliente Santa Casa Saúde sobre diversos assuntos relacionados à saúde. Tem como objetivo discutir a importância da prevenção e do conhecimento sobre o próprio corpo como as mais efi cientes formas de se viver de maneira harmônica e equilibrada, sem os sobressaltos de doenças que podem ser evitadas ou controladas com atenção e respeito à saúde.

Aprenda a comer bem sem precisar gastar uma fortuna com restaurante.

TEMA:

REEDUCAÇÃOALIMENTAR

Programa

Page 2: Folder mais saude_reeducacao

Reeducação Alimentar

A reeducação alimentar é um processo de aprendizagem exercido por meio de orientações nutricionais específi cas onde são incorporados hábitos alimentares saudáveis. É uma linha de trabalho baseada em alimentos naturais, pobres em gorduras e açúcares, estabelecendo padrões saudáveis de alimentação para a vida inteira.

O excesso de peso está relacionado com vários problemas de saúde, desde o aumento do risco de desenvolvimento de doenças crônicas até alterações ortopédicas. Além disso, o excesso de peso pode ter repercussões na qualidade de vida do indivíduo.

A fórmula para manter-se no seu peso ideal está em ingerir a mesma quantidade de calorias que é necessária para seu consumo energético diário.

Orientações para perda de peso

É importante ressaltar que a perda de peso deve ser lenta e progressiva, para que os resultados sejam duradouros e seu organismo se adapte à sua nova condição. Portanto, entenda mais sobre os alimentos:

• Proteínas: importantes para a formação dos tecidos. Presentes nas carnes, leite e derivados, ovos e leguminosas. Alguns destes alimentos são também ricos em gordura, devendo-se dar preferências às carnes magras (peito de frango sem pele e peixes), leite desnatado, queijos brancos e iogurte desnatado e sem açúcar. Evite as carnes gordurosas e alimentos embutidos, como salsicha, lingüiça, salame, etc.

• Carboidratos: fornecem energia necessária para as funções do organismo. As principais fontes são os pães, cereais, massas, doces e açúcar. Deve-se tomar cuidado com a ingestão destes alimentos, pois, se ingeridos em excesso, a energia excedente será armazenada sob a forma de gordura.

• Gorduras: além da função de armazenamento de energia, as gorduras são importantes, pois, junto com as proteínas, representam papel estrutural no nosso organismo (fazendo parte da composição de células e tecidos). Além disso, participam na formação de alguns hormônios e ajudam na absorção de vitaminas.

• Vitaminas e minerais: necessários ao correto funcionamento orgânico. As principais fontes são os vegetais (frutas, verduras e legumes). Os vegetais, além de estimular o funcionamento intestinal por serem ricos em fi bras, causam sensação de saciedade e têm baixo teor de caloria. No entanto, algumas frutas como abacate, açaí, uva e manga são ricas em calorias e devem ser ingeridas com moderação.

O que se deve evitar:

• Longos períodos sem se alimentar. Fazer dieta não é passar fome nem fazer jejum.• Sal em excesso, por causar retenção de líquidos no organismo.• Bebida alcoólica, doces e açúcar. São ricos em calorias que serão transformadas em gordura.• Queijos amarelos, chocolates, creme de leite, chantilly, manteiga e frituras. São ricos em gordura.• Comer carne vermelha em excesso. Dê preferência às carnes brancas, sendo estas sempre assadas, cozidas e grelhadas.• A ingestão de massas, batatas e arroz, em grande quantidade.• Usar manteiga ou maionese.

O que você deve aderir:

• Uma dieta saudável, contendo alimentos de vários grupos. Uma boa dica é fazer sempre um prato bem colorido.• Um maior número de refeições com pequena quantidade.• Beber bastante água, melhorando a diurese.• Refeições ricas em verduras e legumes crus.• Pães, massas e cereais integrais, por serem ricos em fi bras e ajudarem o intestino a funcionar melhor.

Alguns cuidados a serem tomados

• Não faça dieta nem tome suplementos alimentares por conta própria. Assim como a auto-medicação, o consumo de suplementos vitamínico-minerais sem indicação precisa ou controle efetivo da quantidade ingerida pode causar danos à saúde. As vitaminas A e D, por exemplo, apresentam considerável toxicidade quando ingeridas em excesso.• Alguns alimentos, chamados funcionais, podem trazer benefícios à saúde, porém nenhum tipo de alimento deve ser consumido em excesso. • Mastigar bem os alimentos, procurando realizar as refeições em ambientes tranqüilos.• Não utilizar a alimentação como válvula de escape para a ansiedade. Procure praticar exercícios regularmente e ter momentos de lazer ao ar livre.

Circunferência Abdominal

A circunferência abdominal é um método simples e representativo da gordura acumulada no abdome. Esta medida deve ser realizada com uma fi ta métrica não elástica, posicionada na altura do umbigo, sendo considerados os limites normais a circunferência menor a 95 cm, para homens, e menor a 80 cm, para mulheres.

Pirâmide Alimentar

A Pirâmide Alimentar é um excelente parâmetro para a alimentação correta e equilibrada. Os alimentos que devem estar presentes na alimentação em maior quantidade encontram-se na base da pirâmide. Na medida em que for subindo os níveis na pirâmide, a freqüência ou quantidade dos alimentos deve ser restringida nas refeições.

Cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal)

O Índice de Massa Corporal é um índice do peso de uma pessoa em relação à sua altura. Apesar de não discriminar os componentes gordo e magro da massa corporal total, este é o método mais prático para avaliar o grau de risco associado à obesidade.

Categoria IMC

Abaixo do peso Abaixo de 18,5

Peso normal 18,5 – 24,9

Sobrepeso 25,0 – 29,9

Obeso tipo 1 30,0 – 34,9

Obeso tipo 2 35,0 – 39,9

Obeso tipo 3 40, 0 a mais

* O Índice de Massa Corporal é apenas um indicador e não determinante se uma pessoa está acima do peso ou obesa.

Peso (kg)

Altura(m) x Altura(m)IMC =

Legenda:

Gordura Açúcar

Cereais, pães, tubérculos, raízes 5-9 porções

Frutas3-5 porções

Leguminosas 1 porção

Açúcares e Doces 1-2 porções

Hortaliças4-5 porções

Leites e produtos lácteos3 porções

Óleos e Gorduras 1-2 porções